Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Mandachuva - Powerbuilding, Experimentações E Práticas Não-Ortodoxas


mandachuva

Posts Recomendados

Cara, isso que você falou é verdade em relação ao supino apenas. Realmente não tem porque ficar usando boards de várias altura no treino. Eu achei vários artigos do dave tate, do jim wendler e de outros levantadores da WSB, que dizem que os boards pra quem treina RAW seriam os de 5 cm e de 7,5 cm apenas.

Mas quanto a frequência dos levantamentos eu já discordo um você. Dá pra fazer muita coisa diferente e com a amplitude completa nos dois dias (ou que trabalha a parte baixa do movimento) . Por exemplo no supino, floor press, floor press com pegada reversa, boards de 5 e 7,5 cms como já falei acima, supino inclinado, o militar, supino com a barra grossa, supino com a barra suiça, supino com a pegada reversa, séries até a falha completa com halteres... Enfim, tem muita coisa pra se fazer.

E quanto a DE, é nesse dia que se cuida da técnica e explosão. No dia DE de supino, você vai ter que fazer o supino, e isso já cuida da parte baixa do movimento - geralmente quem tem deficiência nessa parte tem falta de explosão - e da técnica. O mesmo vale para o dia de agacho/terra. Pois fazer o box squat é a mesma coisa que um squat normal e a mesma coisa se aplica ao terra dinâmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

E outra coisa ainda sobre os dias de DE, muita gente que esses dias são dias de treino leve, regenerativo, mas não percebem que esse dia de treino é tão pesado quanto um dia de treino ME. A tonelagem de cargas levantadas nesse dia - DE - é a mesma, senão maior que a levantada no dia de ME.

Exemplificando o que eu falei acima, vamos tomar como exemplo uma pessoa que supina com 100kg para a RM. No seu dia de treino ME, a tonelagem é a seguinte:

1x5 = 20kg (100kg)

1x5 = 40kg (200kg)

1x3 = 60kg (180kg)

1x3 = 80kg (240kg)

1x1 = 90kg (90kg)

1x1 = 95kg (95kg)

1x1 = 100kg (100kg)

Tonelagem total = 1005kg

Agora o dia de DE:

1x5 = 20kg (100kg)

1x3 = 40kg (120kg)

8x3 = 60kg (1440kg)

Tonelagem total = 1660kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente eu venho refletindo quanto ao uso de parcias altas também, e venho cada vez mais chegando a conclusão que elas são muito válidas em WSB. Primeiro porque você nunca fica sem treinar a amplitude completa do movimento por um período muito longo, pois todo treino DE, em tese deveria ser treinado com movimentos de amplitude completa. Por último, pois ao manusear cargas bem acima da RM, ajuda no fator de estabilização, fortalecimento de tendões e articulações e não há nem o que se discutir quanto aos benefícios em matéria psicológica/neural que trazem esse manuseio. Eu não inclui ainda os boards de vez no meu treino, porque não achei um maldito marceneiro que faça pra mim.

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso que você falou é verdade em relação ao supino apenas. Realmente não tem porque ficar usando boards de várias altura no treino. Eu achei vários artigos do dave tate, do jim wendler e de outros levantadores da WSB, que dizem que os boards pra quem treina RAW seriam os de 5 cm e de 7,5 cm apenas. Mas quanto a frequência dos levantamentos eu já discordo um você. Dá pra fazer muita coisa diferente e com a amplitude completa nos dois dias (ou que trabalha a parte baixa do movimento) . Por exemplo no supino, floor press, floor press com pegada reversa, boards de 5 e 7,5 cms como já falei acima, supino inclinado, o militar, supino com a barra grossa, supino com a barra suiça, supino com a pegada reversa, séries até a falha completa com halteres... Enfim, tem muita coisa pra se fazer. E quanto a DE, é nesse dia que se cuida da técnica e explosão. No dia DE de supino, você vai ter que fazer o supino, e isso já cuida da parte baixa do movimento - geralmente quem tem deficiência nessa parte tem falta de explosão - e da técnica. O mesmo vale para o dia de agacho/terra. Pois fazer o box squat é a mesma coisa que um squat normal e a mesma coisa se aplica ao terra dinâmico.

O floor press já não é amplitude completa, por exemplo. Mas enfim, como eu disse, a idéia do método conjugado é ótima, eu só não concordo com a frequência dos levantamentos principais. O dia de DE não vai cuidar da parte baixa do movimento, porque quando você for levantar 1RM a brincadeira é outra completamente diferente. Explosão com 50% da sua carga não vai melhorar sua explosão com a carga total. Isso é apenas uma forma de manter o treino intenso, mesmo com cargas submáximas. Eu acho o dia de DE importantíssimo, pois é um treino regenerativo (e é mesmo, tanto do SNC como das fibras lentas) e como você bem explicou, com volume alto.

Falando em supino, danilo e manda, tem algum video da tecnica que vcs usam? Eu to querendo trocar minha tecnica e como sei que existem varias, queria ver qual me adapto melhor.

Fala camarada. Assiste aquela série de vídeos "So you think you can bench", tem tudo lá. As minuciosidades da técnica que você vai usar, posição de pés, pegada e tal são os detalhes que você vai precisar testar e ver como se adapta melhor, mas o básico tem nesses vídeos que eu citei.

Mandachuva eu discordo cegamente de voce, quanto as parciais altas (principamente boards) mesmo sendo pra raw. Eu treino quase sempre com boards de até 25cm e meu supino não é fraco. Mas não vou ficar influenciando ninguem, pois voce talvez não vá tão bem quanto eu, fazendo a mesma coisa que eu fiz, então está mais que certo testar as teorias que acha que são validas. E o que o Danilo disse é verdade, apesar da intensidade ser mais baixa nos dias DE, a tonelagem é mais alta. E a força imposta na barra que tem 50% da RM, deve ser a mesma de que se tivesse com 100% da RM, o esforço tem que ser o maximo possivel com aquela carga.

Julio, eu não disse que não funciona. Eu só acho que não traz tanta vantagem assim e não é tão necessário treinar com boards sempre. Meu único ponto de discordância com o método do WSB é quanto à frequência dos levantamentos completos mesmo.

Ultimamente eu venho refletindo quanto ao uso de parcias altas também, e venho cada vez mais chegando a conclusão que elas são muito válidas em WSB. Primeiro porque você nunca fica sem treinar a amplitude completa do movimento por um período muito longo, pois todo treino DE, em tese deveria ser treinado com movimentos de amplitude completa. Por último, pois ao manusear cargas bem acima da RM, ajuda no fator de estabilização, fortalecimento de tendões e articulações e não há nem o que se discutir quanto aos benefícios em matéria psicológica/neural que trazem esse manuseio. Eu não inclui ainda os boards de vez no meu treino, porque não achei um maldito marceneiro que faça pra mim.

Exatamente! Treinar lockout não é necessariamente pra fortalecer essa amplitude, e sim todos os musculos/tendões inteligados no movimento e principalmente o sistema nervoso. Imagina o blackout que não da no SNC, treinando com cargas 20-30% acima da RM, numa faixa de amplitude de 5cm. As adaptações neurais são muitas. Tem muitos beneficios ao se treinar com essas amplitudes. E um dos que eu tambem considero importante é a confiança de ja ir lidando com cargas maiores que a RM, então ja tendo pego peso acima do seu maximo completo, voce vai ter mais confiança na hora de quebrar um recorde.

O Rippetoe fala isso também e eu concordo com vocês. As parciais altas têm sua utilidade sim, mas não acho que devam ser a base do treino. Eu acho mais vantajoso fazer lockouts como assistência e com a maioria das séries na faixa de 3RM, por exemplo, com algumas poucas séries de 1RM.

Editado por mandachuva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi seu ponto, e novamente não vou tentar te influenciar em nada.

No meu treino as parciais ainda continuam sendo a base para ME. É raro eu fazer algum dos movimentos completo. Isso acontece a cada 8-12 semanas (ou antes, dependendo) pra bater um recorde completo.

O que eu faço É usar o próprio levantamento completo como auxiliar. Tipo auxiliar de supino: supino! As vezes com low reps e as vezes com mais reps (atÉ 30-40)... Com isso eu aumento o tempo sob tensão do musculo, e assim como outros auxiliares tambem ajuda na taxa de desenvolvimento de força. Mas normalmente tem parciais no ME e auxiliar, e assistencia com outros movimentos aí sim completos.Ja no DE daí É sempre o movimento completo, a unica variação que acho que da pra fazer É por bandas e correntes, mas sempre na amplitude maxima.

Pontos de vista diferentes hehehe.

É uma outra opção tambÉm. Pode ser interessante.

Por enquanto eu vou fazer desse jeito que eu falei. Parciais no supino por enquanto vou fazer o floor press e jm press e quero investir nos pause benchs. O Box squat vai ser sempre na mesma altura e o deadlift vai aparecer mais vezes como principal tanto no DE como no ME. E como eu falei, tentar tirar a RM nos principais 1 vez por mês.

Não É uma mudança tão grande no esquema do WSB, mas acho que vai funcionar melhor pra mim.

Edit.:

Só pra responder ao Aless, que acabei pulando.

Como você falou, agora começou o ano. Os treinos estão engrenando, voltei a jogar meu futebolzinho, minha GPP já evoluiu absurdamente nessas 3 semanas (eu ganho condicionamento absurdamente rápido). A dieta que ainda não engrenou, eu to sem saber se aumento as calorias ou não. Por enquanto venho seguindo o protocolo de recomp da LG, só que com 8h de overfeeding nos dias ON e 4h nos dias OFF.

Agora mesmo eu to em jejum desde 22h de ontem só à base de cafÉ e só devo fazer minha primeira refeição lá pras 19h. "Você É louco, vai catabolizar atÉ a morte!" Sim já ouvi isso hoje. Já me recomendaram 17 artigos explicando porque o cafÉ da manhã É refeição mais importante do dia. Bla, bla, bla.

Vou tirar minhas medidas semana que vem, mas eu to nesse dilema sobre a dieta porque agora eu tenho um 4-pack bem marcado e isso É muito legal, hehe. Em 1 ano e meio de IF eu consegui sair de 12-13% pra quatro gomos no abdômen sem passar fome, sem usar nenhum termogênico e sem perder praticamente nenhuma medida. Agora eu to com um meltdown lá em casa e na dúvida se uso logo ou se deixo pra usar mais pra frente.

Ontem eu consegui as primeiras PRs do ano, 1xBW no desenvolvimento, 5rm no pendlay row. Tô bem animado.

Editado por mandachuva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você, você, você, você, você, você, você...

Sim, estou aqui para brincar um pouquinho. Andava com saudades de ti, mas sem tempo e andei lendo muitas coisas. Ri muito e creio q está precisando se benzer. Nessa do carro fiquei imaginando sua cara (que não conheço), mas ainda assim ri alto.

Olha, já que teu ano começou agora, joga umas flores para Iemanjá, sobe as escadarias da Penha de joelho, se benze com água benta, toma johrei, ou uns passes, mas se livra dessa uruca que vem te acometendo. Olha, dei diversas opções, para vc notar que não sou mente fechada.

Sobre sua dieta, eu digo: "Vai catabolizar!!!!", kkkkkk, mas isso é problema seu e não meu, então tudo bem.

Te conto que eu era paranóica, mas já consegui desmistificar um pouco. Hoje eu até consigo ficar um pouquinho sem comer, sem achar q catabolizo, mas se passar muito o fantasma aparece e fica me perseguindo. Daí ele junta com a bendida da fome e lá vou eu comer. Confesso q não seguiria um padrão desse.

Ah, como eu disse, não passava aqui há algum tempo, mas um dia sempre apareço, porque não te esqueço.

Bj da Fê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...