Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo - Guerrilha Cardio Dá Resultado?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Guerrilha Cardio dá resultado?

Postado por Profª Esp. Denise Carceroni em 8 de maio de 2008

Há algum tempo que devo este post ao meu leitor o Vinícius que escreveu em seu blog, por ocasião da campanha da blogagem inédita proposta pelo Edney, um texto sobre o assunto.

De acôrdo com o Vinícius o “Guerrilha Cardio é um método desenvolvido no Japão pelo Dr. Izumi Tabata e tem a finalidade de queimar gorduras localizadas, ou seja, queimar aquela barriga indesejada. Porém o que chama atenção é que os resultados aparecem em apenas dois meses sendo necessário correr apenas três vezes por semana durante doze minutos por dia.”

Na prática a proposta do Dr. Izumi Tabata consistem em:

Aquecimento:

Caminhar durante 4 min.

Parte principal – Corrida intervalada:

8 séries

20 segundos de corrida em alta intensidade

10 segundos de caminhada lenta

(total 4 minutos)

Esfriamento

Caminhada lenta (4 min)

A pergunta do Vinícius pra mim é a seguinte: isso dá resultado? Antes de me informar melhor sobre o assunto respondi à ele conforme vocês lerão abaixo e fiquem atentos para a parte em negrito:

1- Em hipótese alguma esse programa deve ser feito por pessoas sedentárias e/ou com excesso de peso, pois pode acarretar em sérios riscos à saúde.

2 – Emagrecer é uma questão matemática. Se você gastar mais do que ingere vai perder peso, independente do tipo de atividade que faz.

3 – Se você tem uma alimentação regrada, faz exercícios, não tem problemas endócrinos e ainda assim tem dificuldade em emagrecer,considerando que você não enfia o pé na jaca, se entupindo de porcaria no fim de semana, o problema está no exercício. Mude o estímulo que seu corpo irá responder bem. Ou seja se você nunca fez tiros e começar a fazer terá algum resultado positivo. Isso se chama quebra da homeostase.

4 – Os tiros são amplamente usados nos treinamentosde corrida, natação, bike e ainda em modalidades que exijam corridas rápidas e intervaladas (futebol), mas não são o único método de treinamento usado! Portanto também não devemos adotar o Guerrilha Cardio como método único.

5 – Se pensarmos do ponto de vista da saúde nossa atividade física deveria contemplar um pouco de tudo, assim vamos incluir os tiros.

6 – Mesmo sem ter lido a pesquisa, ouvi comentários de que o Guerrilha Cardio aumenta a queima de calorias no período pós atividade em cerca de 140%, mas vale lembrar que nem tudo que é pesquisado, mesmo sendo publicado, é a verdade pura. É preciso fazer uma leitura crítica do artigo e aguardar outros que tentem reproduzí-lo para afirmar que o resultado é confiável. Além disso em ciência o que hoje é verdade, amanhã (com avanços tecnológicos que permitem melhores investigações) pode não ser!

Eu lí o artigo em PDF, indicado pelo Vinícius, ele foi publicado na Muscle Media em outubro de 2001, já fiquei com o pé atrás, pois apesar de ser um revista conceituada, não é científica e além disso é de quase 7 anos atrás!!! Por ser uma revista séria apresenta as fontes, então cheguei aos artigos do Dr. Izumi Tabata, um datado de 1996 e o outro 1997… passaram-se mais de 10 anos! Justiça seja feita foram publicados em uma conceituadíssima revista a Medicine & Science in Sports & Exercise, a publicação oficial do ACSM (Colégio Americano de Ciências do Esporte), que tem critérios rígidos para aceitar artigos científicos. Então fiz uma busca em algumas bases de dados que tenho acesso a partir das palavras chave do artigo e não encontrei nada mais recente sobre o assunto.

Posso concluir que:

Não houve mais interesse por parte dos pesquisadores em continuarem com essa linha de pesquisa e como não se trata de uma pesquisa tão cara que o fator financeiro justifique a interrupção dos estudos, isso ocorreu pois ou chegaram à um resultado indiscutível ou definitivamente há meios melhores/mais modernos/mais eficientes. Como trata-se de um método pouco conhecido pelos professores, acredito na segunda hipótese.

A obesidade é uma epidemia, centenas de pesquisadores estudam métodos para combatê-la e não chegam a um consenso, pois dependem de muitos fatores. Nosso metabolismo não é simples, As pessoas continuam buscando fórmulas mágicas para emagrecer, mas por enquanto elas não existem. Mas como eu disse antes: “em ciência o que hoje é verdade, amanhã (com avanços tecnológicos que permitem melhores investigações) pode não ser!” Portanto minha opinião acerca do assunto continua a mesma, valem os 6 ítens que citei no comentário do post do Vinícius.

Fonte:http://www.fiqueinfo...o-da-resultado/

Editado por Bopeiro
  • 11 meses depois...

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Saber se funciona? Claro que sim

O que não faltam são estudos sobre o tema, tem até um documentário da BBC de Londres sobre, que já foi inclusive postado no fórum.

gaspar, você tem o link para esses estudos e o documentário?

Eu só achei este aqui com mais informações sobre a GC: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/68152-guerrilla-cardio-acabe-com-a-gordura-abd-com-audio/

No artigo fala de estudos mas não mostra a fonte.

Até onde eu sei o gasto calórico pós-exercício é consideravelmente baixo para treinos de intervalos de curta duração (da ordem de 14% do gasto calórico do exercício). Não consigo imaginar como 4 minutos de exercício possam ter um grande impacto na perda de peso (algum impacto vai ter, sem dúvida, só não creio ser significativo). Mesmo se você gastasse 200 calorias nestes 4 minutos (algo provavelmente impossível) a queima após o exercício seria de apenas 28 kcal a mais. Ah, e sem contar que de corrida intensa são apenas 160 segundos, pouco menos de três minutos.

Fiquei curioso com estes 142% ....procurei bastante no google, só achei sites falando o mesmo que está no texto acima. Todos dizem 'há estudos que mostram que treino de intervalos aumenta em 142% o metabolismo', mas nenhum deles mostra os estudos :D

E achei esse artigo sobre o Tabata, me pareceu uma visão boa (científica) sobre o protocolo: http://www.thefactsaboutfitness.com/news/tabat.htm

abraços

Postado

Oi Martin

Não sei desses 140% também não.

Quando respondi não me ocorreu de a pergunta ser apenas sobre perda de gordura,(só olhei o texto por cima) O protocolo Tabata serve para aumentar o VO² máximo, a perda de gordura causada é efeito colateral.

Então se perguntam se um treino HIIT como o "guerilla cardio" funciona, sim funciona, aumenta o VO², e pra isso que ele serve.

Mas mesmo assim, a perda de gordura é maior com HIIT do que com SSE(stead state exercise), a contas do Lyle estão certas, mas não ficou comprovado que o mecanismo seja unicamente o EPOC, então faltam variáveis nos cálculos dele.

O vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=o3vF6RmsUUc

Artigos

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2991639/

http://jap.physiology.org/content/102/4/1439.long

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2375551/

• Supermoderador
Postado

Opa, valeu gaspar. Achei que os estudos fossem relacionados aos 140%.

Vou baixar o vídeo e ver depois, obrigado.

Concordo plenamente, tabata/HIIT serve muito bem para melhorar o condicionamento físico. Acho que o artigo do autor do tópico tem mais a ver com perda de gordura... e ele realmente parte de uma premissa errada (“Guerrilha Cardio é um método desenvolvido no Japão pelo Dr. Izumi Tabata e tem a finalidade de queimar gorduras localizadas, ou seja, queimar aquela barriga indesejada. Porém o que chama atenção é que os resultados aparecem em apenas dois meses sendo necessário correr apenas três vezes por semana durante doze minutos por dia.”).

Deve ter havido algum estudo que mostrou que um treino de intervalos de alta intensidade e alta duração causou um EPOC de 140% (teria que ser de alta duração para chegar a esse valor... lembro de um estudo que avaliou intensidade e duração altas e chegou a um EPOC de uns 70%, mais ou menos). E deve ter havido algum outro estudo que mostrou que algum tipo de treino (talvez treino com pesos) aumentou um pouco o metabolismo ao longo de 48 horas.

Aí alguém pegou as duas informações e passou elas para o tabata: aumente o metabolismo em 140% por 48 horas :D

Eu suspeito que um dos mecanismos que esteja por trás de possíveis ganhos maiores do HIIT seja a inibição do apetite gerada pelo exercício de alta intensidade. Teve um estudo recente que comparou HIIT e LISS e houve perda de peso maior no HIIT (não tenho acesso ao fulltext, mas aparentemente a dieta não foi controlada; se foi assim, talvez uma maior inibição no apetite causada pelo HIIT explique a maior perda de peso).

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20473222

Interessante é que o treino de intervalos do estudo é bem diferente de um HIIT tradicional: foram sprints de 30 segundos seguidos de um descanso de 4 minutos.

Esse artigo aqui me parece interessante também, fala um pouco a respeito do assunto do estudo: http://berzinatorfitnessdesigns.com/2012/08/31/the-best-fat-loss-cardio-fasted-sprint-training/

abraços

Postado

Vocês já falaram tudo que eu ia falar, que decepção hahah

Mas enfim, vou falar:

Achei o artigo em si muito bom, mostrou que nem tudo que se vê por aí é verdade absoluta e tudo mais. Mas quanto ao "guerrilha cardio", eu acho que é o que vocês falaram mesmo, pra perda de gordura (queima de calorias) duvido que seja eficiente assim, até porque ninguém queima um mundo de calorias em 4 minutos correndo, e olha que nem são 4 minutos inteiros correndo... e duvido desses 140% também... é muita coisa, é como se você gastasse mais calorias em repouso do que no período que tava fazendo o exercício, só porque fez ele (não sei se deu pra entender bem)

Mas achei interessante no sentido de melhora do VO², é tipo um HIIT só que com intervalos curtinhos... mas nada de mais, não é uma ideia revolucionária nem nada assim, é basicamente andar por 10 segundos e correr por 20, não vejo porque tanto mistério atrás disso

É isso :D

Postado

bem pelos vistos é eficiente mas depende da genetica... mas pra saber isso só com teste de ADN pelo que está no video. pena não dar pra testar de outra maneira. uma pessoa que responda positivamente ao estimulo pode ter muito bons resultados com apenas alguns minutos de treino. muito interessante

Postado

Não tenho dúvidas que funciona...

Tem uns links interessantes em meus favoritos sobre isso:

Segue alguns:

http://greatist.com/fitness/interval-training-complete-guide/#

http://www.daveywaveyfitness.com/tag/high-intensity-interval-training/

Só não acho que essa metodologia seja saudável, pois força muito os batimentos fazendo com que fatalmente você entre na zona de perigo durante as "explosões", a longo prazo pode dar.M....

E os resultados não são tao enormes assim, se comparados com o Cardio normal 70%, não vale apena o risco (my opinion), principalmente se você não for um fisiculturista, do qual 100-200kcal

fazem diferença

Ainda sou adepto do velho cardio 70%

Tudo de bom !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...