Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Sei que, muitos já sabem como funciona o organismo depois de um treino, e que precisa de glicose para recuperação muscular. Mas essa matéria explica isso de uma forma simples.

E ainda fala que o leite achocolatado é melhor que maltodextrina.

Como vejo muitos perguntando se pode substituir malto por açucar...mel, blábláblá, então fiz esse tópico para ver se ajuda.

Segue a matéria com a dica:

A força do leite com chocolate

26/10/2010

Fonte: Correio Braziliense

PATRÍCIA BANUTH

Um estudo da American College of Sports afirma que tomar leite com achocolatado após a prática de exercício físico é uma boa forma de acelerar a recuperação muscular.

Segundo um dos pesquisadores, o PhD William Lunn, ingerir a bebida até três horas depois do exercício ajuda na síntese de proteínas musculares, agilizando, assim, o processo de recuperação dos músculos que foram submetidos a uma carga de exercícios físicos.

Testes feitos com oito corredores durante duas semanas mostraram que quem tomou achocolatado teve uma maior reparação das proteínas musculares do que quem tomou apenas leite misturado com um suplemento de carboidrato- como a maltodextrina.

Além disso, a bebida contribuiu para restabelecer mais rapidamente as taxas de glicogênio nos músculos,um tipo de combustível requerido pelo organismo durante o exercício prolongado.

"Para os praticantes de atividades físicas é sempre importante saber de novas opções de bebidas que ajudam na recuperação", destaca Lunn. "O achocolatado é mais barato, se comparado às outras bebidas que também ajudam na recuperação, e é fácil de fazer em casa, o que o torna uma opção viável e saborosa para muitas pessoas", emenda o pesquisador.

Especialistas em NUTRIÇÃO dizem que a pesquisa tem base científica e fisiológica. Segundo eles, ingerir proteínas com carboidratos depois do exercício físico de longa duração acelera, de fato, a recuperação.

"Quando você pratica uma atividade, tem micro lesões no músculo. Para recuperar, é necessário consumir uma fonte de proteína e de carboidrato", explica a nutricionista Danielle Gonçalves.

"Depois do treinamento, você passa por um período de hipoglicemia, que é a diminuição das taxas de glicose na corrente sanguínea.

Se esse nível continuar baixo, o organismo libera o cortisol, um hormônio que faz subir a taxa de glicose", destaca o nutricionista e profissional de educação física Leonardo Rocha de Moura.

"Quando você coloca uma fonte de glicose, como o achocolatado, após a prática de atividade física, diminui o cortisol no sangue e isso ajuda na recuperação muscular.

Uso com cautela

Leonardo Rocha de Moura diz que é preciso analisar cada caso antes de recomendar o leite com achocolatado e tomar cuidado para que o atleta não ganhe peso utilizando essa fórmula. "Na NUTRIÇÃO, a gente tenta diminuir o consumo do chocolate. Só prescreve quando a pessoa tem um histórico de um longo período utilizando chocolate e tem dificuldade de deixar", ressalta. "Eu recomendaria apenas para aqueles que sentem a necessidade do chocolate.Mas isso teria que ser muito bem calculado, porque se você não fizer um balanço calórico de acordo com a ingestão diária da pessoa, ela pode acabar engordando." Ele justifica que o uso não pode ser indiscriminado porque, se houver um excesso de energia o corpo armazena em forma de gordura.

Leonardo também chama a atenção para pessoas com restrição aos componentes da bebida.

"Jamais um diabético ou alguém com problema de lactose, por exemplo, poderia aderir a isso." Danielle completa: "Tem que tomar cuidado, porque cada organismo reage de uma forma.Você precisa de carboidrato e proteína, mas não pode ter alto teor de gordura.

O leite teria que ser desnatado e o chocolate, light".

Sensação revigorante

Mesmo sem saberem dos efeitos que beber um copo de leite com achocolatado pode ter no organismo, algumas pessoas fazem disso um hábito após a prática de exercícios. Elas não conseguem dizer por que isso as ajuda, mas dizem se sentir muito bem. "É como se me desse um ânimo", relata Adolfo Castilho Garcia, 25 anos. Ele conta que muitas vezes tomava a bebida depois dos treinos de judô, esporte que praticava até cerca de um ano atrás, época em que quebrou a clavícula e teve de parar.

"Sentia que dava resultado mais rápido do que quando ingeria outra coisa. Não ficava me sentindo tão mole depois dos exercícios", resume o designer gráfico. Hoje, Adolfo faz apenas academia e afirma que já não bebe tão frequentemente o leite com achocolatado. Lembra, porém, que sentia apenas benefícios ao tomar a bebida. "Eu nunca engordei por fazer isso. Utilizava leite desnatado, mas o achocolatado era comum. Não gostava de fazer uma refeição pesada no período da noite, quando eu voltava dos treinos, e essa era uma opção fácil e eficaz para eu repor as minhas energias", relata.

Site: http://www.cfn.org.b...idconteudo=1288

Publicidade

Postado

GOSTEI!!

Eu tenho um certo receio, pq tomo em média 750ml de leite desnatado ao dia e a cada 250ml coloco uma colher de sopa rasa só para dar gosto.

Mas ainda prefiro Óleo de coco extra virgem + Whey no pós treino.

Postado

Nao vejo pq nao, só tem que saber que nao é tudo mil maravilhas tbm, mas da pra usar

Sim, mas dei a dica pra quem diz nao ter malto e quer substituir por outra coisa.

Normalmente as mães já compram achocolatado sem a gente ter que pedir! :P

Postado

Tanto tempo usando malto que fico com receio de retirar ele do pós.. mas, quando uso o whey bulk no pré treino eu mando com leite+achocolatado sim..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...