Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro Da Arena: Coluna Em O Globo: Fala, Anderson, Fala!


rgoncalves

Posts Recomendados

E não é que Anderson Silva ta se fazendo de mudo. Surdo ele nunca foi. Jamais engoliu a seco qualquer ofensa. Os que ousaram provocá-lo se arrependeram depois. Que o diga o inglês Lee Murray. Sete anos atrás ele alfinetava o brasileiro sempre que aparecia um microfone. Tomou uma surra de 25 minutos num evento promovido na cidade dele e nunca mais ousou desafiar Anderson.

Um dia desses Vitor Belfort nem disse muito. Bastou chamar Anderson de mascarado. No hora da pesagem dos atletas, o campeão peso médio do UFC apareceu com uma máscara e por pouco não partiu pra cima de Belfort ali mesmo.

Então eis a dúvida que nasce no circuito das lutas. Qual a razão para Anderson fingir que não ouve as provocações dirigidas a ele pelo o arquirrival Chael Sonnen? A resposta é simples. Anderson não quer lutar contra ele nunca mais.

Sonnen foi o único adversário que bateu em Anderson desde que ele começou a lutar, em 1997. Os dois se enfrentaram pouco mais de um ano atrás. Durante 24 minutos o brasileiro foi derrubado e agredido no solo. A 50 segundos do fim do combate, o norte-americano sucumbiu à um golpe de jiu-jitsu aplicado pelo detentor do cinturão.

Uma das maiores reviravoltas da história das artes marciais misturadas, o MMA. Mas não acabou com a marra de Sonnen. Ele se conclama campeão do UFC. Sempre que é ouvido pede a revanche. Passou a agredir Anderson com provocações ácidas e muitas vezes desrespeitosas para convencê-lo a lutar de novo. Depois de bater um rival dez dias atrás, xingou o brasileiro de “merda” e prometeu abandonar o UFC caso perca para ele mais uma vez. Anderson viu tudo sentado a poucos metros do octógono, mas ignorou o desafeto.

O falastrão filiado ao Partido Republicano dos Estados Unidos tem razão em desafiar o campeão. Apesar de ter quatro derrotas no cartel, Anderson jamais levou uma surra como na vitória de agosto do ano passado.

A primeira derrota de Anderson foi para Luciano Azeredo num confronto parelho e de resultado contestável. Três japoneses também o venceram. Um por desclassificação e dois com torções e estrangulamentos em combates que estavam sendo dominados pelo homem mais temido do mundo.

Ou seja, das 35 lutas, por ora, disputadas pelo campeão, a mais dura foi contra Sonnen. Isso bastaria para credenciá-lo a uma revanche. Mas ele tem feito ainda mais. As provocações que Anderson finge não escutar surtiram efeito. Os assunto mais comentado entre fãs e críticos é o tira-teima entre os dois inimigos.

Sonnen estava na geladeira por conta de uma suspensão imposta pela Comissão Atlética da Califórnia depois de ele ser pego num exame antidoping ao fim do confronto contra Anderson. Para não ser esquecido pela mídia nunca cessou as alfinetadas no campeão e nos brasileiros. Tornou-se o inimigo número um do Brasil. Mas ficará sem resposta.

A tática de Anderson é a de se fazer de surdo para não apimentar ainda mais esse desafio. Mesmo depois de ouvir impassível o desafeto chamá-lo de “merda”, ele nunca pensou em fazer qualquer tipo de comentário a respeito disso. Nem mesmo pelo twitter. E não fará dia algum.

Anderson tem sido aconselhado a deixar esse boato da revanche esfriar. Um confidente dele revelou a este colunista que o campeão acredita que Sonnen tenha mais a ganhar com essa luta do que ele. Anderson fala que Sonnen não o venceu dopado e não seria agora que venceria.

O campeão anda irritado com as provocações do norte-americano bom de wresltling. Acredita que ele deixou de lado o profissionalismo e partiu para os ataques pessoais. Mas sente-se seguro. Pensa que o mandachuva do UFC Dana White jamais o obrigaria a enfrentar Sonnen. Anderson quer se aposentar daqui a quatro ou cinco lutas. Confia que escolherá junto com Dana os próximos rivais.

Teve três lutas em que Anderson acatou a escolha do UFC mesmo sem vontade. Uma delas foi contra Vitor Belfort. O campeão não queria encará-lo. Mas Dana, sim. Entretanto, até mesmo por ter atropelado os atletas escolhidos contra a vontade dele, Anderson acha que está num momento onde tem poder de barganha com o UFC. Acredita piamente que se livrará de mais uma disputa contra Sonnen graças a tudo que fez pela consolidação do evento mais rico de MMA.

O problema é que a pressão ta grande. Dana vê com bons olhos esse duelo. Aliás, é uma ideia que não sai da cabeça dele. A mídia e os fãs também cobram a revanche. Uma corrente puxada pela turma do Sonnen espalha que o brasileiro ta “amarelando”. Fica difícil fazer vista grossa a tudo isso sem dar razão aos que dizem que ele ta correndo.

Anderson ainda não foi procurado pelo UFC para debater a próxima luta. Ele ta indo esta semana para os Estados Unidos onde seguirá com uma fisioterapia para recuperar o ombro. Só volta ao octógono nos primeiros meses de 2012. E também só volta a falar com jornalistas no ano que vem. Nem sonha mais em subir de peso como cogitou um dia. Quer ver o companheiro Lyoto Machida se sagrar campeão meio-pesado enquanto se aposenta com uma carreira impecável até 84 quilos.

Anderson é amigo de Luciano Huck, do Ronaldo Fenômeno e é chamado de ídolo pela Sandy. Ta na capa do jornal, da revista, ta na novela da Globo. Fica difícil explicar uma derrota para tanta gente. Anderson tem pavor de perder. Se ele se retirar do esporte sem derrotas no UFC se tornará para sempre o maior da história. Não quer por isso tudo em risco.

Enviado por Guga Noblat -

19.10.2011

Minha visão: Diante da explosão do mma na mídia, eu acho no mínimo plausível essa opinião.

E aí pessoal, vocês concordam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

o anderson tem um técnica genial e incontestável

porém, falta a ele o coração de lutador... isso ele não tem e nem com todo o treino do mundo vai ter

acho que é exatamente esse o pleno dele, se aposentar sendo campeão dos médios do ufc incontestável

tem pavor sim de adicionar uma derrota ao cartel nessa altura do campeonato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AS ta com medo de lutar com o Sonnen si... Mas quando falo medo eh o medo de nao ser mais o campeão, nao ter mais a aura de invencível, etc...

Ele ta na crista da onda... Depois q a 9ine entrou na jogada todo mundo sabe quem eh AS... E quanto mais ele mantiver esse aspecto de invencível, mais ele ganha ...

Vai ser difícil ele nao lutar contra o Sonnen ... Só tem 2 jeitos dessa luta nao acontecer:

Ou o AS sobe pra LHW... Coisa q ele já disse q nao vai fazer...

Ou ele enrola o max que pode essa revanche... Torce q o DW coloque outro contra o Sonnen e este perca... Aí acaba todo esse lance de revanche... O Sonnen vai pro fim da fila e o AS faz mais umas 3-4 lutas e para...

E pra mim eh essa 2a opção q ele vem querendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o anderson tem um técnica genial e incontestável

porém, falta a ele o coração de lutador... isso ele não tem e nem com todo o treino do mundo vai ter

acho que é exatamente esse o pleno dele, se aposentar sendo campeão dos médios do ufc incontestável

tem pavor sim de adicionar uma derrota ao cartel nessa altura do campeonato

Ah para né Buddy ?!?!

O cara apanhou 5 rounds do Sonnen, se não tivesse coração tinha dado uns tapinhas na lona ou fingia desmaiar igual alguns fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa luta vai rolar, queira AS ou não, então ele não pode simplesmente esperar esfriar, porquê não vai!

Igual aquela onda que empurrou o MMA, Belfort vs AS depois disso até minha vizinha conhece o AS, na minha opinião o que o cara vai fazer velho?

vai fazer igual os tempos do Pride? não, ele não vai ... vocês lembram a luta contra o D. Maia ? o qual disse que ia arrancar as patas do aranha ?

Foi humilhado...

Eu sinceramente espero que o AS humilhe o Sonnen aquele estilo K.O de calar a boca de todo mundo, a estilo contra Forest Griffin.

O que eu acho uma palhaçada é que o esporte está se tornando "popular" e vai acabar sendo estragado pela mídia! (já está, mas vai ficar pior) ai empresário brasileiro que não tem uma ideia decente vai e faz o que ? patrocina o atleta porque ? porque ele vê que daqui a pouco o MMA vai ser tão falado igual futebol, isso que dá dinheiro!

Meus amigos o futebol é o segundo ramo que mais gera dinheiro, só fica atras do petróleo, agora imagina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente... pra mim isso não quer dizer q ele tenha coração de lutador... de competidor

um cara sobe no ringue e desafia desse jeito o Ali por exemplo o que você acha que acontece?

pois é

o que aconteceu na luta do sonnen com o anderson foi que a pesar de o sonnen ter dominado a luta, ele não conseguiu imprimir dano ao anderson ao ponto de nocauteá-lo ou tirá-lo de combate

e outra, ele não ia largar o cinturação de mão beijada pra outra pessoa, a não ser que realmente não pudesse mais lutar... isso é o que se espera de qualquer pessoa que chegou ao topo

Editado por yeah_buddy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente... pra mim isso não quer dizer q ele tenha coração de lutador... de competidor

um cara sobe no ringue e desafia desse jeito o Ali por exemplo o que você acha que acontece?

pois é

o que aconteceu na luta do sonnen com o anderson foi que a pesar de o sonnen ter dominado a luta, ele não conseguiu imprimir dano ao anderson ao ponto de nocauteá-lo ou tirá-lo de combate

e outra, ele não ia largar o cinturação de mão beijada pra outra pessoa, a não ser que realmente não pudesse mais lutar... isso é o que se espera de qualquer pessoa que chegou ao topo

Acho sim que ele tem coraçao de lutador brother, até pq, ele nao conseguiu imprimir esse dano suficiente pra nocautea-lo,e isso nao é é pra um ponto ruim do Sonnen, e sim um ponto a mais pro Spider, por ter apanhado daquele jeito e ainda ter conseguido vencer no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim cara concordo... mas não acho q isso esteja ligado à um espirito de lutador

o anderson não se entregou pq simplesmente ele tava aguentando as porradas

mérito dele, do seu queixo, da têmpora, do crânico, do fígado etc.

a questão com relação ao espírito de lutador pra mim não se relaciona a este fato, como já expliquei no post anterior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente... pra mim isso não quer dizer q ele tenha coração de lutador... de competidor

um cara sobe no ringue e desafia desse jeito o Ali por exemplo o que você acha que acontece?

pois é

o que aconteceu na luta do sonnen com o anderson foi que a pesar de o sonnen ter dominado a luta, ele não conseguiu imprimir dano ao anderson ao ponto de nocauteá-lo ou tirá-lo de combate

e outra, ele não ia largar o cinturação de mão beijada pra outra pessoa, a não ser que realmente não pudesse mais lutar... isso é o que se espera de qualquer pessoa que chegou ao topo

Mas ai você isola uma luta só do cara, Vitor falou besteira e deitou no primeiro round, Demian coitado, uma das maiores humilhações que eu já vi, o oponente parar de te bater e mesmo assim o cara não conseguir fazer nada.

Mas como essas coisas são muito subjetivas pra definir vamos deixar pra ver depois da próxima luta deles, mas continuo achando Sonnen Overrated.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...