Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba Como Comer Antes De Fazer Qualquer Dieta.


Posts Recomendados

Amigos vou falar um pouco sobre digestão, mas antes disso vamos desvendar alguns termos.

Catalisador: É uma substancia que acelera uma reação química.

Enzima é um catalizador.

Vamos tomar por exemplo o Peroxido de Hidrogênio (água oxigenada) H2O2 ao entrar em contato com uma parte orgânica, corte ou ferimento ele reage com a Enzima Catalase (bem sugestivo o nome) liberando oxigênio e matando bactérias anaeróbicas. Quando a água oxigenada está em sua embalagem ela está fazendo a mesma reação, só que de forma muito lenta. Quando ela entra em contato com a enzima, é tudo muito rápido, praticamente o produto ferve (borbulha).

Com esse conceito fixo em nossa mente vamos falar agora sobre reações químicas. Outros fatores que aceleram uma reação química é a ampliação da superfície de contato. Vamos ver o seguinte exemplo:

Imagine uma barra de gelo com uma área lateral semelhante ao lado de uma caixa de sapatos e com 1 metro de comprimento. Como esse gelo vai derreter mais rápido? Ele quebrado em 5 pedaços de 20cm ou a barra inteira?? Com certeza ele em pedaços. Da mesma forma vamos lembra quando chupamos um bombom, como ele dissolve mais rápido, ele inteiro ou quando a gente mastiga ele??? Essa vocês vão responder.

Vamos estudar mais um fator que acelera uma reação. A temperatura. No geral eu posso afirmar que quanto maior a temperatura maior a velocidade de uma reação. Alimentos expostos ao ar livre apodrecem mais rápidos do que os que estão guardados em um refrigerador. Ao ar livre, temperatura ambiente as reações acontecem mais rapidamente. Você pode fazer um teste da seguinte maneira pegue duas pastilhas de anti-ácido tipo Sonrrisal e coloque um em um copo de água bem gelada e outro com água natural. (gente eu tô tomando por base que a temperatura ambiente está em torno dos 28c) Com certeza o que está com água em temperatura ambiente vai dissolver mais rápido.

(dica importante: a digestão no nosso estomago é feita por meio ácido, o ácido clorídrico. Normalmente quando uma bactéria cai nesse meio ácido ela morre, se você toma muito antiácido "base" ela anula a acidez do estomago e essa bactéria pode passar sem morrer, então muito cuidado se você suplementa com bicarbonato de sódio)

Até agora nós vimos 3 itens que aceleram uma reação.

1 - enzimas

2 - superfície de contato

3 - temperatura

Vamos aliar esses 3 fatores junto com nossa alimentação.

1 - enzimas. A digestão começa na boca e a enzima que atua na boca é a Ptialina, ela atua nos carboidratos. Quer fazer um teste? Mastigue um pedaço de pão umas 40 vezes que você pode notar um sabor doce. Esse sabor é proveniente da reação da enzima com o amido. Outras enzimas que atuam na digestão de proteínas são a Pepsina que atua em meio ácido no estomago, quebrando a proteína em peptideos menores. E a Tripisina, emitida pelo pâncreas que atua em meio básico no intestino. Quem vai fazer o exame do enem é bom saber disso. Boca = meio neutro, estomago = meio ácido e intestino = meio básico.

2 - ´superfície de contato - temos a obrigação de aumentar a superfície de contato para acelerar uma reação. Como fazer isso? Mastigando bem os alimentos. Toda vez que você for se alimentar pense no bom-bom que reage mais rápido quando tá bem triturado.

obs: mastigar mais faz o cérebro vai saciar tua fome mais rapidamente.

3 - temperatura - Vamos imaginar você dissolvendo 5g de creatina em um copo de água gelada ela vai dissolver muito lentamente e talvez não chegue a dissolver completamente fazendo uma mistura heterogênea. E o que queremos?? Queremos uma mistura homogênea que é chamada de solução. O ideal é colocar água em temperatura ambiente, e se mesmo assim não dissolver completamente é porque o limite de solubilidade chegou ao limite quer dizer que tá faltando água coloque mais água, mude o copo. Eviter se alimentar com refrigerantes, esse vai baixar a temperatura dos alimentos dificultado as reações da digestão.

Vamos resumir mais uma vez: Se você mastigar bem os alimentos você vai estar aumentando a superfície de contato para a ação das enzimas, a primeira enzima a atuar é a ptialina mas as outras também vão atuar com maior eficiência pois estará tudo bem triturado. O alimento em sua boca vai aquecer mais e vai e de certa forma também acelerar o processo.

Você deve perguntar esse texto inteiro serve pra dizer que eu devo mastigar bem os alimentos?? Serve pra isso e pra outras informações também. Pois imagine a seguinte situação. Fulano e Beltrano conversando na academia.

Fulano - Eu coloco 5 gramas de creatina no meu shake whey pós treino e bato tudo no liquidificador com água gelada.

Beltrano - Eu ainda coloco pedras de gelo.

Viu ai que os caras tão errando por mais de um motivo.

Pra finalizar quanto mais água no corpo mais rápido as reações. Beba muita água durante o dia.

Desculpe os erros.

Juazeiro, 05 de agosto de 2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Obrigado gente. Futuramente vou abrir um post sobre Citologia e Hipertrofia.

Em outro tópico eu disse de uma impressão minha, a de que as pessoas não prestam atenção nas aulas de química, biologia, física, matemática e português, mas por vezes minha impressão é de acharem tudo em torno da musculação uma coisa mística. É bom relembrar o povo de que aquelas aulinhas chatas não são coisas tão desnecessárias.

Só um detalhe: catalisador pode tanto acelerar como retardar uma reação, mas geralmente só se fala mesmo dos catalizadores que fazem acelerar, é raro no ensino médio alguém ver em livro ou aula algo a respeito de catalisadores que tem por função retardar o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow.

Bom texto,eu mesmo como bem depressa,tentar agora dar uma melhorada ai nas mastigadas kkkkk

Só fiquei com uma dúvida,eu levo marmita para o trabalho,tiro da panela (geladeira) e coloco no pote,fica umas 7h dentro do pote,não coloco na geladeira porque lá na empresa é complicado.Posso estar perdendo nutrientes devido a esse processo?

Valeu abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É básico, sim. Mas eu curti. Importante se tocar nisso. É sempre bom reiterar esse tipo de informação básica. No mais, não entendi o porque de falar das enzimas, talvez pudessem citar sobre suplementação delas ou de algo que as estimule... já ouvi falar sobre algo a respeito disso (suplementação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...