Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento Funcional Para Hipertrofia


Brulive

Posts Recomendados

Favor quotar quem disse que funcional era furada. Os que foram pseudo-contra nao foram contrarios ao funcional em si, mas sim contrarios ao conceito utilizado atualmente ("ei, fique tentando se equilibrar em uma plataforma instavel e voce irá evitar lesoes quando for agachar!") que é uma simples prostituicao do verdadeiro funcional, como bem disse o Ed.

E se for comecar a meter MMA/futebol no meio, comeca a complicar a discussao. Achei que a ideia era debater treinamento funcional para os treinos de academia em si.

Desculpe se fui grosseiro, mas o que eu quis dizer é que funcional tem um grande valor. E quanto a essa 'prostituição' no Brasil quanto funcional, concordo contigo, pra evitar lesão é fisioterapia, pilates, sessão de alongamento, ou sei lá o que.

E pra hipertrofia, se a pessoa visa apenas estética, acho a academia bem mais válido. Com o funcional tem hipertrofia, mas tem outros objetivos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante deletado____

Olá,

O post do EdChabal basicamente já resumiu bem tudo o que poderia ser dito.

O que é funcional? É o que é prático, que se traduz em outras coisas, em outros movimentos. É um terra se traduzindo numa remada melhor, um push-press/jerk se traduzindo num tackle melhor, um knees to elbows se traduzindo num backflip, um muscle-up se traduzindo em subir um muro. Mas não só pela semelhança do padrão de recrutamento, pela semelhança de ativação neural, que se define o quão útil um movimento é levando em questão a utilização dele de outra forma. Combinando algum nível de instabilidade num desenvolvimento (tô falando de usar correntes, ou um sandbag, ou um barril com água, coisas do tipo) associado com tipos diversos de propriocepção (fina, dinâmica, com sobrecarga, etc) fazem maravilhas por arremessadores. Sledges são usados pra melhorar a resposta da guarda de um lutador a golpes.

Só digo isso pra citar alguns exemplos do que seria funcional. Agora eu pergunto. Em que se traduz agachar numa bola suíça? Numa bosu? Em nada. A menos que você esteja em um terremoto e esteja treinando usando nike shox. Talvez assim você consiga sentir o efeito real desse tipo de treino. Alguns tipos de pacientes com perda de propriocepção a nível básico, e visualizo aqui idosos e pacientes de pos-operatórios, vão se beneficiar desse tipo de treino sim, mas pra recuperar, como eu disse, a propriocepção básica. À partir do momento em que se tem isso, é totalmente dispensável esse nível de instabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa isso que eu quis dizer, instabilidade somado a propiocepção. Quanto a bola suiça é mais usada pra trabalhar o abdômen ou apoio, o bosu também como apoio pra um sprawl por exemplo. Usa-los para equilíbrio são mais para desenvolvimento neural, talvez a pessoa nunca usará tal movimento, mas gerará mais coordenação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo achando que falar em um treino funcional é bobagem, o Quisso treina com dinossaur train/C&P eu com CrossFit. Nossas rotinas e objetivos são completamente diferentes e mesmo assim ambos estamos no mesmo guarda chuva do treino funcional.

Quanto a bolas e outros acessórios acho perda de tempo, o ginásio do DeFranco tem 4 gaiolas completamente equipadas com barras, bandas e correntes, sets de DBs indo até 150lbs e ktbs indo até 125 lbs e apenas duas bolas suíças, acho que isso diz muito sobre a preferencia dos atletas profissionais.

E também volto no meu ponto, não existe programa de GPP decente que não seja baseado em levantamento de peso. Falo isso por que já tive bastante contato com o método do DeFranco, EliteFTS, Wsbb, CrossFit

E não existe essa de é preciso preparar para fazer agachamento, terra, tgu... Se você não consegue fazer esses movimentos você esta com um problema de saúde e dai sim precisa de tratamento para levar uma vida normal. O resto da população pode pratica-los tranqüilamente e ganhar técnica e mobilidade conforme o tempo passa.

Editado por EdChabal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Po galera, não sabia que ia causar tanta polêmica este post, hahaha . Tinha até esquecido ele aqui.

Então, comecei em julho o treinamento funcional, fazia bastante exercícios com elastico, disco de gel,

flexão com mola, corridas por cones, etc..

Fiz uns 2 meses só com esse treinamento, aqui está um vídeo com alguns exercícios que eu fazia http://migre.me/7sLkw

Agora estou só treinando hipertrofia, pois não tive bons ganhos de massa com esse treinamento, porém, foi muito importante

me ajudou a ganhar um preparo físico monstro...

Comecei a treinar em julho e até dezembro ganhei 5 kilos. Tive que parar agora em janeiro porque machuquei meu ombro treinando "/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não deviam julgar algo que nunca fizeram ou não tenham conhecimento.

Treinamento funcional diferente do que vocês pensam não é fisioterapia de ficar subindo em bolas suiças e se equilibrar.

Treinamento funcional visa otimizar a condição física e coordenativa do atleta (equilíbrio, agilidade, força, potência, flexibilidade, velocidade, resistência, etc).

Usam-se medicine balls, bola suiça, ketlebell, elasticos pra visar todos esses objetivos.

Tem também como um dos principais objetivos o fortalecimento do core, quanto a impotância nem precisa comentar..

Se funcional é furada por que no mma e no futebol é usado?

MMA???????FUTEBOL???????O QUE É QUE ISSO TEM A VER COM HIPERTROFIA???????QUE BAD MANO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...