Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Executar Corretamente Os Exercícios Básicos


Reinaldo.Gomes

Posts Recomendados

você está dizendo sobre o alinhamento dos ombros com os cotovelos. Se ficarem "em linha" seria prejudicial aos ombros, assim como seria no supino.

Isso.

Quando executei as paralelas no último treino, acabei em algumas reps descendo mais do que 90 graus, e acabei realmente sentindo uma fisgada no ombro esquerdo. Acho que encontrei o limite da amplitude, mesmo que de um jeito não muito agradável...heheh..

Se você encontrar uma posição pra fazer a adução de escápulas e manter os cotovelos naquela posição do supino, deve ser possível aumentar mais a amplitude. Eu lembro que quando eu fazia, com os cotovelos colados ao corpo e o corpo o mais vertical possível, eu só não descia mais porque o bíceps colava no antebraço, e não tinha como descer. Mas isso é devido a eu ter tido uma flexibilidade que eu considero acima da média, apesar de não ser nada excepcional. Cada caso é um caso.

Manter a adução de escápulas é fundamental em qualquer exercício. Varia a intensidade com que você tem de mantê-la: de máxima no supino, até leve na rosca direta. Particularmente no supino/paralelas e qualquer exercício desse tipo, vai dar muito mais segurança pro ombro, combinada com os cotovelos a cerca de 45º em relação ao tronco, ao invés de deixá-los a 90º (alinhados com o ombro.

Existem exercícios pro manguito rotador, mas que devem ser feitos com pesos ridiculamente leves pra serem seguros, por se tratar de uma área muito sensível, quando comparada com articulações mais resistentes como joelhos e cotovelos.

é essa a posição que os pulsos ficam, inclinados para dentro e nao dobrados (que nem consigo imaginar como dobraria o pulso para fazer paralela).

Nunca viu ninguém fazendo supino com o pulso dobrado, as mãos caídas? Foi assim que imaginei quando você disse. Agora entendi que seu punho fica reto, apenas inclinado. De repente pode valer mais à pena fazer um supinado do que paralelas com uma pegada desconfortável.

Faz dois anos que eu to com um dos melhores DVD's do Mark Rippetoe e queria legendá-los... fiquei 2 anos afastado, e retornei agora aos fóruns porque precisei relembrar algumas coisas pra treinar meu cunhado e minha irmã, então vou ver se aproveito o pique e legendo os vídeos. São simplesmente fantásticos.

Se alguém tiver boas idéias ou sugestões pra incluir no tópico, é só falar. Depois eu preciso dar uma geral nele e ver o que dá pra melhorar.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito bom o tópico. Ele mostra muito bem a execução dos treinos e ainda auxilia dentro de alguns erros, que acabamos cometendo e não percebendo.


Muito bom o tópico. Ele mostra muito bem a execução dos treinos e ainda auxilia dentro de alguns erros, que acabamos cometendo e não percebendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, dá para imaginar as paralelas como se fosse um supino. Distância entre as barras = distância da pegada na barra no supino.

Considerando que o antebraço deve ficar na vertical, se a distância entre as barras for pequena, suas mãos ficarão mais perto do corpo - vai ser parecido com um supino fechado. Neste caso não é tão problemático descer bastante porque os ombros não estão abduzidos.

Se as barras forem distantes, as mãos ficarão mais afastadas do corpo e vai ser mais parecido com um supino 'bodybuilder'. Neste caso é muito mais problemático descer bastante, os ombros estão abduzidos e o manguito fica exposto a lesões.

Após longo tempo de resistência, resolvi começar a fazer treinos leves de fortalecimento do manguito, espero que evitem esse tipo de problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Diminui seu equilíbrio a partir do momento que você diminui o espaçamento entre seus dois apoios (pés). Isso é indiscutível.

Agora, isso vai fazer com que você deixe de pegar tanto peso quanto conseguiria com os pés no chão? Só testando pra saber.

A questão é: não ajuda em nada, e só atrapalha. Se não no equilíbrio, com certeza na curvatura da lombar.

Não sou formado em nada da saúde, mas imagino que essa recomendação tenha (errôneo) fundamento na posição do crunch (abdominal reto no chão), onde você precisa ficar com os joelhos dobrados e pés junto ao corpo (em posição idêntica ao do supino com os pés no banco), e não estendidos, de modo que você reduza ao máximo a curvatura da coluna para proteger a lombar.

Porém, é uma situação completamente diferente, pois no crunch você ficará, necessariamente, "dobrando e desdobrando" a coluna, a parte óssea em si, coisa que não deve acontecer no supino, onde você contrai a lombar, firma o abdomen, e mantem essa região imóvel durante todo o exercício, assim como em qualquer outro em pé ou sentado.

Mas essa é a minha mera opinião de leigo. Quem sou eu pra contrariar profissionais formados e qualificados, funcionários registrados de um estabelecimento com cnpj e tudo mais.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminui seu equilíbrio a partir do momento que você diminui o espaçamento entre seus dois apoios (pés). Isso é indiscutível.

Agora, isso vai fazer com que você deixe de pegar tanto peso quanto conseguiria com os pés no chão? Só testando pra saber.

A questão é: não ajuda em nada, e só atrapalha. Se não no equilíbrio, com certeza na curvatura da lombar.

Não sou formado em nada da saúde, mas imagino que essa recomendação tenha (errôneo) fundamento na posição do crunch (abdominal reto no chão), onde você precisa ficar com os joelhos dobrados e pés junto ao corpo (em posição idêntica ao do supino com os pés no banco), e não estendidos, de modo que você reduza ao máximo a curvatura da coluna para proteger a lombar.

Porém, é uma situação completamente diferente, pois no crunch você ficará, necessariamente, "dobrando e desdobrando" a coluna, a parte óssea em si, coisa que não deve acontecer no supino, onde você contrai a lombar, firma o abdomen, e mantem essa região imóvel durante todo o exercício, assim como eu qualquer outro em pé ou sentado.

Mas essa é a minha mera opinião de leigo. Quem sou eu pra contrariar profissionais formados e qualificados, funcionários registrados de um estabelecimento com cnpj e tudo mais.

Vou fazer o teste e ver no que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...