Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Visitante deletado____
Postado

Você disse em várias oportunidades que "Toda essa história de SNC é besteira", mas aqui mesmo afirmou várias questões associadas ao SNC, logo, se contradisse. Ambas as filosofias (soviética e búlgara) consideram a mesma dinâmica com relação ao SNC, mas cada uma delas aborda ela de maneira diferente, e só.

E invariavelmente, hipótese não é um termo intercambiável com ideal.

Sobre dorgas, que se mantenha esse pensamento. É bom que o círculo seja fechado ;)))))))

Publicidade

Postado (editado)

Você disse em várias oportunidades que "Toda essa história de SNC é besteira", mas aqui mesmo afirmou várias questões associadas ao SNC, logo, se contradisse. Ambas as filosofias (soviética e búlgara) consideram a mesma dinâmica com relação ao SNC, mas cada uma delas aborda ela de maneira diferente, e só.

As únicas vezes que eu me referi ao SNC foi justamente pra dizer que isso era besteira, e que não era algo que merecia preocupação em se manter preservado - e muito menos é algo que se consiga ser preservado completamente - a não ser em épocas de competição.

E invariavelmente, hipótese não é um termo intercambiável com ideal.

Não usei o termo hipótese e nem o termo ideal em nenhum momento.

Editado por danilorf
Postado

Vou tentar deixar o post o mais breve possivel, e opinar somente o que tenho condição hehe, vou negritar o nome do dito cujo o qual o comentario ta direcionado:

Relato do fim de semana no final do post.

@Danilo38

Então treinar 100% pra voce é O BYAITG seria um 10 nessa escala, o tempo todo, todo treino.

Ok. Eu vou falar que eu não atinjo isso e porque eu não tenho como objetivo atingir isso.

Isso:

Vou deixar alguns comentários no que eu posso ajudar e deixar algumas perguntas também.

@Frango

Quando o Danilo fala em treinar 100% todo treino, acredito que ele se refere ao que o Broz usa: chegar ao máximo todo treino. Mas isso não significa bater PR todo treino, e sim chegando ao máximo diário. Se você for colocar isso num gráfico ou numa tabela, vai perceber que existe bastante variação: um dia você vai agachar com 100kg, outro 80, outro 90, outro 70 e depois você vem e consegue uma grande PR. Isso é só um exemplo.

O Broz usa esse esquema pra LPO. Então um atleta dele treinaria 6x na semana com 3 max front squat e 3 max high bar squat e 6 max clean and jerk e 6 max snatches. Vai aquecendo e subindo até uma top single e depois diminui uns 20kg do máximo e faz backoff de acordo com o feeling do dia, pra séries de 2, 3 ou 5. Geralmente algo em torno de 30 reps nas backoffs. Domingo é só agacho máximo e backoff.

é basicamente o que eu venho fazendo a meses. Só que não chego a rm do dia(todo dia), abaixo o peso e faço varias séries. Eu chego a uma rm que eu grinde pouco e tenha boa forma(ou eventualmente chego a uma rm do dia). Pra: 1- poder descansar pouco entre as séries. 2-Conseguir aplicar uma velocida boa na barra, 3-começar a pecar na forma la pela 5~7 série. Ou seja, o peso escolhido fica numa escala 7~9 na escala byaitg, e após as 5~7 sériies ele ganhava um 9~10. E eu gosto muito de fazer esse tipo de coisa. Alias continuo fazendo. Isso não pode ser considerado treinar 100% na sua opnião? Se voce for ver, voce vai ter que iguinorar outros fatores do treino pra atiginr byaitg 10 em todas as séries, e esses outros fatores são interessantes pra mim.

1-Não necessariamente você deve 'grindar' em todas as séries durante o treino inteiro. E sim, tentar por mais peso na barra todo dia, apesar de saber que é uma coisa que não vai acontecer sempre. Mas eu não consigo pensar em um motivo em se fazer um agacho por exemplo com 100kg pra 2 repetições e parar por aí, quando eu poderia fazer 105kg pra 2.

Quando eu digo que você não treina 100% o tempo inteiro é algo mais ou menos nessa linha, de que você sai muito pouco da sua zona de conforto - e sua zona de conforto é ficar longe de grinding reps e de colocar peso extra na barra.

2-Depende do seu conceito de pesos leves para o LPO. Mas pra mim isso é besteira. A natureza do arranco e do arremesso já é explosiva, você não vai conseguir fazer eles de maneira lenta por assim dizer. No mais é aquela história que eu venho falando: escolha uma faixa de reps - que no caso do LPO eu não gosto nada acima de 3 - e BUIYTG.

3-E sim, você necessariamente tem que agachar pra agachar melhor, supinar para supinar melhor, terrar para terrar melhor. O que eu percebo é que muita gente aqui meio que distorceu esse conceito de rotação de exercícios do WSB pra esse conceito que você acabou de dizer aí em cima. Agacho frente não é agacho? Agacho com aquela barra aranha não é agacho? Agacho com a safety bar não é agacho? agacho na caixa não é agacho? Supino no board não é supino? Terra do bloco não é terra? E de novo, também não vejo nenhuma vantagem extra em se ficar rotacionando exercícios dessa maneira, a não ser pela quebra da monotonia. Toda essa história de SNC que o Louie fala é besteira.

4-E a questão de assistência é aquilo que eu já falei... Você sempre vai ter um ponto fraco. E há a questão ainda de se pensar em 'pontos fracos' como sendo músculos fracos e não partes do movimento fracas. Não deixei de acreditar nas assistências, só diminui bem o seu campo de aplicabilidade nos meus treinos. Se é assistência é acessório, se é acessório não é necessário. E outra, depois de 3 horas e 30 minutos de treino, o que eu menos quero é ficar mais 15 minutos pra fazer TKEs.

5-O problema é que focando demais em ser generalista, você não vai ser bom em nenhuma especialidade. Mas focando em uma especialidade, você vai ter uma transferência para o geral. Ricardo Nort só treina com barras e deitou naquele evento de strongman. Os ginastas não treinam com barra, mas se você colocar eles pra fazer um supino eles irão se sair bem, e assim por diante. Mas se eles focassem em muitas coisas ao mesmo tempo no treino isso não iria acontecer (há controvérsias na doutrina?).

6-E sinceramente, quem liga se você consegue fazer 300mil burpes seguidas de flexões plantados em pé de bananeira, rebolando os glúteos seguidas de tiros pulando corda e não consegue agachar com a barra baixa 2BW?

7-Espero ter esclarecido alguns pontos.

1-Bla bla bla tentar por mais peso todo dia bla bla, discordo disso aqui, provavelmente não vai ser possivel colocar mais peso todo dia, voce vai 1-cagar na forma, 2-ficar frustrado porque não conseguiu pr, 3-cagar no resto do treino.

Motivo pra agachar com 100kg pra duas repetições ao invés de 105kg ? os meus são esses: aumentar volume/tonelagem do treino,diminuir descanso entre as séries, melhorar a velocidade da barra, focar na técnica, dentre outros.

Se eu posso agachar com 105kg pra duas repetições, eu dificilmente vou conseguir fazer varias séries com esse peso, se conseguir, vai ser aumentando o descanso. Pra mim só teria sentido fazer isso se fosse pra fazer 1 top set + backoffs.

2-Besteira? isso é porque voce não treina rm todo dia. Voce mesmo fica fazendo dias e mais dias com pesos leves pra focar na técnica ou estou enganado? Pesos leves com execução explosiva otimiza seu corpo a treinar com pesos pesados. Olys são explosivos, mas tem uma diferença gritante se tratando de execução em um snatch 10x3 com 60% da rm e um snatcha com 3x3 com 3rm não?

3-Eu acho que voce não sabe o que ta falando². O ser humano não foi feito pra ser uma maquina pra empurra/puxar/agachar 100% todo dia. ele pode fazer isso, não quer dizer que é a unica nem a melhor forma de se fazer. Se não é a melhor forma eu ja não vejo motivo pra fazer.

4-Sim sempre tem um ponto fraco. E o que voce faz pra corrigir seu ponto fraco? Voce treina 3horas seguidas com exercicio composto e vai pra casa porque ta cansado e treinando o corpo todo ele vai corrigir os problemas de pontos fracos sozinho. Eu adiciono um volume extra pro meu grupo muscular fraco e/ou faço algum exercicio pra prevenir lesões, porque isso funciona.

5-wtf? focar em especialidade vai ter transferencia pro geral? eim? eu acho que é o contrario. Eu não sou elite, não preciso ser especialista. Fim.

Minhas metas com pesos são objetivo como qualquer outro que tenho na vida. E é um meio de eu não tornar barra e anilhas uma obcessão pra mim. Geralmente quando eu começo uma coisa eu quero ser o melhor, e isso não é bom pra mim hehe. Então eu focando em varias coisas ao mesmo tempo é um meio de eu me enganar e não fazer disso uma doença. Assim eu acabo tendo o controle de tudo e me contento com não ser o melhor em nada.

6-Eu ligo, mas eu também ligo pra agachar 2xbw.

7- eu também =D.

No final tudo se resumiria a adaptação ocorrendo de uma maneira mais lenta que poderia ocorrer. No mais toda a discussão que foi feita ao BUITAG, 5x5 e afins, e que se aplica ao 5/3/1 também - que eu sei que você não gosta.

Resumindo, este 'overtraining' é um período que necessariamente deve ocorrer.

Exemplificando:

Digamos que você comece um ciclo de ME para o supino, e que se rotacione o exercício principal a cada semana, sendo eles 1) supino 2) supino no board de 7 cm 3) floor press e 4) supino a parte baixa.

Continuemos dizendo que após a primeira semana você dê início ao processo de adaptação, logo a RM tirada nas semanas respectivas já seria uma RM baseada em cima da fadiga que você já vem acumulando durante esse período de treinamento.

E vamos supor que n 5º semana, o processo de adaptação tenha se completado, você vai tirar a RM do supino e ela aumentou 5kgs. Isso não seria alcançado se o supino também fosse usado durante todo esse período, visto que ambos os 'approachs' tem a filosofia do BUITG?

Não me expressei corretamente. Talvez se eu disser (entendedores entenderão) dizer que assistência é a parte de um movimento que constitui o todo. Logo, se você treina o todo, já estará treinando a parte

Mais lenta? Eu não vou criar historinha, mas eu não vejo motivo pra por exemplo, agachar todo dia, pra depois de 5 dias eu aumentar 5kg no meu agacho, sendo que dentro desses 5 dias, um ou dois eu vou ter performance inferior, mesmo tentando ter uma performance superior, seu eu posso aumentar 5kg no meu agacho dentro desses mesmos 5 dias e ainda assim melhorar outras habilidades e ter performance superior nesses 5 dias.

Voce leu os posts do broz e dos caras mais hardcore e ja era, formou sua opnião em cima daquilo fim. Vai fazer o que eles falaram e volta aqui pra me falar oque aconteceu =P. Eu ja conhecia todo esse conteudo.

Tudo o que eu escrevo aqui é relato pessoal da minha experiência e de discussões com outros "coachs" por ai. hehe, Voce devia por em pratica isso ai danilo pra depois sair afirmando que funcionou 100%.

Se eu tivesse no mesmo nivel que voce eu até propunha um chalenger só pra gente tirar essa duvida, mas voce ta muito na frente =/.

Muita referencia empirica nos meus posts, e qualquer erro de interpretação me desculpe =P

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

@Quisso

@discussão

Olha o tamanho desses posts, caras... Pelamor. Posso também? :P

Vamos juntar um pouco de lenha antes de começar a queimar.

Eu gostaria de ver as RMs atuais do Frango antes de poder dizer qualquer coisa com relação ao desempenho dele, então não chego a concordar quando o Danilo diz que ele não treina 100% - que eu acredito que ele tenha se referido mais ao desempenho do que literalmente uma RM.

Coloquemos os mesmos óculos por um tempo:

Acredito que conheçam a escala de Borg (se não conhecem pelo nome sabem e provavelmente já usaram o conceito, mesmo inconscientemente), que seria uma nota que se dá a série, ao exercício ou ao que for, com relação ao quão exauridos a gente ficou ao terminar o dito cujo. Em termos práticos, eu faço uma série de 8 repetições e falho na nona, ou seja, de 0 a 10, se eu tivesse parado na oitava repetição ela seria um 10 na escala, se eu tivesse parado na sétima seria um 9 ou 8, e assim por diante (mas é só fazendo a série mesmo que se conseguiria estabelecer isso, porque é uma forma de "quantificar o feeling").

O BYAITG seria um 10 nessa escala, o tempo todo, todo treino, e acho que é isso que o Danilo quis dizer.

É algo válido? Com certeza. A WSB tem o treino todo baseado nisso (só que com a exceção de tentar dar uma amenizada trocando os exercícios o tempo todo), o Jamie faz isso, o Broz faz isso, Crossfit faz isso, os búlgaros fazem isso, e muitos outros sistemas de treino usam esse conceito. Muitos deles sequer fazem deload. Agora você pega um 5/3/1: numa escala provavelmente o único 9~9,5 que você vai ter será na semana 5/3/1. E na semana seguinte vai ter deload. Vários outros sistemas de treino têm TEP (taxa de exaustão percebida, a tal da escala do tal do Borg) baixo, nem por isso deixam de funcionar pro objetivo delas: 5x5likes aumentam RMs, aumentam 5RMs, condicionam gente, geram uma baita adesão;

O EDT, à princípio, tem cara de ter um TEP baixo, mas você faz o treino e vê que não é bem assim. Quando se começa a trabalhar com as porcentagens mais baixas da tabela do Prilepin a tendência é achar que a TEP é baixa, mas aí é que tá um dos pontos de se usar ambos os conceitos: a tabela do Prilepin é pra ter TEPs altíssimos - e aí nós temos os treinos dinâmicos da Westside. Quer dizer, sempre dá pra fazer o crossover entre TEP e a intensidade que tá usando, e assim manipular de que forma se executa, tudo isso mediante um objetivo final.

Na questão do "bust-your-ass-in-the-gym" (BYAITG, daqui pra frente), que é o 100% do qual eu acho que o Danilo tá falando, que é o TEP10, depende muito do contexto. Num cutting, como o que o Frango tá fazendo agora, um fullbody (supino/remada/agacho, 5x10 com a 12RM, TEP8,5~9) duas vezes na semana, já taria excelente pra ele levar o período todo sem perder massa magra. Quer dizer, o mínimo é bem baixo pra ideia de um cutting. O Frango tá pretendendo, pelo que eu entendo, manter os níveis de força, aproveitar o momento pra ganhar um pouco de condicionamento, e fazer isso enquanto perde peso. Até 5x5 a 80% de RM caberia aqui (e todos sabem que eu tenho um ódio profundo de 5x5), juntando com uns cardios e tal.

Concluindo, vim mais pra lembrar do uso de mais uma ferramenta pra vocês, e pra dizer que sempre, usar uma só (ferramenta) em detrimento da outra, é pedir pra dar errado. Nunca jogue fora suas ferramentas, elas podem ser úteis em algum momento.

Eu vou tirar 5 rm semana que vem, dai eu posto.

Legal o esquema do byaitg, não conhecia esse termo.

tipo, seu eu pretendo fazer 10 séries, não vai ter como eu começar elas com um byaitg 10 certo? então eu começaria com 8~9 pra chegar no 9~10 nas ultima séries. Isso é ruim de alguma forma? Eu sempre aplico byaitg dessa forma.

O objetivo é sempre esse mesmo, força/condicionamento/estetica, pra que um só se não sou elite? =D

Essa parte das ferramentas é muito importante, porra agente passa horas estudando, lendo sobre varios conceitos de treino, sabe que todo funcionam de alguma forma, porque não tentar incluir um pouco de cada dentro dos objetivos?

Bom, só um disclaimer sobre a resposta ao conteúdo que você colocou do Broz, que eu não vou comentar sobre ele especificamente aqui porque a reposta ficaria muito grande e porque é um assunto pra Área Acadêmica. Mas já vejo incongruências nele. Serotonina tá associada com aspectos vasculares e principalmente gastrointestinais (é provavelmente o neurotransmissor mais presente no TGI), ou seja, de musculatura lisa, e acho estranho que alguém do nível do Broz faça um erro tão básico assim (considerar neurotransmissão serotoninérgica pro neuroendócrino da musculatura esquelética), de onde me leva a pensar que não é um erro dele e sim meu, em não conhecer a hipótese que ele tá levantando. A que eu mais conheço é a clássica, que é a de vias colinérgicas e dopaminérgicas. Tem alguns outros pontos também como cortisol elevado "apenas" em BBs, e da adaptação das adrenais em secretar adrenalina (quando, pelo que eu sei, a resposta ao treino aumenta a relação dopamina/adrenalina, e não o contrário). Enfim, é algo a se rever.

Mas já deixo o aviso: tente não absorver a opinião alheia. Crie a sua própria, e se for de acordo com a de outra pessoa, procure outros fatos pra sustentar ela, porque você sempre corre o risco de ser chamado de papagaio.

1) O sistema da WSB, dos soviéticos, de ficar rotacionando exercícios à torto e à direita, vem junto com um dos discursos mais batidos deles: Eles podem, ou só dizem que podem, bater uma PR no exercício principal deles o tempo todo, quando quiserem, independente de se a competição tá marcada pro final do ano ou se fizeram uma aposta agora, depois do almoço.

É daí que se fundamenta trocar exercícios, passar muito tempo sem fazer o exercício principal e fazer assistências atrás de assistências. Se alguém treinar só supino, cinco dias por semana, é provável que no quinto eles tenham uma PR em comparação ao primeiro dia, mas a RM no terceiro dia vai, talvez, estar mais baixa. No sistema de rotação de exercícios, pode ser que nem se use supino nessa semana, mas se testar ele em qualquer um dos dias ele vai estar maior que a linha de base.

Na WSB em si o sistema todo é perfeito pro powerlifting sem anti-doping, porque você consegue associar os diversos momentos do treino com alguma droga específica, planejar peaks pra algum meet menos formal e coisas do tipo, sendo que essa última parte é mais bem aproveitada ainda quando se tem drug-test, ainda que sejam competições próximas umas das outras. E isso é uma distinção bem clara de qualquer outro sistema, que se pegar o atleta fora de época ou se errar um peaking ou quaisquer interferências nesse sentido já cagam toda a preparação do atleta (vide Pat Mendes e o desempenho ridículo dele no Pan passado).

2) É a velha discussão http://www.youtube.com/watch?v=aIEBQQGKxBoxColt ;)))))))))))))))))

AK47, até o Sílvio aprova.

Cara, progrida sua carga, coma no mínimo 100g de proteína por dia, 50g de gordura, 20g de fibras, preencha com carbos até começar a ganhar peso. Não existe nada mais simples que isso. Overtraining não existe. Mais que 36h de descanso pra um grupo muscular é usar o tempo de forma não ótima.

É fi, seguia e hoje ganho peso com 200g de carbo com essa vida de sedentário tetudo que eu tenho. É sempre mais interessante fazer tudo com mais calorias, afinal de contas, abaixar o que tá alto é fácil, mas baixar o que tá baixo não tanto.

Conta esses macros aí e bala. Não é ciência de foguete, tem bro que tem "disciplina" pra levar sacolé de albumina pra balada, o que te custa pesar teu almoço?

Eu fui percebendo aos poucos que rotacionar exercicio não é tão importante quanto eu pensava, mas ainda sim é um ótima forma de quebrar a monotomia e dar um carry over. Só não é o milagre que eu pensei que era heheh.

AK47 > eagle>awp>colt

Se todo mundo acreditasse nessas pequenas coisas negritadas, ia perceber o quão simples é ganhar algum musculo.

Eu meio que concordo com todo seus posts, é até sem graça isso e parece puxação de saco, mas na real nem é :).

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

@Rafael

Vou deixar alguns comentários no que eu posso ajudar e deixar algumas perguntas também.

@Frango

Quando o Danilo fala em treinar 100% todo treino, acredito que ele se refere ao que o Broz usa: chegar ao máximo todo treino. Mas isso não significa bater PR todo treino, e sim chegando ao máximo diário. Se você for colocar isso num gráfico ou numa tabela, vai perceber que existe bastante variação: um dia você vai agachar com 100kg, outro 80, outro 90, outro 70 e depois você vem e consegue uma grande PR. Isso é só um exemplo.

O Broz usa esse esquema pra LPO. Então um atleta dele treinaria 6x na semana com 3 max front squat e 3 max high bar squat e 6 max clean and jerk e 6 max snatches. Vai aquecendo e subindo até uma top single e depois diminui uns 20kg do máximo e faz backoff de acordo com o feeling do dia, pra séries de 2, 3 ou 5. Geralmente algo em torno de 30 reps nas backoffs. Domingo é só agacho máximo e backoff.

E alguns caras como o Pat Mendes (que treina com o Broz) faz isso que eu citei acima 2x por dia.

Esse papinho de faze Olys com volume alto e peso leve não vira pra quem já sabe a técnica. Uma coisa é um levantamento leve, outra é um levantamento perto do seu máximo.

Outro ponto que vale notar é que eles não começam "do nada". Chega lá e começa a treinar 15x por semana. Nas palavras do Broz:

Tudo bem, isso é LPO. E pra powerlifting, como que faz? Segundo ele, dá pra adaptar da seguinte maneira:

Dia 1: top single no agacho (variando low bar, high bar e front squat), 30-50 reps de backoff (séries de 2, 3 ou 5), top single no supino e backoff de acordo com o feeling

Dia 2: mesma coisa pro agacho, 10x2-3 no terra usando 70-80% do máximo (speed pulls)

Dia 3: mesmo do dia 1

Dia 4: mesmo do dia 2

Dia 5: mesmo do dia 1

Dia 6: mesmo do dia 2

Assistência é pra ser feito no fim do treino. Volume varia de acordo com o seu feeling. Prehab/rehab também depois de tudo.

E segundo ele, a velocidade da barra é importantíssimo. Os levantamentos têm que ser rápidos quando o peso estiver leve.

________________________________

Minhas perguntas são as seguintes:

1) Pra uma pessoa normal, que não compete, vocês fariam algo parecido com isso?

2) Em questões de ganhos de força, o Broz jura que esse é o melhor método. E realmente parece ser um excelente método. Mas pra questões estéticas, o que acham?

3) Se um cara segue um treino nesse estilo por alguns meses, fica bem mais forte e depois muda, passa a treinar com menos frequência, vocês acreditam que é possível manter os níveis de força adquiridos?

4) Pensando em adaptar pro mundo de quem não compete, o que vocês acham de 5 treinos semanais: 2 com agacho e supino máximo + assistências, 1 com terra speed pulls + assistências e outros 2 com remadas, puxadas e press pra cima da cabeça?

___________________________________

Puta post gigante ein.

Sobre o esquema de treino do broz, eu fazia ele com algumas modificações e é bem legal. É que eu ando preferindo a divisão superiror/inferior, ai adapto alguns conceitos desses ai.

Velocidade da barra = tudo.

Sobre olys com peso leve pra quem sabe a técnica, eu ainda tenho minhas duvidas, mas não tenho parametro pra opinar =/. 1234 eu concordo com o quisso também.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

@relato do fim de semana:

Treina de sexta lower:

3x12, goblet squat

5x3 , one arm kb power clean

3x10 swings

2x10 ab wheel

Tudo com ketlebell de 16kg. Sabado e domingo aejs, peso: 66,7, não se alterou da semana passada, porém 10~12mm de dobra abdominal, aleluia. Mais um pouco e acabo. Aparentemente aumentar as gord e diminuir os carbs funcionou, vou repetir isso essa semana sem mudar muito o deficit e hoje refeed.

Á e muitas mobilizações no fim de semana.

Abraços

Postado

Perdeu quantos kg's até agora? tava com 72 não era?

Eu estava com uns 76, agora na faixa de 70. Vacilei demais fazia uns refeeds adoidado. Larguei a cetogênica não tava dando mais, eu começava comendo bem as carnes e tal, tudo certinho, quando chegava na quinta-sexta feira tava comendo menos 1500 kcals, não tinha mais nada. Ai pra 'sobreviver' eu comia carbos, e carbos abre um apetite danado.

Postado

Eu não depilo.

o.O

DE com 70% de RM não existe.

Então esses 70% são só pra "manter a forma" e o que vai aumentar mesmo a força é o agacho nesse protocolo ai...

@Louie x Broz

Ok, em um você tem um treino de força 4x na semana, o resto é GPP, no outro você tem força 6x, e enfie o GPP ai sei lá onde.

O que eu penso, no meu contexto, onde força não está diretamente ligada ao SPP, apesar de ajudar bastante, eu "perco" tempo que poderia estar treinando outros aspectos que ultimamente estão me prejudicando mais do que o treino de força. Ai nesse caso vejo vantagem no sistema WSB, que é mais flexível nesse aspecto.

Por outro lado tem o Ross Enamait, que propõe uma sequencia de treino do tipo Força - Resistencia - Explosão - Resistencia - Descanso. Que vai resultar ai em 5-6 de treino fullbody, só que treinando outros aspectos, mas também baseado no feeling. No WS4SB porém, há alguns dias a mais de treino de membros inferiores que não está diretamente ligado à força máxima, caracterizado por 2 treinos de velocidade/mudança de direção, e também se for considerar um treino de condicionamento específico para os testes de seleção.

Novamente pode-se até estruturar uma outra abordagem de treino etc, mas eu realmente acredito que, num contexto fora de PL/LPO, que é o meu caso, o caso do frango, e de uma boa galera ai, não vai fazer diferença treinar 4-6x por semana, independente do método.

@Específico x Geral

Nesse ponto eu também acho "melhor", não que seja ótimo, ir no caminho do GPP. Não numa abordagem absurda como crossfit, mas no sentido do Ross, que é um cara foda que pega 3x BW no Terra, pula corda igual um maníaco e tem uma resistência monstra. Tudo isso em apenas 15 anos de treino :P. O Travis Stoetzel também é um bom exemplo. Essas coisas levam tempo, e o treino é algo que pretendo levar por bastante tempo da minha vida, não tenho pretensão de usar esteróides, então tomando a tal tabela, pra variar, me imagino que mantendo nível 3 em tudo seja uma boa meta pros próximos anos.

Isso como entusiasta que sou, no caso do Danilo, que começou a competir no LPO e tem um grande potencial ainda pra medalhar em algo importante, tem mais é que investir nisso mesmo.

Postado (editado)

1-Bla bla bla tentar por mais peso todo dia bla bla, discordo disso aqui, provavelmente não vai ser possivel colocar mais peso todo dia, voce vai 1-cagar na forma, 2-ficar frustrado porque não conseguiu pr, 3-cagar no resto do treino.

1) Exato, não vai ser possível. 2) Não vejo motivo de ficar frustrado, assim como não vejo motivo no oposto inverso de se ficar extremamente feliz ao conseguir uma PR. 3) Não.

Motivo pra agachar com 100kg pra duas repetições ao invés de 105kg ? os meus são esses: aumentar volume/tonelagem do treino,diminuir descanso entre as séries, melhorar a velocidade da barra, focar na técnica, dentre outros.

Se eu posso agachar com 105kg pra duas repetições, eu dificilmente vou conseguir fazer varias séries com esse peso, se conseguir, vai ser aumentando o descanso. Pra mim só teria sentido fazer isso se fosse pra fazer 1 top set + backoffs.

Exato. Eu não disse que teria que treinar 1RM o treino inteiro. Apesar de variações entre opiniões, o top set (um top set mesmo) + backoff é uma opção muito boa.

2-Besteira? isso é porque voce não treina rm todo dia. Voce mesmo fica fazendo dias e mais dias com pesos leves pra focar na técnica ou estou enganado? Pesos leves com execução explosiva otimiza seu corpo a treinar com pesos pesados. Olys são explosivos, mas tem uma diferença gritante se tratando de execução em um snatch 10x3 com 60% da rm e um snatcha com 3x3 com 3rm não?

Sim, besteira. Não faço. Quando faço trabalho de técnica é com a barra e antes do treino. E aí é que está, você não explode completamente em um levantamento que não seja a repetição máxima, você apenas explode o suficiente para dar a altura necessária na barra para poder entrar debaixo dela. Falando menos tecnicamente, e de uma maneira de fácil entendimento, você manda um sinal de contração muito mais fraco com pesos submáximos, e não está imprimindo mais velocidade na barra por ser um peso submáximo.

3-Eu acho que voce não sabe o que ta falando². O ser humano não foi feito pra ser uma maquina pra empurra/puxar/agachar 100% todo dia. ele pode fazer isso, não quer dizer que é a unica nem a melhor forma de se fazer. Se não é a melhor forma eu ja não vejo motivo pra fazer.

1) O sistema da WSB, dos soviéticos, de ficar rotacionando exercícios à torto e à direita, vem junto com um dos discursos mais batidos deles: Eles podem, ou só dizem que podem, bater uma PR no exercício principal deles o tempo todo, quando quiserem, independente de se a competição tá marcada pro final do ano ou se fizeram uma aposta agora, depois do almoço.

É daí que se fundamenta trocar exercícios, passar muito tempo sem fazer o exercício principal e fazer assistências atrás de assistências. Se alguém treinar só supino, cinco dias por semana, é provável que no quinto eles tenham uma PR em comparação ao primeiro dia, mas a RM no terceiro dia vai, talvez, estar mais baixa. No sistema de rotação de exercícios, pode ser que nem se use supino nessa semana, mas se testar ele em qualquer um dos dias ele vai estar maior que a linha de base.

Quanto a rotação de exercícios. Sim no mundo das idéias isso iria ocorrer, sempre que se fosse tirar uma RM, independente da ordem dos exercícios a linha base estaria aumentada. Porém no mundo real não é isso que acontece, e muito menos quando se chega em níveis de performance mais altos.

As únicas vezes que eu me referi ao SNC foi justamente pra dizer que isso era besteira, e que não era algo que merecia preocupação em se manter preservado - e muito menos é algo que se consiga ser preservado completamente - a não ser em épocas de competição.

Eu fui percebendo aos poucos que rotacionar exercicio não é tão importante quanto eu pensava, mas ainda sim é um ótima forma de quebrar a monotomia e dar um carry over. Só não é o milagre que eu pensei que era heheh.

4-Sim sempre tem um ponto fraco. E o que voce faz pra corrigir seu ponto fraco? Voce treina 3horas seguidas com exercicio composto e vai pra casa porque ta cansado e treinando o corpo todo ele vai corrigir os problemas de pontos fracos sozinho. Eu adiciono um volume extra pro meu grupo muscular fraco e/ou faço algum exercicio pra prevenir lesões, porque isso funciona.

Duas opções válidas, daí vai de acordo com a personalidade do sujeito fazer ou não.

5-wtf? focar em especialidade vai ter transferencia pro geral? eim? eu acho que é o contrario. Eu não sou elite, não preciso ser especialista. Fim.

Minhas metas com pesos são objetivo como qualquer outro que tenho na vida. E é um meio de eu não tornar barra e anilhas uma obcessão pra mim. Geralmente quando eu começo uma coisa eu quero ser o melhor, e isso não é bom pra mim hehe. Então eu focando em varias coisas ao mesmo tempo é um meio de eu me enganar e não fazer disso uma doença. Assim eu acabo tendo o controle de tudo e me contento com não ser o melhor em nada.

Esse é o motivo pelo qual mudamos quando não estamos levantando pesos, quando estamos fazendo outra coisa... Se disséssemos que na figura acima o motor é o único que está sendo usado para levantar pesos, se fazemos outra coisa que não levantar pesos, estamos utilizando outros grupos musculares, em outro exercício que não o levantamento de peso, aqueles serão os músculos que estarão sendo contraídos.

Então naturalmente, aqueles na figura abaixo, começam a aumentar o seu tamanho, ou então há um processo de crescimento. E há a teoria da prioridade no fornecimento de energia do corpo humano, então naturalmente, essas, não as mostradas na figura superior, mas essas duas terão a prioridade de ganhar energia e estímulo.

Então usamos esse sistema quando levantadores de pesos fizeram outros exercícios que não os levantamentos olímpicos. Por exemplo, Eu vi aqui que alguns de seus atletas pulam com pesos. Que significa que imediatamente os recursos energéticos para esses músculos serão ativados, os que são necessários para realizar um salto, o que significa que haverá energia retirada dos músculos básicos necessários no levantamento de peso.

E não é exclusivamente do músculo crescer, mas as conexões e a veias sanguíneas que fornecem energia necessária, elas mudam de forma também. Então, se voltarmos a fazer o mesmo exercício, que está mostrado na figura acima, então não seria tão fácil de conseguir energia mais. E isso é provado fisiologicamente, e que o mecanismo funciona dessa exata maneira. Biologistas respeitáveis e fisiologistas provaram que isso está correto. Como também está provado que quando temos novas proteínas e os músculos estão crescendo e a proteína se desenvolvendo [apontando para a parte baixa do diagrama, representando os músculos em exercícios que não são do levantamento de peso] e o que temos então é que nesse exato momento os músculos da figura acima [os usados no levantamento de peso] começam a diminuir.

Então, se concentrarmos nossa energia nesses exercícios, isso significa que o processo criativo do músculo necessário no levantamento de peso será interrompido, o que significa que por um longo período de tempo não será fácil de desenvolvê-lo novamente.

E mais tarde, se usássemos esses músculos menores para levantar pesos, significaria que não seria fácil para esses órgãos se adaptarem para realizar o trabalho que um levantador de peso precisa realizar. Eles também precisam de oxigênio. Alguém tem que fornecer o oxigênio.

Querer ser o melhor não é bom por que?

Mais lenta? Eu não vou criar historinha, mas eu não vejo motivo pra por exemplo, agachar todo dia, pra depois de 5 dias eu aumentar 5kg no meu agacho, sendo que dentro desses 5 dias, um ou dois eu vou ter performance inferior, mesmo tentando ter uma performance superior, seu eu posso aumentar 5kg no meu agacho dentro desses mesmos 5 dias e ainda assim melhorar outras habilidades e ter performance superior nesses 5 dias.

Voce leu os posts do broz e dos caras mais hardcore e ja era, formou sua opnião em cima daquilo fim. Vai fazer o que eles falaram e volta aqui pra me falar oque aconteceu =P. Eu ja conhecia todo esse conteudo.

Tudo o que eu escrevo aqui é relato pessoal da minha experiência e de discussões com outros "coachs" por ai. hehe, Voce devia por em pratica isso ai danilo pra depois sair afirmando que funcionou 100%.

Se eu tivesse no mesmo nivel que voce eu até propunha um chalenger só pra gente tirar essa duvida, mas voce ta muito na frente =/.

A crítica foi aos métodos 5x5, 5/3/1 e derivados. Quanto a questão do SNC, já coloquei meus argumentos anteriormente. E realmente, eu sempre pendi para esse lado mais minimalista e, digamos, 'BUIYTG nota 10' nos meus treinos, e com o Quisso me mostrando o C&P e você o Broz, não podia dar em outra.

No mais toda essa discussão foi muito legal, a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa nova e repensando alguns conceitos e formando uma opinião um pouco diferente daquela que possuíamos no início do debate. Tese + Antítese = Síntese ;)

No mais, estou sempre acompanhando por aqui. E nos próximos 15 dias você não irá escapar de pelo menos um treino comigo.

MAUWHUAWMAWUHAWUHAW

Editado por danilorf
Postado

Perdeu quantos kg's até agora? tava com 72 não era?

Eu estava com uns 76, agora na faixa de 70. Vacilei demais fazia uns refeeds adoidado. Larguei a cetogênica não tava dando mais, eu começava comendo bem as carnes e tal, tudo certinho, quando chegava na quinta-sexta feira tava comendo menos 1500 kcals, não tinha mais nada. Ai pra 'sobreviver' eu comia carbos, e carbos abre um apetite danado.

Perdi uns 5kg waca. Também vacilei demais hehe. Voce ta querendo secar mais ou ja voltou com o bulk? quando volta com o diario?

o.O

Então esses 70% são só pra "manter a forma" e o que vai aumentar mesmo a força é o agacho nesse protocolo ai...

@Louie x Broz

Ok, em um você tem um treino de força 4x na semana, o resto é GPP, no outro você tem força 6x, e enfie o GPP ai sei lá onde.

O que eu penso, no meu contexto, onde força não está diretamente ligada ao SPP, apesar de ajudar bastante, eu "perco" tempo que poderia estar treinando outros aspectos que ultimamente estão me prejudicando mais do que o treino de força. Ai nesse caso vejo vantagem no sistema WSB, que é mais flexível nesse aspecto.

Por outro lado tem o Ross Enamait, que propõe uma sequencia de treino do tipo Força - Resistencia - Explosão - Resistencia - Descanso. Que vai resultar ai em 5-6 de treino fullbody, só que treinando outros aspectos, mas também baseado no feeling. No WS4SB porém, há alguns dias a mais de treino de membros inferiores que não está diretamente ligado à força máxima, caracterizado por 2 treinos de velocidade/mudança de direção, e também se for considerar um treino de condicionamento específico para os testes de seleção.

Novamente pode-se até estruturar uma outra abordagem de treino etc, mas eu realmente acredito que, num contexto fora de PL/LPO, que é o meu caso, o caso do frango, e de uma boa galera ai, não vai fazer diferença treinar 4-6x por semana, independente do método.

@Específico x Geral

Nesse ponto eu também acho "melhor", não que seja ótimo, ir no caminho do GPP. Não numa abordagem absurda como crossfit, mas no sentido do Ross, que é um cara foda que pega 3x BW no Terra, pula corda igual um maníaco e tem uma resistência monstra. Tudo isso em apenas 15 anos de treino :P. O Travis Stoetzel também é um bom exemplo. Essas coisas levam tempo, e o treino é algo que pretendo levar por bastante tempo da minha vida, não tenho pretensão de usar esteróides, então tomando a tal tabela, pra variar, me imagino que mantendo nível 3 em tudo seja uma boa meta pros próximos anos.

Isso como entusiasta que sou, no caso do Danilo, que começou a competir no LPO e tem um grande potencial ainda pra medalhar em algo importante, tem mais é que investir nisso mesmo.

Eu penso da mesma forma caio, Danilo tem futuro na bagaça então deve focar nisso. Ja nóis aqui é so 4fun =D, alias voce ainda tem o jiu hehe.

Quais são suas criticas quanto ao crossfit? .

Vou pesquisar sobre esses nomes que voce citou, eu andei lendo mais sobre o wsb4sb e comecei a incorporar algo dele nos meus treinos.

1) Exato, não vai ser possível. 2) Não vejo motivo de ficar frustrado, assim como não vejo motivo no oposto inverso de se ficar extremamente feliz ao conseguir uma PR. 3) Não.

AHUAHUA, seu sem sentimento. =P

Exato. Eu não disse que teria que treinar 1RM o treino inteiro. Apesar de variações entre opiniões, o top set (um top set mesmo) + backoff é uma opção muito boa.

Essa variação é legal mesmo =).

Sim, besteira. Não faço. Quando faço trabalho de técnica é com a barra e antes do treino. E aí é que está, você não explode completamente em um levantamento que não seja a repetição máxima, você apenas explode o suficiente para dar a altura necessária na barra para poder entrar debaixo dela. Falando menos tecnicamente, e de uma maneira de fácil entendimento, você manda um sinal de contração muito mais fraco com pesos submáximos, e não está imprimindo mais velocidade na barra por ser um peso submáximo.

Questão de opinião (ou não) =P

Duas opções válidas, daí vai de acordo com a personalidade do sujeito fazer ou não.

Querer ser o melhor não é bom por que?

No meu caso não é bom, porque eu to veio e não quero começar a pensar em campeonatos nem medalhas, e seu eu levar isso muito a sério eu vou acabar pensando. Não pensar em ser o melhor é meu escudo ahauhaua.

A crítica foi aos métodos 5x5, 5/3/1 e derivados. Quanto a questão do SNC, já coloquei meus argumentos anteriormente. E realmente, eu sempre pendi para esse lado mais minimalista e, digamos, 'BUIYTG nota 10' nos meus treinos, e com o Quisso me mostrando o C&P e você o Broz, não podia dar em outra.

No mais toda essa discussão foi muito legal, a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa nova e repensando alguns conceitos e formando uma opinião um pouco diferente daquela que possuíamos no início do debate. Tese + Antítese = Síntese ;)

No mais, estou sempre acompanhando por aqui. E nos próximos 15 dias você não irá escapar de pelo menos um treino comigo.

MAUWHUAWMAWUHAWUHAW

Entendi, eu tambem preso pelo buiytg 10 nos meus treinos, se não for como primeira série como ultima ou como assistencia....

Sim discussão muito boa, sempre aprendo muito.

sobre o treino: ahuahauah, quem sabe, assim que surgir oportunidade pra mim aqui não vou deixar de te informar =D.

@Treino de hoje:

Aquecimento:

extensão de ombro, rotação interna, coluna toracica, couch scretc com elastico.

Treino:

5x5 59kg floor press [PR]

14/13/16 13kg db bench press(sem lockout) [PR]

3x15 14placas cable seated row

28/33 25kg krock rows [PR]

40min aej

extensão de ombros

Treino foi bom, consegui progredir alguma coisa. Eu ia contar pr só quando fosse pra rm, mas vou começar a contar qualquer tipo de progressão como pr, assim motiva mais eu acho. heheeh

Abraços

Postado (editado)

Perdi uns 5kg waca. Também vacilei demais hehe. Voce ta querendo secar mais ou ja voltou com o bulk? quando volta com o diario?

Abraços

Eu acho que vou prolongar um pouco mais. Eu ainda não estou satisfeito, mas nem sei se é "viavel" isso.

Quanto ao diario, vou abrir agora não, meus treinos estão bem infrequentes, e eu acho bem melhor ficar "colando" no diário dos outros hsuahsuhsa

Editado por wacabanga
Postado

1)Questão de opinião (ou não) =P

2)@Treino de hoje:

Aquecimento:

extensão de ombro, rotação interna, coluna toracica, couch scretc com elastico.

Treino:

5x5 59kg floor press [PR]

14/13/16 13kg db bench press(sem lockout) [PR]

3x15 14placas cable seated row

28/33 25kg krock rows [PR]

40min aej

extensão de ombros

Treino foi bom, consegui progredir alguma coisa. Eu ia contar pr só quando fosse pra rm, mas vou começar a contar qualquer tipo de progressão como pr, assim motiva mais eu acho. heheeh

Abraços

1) - Não é opinião, é fato.

2) - Próxima vez quero ver 5x5 com 62kg no floor press.

Visitante deletado____
Postado

Vi PR vi credibilidade. Vamo que vamo.

E o acrônimo é TEP (taxa de exaustão percebida). BUYAITG foi só pra encurtar bust your ass in the gym.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...