Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento Profundo Atg E Incomodo/dor No Joelho.

MaikoID

Posts Recomendados

Olá,

Estou preocupado com a execução do meu agachamento pois comecei a sentir um incômodo no joelho esquerdo depois que passei a fazer agachamento profundo.

Antes eu realizava agachamento 90~110º com 45Kg cada lado então li a respeito do agachamento afundo e seus respectivos argumentos defendendo que não prejudicaria as articulações de modo algum se bem executado, logo, comecei a fazer. Comecei com bem pouco de cada lado pra me adaptar a execução 15Kg cada lado e fui aumentando aos poucos a carga até consegui fazer, pelo que acredito, a execução bem perto da perfeição.

Agora que estou para passar aos 40Kg de cada lado eu estou sentindo que o incômodo que eu tinha no joelho esta virando uma dorzinha leve, mesmo sem peso eu sinto como se tivesse algo estranho no joelho como se fosse uma lesão querendo se formar.

Vou tentar descrever do que eu lembro antes de fazer cada série, se eu continuo a fazer isso nas últimas repetições já é outra história =D.

- Uso low bar ou high bar agora pra mim tanto faz, minha lombar já fortaleceu o bastante;

- deixo os pés afastados um pouco mais que a linha do ombro;

- abro um pouco os pés pra fora;

- hiper-extendo a lombar jogando bem o quadril para trás

- agacho até o fim ou muitissimo próximo disso, meu joelho da um estalinho

- na fase concêntrica levanto o quadril e jogo as costas pra frente, durante o movimento vou voltando a lombar pra seu lugar pra não força-la.

- tento fazer a fase excentrica devagar quando chegar perto do movimento final.

- tento não passar muito o joelho da ponta do pé

executo como primeiro exercício para pernas (só faço pernas no dia porque não me sobra energia pra fazer mais nada)

agachamento profundo 6x8 - 15Kg, 25Kg, 35~40Kg x 4

leg-press - 4x8 225kg (quando estou inspirado a colocar os pesos ou quando não consegui ir até a falha no agachamento).

Stiff - 4x8 35Kg~40Kg

Panturrilha banco - 4x8 40Kg

Extensora unilateral - 4x8 uns 30Kg

Queria saber se mais alguém tem o mesmo problema ao realizar o agachamento ou se eu tenho algum problema particular no dito cujo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olá,

Estou preocupado com a execução do meu agachamento pois comecei a sentir um incômodo no joelho esquerdo depois que passei a fazer agachamento profundo.

Antes eu realizava agachamento 90~110º com 45Kg cada lado então li a respeito do agachamento afundo e seus respectivos argumentos defendendo que não prejudicaria as articulações de modo algum se bem executado, logo, comecei a fazer. Comecei com bem pouco de cada lado pra me adaptar a execução 15Kg cada lado e fui aumentando aos poucos a carga até consegui fazer, pelo que acredito, a execução bem perto da perfeição.

Agora que estou para passar aos 40Kg de cada lado eu estou sentindo que o incômodo que eu tinha no joelho esta virando uma dorzinha leve, mesmo sem peso eu sinto como se tivesse algo estranho no joelho como se fosse uma lesão querendo se formar.

Vou tentar descrever do que eu lembro antes de fazer cada série, se eu continuo a fazer isso nas últimas repetições já é outra história =D.

- Uso low bar ou high bar agora pra mim tanto faz, minha lombar já fortaleceu o bastante;

- deixo os pés afastados um pouco mais que a linha do ombro;

- abro um pouco os pés pra fora;

- hiper-extendo a lombar jogando bem o quadril para trás

- agacho até o fim ou muitissimo próximo disso, meu joelho da um estalinho

- na fase concêntrica levanto o quadril e jogo as costas pra frente, durante o movimento vou voltando a lombar pra seu lugar pra não força-la.

- tento fazer a fase excentrica devagar quando chegar perto do movimento final.

- tento não passar muito o joelho da ponta do pé

executo como primeiro exercício para pernas (só faço pernas no dia porque não me sobra energia pra fazer mais nada)

agachamento profundo 6x8 - 15Kg, 25Kg, 35~40Kg x 4

leg-press - 4x8 225kg (quando estou inspirado a colocar os pesos ou quando não consegui ir até a falha no agachamento).

Stiff - 4x8 35Kg~40Kg

Panturrilha banco - 4x8 40Kg

Extensora unilateral - 4x8 uns 30Kg

Queria saber se mais alguém tem o mesmo problema ao realizar o agachamento ou se eu tenho algum problema particular no dito cujo.

Cara recomendo nao fazer agachamento maior que 90, e recomendo ir a um medico ver esse joelho.

Link para o comentário

Cara,

Só um video para diagnosticar a qualidade do seu agachamento, mas de cara já vi algumas inconsistêcias pelo menos no discurso. Como assim low bar e high bar tanto faz, não existe possibilidade de você fazer um agachamento atg correto com a barra baixa, outra coisa você disse que os pé estão afastados mais que a distância dos ombros o que é incorreto no agachamento olímpico e por fim outra coisa que me preocupou são os pés apontados para fora e nenhuma citação sobre os joelhos que provavelmente estão rolando para dentro. O correto sempre é pés paralelos e joelhos para fora da linha dos pés.

De maneira geral acho que você não tem bem formulado o que é um agachamento de powerlifting e um olímpico ou atg, se fosse você tentaria aprender mais sobre a mecânica de ambos antes de tentar executar algum deles, mas de maneira nenhuma volte a fazer agachamentos que não passem dos 90 graus, isso só tem de piorar sua forma e qualidade dos joelhos

Link para o comentário

[2] no post do Ed. Tambem achei que seu post demonstrou algumas incoerencias/possiveis falhas, coisa minima mas que pode fazer a diferenca.

A principio, duas coisas:

1) joelho é o ponto intermediario da tripla extensao (tornozelo/joelho/quadril); logo, se voce tiver alguma falta de mobilidade, trigger points, encurtamentos ou coisas semelhantes da lombar pra baixo, pode estar refletindo no seu joelho. Pode ser um vasto medial fraco, um flexor de quadril encurtado, teu vasto lateral lotado de pontos de tensao etc. Esses sao pontos mais provaveis, mas ainda existe a possibilidade de ser uma falta de extensao de toraxica ou até algo em trapezio que reflete nos inferiores. É bastante coisa pra ser pesquisada, mas se voce pretende agachar pesado e saudavel, te garanto que vale muito a pena. MUITO. E te garanto que pelo menos duas ou tres falhas nestes pontos voce vai encontrar.

2) leg press. Nao sao poucos os casos de pessoas que ferram o joelho em leg press mas apenas reflete em agachamento; eu mesmo agacho 3x/semana ATG high bar sem problema algum, ai é só incluir leg press que nao levo 2 semanas pra sentir incomodo nos joelhos. Nao estou dizendo que SEJA isso, mas é algo pra pensar.

E como DiegoM disse, dor/incomodo geralmente é apenas um sinal de que algo nao está correto. Tirar o agachamento profundo da sua rotina talvez resolva o sintoma, mas nao vai resolver a raiz do problema; agachamento profundo é um movimento natural do ser humano saudavel, quem nao consegue fazer é simplesmente porque nao faz nada pra recuperar o estrago que o estilo de vida causa (desde ficar horas sentado encurtando flexores de quadril até montar treinos non-sense).

Abracos

Link para o comentário

Cara,

Só um video para diagnosticar a qualidade do seu agachamento, mas de cara já vi algumas inconsistêcias pelo menos no discurso. Como assim low bar e high bar tanto faz, não existe possibilidade de você fazer um agachamento atg correto com a barra baixa, outra coisa você disse que os pé estão afastados mais que a distância dos ombros o que é incorreto no agachamento olímpico e por fim outra coisa que me preocupou são os pés apontados para fora e nenhuma citação sobre os joelhos que provavelmente estão rolando para dentro. O correto sempre é pés paralelos e joelhos para fora da linha dos pés.

De maneira geral acho que você não tem bem formulado o que é um agachamento de powerlifting e um olímpico ou atg, se fosse você tentaria aprender mais sobre a mecânica de ambos antes de tentar executar algum deles, mas de maneira nenhuma volte a fazer agachamentos que não passem dos 90 graus, isso só tem de piorar sua forma e qualidade dos joelhos

Então sobre a barra creio que você esta certo sim, e tenho certeza disso porque nao consigo manter low-bar quando vai até o fundo, achei que era erro meu e precisava corrigir mas pelo visto não é não.

Sobre os pés é como eu disse, eu os abro pra fora muito pouco cerca 10~15° tal como esta aqui http://www.hipertrof...cicios-basicos/ e meus joelhos o seguem. E isso deve ser algum motivo de discordia porque não é dificil ver powelifts fazendo com 300Kg com os pés beeem afastados:

squat.jpg

Como alguem disse aqui no fórum (acho que foi craw69), toda lesão tem avisos prévios, e seu joelho parece que estar mandando você ir com calma.

Que nem a galera disse, melhor não passar dos 90 graus.

Acho que o que ele disse é diferente do que você entendeu. Mas também fiquei confuso.

Melhor nem fazer!

Se for pra continuar fazendo assim, não faça!

Apontar os possíveis erros nada né?!

[2] no post do Ed. Tambem achei que seu post demonstrou algumas incoerencias/possiveis falhas, coisa minima mas que pode fazer a diferenca.

A principio, duas coisas:

1) joelho é o ponto intermediario da tripla extensao (tornozelo/joelho/quadril); logo, se voce tiver alguma falta de mobilidade, trigger points, encurtamentos ou coisas semelhantes da lombar pra baixo, pode estar refletindo no seu joelho. Pode ser um vasto medial fraco, um flexor de quadril encurtado, teu vasto lateral lotado de pontos de tensao etc. Esses sao pontos mais provaveis, mas ainda existe a possibilidade de ser uma falta de extensao de toraxica ou até algo em trapezio que reflete nos inferiores. É bastante coisa pra ser pesquisada, mas se voce pretende agachar pesado e saudavel, te garanto que vale muito a pena. MUITO. E te garanto que pelo menos duas ou tres falhas nestes pontos voce vai encontrar.

2) leg press. Nao sao poucos os casos de pessoas que ferram o joelho em leg press mas apenas reflete em agachamento; eu mesmo agacho 3x/semana ATG high bar sem problema algum, ai é só incluir leg press que nao levo 2 semanas pra sentir incomodo nos joelhos. Nao estou dizendo que SEJA isso, mas é algo pra pensar.

E como DiegoM disse, dor/incomodo geralmente é apenas um sinal de que algo nao está correto. Tirar o agachamento profundo da sua rotina talvez resolva o sintoma, mas nao vai resolver a raiz do problema; agachamento profundo é um movimento natural do ser humano saudavel, quem nao consegue fazer é simplesmente porque nao faz nada pra recuperar o estrago que o estilo de vida causa (desde ficar horas sentado encurtando flexores de quadril até montar treinos non-sense).

Abracos

1) creio que voçê solucionou o problema eu sinto muito a parte lateral esquerda das minhas panturrilhas, próximo ao tornozelo, precisamente na linha do osso saliente esquerdo do tornozelo, cerca de 10cm acima, em ambas as pernas mas mais agravado na perna esquerda. A principio achei que fosse só "canelite" pois dói bastante quando corro/ando em rua irregular, tenho que parar de andar sentar e esperar uns 3 minutos e mais uns 200 metros já começa a doer de novo.

A princípio eu não liguei muito porque achei que melhoraria com o tempo porque não sou acostumado a fazer aeróbicos (ectoformo extremo). Amanhã mesmo já marco um ortopedista, depois da consulta volto aqui dizendo o que era.

2) Nunca senti o joelho porque sempre fiz mantendo o joelhos separados, o que também faço no agachamento. Mas ultimamente eu to pegando pesado no agachamento e acabei por tirar o leg press porque faço terra, terça e sabado(quinzenal) e perna quinta.

É eu sou muito cabrero quando o assunto é lesão.. a única que tive no ombro, creio que foi por forçar demais no rosca scott, aparelho mal regulado ou qualquer coisa que o valha, eu fiquei um bom tempo parado e com dor.

No mais, achei este video

interessante. Vocês concordam com tudo ?

Abraço.

obs: Tudo o que sei sobre agachamento e terra aprendi sozinho porque até hoje eu devo ter visto um maluco fazendo agachamento livre na vida, e meus instrutores formados na OAB não tem ideia de como executar o agachamento afundo.

Link para o comentário

bom galera, sei q mta gente vai cair matando em cima desse meu comentário mas eu n vejo a necessidade de se executar um agachamento completo, como esse demonstrado no video.... agachar até formar um angulo de 90 graus já está legal, eu particularmente desço um pouco mais que isso... em relação a esse video eu descordo de bastante coisa... uma coisa primaria q aprendi ao executar agachamento foi manter o maximo de alinhamento possivel entre joelhos e tornozelos oq n acontece no video, a hr q vi o cara guardar a barra chegou dar uma dor no joelho soh de ver

eu sempre me preocupo com um execução segura e confortavel, meus ganhos em pernas são ótimos, treino agachamento a muito tempo e nunca senti desconforto levando em consideração que eles não são 100 % desde quando eu tinha 13 anos kk

Link para o comentário

Cara, seu problema pode ser ocasionado por diversas coisas... Algumas sugestões pra você:

Tudo do que te disseram até agora eu achei legal, com exceção de agachar 90%. Na verdade, agachando afundo você vai distribuir a tensão para os glúteos e agachando a 90% o torque ficará toda na articulação do joelho. Aquele papo de não passar muito o joelho pra frente em relação ao pé, repito o que foi dito: agachamento é muito natural, se seu joelho passar fácil desta linha imaginária, deixa passar. Procura uns vídeos de lifters pra você ter uma noção, isso acontece bastante.Triste é ver nego forçando, quase morrendo pra, por exemplo, puxar peso no pulley pela nuca, ou fazendo desenvolvimento pela nuca, sentindo dor nas articulações e tendões e falando que "fazendo assim sente pegar mais".

Os pés espaçados levemente para fora ajudam a proteger o joelho. A dica é, faça o movimento com maior amplitude possível e de modo confortável. E também acho Leg 45 meio safado para o joelho.

Sobre o posicionamento da barra, acho melhor colocar ela no trapézio, na linha dos deltóides posteriores. Colocando-a muito alta, vai ficar desconfortável, e vai estar pressionando as vértebras, o que não acho uma boa.

Por fim, dica de quem teve o problema, se for encurtamento de ísquios, alongue após os treinos. APÓS, E APENAS APÓS OS TREINOS. Não conseguia agachar afundo, me desequilibrava. Hoje, flui fácil.

Porém, sua dor pode ser ocasionada não por má execução, mas por problemas do próprio corpo mesmo. Se achar que vale a pena, compre faixas para o joelho.

Espero ter te ajudado, abraço

Link para o comentário

Nesse video ele não ta arqueando a lombar?

Aguardo a avaliação do pessoal... Eu andava fazendo agachamento bem como ele fez no vídeo, mas agora to com dúvidas se ta certo ou não. Não tem que deixar a coluna ereta no movimento todo?

Ah, e ele não ta indo com o joelho muito pra frente também? Sei não hein

também fiquei na duvida, up ae pra alguem mais entendido responder.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...