Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Primeiramente me desculpo com os moderadores caso o tópico não esteja no forum correto. É que fiquei em dúvida em qual postar.

Sei que essa afirmação vai gerar polêmica, que nutrição é um assunto paradigmático e que ninguém é dono da verdade, mas peço que leiam o seguinte artigo e então discutamos sobre as informações adquiridas:

Vitaminas são nutrientes de extrema importância para nosso corpo. Aliás, sem as vitaminas fica praticamente impossível de realizarmos metabolismos básicos para a nossa sobrevivência. As vitaminas são responsáveis por processos inimagináveis e amplos por suas ações de co-fatores. E a Vitamina c é uma delas.

A Vitamina C participa de processos na formação do colágeno, em processos relacionados ao sistema imune, antioxidativos etc. Aliás, é justamente a vitamina C que ajuda na prevenção do escorbuto que é uma doença caracterizada por dores articulares, unhas e cabelos fracos, sangramentos etc.

Visto sua importância, criou-se o hábito de suplementar –se com vitamina C seja em prática ou não de atividade física. Mas, até que ponto a vitamina C pode ser considerada eficaz ou prejudicial?

Bem, primeiramente, devemos deixar claro que seu consumo na alimentação é essencial, ou seja, deve estar presente. O problema real mora em sua suplementação, isso porque na maioria das vezes ele é não só desnecessário, mas em excesso também. Inclusive é freqüente vermos praticantes de musculação tomando de 1g a 3g de vitamina C por dia o que é um real absurdo.

Em primeiro lugar, o excesso de vitamina C pode ocasionar o que chamamos de Escorbuto rebote. Assim como acontece quando ficamos muito tempo sem carboidratos e depois voltamos a inserir o macro-nutriente na dieta. Esse efeito rebote é tão severo quanto a doença adquirida normalmente. Mas como se não fosse suficiente, diferente do que grande parte das pessoas acreditam, a vitamina C NÃO oprime o Cortisol, ou seja, ela NÃO é anticatabólica. Definitivamente, esse mito se criou por seu poder antioxidante visto que, em relação a oxidação natural e estresse natural, níveis de cortisol tendem a ser maiores.

Mas como se ainda não fosse o bastante, estudos apontados pela Monash University na Austrália, mostram que o consumo de vitamina C em doses de 1g (ou até menos) ultrapassando e muito as recomendações diárias podem gerar resistência a insulina. O estudo justifica esse fato pelo poder de ação da oxidação do corpo ao inibir enzimas que fazem a insulina ser frequentemente usada. Portanto, de certa forma, ao utilizarmos a vitamina C, cortamos esse poder de oxidação e deixamos de inibir enzimas importantes para a regulação do uso da insulina. E como bem sabemos, o resultado da resistência à insulina é provavelmente o ganho de peso pela hiperinsulimina decorrente, além de que isso pode sim gerar diabetes do tipo 2, conforme ele nos mostra.

Além disso, sabe-se que o exercício físico é um ótimo estimulador de sensibilidade à insulina e, um dos motivos é pelo estresse oxidativo em questão. Basicamente o que acontece aqui é que para que a sensibilidade à insulina seja aumentada é necessário através do exercício físico a indução da formação de ROS (espécies reativas de oxigênio), posteriormente de coativações transcripcionais de PGC1 Alfa e PGC1 Beta (genes de modulação que participam do processo de respiração mitocondrial nas células) e o fator de transcripção PPAR-Y e seus alvos SOD1, SOD2 (super óxido dismutase, responsável por catalisar a dismutação de reções com superóxidos) e GPx1 (Gene da enzima Glutationa peroxidase que é responsável por por ações antioxidantes), uma enzima reduzindo o CAT (outra enzima antioxidante), como em uma espécie de “ciclo”. Todavia, no consumo de vitamina C, o primeiro processo (de formação de ROS) é impedido, impossibilitando os outros de acontecerem na via metabólica.

Resumidamente, cuidado com os excessos de vitamina C e outros antioxidantes, pois, o tiro pode literalmente sair pela culatra.

Fonte: http://termogenicos....-pode-engordar/

Editado por snott
  • 2 semanas depois...

Publicidade

Postado
A Vitamina C participa de processos na formação do colágeno, em processos relacionados ao sistema imune, antioxidativos etc. Aliás, é justamente a vitamina C que ajuda na prevenção do escorbuto que é uma doença caracterizada por dores articulares, unhas e cabelos fracos, sangramentos etc.

Essa parte resume por completo a importância da vit c, ficando a critério de cada um saber usá-la com virtude. E quanto a questão do catabolismo, tem vários meios eficazes para reduzi-lo, o que não justifica deixar de aproveitar todos os outros benefícios proporcionados pelo consumo de vit c.

Postado

que ela tem esses beneficios é fato, mas a discussão não é esta e sim se a suplementação visando a diminuição do cortisol é eficaz, eu mesmo irei fazer um cutting em 2 semanas e tava pensando em tal suplementação, gostaria de ouvir a opinião de um nutricionista ou alguem entendido se o que diz no estudo é verdadeiro ou não.

Postado

Se eu uso o Opti-men, que é um multivitaminico que já tem uma quantidade de Vit C que supri 500% do VD, eu ainda tenho que me suplementar pra ter os benefícios?

Ou está até em excesso e eu posso me prejudicar futuramente?

Abraços.

Postado

Artigo meio sem noção. Sinceramente, discordo de praticamente tudo escrito ai. 1~3g causar escorbuto rebote? Isso sim é um absurdo. Não tenho muito tempo de ficar escrevendo textos gigantes, mas esse artigo está simplesmente equivocado. Só faltou eles falarem que causa pedras nos rins. Escorbuto rebote é algo muito difícil de acontecer, e vai precisar de dosagens extremamente altas de Vitamina C.

Já ouviu falar em LD50? É a dose necessária pra matar 50% da população com overdose de determinada substância. A da Vitamina C é 11,9g por kilo corporal. Uma pessoa de 70kg, teria que ingerir 850g de vitamina C por dia pra ter overdose! É uma dose altíssima.

O único efeito colateral que você pode sentir facilmente é diarreia, quando ingerido 20g por dia ou mais.

@Leleco94, Opti-Men tem 300mg de Vitamina C. Se quiser suplementar, tome caps de 500mg de Vitamina C. Não vai te fazer mal. Mas também não é necessário.

Postado

@Leleco94, Opti-Men tem 300mg de Vitamina C. Se quiser suplementar, tome caps de 500mg de Vitamina C. Não vai te fazer mal. Mas também não é necessário.

Ok, mas então quais são os benefícios da Vit C para que faz musculação? já que, segundo o autor do tópico, ela não é anticatabolico.

Valeu!

Postado

Já ouvi dizer de coachs que utilizam de aproximadamente 20g (ou mais) para diminuir dores articulares. Se eu achar o artigo posto aqui.

No mais, vou da recomendação do Waldemar Guimarães 3~6g/dia, faço isso a muito tempo e faço exames regularmente, nunca tive problemas.

Abraços :)

Postado

Já ouvi dizer de coachs que utilizam de aproximadamente 20g (ou mais) para diminuir dores articulares. Se eu achar o artigo posto aqui.

No mais, vou da recomendação do Waldemar Guimarães 3~6g/dia, faço isso a muito tempo e faço exames regularmente, nunca tive problemas.

Abraços :)

Humm... waldemar sabe o que fala. Mas como eu sou novo, vou tomar umas 500mg ~ 1g por dia tá ótimo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...