Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

então aquela historia de nunca passar os joelhos da linha dos pés é furada né?

pq ja q eu faço 2 agachos por semana , to pensando em mandar em low e outro high. um focado em mais posterior outro em mais quadriceps, to certo?

Na verdade é e não é. Passar o joelho da linha da ponta dos pés é perigoso? É. É a posição que mais põe pressão sobre a patela e meniscos. Mas não dá pra agachar tão profundo quanto um Olifter sem passar os joelhos da linha da ponta dos pés, e mesmo assim, como esse pessoal consegue manter os joelhos saudáveis? Rotação externa do fêmur + rotação interna da tíbia, não que necessariamente dê pra fazer os dois ao mesmo tempo, mas o segredo tá nisso:

Img214534623.jpg

http://flic.kr/p/8GACYb

EDIT: Achei uma foto que demonstra o que eu falo mais abaixo

Coach-Dan-John.jpg

O agacho high-bar, olímpico, frontal ou com peso sobre a cabeça são os tipos de agacho no qual você necessariamente agacha pra baixo. E aí os seus joelhos tendem a ir pra frente, em geral por falta de mobilidade (nos tornozelos e nos adutores) e ativação da cadeia posterior, quando na realidade deveriam fazer a rotação externa, como se você buscasse a posição vara dos joelhos ("como se buscasse", não é exatamente isso que a gente quer). Isso, além de ser uma posição muito mais saudável pros meniscos (e o joelho todo), faz (quero que vejam a segunda foto que eu postei o link) os joelhos, vejam só, não passarem da linha da ponta dos pés. O que não é só uma coincidência, óbvio. E o que também não é obrigatório, mas mesmo assim a rotação externa tá presente.

Além disso tem o fator de que você tem, fazendo a rotação externa, também uma força tensional mecânica muito maior.

Sobre os pés apontarem pra frente de preferência, o que se tem é que, devido a falta de mobilidade, a maioria dos atletas tende a perder o arco do pé e acabam fazendo a concêntrica com os joelhos em posição valga, perdendo a rotação externa. Mas aí cai numa encruzilhada, porque se o sujeito perde o arco do pé na concêntrica com os pés voltados pra fora, você volta os pés pra posição neutra e os joelhos vão trabalhar em linha reta, o que põe o stress na patela e meniscos como já disse antes, isso porque não tem mobilidade pra rodar os joelhos pra fora.

Eu fico mais do lado do Craw quanto ao agacho a se usar. E olha que eu tenho condromalácia. Prefiro o high-bar, e mais ainda o frontal, pra se trabalhar pernas. Porque se você for ver a quantidade de estímulo muscular que a cadeia posterior tem, e com o baita exercício que é o terra, o que mais falta pra gente é um agacho pra quadríceps. Fora que a mobilidade que o HB ou frontal demandam se traduz em muito mais aptidões do que o low-bar.

Editado por Quisso

Publicidade

Postado

Bem, agradeço a td mundo por expor opnioes principal mente Julio/craw/quisso....eu executei hj o agacho com low bar na posição de um PL e veja q ironico...n foram as pernas nem joelho nem lombar q me trouxeram problemas....foi o ombro posterior no qual eu ja estava notando falta de força qnd comecei usar o supino com a barra descendo no peito, ainda vou decidir como fortalecer os ombros, s evou diminuir o peso no supino e trabalhar apenas isso pra n ter q adicionar mais exercicios ou se vo jogar um isolador como crucifixo inverso na minha rotina, enquanto isso vo voltar pra forma q eu estava fazendo High bar e descendo um pouco abaixo da minha cintura,provavelmente devo mudar isso par ao agacho olimpico completo dentro de algum tempo ou voltar a tentar o low bar PL

Postado

baralho Quisso arrepiou nesse post.

isso acaba com aquela historia de lascar os joelhos se passarem da linha dos pés.

Mas mesmo assim vou continuar com o low bar, não tenho mobilidade pra fazer o high como o cara da segunda foto :tired:

Postado

Quisso manter os pé voltados para frente é uma dica para manter a rotação externa dos joelhos. Muita gente que começa agachar sumo acaba com as pernas mais abertas que a flexibilidade permite e para compensar acaba rodando os pés para fora o que acaba criando rotação interna e pressão nos joelhos, não é que não se pode agachar com os pés voltados para fora, mas sempre os joelhos terão de ficar em um angulo maior do que o dos pés, por isso a dica, com os pés paralelos a não ser que eles estejam caindo para dentro vão estar corretos

• 1 mês depois...
Postado

Fiz um experimento e deu certo, "ao menos pra mim": coloquei uma tábua no rumo dos pés, até a altura do joelhos, pra me certificar q os joelhos ficariam na mesma linha do pé. E tentei agachar com peso baixo, pra focar bem na técnica, e comprovei o o Quisso disse, se eu rotacionar as pernas pra fora consigo agachar bem, sem passar o joelho na frente dos pés. E sinto o músculo q quero focar, o posterior da coxa, e sinto ainda mais se usar low bar. E ainda "forço" a lombar a se alongar pra trás, ficando numa posição muito confortável e favorável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...