Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Excelente post craw.

Espero q aqueles q descordavam 100% do q o bassitos falou, leiam com um minimo de atenção.. se possivel claro.

Continuo discordando os 100% até pq essas classificações pelo o q eu sei, são b.a.s.e.s. são somente um monte de características organizadas pra ajudar as pessoas, e ele usa generalização ignorando t.u.d.o. sobre metabolismo e pondo culpa na preguiça de algumas pessoas.

Ou seja, pelo argumento do Bassitos, nao é que a pessoa É ecto, mas sim que ela está vivendo um contexto que a mantem parecendo ser ecto. Idem pra endo: geralmente endo come mais do que imagina E tem algum problema hormonal. Coloca o cara em uma dieta com deficit calorico bem montada e arruma o quadro hormonal da pessoa de alguma forma... muito provavelmente em 6-12 meses ela vai estar parecendo mesomorfa. Se arrumando dieta + hormonios a pessoa consegue mudar tanto assim (tanto o ecto quando o endo), entao ela era realmente ecto/endo ou estava apenas mantendo um estilo de vida/afins que a levasse a acreditar naquilo?

Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse.

Pela logica, nao teria como um endo atingir tal BF ou um ecto, magricelo e esqueletico, conquistar tal titulo.

Pode ser ignorancia minha, mas até hoje em tdo o q eu vi sobre essas classificações, elas não dizem que ecto nunca vai crescer, ou q endo nunca em hipotese alguma vai poder ter um BF de 5% pelo contrário elas só dizem que endo tem mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e pra tais coisas e ecto mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e para outras coisas e inclusive algumas fontes dão até dicas de treinos e etc q na teoria funcionam melhor pra cada biotipo.

Editado por Nika

Publicidade

Postado

Toda generalização é burra.

Por isso que eu nao acho tao util tais classificacoes. Vamos supor que eu sou um personal e chega um gordinho (sem preconceitos, pelamor) pra treinar comigo. Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

OOOOU eu posso ignorar que, só porque ele é gordinho entao ele é endo, e: manda o maluco prum hemograma completo e arruma T3/T4/estradiol/testo/cortisol/qualquer-hormonio-zuado-que-ele-tenha, coloca numa dieta razoavelmente em deficit e simplesmente manda o cara treinar com pesos. Ponto. Resolvi o problema do cara da mesma forma, nao impus uma rotina chata pra cacete desnecessaria, obtive resultados e fim de papo. Unica coisa que eu fiz foi ignorar as direcoes que a classificacao "endo" atribui e parti pra um approach baseado no metabolismo/estado da pessoa no momento que ela chegou na minha frente. Nao precisei presumir que ela seja endo/ecto (até porque, pra constatar qual dos tres a pessoa realmente é, tem que fazer uns exames bem especificos) e nem a obriguei a seguir alguma coisa baseada no que eu IMAGIIIINO que ela seja.

Postado

craw, falou tudo que eu queria falar

o bassitos falou bem isso ae, a galera que entende tudo às avessas

pra variar né, mas eu juro que as vezes parece que entendem o que a pessoa disse, mas distorce de proposito!

craw disse tudo.

Postado

Nika, postei antes do seu edit, por isso nao respondi o seu segundo quote.

Pelo o que o Bassitos disse, ele nao exclui aquilo, apenas mudou de posicao: nao é que o ecto come 5000 cals e nao engorda enquanto o endo com 5000 e vira uma bola; ele sabe que isso acontece, só nao acha que tem a ver com ecto/endo/meso, mas sim com o metabolismo da pessoa. Ex: hoje eu posso comer 5000 cals e nao engordar porque treino 12x/semana, sou novo e tenho dieta TOP; daqui 10 anos eu como 5000cals e engordo 20kgs porque meu metabolismo já está mais lento, meus hormonios tao decaindo e eu treino menos. As mesmas 5000cals, na mesma pessoa. Em um momento, essa ingestao calorica resulta em um cara grande e seco; em outro, num gordo. Isso significa que o BIOTIPO da pessoa mudou? Nao. O metabolismo e circustancias mudaram. O biotipo é o mesmo.

Isso que ele quis dizer (ou que eu entendi pelo menos AHUAHUHUA).

Postado

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Postado

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Nao sei se deu tempo de ler meu ultimo post Rafael, mas é a mesma resposta. Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo. Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Postado

Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

A questão é o metabolismo da pessoa. Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Postado

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Depende. Supondo que estamos tratando de um endo com metabolismo/hormonios zuados sim; se eu manipular os hormonios do endo e o metabolismo, nao leva muito tempo pro endo emagrecer com mais facilidade do que o ecto. E ok, mesmo que voce esteja certa: nao foi o biotipo em si que definiu essa diferenca, mas sim o metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

O problema é que biotipo nao só leva em consideracao o metabolismo da pessoa NAQUELE momento, mas sim impoe uma serie de direcoes a pessoa; como o volume de treino que teoricamente vai ser melhor pra ela (como voce mesmo disse no final do post), o metabolismo dela 4ever (como voce ta falando o tempo inteiro: o ecto sempre vai ter mais facilidade em emagrecer) etc. Seguindo a logica que voce está passando, entao é impossivel um endo ter metabolismo mais acelerado do que um ecto; ou um ecto poder treinar com o mesmo volume do que um meso.

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias

Se eu fizer o mesmo o que? Acelerar o metabolismo de um ecto? A troco? É só eu fazer o processo inverso com o ecto e pronto, resultado inverso... o ecto que precisava de 5.000cals pra engordar, por ex, agora passa a engordar com 3.000. E ai volta pro problema: se voce quer classificar um ecto em ecto, como voce explica este tendo mais facilidade em engordar do que um endo?

e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

De novo, nao necessariamente. É só eu pegar o ecto e mante-lo no mesmo padrao de vida, enquanto mudo a dieta/treino do endo, soco ele em trh (terapia de reposicao hormonal) que, sem dificuldade, eu faco ele precisar de 3500cals/dia, por ex. Ai voce tem uma coisa non-sense: um ecto precisando comer menos do que um endo pra engordar... nao era muito mais simples nao ter classificado nada?

Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Pra mim voce consegue essa mesma b.a.s.e só de olhar pra pessoa. Nao precisa dar classificacao pra ela. Até porque estamos tratando de exemplos extremos o tempo inteiro né, o que me complica e facilita o seu argumento... agora coloque 5 pessoas, uma do lado da outra: todas com 1.75m, todas entre 73 e 76kg, todas com 10% bf. Voce vai classificar como cada uma das 5? Todas tem o metabolismo identico e todas vao seguir a mesma b.a.s.e? Pode ser que ali no meio tenha um meso-endo que se de MUITO melhor com um treino de forca, enquanto um ecto-meso que se muito melhor com um treino de baixo volume...

Na pratica, adiantou o que voce classifica-los? Perda de tempo, na minha opiniao. Se voce quer ter uma b.a.s.e, olha pra pessoa e pronto, nao precisa rotula-la de ecto/endo/meso pra seguir alguma coisa. Se chega um gordinho pra treinar comigo, nao preciso falar "HÁÁ, ENDO! DEFICIT CALORICO!", é só eu falar "HÁÁ, DEFICIT CALORICO!" que dá na mesma. Ai eu descubro que ele era gordinho porque tava comendo mal pra porra e tem algum disturbio hormonal, sendo que na verdade aproxima mais de um meso... nao só deu na mesma eu ter excluido a primeira classificacao, como eu ainda sai ganhando por nao ter classificado erroneamente baseado no shape daquele instante.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Se nao tivesse aquela foto, 95% das pessoas iriam optar pelo silencio ao inves de tentar classificar alguem :D

PS: eristica rolando solta nesse tópico né, discussao total sem necessidade só pra ver quem ganha no final. go go go que eu nao me importo :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...