Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

po, eu quando vejo falar que os joelhos nao devem passar a linha da ponta dos pés; nao entendo.

para saber se meus joelhos ultrapassam esta linha como devo avaliar:

1- olhando para um espelho (dificilmente qualquer um aqui do forum consiga fazer este equilibrio, para entenderem faça a simulaçao no espelho) ou

2- olhando do meu angulo de visao (os olhos para baixo), conforme desço vejo meus pes a frente de meus joelhos, logo esta certo

No meu entendimento o problema não é os joelhos passarem da linha dos pés (vistos de lado). Se o seu agachamento for profundo, você terá que flexionar bastante os tornozelos, e os joelhos talvez passem da linha dos pés:

plate-squat.jpeg

Isso não é problema. Por outro lado, eu vejo muitas pessoas agachando sem ao menos chegar até paralelo, com os joelhos à frente dos pés. Isso acontece porque estão fazendo errado o agachamento; ao invés de jogarem os joelhos para fora, estão jogando para a frente, ficando em uma posição parecida com essa (não encontrei outra foto parecida, mas dá para ter uma boa ideia).

Publicidade

Postado

é isso mesmo que queria saber mpcosta, se sou só eu que faço e penso desse jeito. Entao e perfeitamente normal que os joelhos ultrapassem esta linha principalmente quando agachamos mais fundo. Mas e melhor controlar eles o mais para tras possivel diferente da tiazinha da foto

Eu fazia ate os 90° sem deixa o joelho passa a linha olhando de lado, e ficava sem uma base de equilibrio completa. Detalhe, as costa tendem a fica meio que para quase paralelas ao chao.

Agora nao olho mais para os lado, olho levemente para o chao ao agachar para ver se consigo ver a ponta dos pes a frente do joelho.

Valeu mpcosta, e tudo nois

Postado

Putz, essa imagem final que o MP postou é punk, prevejo problemas futuros pra senhorinha! E essa primeira é uma boa pra ir se acostumando com a posição correta.

Um causo de agacho: ontem um cara fazia agacho no Smith (aiiiii, dói só de falar) com 40kg de cada lado e ria de mim enquanto falava com um amigo (meio escondido, é claro) porque estou começando a fazer front squat com 15kg cada lado, pra pegar o jeito (sempre dá vontade de pender o corpo pra frente e segurar a barra é complicado pacas). Deu aquela velha vontade de tascar 120kg e fazer agacho low bar, mas pensei "Stockton, você é mais forte que seu orgulho... você não vai trollar seu próprio treino por conta desse babaca", aí relaxei e deixei o cara (imenso, diga-se de passagem) seguir na ignorância dele.

Moral da história: nunca é tarde para lembrar, treine e agache para si, não para os outros.

• 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
Postado (editado)

Ótimo tópico, ressuscitando a discussão, teria algum problema em agachar além da linha que deixa as coxas paralelas ao chão? Por que sempre fiz dessa forma:

agachamento-reto.jpg

BackSquat_145kg_Julho2013.jpg 

Editado por Sabirila
  • 9 meses depois...
Postado

Agachamento Olímpico

Pratico há um bom tempo exercícios de alongamento e mobilidade. Sinceramente até que removi uma boa parte do butt wink (arredondamento da lombar) e consegui quebrar a paralela. Em resumo, para powerlifting já dá pra começar a brincar. Porém eu preciso de um tênis apropriado. O sobressalto de fábrica desse tênis o padrão que tem por aí: 0.75', o que dá em nosso sistema de unidades mais ou menos 1,9 cm.

Porém, na minha humilde opinião, o agachamento olímpico é diferente do agachamento high bar e os dois vídeos deste post foram apresentados para evidenciar uma das diferenças que é o tronco ereto. Esse agacho aí do Torokhtyiy, por exemplo, é realizado de um jeito tal, que, caso ele queira usar uma carga menor, poderá fazer um BNP (Behind-the-Neck Press) quando estiver no final da excêntrica, lá embaixo, isto é, o tronco está de tal forma ereto que o movimento do BNP consegue ser realizado!

E aí foi que começa a treta, motivo desse post, que peço ajuda aos mais experientes.

Como já relatei, eu consigo realizar o agachamento de acordo com as regras do PL. Porém, pra fazer o agachamento olímpico, eu precisei colocar um sobressalto externo ao já existente no tênis de LPO, gerando um total em torno de 3,2 cm.

A alegria foi fora do normal ao poder realizar o agachamento olímpico com esse puta sobressalto de 3,2 cm. O agachamento sai inclusive bem mais natural. Consegui realizar o BNP no final de excêntrica, enfim, tudo de bom.

Mas, como alegria de pobre dura pouco, eu ando sentindo uma dor no ligamento patelar depois do treino. A dor perdura o dia inteiro em que eu preciso agachar, some e volta nos dias em que eu preciso agachar novamente. O agravante disso é que estou usando cargas sub-dosadas até conseguir acertar bem a técnica.

E agora? Retiro esse sobressalto adicional ou as dores no ligamento patelar somem com o tempo? Há que tipos de riscos? Alguém já passou por isso?

Postado
16 horas atrás, Vecchio disse:

Agachamento Olímpico

Pratico há um bom tempo exercícios de alongamento e mobilidade. Sinceramente até que removi uma boa parte do butt wink (arredondamento da lombar) e consegui quebrar a paralela. Em resumo, para powerlifting já dá pra começar a brincar. Porém eu preciso de um tênis apropriado. O sobressalto de fábrica desse tênis o padrão que tem por aí: 0.75', o que dá em nosso sistema de unidades mais ou menos 1,9 cm.

Porém, na minha humilde opinião, o agachamento olímpico é diferente do agachamento high bar e os dois vídeos deste post foram apresentados para evidenciar uma das diferenças que é o tronco ereto. Esse agacho aí do Torokhtyiy, por exemplo, é realizado de um jeito tal, que, caso ele queira usar uma carga menor, poderá fazer um BNP (Behind-the-Neck Press) quando estiver no final da excêntrica, lá embaixo, isto é, o tronco está de tal forma ereto que o movimento do BNP consegue ser realizado!

É uma visão interessante, porém, pode estar equivocada(veja que disse PODE e não que está).

A postura de cada um dos atletas durante o squat é somente a mais vantajosa mecanicamente e nada tem a ver com a possibilidade ou não de se fazer um BNP.

É possível que o próprio Torokhtiy não o consiga direito, tendo em vista a distância do grip dele pra Snatch.

E aí foi que começa a treta, motivo desse post, que peço ajuda aos mais experientes.

Como já relatei, eu consigo realizar o agachamento de acordo com as regras do PL. Porém, pra fazer o agachamento olímpico, eu precisei colocar um sobressalto externo ao já existente no tênis de LPO, gerando um total em torno de 3,2 cm.

A alegria foi fora do normal ao poder realizar o agachamento olímpico com esse puta sobressalto de 3,2 cm. O agachamento sai inclusive bem mais natural. Consegui realizar o BNP no final de excêntrica, enfim, tudo de bom.

O salto deixa o corpo em uma posição mais vantajosa pra isso, principalmente por aliviar quaisquer problemas de dorsiflexão que possa ter, e transferir certas forças mecânicas.

Pra quem tem problema de mobilidade é muito difícil - pode até não conseguir - reproduzir o movimento do squat com oly shoes, sem eles. Eu não consigo.

Mas, como alegria de pobre dura pouco, eu ando sentindo uma dor no ligamento patelar depois do treino. A dor perdura o dia inteiro em que eu preciso agachar, some e volta nos dias em que eu preciso agachar novamente. O agravante disso é que estou usando cargas sub-dosadas até conseguir acertar bem a técnica.

E agora? Retiro esse sobressalto adicional ou as dores no ligamento patelar somem com o tempo? Há que tipos de riscos? Alguém já passou por isso?

O ideal é que você filme sua execução pois N fatores podem estar promovendo essa dor.

De fato, pode não ser tão simples assim "coloquei o salto agachei", na maioria dos casos você precisa modificar posições, afastar mais os pés, aproximar, iniciar o movimento mais por x articulação ou por y, e isso pode estar impactando em seu problema.

Postado
1 minuto atrás, debew disse:

Eu ia levar o lifter hoje no sapateiro pra tirar o gato (um salto de sapato comum que eu pedi pra colocar... ficou feio demais).

Mas eu vou pensar nisso aí que você comentou transformando em algumas ações:

1. Vou reduzir o quociente entre quad/isquios, tanto em reps quanto em carga. Não gosto muito do Paulo Gentil, mas quando ele escreveu um negocinho sobre o desequilíbrio nos exercícios que envolvem esses músculos pode causar dores na região patelar e eu achei bem coerente;
  2. Vou checar, confesso que não verifiquei, isso aí que você comentou: uma stance bem ajeitadinha mesmo, em termos de afastamento entre pés e o principal, que comecei a desconfiar: a ponta dos pés apontar para onde os joelhos estiverem também apontando;

O que eu sei é que eu não quero mais largar os olys. Não me pergunte o porquê. Parece um vício.

ps: esse lance aí do BNP é só uma guerrinha que eu faço com os colegas. Moçada pira tentando fazer essa porra. Não quis dizer que é condição excludente. Mas uma coisa é certa: quem faz um BNP no fim da excêntrica no agacho, sem precisar se ajeitar de forma adicional, com o tronco ereto, congeladinho, como que se nada estivesse acontecendo, é quase certeza de que consegue realizar um snatch bonitinho kkk

Valeu Debew

Postado

Tome cuidado com salto muito grande, eu comprei uma sapatilha Do Win com 4cm de salto, e logo após agachar eu sempre ficava com dores no joelho, então resolvi remover o salto adicional deixando a sapatilha com 2,5cm (o tamanho original).
Isso melhorou tanto o movimento como minhas dores no joelho :rolleyes:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...