Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos De Aveia


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

Eu sempre compro aveia Yoki. Ela é tão gostosa quanto a Quaker e é mais barata.

De acordo com as tabelas das caixinhas, tenho o seguinte:

Yoki flocos finos

Porção de 30g (2 colheres de sopa):

107kcal

Carboidratos: 16g

Proteínas: 5g

Gorduras totais: 2,4g

Gorduras saturadas: 0,5g

Fibra alimentar: 3,1g

Aveia yoki flocos normais. A tabela é EXATAMENTE igual. Ou seja, uma das duas está errada, e provavelmente é a aveia em flocos normais.

A tabela da aveia em flocos normais Quaker está assim:

Porção de 30g (2 colheres de sopa):

104kcal

17g de carboidrato

4,3g de proteína

2,2g de gorduras totais

0,5g de gorduras saturadas

2,9g de fibra, das quais 1,2g são betaglucana

Acho estranho aveia em flocos normais e aveia em flocos finos ter o mesmo peso quando colocado a mesma quantidade, já que claramente elas têm densidades diferentes...

Acredito que essas informações estejam corretas sim. O processo de fabricação deve ser o mesmo, só que uma deve ser triturada ao final do processo para ficar mais fina. Sendo assim, seria plausível que elas tivessem as mesmas quantidades de nutrientes para quantidades iguais (em gramas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Farinha de Aveia:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 50 gr (1/2 xícara)

Quantidade por porção %VD(*)

Valor energético 182 kcal = 764 kj 9

Carboidratos 30g 10

Proteínas 7,1g 9

Gorduras totais 3,6g 7

Gorduras saturadas 0,7g 3

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,9g 12

Sódio 13mg 1

Alguém reparou que a informação nutricional da farinha de aveia Quaker mudou? Segue a nova:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 50 gr (1/2 xícara)

Quantidade por porção %VD(*)

Valor energético 190 kcal = 797 kj 9

Carboidratos 33g 11

Proteínas 6,4g 9

Gorduras totais 3,8g 7

Gorduras saturadas 0,8g 4

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,3g 9

Sódio 0mg 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Supermoderador

Já que esse tópico fala sobre tipos de aveia, eu queria colocar um pouco mais sobre o farelo de aveia:

Efeitos gastrointestinais do farelo de aveia e da goma de aveia

25.jpg

Mälkki e Virtanen publicaram um estudo com uma revisão dos benefícios que o consumo das fibras presentes na aveia traz para a saúde gastrintestinal. São relatados diversos benefícios, como a melhora do trânsito intestinal, aumento da saciedade e favorecimento do crescimento de bactérias probióticas.

O principal interesse pela fibra do farelo de aveia na dieta é seu efeito na redução do colesterol sanguíneo assim como o efeito hipoglicemiante. O farelo é obtido pela separação das camadas exteriores dos grumos do endosperma, que contêm a maior parte das fibras. A goma de aveia é constituída principalmente por um polissacarídeo linear, normalmente chamado β-glucano, localizado na parede celular do endosperma. A fibra insolúvel, localizada principalmente nas camadas mais externas da sêmea, é muito semelhante à fibra alimentar de outros cereais, geralmente constituída de celulose, hemicelulose e lignina.

O estudo foi desenvolvido a fim de identificar os efeitos gastrointestinais da ingestão de fibras de aveia e, para isso, foram analisados diversos estudos que demonstravam a relação entre o farelo de aveia e a goma de aveia e seus benefícios no trato gastrointestinal.

Os resultados demonstram que as propriedades da fração insolúvel da aveia são aumentar o volume do bolo fecal, transportar componentes menores e atuar como um absorvente de vários outros. A fibra solúvel da aveia, β-glucano, atua principalmente através do aumento da viscosidade do conteúdo gástrico e intestinal, podendo causar um retardo no transporte de enzimas digestivas para seus substratos, menor emulsificação dos lipídios e diminuição da absorção de nutrientes. As fibras promovem um aumento da saciedade e contribuem na perda de peso por diversos fatores, entre eles por diminuir a liberação de insulina, diminuindo a sensação de fome, retardar o esvaziamento gástrico e estimular a liberação de peptídeos que podem afetar o comportamento alimentar. No cólon, a função principal do β-glucano é agir como substrato, favorecendo a produção de ácido butírico, que promove um aumento na absorção de água e sódio, sendo vantajoso na terapia de reidratação na diarréia. Além disso, os oligossacarídeos produzidos pelo β-glucano agem favorecendo o crescimento de algumas cepas de bactérias probióticas. Alguns estudos clínicos tem demonstrado que as fibras presentes na aveia aumentam a quantidade das fezes e reduzem o trânsito intestinal.

Por este estudo conclui-se que a ingestão de fibras presentes na aveia proporciona diversos benefícios à saúde gastrointestinal, além dos efeitos nas concentrações de glicose e insulina sanguíneas e na redução do colesterol. Tais características permitem o uso do farelo e da goma de aveia em diversos produtos com propósito de promover uma melhora na saúde do consumidor.

Referência:

Mälkki, Y., Virtanen, E. Gastrointestinal effects of oat bran and oat gum: a review. Lebensm.-Wiss.u.Technol.2001;34:337-347.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...