Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agua Durante As Refeições - Mito Ou Não


antonny p.

Posts Recomendados

O que acontece é que os liquidos tem uma espécie de "passagem direta" pelo estômago, ficando muito menos tempo nesse órgão que os alimentos sólidos. Quando se ingere líquido junto com as refeições ele leva junto alguma quantidade de alimento prejudicando sua digestão e absorção, como o estômago só digere proteínas essas serão levadas junto.

Os endocrinologistas não recomendam ingesta de água num intervalo de 30 minutos antes e depois das refeições por que isso poderia aumentar a fome, devido a má absorção dos nutrientes, mas uma vez li um artigo que comparou dois grupos fazendo uma mesma dieta e um deles ingeria agua, esse grupo perdeu mais peso que o controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

cara sinceramente eu acho q isso é mito, mais vou procurar me informar melhor sobre isso... Pq alias, se nao pode tomar agua na hora da comida, pq pode depois de meia hora? em meia hora o corpo ainda estará processando os alimentos ingeridos na refeição anterior, entao a diferença seria mÍnima pra quem toma na hora da refeição, nao acredito q fará muita diferença nao.

Editado por ippo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sinceramente eu acho q isso é mito, mais vou procurar me informar melhor sobre isso... Pq alias, se nao pode tomar agua na hora da comida, pq pode depois de meia hora? em meia hora o corpo ainda estará processando os alimentos ingeridos na refeição anterior, entao a diferença seria mÍnima pra quem toma na hora da refeição, nao acredito q fará muita diferença nao.

Então, a água não altera a absorção na físico-química do metabolismo mas sim mecanicamente, como a água tem passagem direta acaba levando um pouco de alimento consigo que não será totalmente digerido, 30 minutos é um tempo médio que se calcula que a primeira fase da digestão, que é a permanência no estômago já terminou e a partir dai não tem mais o que ser levado com a água.

Parece dificil de acreditar, eu também acho haha, mas depois que li o artigo acho que tem algum fundamento. Vou procurar o artigo e postar aqui depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso de outro jeito, nunca li nada a respeito:

Acho que por conter ácido no estômago, se você colocar água vai "aguar" o ácido e ele perder um pouco sua propriedade.

Se estiver errado, me corrijam.

Abraços.

Ele só vai ficar diluído, o que pode atrasar um pouco a digestão... isso pra algumas pessoas (eu por exemplo) acaba por dar azia.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele só vai ficar diluído, o que pode atrasar um pouco a digestão... isso pra algumas pessoas (eu por exemplo) acaba por dar azia.

Abraço

Entendi, mas agora também fiquei na duvida quanto a consumir água durante uma refeição...

Geralmente tomo um copo de Ades.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a água não altera a absorção na físico-química do metabolismo mas sim mecanicamente, como a água tem passagem direta acaba levando um pouco de alimento consigo que não será totalmente digerido, 30 minutos é um tempo médio que se calcula que a primeira fase da digestão, que é a permanência no estômago já terminou e a partir dai não tem mais o que ser levado com a água.

Parece dificil de acreditar, eu também acho haha, mas depois que li o artigo acho que tem algum fundamento. Vou procurar o artigo e postar aqui depois.

mais nao faz sentido a agua levar alguma coisa. Se for por isso, vou parar de tomar meu whey com agua e so com leite, alias, tem q ser desnatado ne, pq se for em pó ia ter q por agua tbm. Isso é meio sem nexo.

editado, achei o resumo q queria falar: "Como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de “vazio” o que leva muitas vezes a termos fome passado pouco tempo da refeição, um factor que pode leva-la a aumentar de peso. Procure beber água fora das refeições para que tal não aconteça, de preferência 30 m antes e depois das refeições."

Editado por ippo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que posso te dizer é que minha digestão melhorou muito depois que parei de beber água nas grandes refeições, almoço e jantar no caso. Agora eu tomo 500ml de água 1h antes e 1h depois depois de todas as refeições e meu estômago tá digerindo mais rápido.

Acho que é pelo mesmo motivo que o PMarcos disse:

Eu penso de outro jeito, nunca li nada a respeito:

Acho que por conter ácido no estômago, se você colocar água vai "aguar" o ácido e ele perder um pouco sua propriedade.

Se estiver errado, me corrijam.

Abraços.

Essa da água 'levar' os nutrientes eu nunca iria nem imaginar, espero que num seja verdade... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×
×
  • Criar Novo...