Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tabagismo


mparizotto

Posts Recomendados

Publicidade

De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior. Quase todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro. Saiba como eles podem prejudicar seriamente os seus ganhos na academia e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.

Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição do seu corpo, é melhor ir se acostumando com a idéia de parar de fumar o quanto antes. Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool e maconha, para quem treina com pesos. Saiba o porque:

1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório

Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos. Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.

2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.

Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum. Esta aceleração no batimento cardiáco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vásos, que consequentemente diminui a performance física.

3 – Fumantes produzem o dobro de catarro

A produção alterada de catarro pode atrapalhar na respiração que pode afetar a performance física. O hábito também causa um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.

4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos

O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina(uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio. O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos que consequentemente também irá afetar a performance.

Espero ter ajudado, um abraço.

Editado por luttz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei afastado de academia por 5 anos por causa de lesao, nesse meio tempo eu tava fumando 2 maços (marlboro) dia. parei de fumar e retornei aos treinos tem quase 1 ano e até hoje não consigo andar/correr acima de 6.5 sem ter dor forte no peito (mesmo fazendo tiro, trote, etc etc etc)

to com 30 anos, pulmao sujo, celulas pré-cancerígenas. nao sei se vou conseguir limpar o pulmao a tempo e nao de morrer de cancer

quer fumar? fuma, mas a consequencia vem, podem demorar mas vem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

No meu ponto de vista (quero deixar isso bem claro que é MEU), os danos causados pelo cigarro são a longo prazo, e também depende muito da quantidade que a pessoa fuma por dia... tem fumantes que fumam meio maço... mas tem os fumantes que fumam 3 a 4 maços por dia...

Então depende muito da quantidade para ter interferência ou não...

Vale lembrar (não lembro onde li) que o nosso grande Arnold tinha o hábito de fumar...

(Não me xinguem, li isso em algum site)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...