Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Caros,

Dei uma procurada no fórum sobre como fortalecer as mãos, ou melhor, como ter uma pegada mais forte, porém nada encontrei. Acredito que não estou muito bom na ferramenta de pesquisa do fórum. Sendo assim, peço desculpas pela criação deste tópico.

Tenho a preocupação constante de fortalecer meu antebraço, mantendo-o proporcional ao meu bíceps, pois para mim, nada adianta ter um bíceps de 40cm e um antebraço de 20cm. Outro ponto, é que pratico um esporte que exige muito da força das mãos (pegada).

Andei pesquisando a respeito de como treinar a “Força Isométrica de Preensão Manual”, como é conhecida cientificamente, e verifiquei que existem artigos que falam que a utilização de “Straps” atrapalham no desenvolvimento dessa força.

Venho treinando na academia, sem a utilização de luvas, straps ou coisas do gênero, apenas com o foco em ter uma boa pegada. E sinto que tenho melhorado minha força de pegada.

Para complementar meu desenvolvimento de pegada, utilizo um aparelho, conhecido com Powerball, que trabalha muito bem a força de pegada das mãos e antebraços.

Alguém aqui treina o aumento de força de pegada na academia? Se sim, por favor, relatem como atentam seus treinamentos para o desenvolvimento desta força.

Publicidade

Postado (editado)

Tinha um tópico de como treinar pegada,que tinha varios exercicios desde segurar halteres com as pontas do dedo,até segurar barras montadas com panos..vou ver se acho aqui e já te mando

abraços

Edit:Eu não achei o tópico,mas eu tenho salvo aqui o tópico..segue ai ;

INTERMITÊNCIA NA PEGADA: UMA VARIÁVEL A SER CONSIDERADA, E EVITADA.

"É redundante falar dos ótimos vídeos dessa equipe do site DieselCrew, papas do treino de pegada. Selecionei esse vídeo para exemplificar uma teoria que tenho, na verdade teoria coisíssima nenhuma, é manifestadamente prático, mas que gerou uma representação cognitiva."

Primeiramente assistam ao vídeo, depois discorrerei melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=yx3yWKb3AeE&feature=player_embedded

Não é novidade a minha paixão pelos exercícios básicos, livres e funcionais. A pegada é um dos sustentáculos dessa filosofia, principalmente quando se transfere esses conceitos a um treino de força e aos esportes de força em particular, pois passa a se trabalhar com cargas mais elevadas a serem carregadas ou sustentadas. Por isso repito : não levantarás um peso que não consegues segurar.

Nesse vídeo eles mesclaram a força de fechamento com a de sustentação, impedindo assim a intermitência da pegada. Mas qual a vantagem e diferenciação nisso? Parece igual a qualquer outro , mas não é. Eu não sei da intenção exata deles ao fazerem o vídeo , mas ao assistí-lo pude fazer minhas análises baseado em experiências próprias.

Eu falei de representação cognitiva um pouco acima: imaginem uma represa , uma mínima fissura pode levar a sua ruptura, assim também ocorre com a pegada. Eu vou exemplificar com um dos movimentos que mais aprecio: o Farmer Walk, mas transfiram para o seu movimento favorito( terra , arremesso , barra etc..) . No Farmer Walk a pegada é fundamental e não raro acontece o fenômeno da represa do qual falei, um mínimo fraquejo na pegada leva a sua abertura total, pois os dedos, salvos raras exceções , não conseguirão sustentar a carga utilizada, notadamente pelo fato de se estar em movimento constante(ver um vídeo do movimento ao final do artigo).

A pegada nesse tipo de treino pode ser incrementada com a simbiose entre fechamento e sustentação, não podendo de maneira alguma existir a intermitência na pegada, pois dessa maneira a represa se rompe.

Voltando ao vídeo: O praticante utiliza como material, conforme especificado nas legendas, um hand grip, ou gripper(ou apenas "Grip"), um strap e uma anilha. O segredo está em colocar o strap, já devidamente amarrado à anilha, entre as hastes do grip, e sustentar o peso através do fechamento total do aparelho. A menor intermitência(interrupção) no fechamento fará o peso cair, entenderam? Esse "princípio laboratorial" é o mesmo princípio dos "treinos de campo".

Outra vantagem, essa mencionada pela equipe Diesel: Ao se acrescentar peso ao strap, deverá aumentar a força do fechamento( óbvio), mas se conseguirá isso sem aumentar o nível do gripper, a progressão nesse tipo de treino é bem longeva, e ajudará o praticante quando precisar aumentar a carga em um determinado movimento mas não conseguir devido a falta de grip.

Podemos ver como um vídeo- treino aparentemente simples(e é simples) pode ter importância como fundamento em um sistema de treino mais amplo, mas isso se deve a um fato: os movimentos naturais e básicos como o levantamento terra, barra, farmer walk( o que é mais funcional que carregar algum objeto), arranque , arremesso são absurdamente simples e naturais ao ser humano, ou pelo menos deveriam ser. É uma contradição eu ter de explicá-los aqui, mas espero que um dia isso não seja mais necessário , esse é um os objetivos deste que escreve.

Segue abaixo outros metodos para melhorar a força da sua pegada!

http://www.youtube.com/watch?v=AcA24ZasuaQ&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=DJG3OMje-WU&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=04D625Rdao0&feature=player_embedded

Editado por Fanta
Postado

Tinha um tópico de como treinar pegada,que tinha varios exercicios desde segurar halteres com as pontas do dedo,até segurar barras montadas com panos..vou ver se acho aqui e já te mando

abraços

Obrigado Fanta!

Postado (editado)

Procura um tópico do iceman sobre a tradução de um e-book chamado dinossaur training ou coisa parecida e procura um capítulo em que ele fala de ante-braços.

Acho que tá ali na seção Geral.

Barras mais grossas e séries mais pesadas de terra me parece a dica básica.

Edit: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/53361-traducao-do-e-bool-dinosaur-training/

Cap 13.

Editado por valtin
Visitante deletado____
Postado

Olá,

RRRrrrr, que esporte você pratica?

Eu sou um tanto aficcionado por pegada em todos os quesitos, desde segurar pesos estranhos a rasgar coisas, passando por entortar e quebrar outras. Então não posso me dar ao luxo de, como um lutador-de-braço, por exemplo, de focar na flexão do antebraço, ou de um escalador de fortalecer os dedos, então meu treino de pegada em geral é conjugado, fazendo de tudo.

A estrutura, basicamente, é um hold, um crush, uma flexão e um aleatório. Hold é segurar um peso em posição estática, em geral é uma barra grossa/engrossada com alguma coisa ou pinçar anilhas, intercalar tanto pesos máximos por durações curtas, ou pesos sub-máximos por durações longas. O crush é o movimento que se faz pra fechar aqueles grippers, mas usando uma barra. Como se fosse a posição final do levantamento terra, segura a barra nos dedos e tenta fechar a mão, como se levantasse a barra com os dedos. A flexão de punho é aquela clássica (não quero ser pego desprevenido por lutador de braço, então sim, eu faço alguma rosca). E o aleatório é aleatório, vai desde tabletop curls até barra-fixa/flexão de braço apoiado nos dedos.

Essa é uma divisão que tem em alguns fóruns gringos (hold/crush/curl), não pra pegada como auxiliar pra esporte (estilo pegada pra Powerlifter ou lutadores), é específico pra esportes de pegada como bending/ripping/crushing e coisas de strongman.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...