Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Boa noite, pessoal, como vão?

Indo direto ao assunto, eu moro numa cidade do interior, muito longe da capital de meu estado. Eu nunca havia malhado antes e agora (há quase três meses) eu resolvi começar a trabalhar meu corpo e entrei numa academia daqui. Sou muito magro, então meu objetivo principal é criar massa e definí-la, bem como ganhar força. O problema é que por ser do interior, apesar da academia contar com toda a aparelhagem necessária, a orientação daqui não é essas coisas. Aprendemos mais sobre o modo de trabalhar o corpo com os amigos que com os instrutures (notem que não vou mencionar o nome de minha cidade, estado, ou academia, por razões de ética). Por isso resolvi tirar algumas dúvidas aqui no fórum sobre o planejamento do treinamento em si. Eu já busquei tópicos e não encontrei nada que fosse totalmente ligado ao que quero saber (ou seja: não caí de paraquédas aqui). Já li muito do fórum, também já baixei livros e revistas postados aqui (baixei hoje mesmo, na verdade), e por isso estou certo de que possam me ajudar. Minhas dúvidas são simples e não tomarão muito de seu tempo. Vamos a elas:

Quanto ao Treino:

Tenho treinado da seguinte maneira: Segunda-Feira eu malho Costas, Bíceps e Antebraço; Terça-Feira eu malho Peito e Tríceps e Quarta-Feira eu malho Pernas em geral (coxas, panturrilhas, etc) e Ombros. Quinta, Sexta e Sábado eu repito essa sequência. Domingo descanso. Quanto ao Abdômen, eu alterno. Abdômen eu malho Segunda, Quarta e Sexta. [Não sei como chama-se esse treino, em específico, ou se tem nome.]

Me aconselharam a alterar esse esquema e dividir o treino em dois conjuntos. Malhar num dia todos os músculos dos braços, das pernas e dos ombros e em outro dia malhar todos os músculos das costas, do peito e do abdômen. Me recomendaram fazer cada uma dessas sequências duas vezes por semana, com intervalo entre elas. Ficaria algo assim: Segunda e Quinta: Braços/Pernas/Ombros e Terça/Sexta: Costas/Peito/Abdômen. Quarta, Sábado e Domingo eu ficaria "parado".

Minhas dúvidas:

1 - Dos dois "sets" de treinamento, meu atual e esse, qual vocês acham que possibilita melhor desenvolvimento? Dividido como está agora ou do outro modo? Seja qual for o que acharem melhor, como eu posso melhorá-lo (o que pratico agora, por exemplo, vocês acham que essa divisão fica boa? E quanto ao segundo?)?

2 - Quanto ao segundo set, eu só malharia 4 dias por semana. Ficaria 3 dias sem malhar. Acontece que já estou acostumado a malhar 6 dias por semana, e gosto disso. Se ao invés de repetir duas vezes as seções eu fizesse três (p.e.: Segunda/Quarta/Sexta: Braços/Pernas/Ombros e Terça/Quinta/Sábado: Costas/Peito/Abdômen), vocês acham que pesaria demais? Poderia me causar problemas ou atrapalhar no desenvolvimento de meus músculos? E nesse caso, com essas alterações, esse tipo de treinamento seria mais útil ao desenvolvimento de massa e a definição dos músculos que os dois primeiros modos?

3 - Vocês poderiam me sugerir algo em relação ao treinamento, a nível geral? Como eu disse, sou iniciante e não tenho muita orientação confiável sobre o fisiculturismo. Qualquer dica e sugestão (ou mesmo sugestões de tópicos a serem lidos) seria muito valiosa para mim.

Quanto à Suplementação:

Sei que existe uma seção específica do fórum para questões sobre nutrição, suplementos e etc, mas quero apenas tirar uma dúvida em relação a um suplemento específico para o treinamento que pratico atualmente. Eu tenho planejado tomar o suplemento HiperMass (a base de proteínas), batido com leite e granola, duas vezes ao dia. Em relação aos sets de treinamento que descrevi acima, essa suplementação cairia bem? Ou vocês mudariam algo?

São essas minhas dúvidas, pessoal. Agradeço desde já qualquer resposta e qualquer ajuda que vocês possam dar. Peço também desculpas pelo tamanho do tópico (resolvi descrever tudo com detalhes para não causar confusão... já diz o velho ditado: homem previnido distende menos músculos...).

Abração.

Editado por Carbono Alterado
Postado

Pesquisa ae cara tem muito artigo e muita informação pelo forum. Comece por um tópico chamado tudo que um iniciante deve saber na seção de artigos.

1- A primeira divisão está boa, o habitual ABC2x. Não gostei do segundo, vc treina os sinergistas dos musculos grandes no dia anterior a treinar eles. Não descansa os sinergistas durante a semana toda e não vai ter o mesmo rendimento nos musculos grandes.

2- Não sou fã de 3x, muito menos indo todo dia. Logo não aconselho. Mais não quer dizer melhor, vc não cresce no treino, cresce no descanço, o treino é pra dar os estimulos, tem gente que se dá melhor treinando cada musculo apenas 1 vez na semana.

3- "Pesquisa ae cara tem muito artigo e muita informação pelo forum. Comece por um tópico chamado tudo que um iniciante deve saber na seção de artigos."

Sim, já disse isto.

Alimentação e descanso são tão importantes qnt.

Suplementação:

Não sei, não conheço esse suplemento, não sabemos sua dieta, seu peso, seu gasto calórico etc.

Existe a possibilidade do seu tópico ser fechado por falta de pesquisa.

Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...