Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba Como E Porque Ciclar O Seu Treino

Reinaldo.Gomes

Posts Recomendados

Publicidade

Um descanso de 7 dias seria suficiente para o corpo se recuperar desse período de treino?

isso depende da recuperação da pessoa e da vontade dela em ficar tantos dias em casa. se tem como quantificar isso, eu não sei. mas também não vai fazer nenhuma grande diferença descansar 7 dias ao invés de 10, e vice versa.

Onde vc encontra artigos da hardgainer traduzidos?

não encontro, eu traduzo. mas atualmente fazendo trabalho de conclusão de curso, fica mais difícil.

esses textos todos que postei aqui, traduzi já há alguns meses. peguei de outro fórum onde eu já tinha postado, vou passar os outros pra cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho esse método o mais primário de ciclo de treino, tanto que os soviéticos, enquanto competiam com os americanos de igual para igual em tecnologia de esteróides, chutaram muitas bundas por treinarem com método conjugado.

Para mim deload e férias é o preço que de paga por conduzir mal os treinos, e por o Ripertoe como argumento de autoridade é sacanagem. Veja quantos powerlifters de elite ainda seguem o método dele. SS e similares são treinos para iniciantes que simplesmete não conseguem entrar em burn-out por falta de aproveitamento motor.

Link para o comentário

Mas acho que não é meu caso, pois ainda to progredindo nas cargas

pensei que isso se chamava TPM :x

Se eu fizer um treino com por ex varios exercicios compostos eu tenho que almentar os pesos em todos eles?

em todos, claro.

Veja quantos powerlifters de elite ainda seguem o método dele. SS e similares são treinos para iniciantes

NOSSA! Quer dizer que o "STARTING strength" é para iniciantes?????????

vlw por abrir meus olhos, amigão.

Link para o comentário

edit: bom, agora que eu estou com tempo, vamos à resposta séria.

Acho esse método o mais primário de ciclo de treino

Sim, é. Todos que o conhecem sabem disso.

tanto que os soviéticos, enquanto competiam com os americanos de igual para igual em tecnologia de esteróides

Esse tipo de treino é pra quem não usa drogas. Aliás, se for pra falar sobre esteróides, ficarei calado, porque nunca nem vi uma gota ou um comprimido de perto, não sei nada sobre isso, nem quero saber.

Para mim deload e férias é o preço que de paga por conduzir mal os treinos,

Eu também não concordo com o deload do rippetoe onde, pelo que eu sei, se não conseguir aumentar o peso numa semana que seja, já faz o deload. Eu acho isso perda de tempo. Melhor continuar lutando contra o mesmo peso por algumas semanas até que o progresso volte a acontecer.

É claro que há a opção de periodizar o treino em médio/leve/pesado, em ciclos semanais, mensais, ou o que seja, de modo que você não precise chegar a PARAR de treinar. Mas acontece que iniciantes e intermediários simplesmente não precisam de uma periodização mais complicada que: pegue o máximo de peso que puder a cada treino, e descanse quando o progresso parar completamente. Isso funciona e não é só teoria.

Agora, se você ou qualquer outro que estiver lendo isto, for um "atleta de elite", não deveriam estar num fórum lendo as opiniões de um leigo (eu), nem montando seus treinamentos à partir de receitas genéricas distribuídas por grandes treinadores que apenas tem a intenção de ajuda as pessoas que não tem acesso a essas informações.

Agora, dizer que é inútil um método que é suportado pela teoria da ciência, e comprovado pela prática, não faz sentido.

e por o Ripertoe como argumento de autoridade é sacanagem.

Que argumento de autoridade? Onde foi que eu usei o texto dele dizendo que estava certo simplesmente porque era o fulano de tal que estava dizendo?

Veja quantos powerlifters de elite ainda seguem o método dele.

Muitos. Não sei se você sabe, mas ele é um treinador. Agora, seguir o "método" que ele divulga para os iniciantes e intermediários, com certeza nenhum atleta de elite faz isso. Pra isso eles devem ter orientações individualizadas.

SS e similares são treinos para iniciantes que simplesmete não conseguem entrar em burn-out por falta de aproveitamento motor.

Não entendi sua observação. Iniciantes que não conseguem entrar em overtraining por falta de intensidade no treino são seres inferiores? Ou são pessoas que precisam ser instruídas e acompanhadas, cada uma tendo uma facilidade maior ou menor pra desenvolver os requisitos para poderem imprimir intensidade máxima aos treinos?

Se tem um método melhor pra quem não usa drogas, compartilhe conosco.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário

Pô Reinaldo, achei que você foi muito defensivo nessas respostas.

Eu concordo com o Ed, as pessoas ficam com muito preocupadas com overtraining e deload, que só quem usa anabolizante aguenta e é por isso que eles treinam assim, mas quando passam para uma rotina com um volume maior com intensidade alta, veêm que isso é só discurso.

A falta de aproveitamento motor, que ele se refere, é a falta de capacidade de recrutamento das unidades motoras na hora da realização do exercício.

Eu concordo com SS e SL serem um método excelente de treino para pessoas com essa falta de aproveitamento, mas já discordo da forma de continuar a tentar a progressão com esses deloads. A forma mais eficaz para continuar a progressão seria ficar ciclando exercícios com mecânica parecida, e sempre que travar em um, trocar por outro, assim você sempre treina no máximo e sempre progride.

Recentemente bati meu recorde no Terra, treinando ele e variações todos os dias da semana, geralmente com uma folga a cada 8 ou 9 dias. Resultado: fui de 145 para 155kg num período de tempo de menos de um mês - uns 23 dias - e olha que estou pesando em torno de 67~70kgs.

Link para o comentário

as pessoas ficam com muito preocupadas com overtraining e deload

Eu não treino com menor frequência por medo de overtraining, e sim por acreditar (e ver isso acontecendo) que um descanso maior após um treino intenso produz um ganho maior. Que eu me lembre, nunca tive medo de overtraining, e sim do treino ser excessivo a ponto de não me fazer efeito.

mas quando passam para uma rotina com um volume maior com intensidade alta, veêm que isso é só discurso.

Volume é inversamente proporcional à intensidade. Se você adiciona mais exercícios e mais séries, a intensidade cai.

A falta de aproveitamento motor, que ele se refere, é a falta de capacidade de recrutamento das unidades motoras na hora da realização do exercício.

Eu sei. Falta de capacidade de recrutamento (que não é diretamente relacionada à quantidade de massa muscular, e sim à capacidade de ativar as fibras) esta, que impede a produção de força, e consequentemente limita a intensidade, como eu disse.

discordo da forma de continuar a tentar a progressão com esses deloads.

Mais uma vez, também discordo do deload ao primeiro sinal de não aumentar a carga.

A forma mais eficaz para continuar a progressão seria ficar ciclando exercícios com mecânica parecida, e sempre que travar em um, trocar por outro

Sim. Faço dois treinos diferentes na semana (A e B.), onde não repito nenhum exercício do treino A no treino B. E ao travar por várias semanas em alguns exercícios "maiores", faria modificações. como no esquema de séries/repetições, e mudar as pegadas das remadas/puxadas, alternar entre paralelas/supino fechado. Eu não manteria os mesmos exercícios, mesmas séries, mesmas repetições, após reiniciar ciclos de treino.

Nem sei de onde surgiu a idéia de que eu discordava disso.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário

snapback.pngEdChabal, em 11:53:17 em 05/10/2011, disse:

tanto que os soviéticos, enquanto competiam com os americanos de igual para igual em tecnologia de esteróides

Esse tipo de treino é pra quem não usa drogas. Aliás, se for pra falar sobre esteróides, ficarei calado, porque nunca nem vi uma gota ou um comprimido de perto, não sei nada sobre isso, nem quero saber.

Não falei por causa das drogas, apenas que enquanto os soviéticos estavam em pé de igualdade com os Americanos que treinavam por progressão simples eles foram muito melhores graças ao método conjulgado

snapback.pngEdChabal, em 11:53:17 em 05/10/2011, disse:

Para mim deload e férias é o preço que de paga por conduzir mal os treinos,

Eu também não concordo com o deload do rippetoe onde, pelo que eu sei, se não conseguir aumentar o peso numa semana que seja, já faz o deload. Eu acho isso perda de tempo. Melhor continuar lutando contra o mesmo peso por algumas semanas até que o progresso volte a acontecer.

Não cara, você entendeu tudo errado, se você não conseguiu progredir na carga de uma semana para outra é porque já fez cagada na programação e devia ter abandonado esse exercício antes, no mínimo você perdeu uma semana de progresso.

Muitos. Não sei se você sabe, mas ele é um treinador. Agora, seguir o "método" que ele divulga para os iniciantes e intermediários, com certeza nenhum atleta de elite faz isso. Pra isso eles devem ter orientações individualizadas.

Você está supondo, a verdade que hoje não existe powerlifting competitivo sem o método da ME/DE, e as academias que lideram os rankings mundiais são a WSBB e a Super Training, o Rip, tem uma cademia até que legal, mas voltada para competir com os globo gyns da vida, só que com enfase em levantamento de peso.

Nada contra, mas tirar um cara da miséria e deixar ele pobre é fácil, quero ver pegar alguém rico e transformar ele em bilhonário, dai você precisa de uma metodologia muito melhor.

Não entendi sua observação. Iniciantes que não conseguem entrar em overtraining por falta de intensidade no treino são seres inferiores? Ou são pessoas que precisam ser instruídas e acompanhadas, cada uma tendo uma facilidade maior ou menor pra desenvolver os requisitos para poderem imprimir intensidade máxima aos treinos?

Não entendeu mesmo, toda vez que você por um ininciante de baixo de uma barra ele vai agachar mais forte que da última vez, simplismente porque as sinapses dele são tão ruins que qualquer estimulo é um aprendizado. Logo mandar ele repetir dezenas de vezes a mesma coisa vai deixar ele sempre mais forte. Agora quando você chega em um nivel médio para avançado a única coisa que você consegue repetindo agachamento a exaustão é ficar cansado de agachar, você precisa de estimulos novos para construir sanapses melhores.

Em resumo minha grande critica ao método da progressão linear é que quando você bate em uma árvore ele te manda engatar a ré, pegar distância e ir contra ele com mais força, enquanto no método conjulgado você procura um caminho alternativo para atravessar ele.

Agora sobre a resposta que você deu ao danilorf

Nem sempre volume é inversamente proporcional a intensidade, para não citar novamente os levantadores bulgaros que treinam 36 horas por semana, a 90% da carga máxima, 365 dias por ano, tem os CrossFiters de elite que chegam a fazer 11on 1 off com 2 a 4 wods por dia. Aqui mesmo no forum tem o Quisso que treina duas vezes ao dia e acho que pelas cargas dele não dá para falar que o treino dele é sussa

E quando ele falou de ciclar treino completo, muito frequentemente, na metodologia da WSBB eles admitem que um iniciante fique com uma mesma rotina (ABCD) por três semanas os atletas avançados nunca repetem o mesmo treino

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...