Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

bom, estava eu estudando no meu cursinho pré-vestibular, e eis que meu professor me ensinou uma coisa que eu não sabia, achei interessante e resolvi compartilhar, vejam comigo;

LDL e HDL não são colesterol, são lipoproteínas que transportam o colesterol .

LDL"que falam que é colesterol ruim": na verdade essa lipoproteina transporta o colesterol do figado para as arterias, e por isso que em um exame de ldl, se der alto, quer dizer que esta chegando mais colesterol nas artérias.

HDL"que falam que é o colesterol bom": na verdade essa lipoproteina transporta o colesterol das artérias para o figado, mais isso não o prejudica por ele conseguir dissipar esse colesterol .

obs.: o cara da aula faz mais de 30 anos.

Publicidade

Postado

Essas siglas na verdade tem a ver com a densidade dessas moleculas, que varia de Triglicerideos, apoliproteinas ( proteina+lipideo) e colesterol. E na verdade o HDL tem uns 4 subtipos, tem um subtipo que é prejudicial. Mas o que acontece, o HDL ele tem um efeito varredura, do sangue, ele tira as gorduras do sangue e absorve eles, alterando sua densidade e sua classificação, por isso ele é colesterol dito bom, ja o LDL, nao tem esse efeito, ou o tem diminuido, o que causa que tenha mais gordura livre, que acaba idno para as arterias. Essa parte da fisiologia pé bem legal.

Postado (editado)

mto bom! importante discutir fatores relacionados a saude não somente a estética

LDL --> tem grande afinidade com arterias, em excesso forma placas de ateromas

HDL --> pouca afinidade com as arterias, ou seja, não fica "acoplado" nas mesmas, faz uma varredura do LDL, levando o mesmo ateh o figado onde será filtrado e reutilizado os nutrientes e o resto excretado através das fezes...

Editado por Jean Michel

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...