Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metformina Será Que É Bom Mesmo?

lucasmottac

Posts Recomendados

Foi postado na FAM sobre a Meltformina, vou postar aqui para vocês o que o remedio faz.

O uso da Metformina, em comprimidos, faz com que isso ocorra.

O mecanismo de ação: ela aumenta a sensibilidade dos músculos a insulina/glicose, fazendo com que a glicose da corrente sanguínea seja mobilizada de forma excelente para os músculos. Estudos tem comprovado que o uso da mesma também está indicado na perda de peso gorduroso, visto que o excedente de glicose na corrente sanguínea vai ser todo mobilizado para dentro do músculo, e não será convertida em gordura.

A metformina tem proporcionado de 5 a 7% de perda de peso e diminuição da circunferência abdominal em até 3 centímetros.

O CLORIDRATO DE METFORMINA é uma biguanida e apresenta mecanismo de ação diferente das sulfoniluréias. Atua reduzindo a neoglicogênese e aumentando a sensibilidade à insulina, o que promove a diminuição dos níveis glicêmicos. Promove aumento da absorção periférica de glicose, essencialmente em nível muscular e da sua utilização. Ao contrário das sulfoniluréias, não provoca hipoglicemia (ver INFORMAÇÕES AO PACIENTE, item Precauções e Advertências) e não causa hiperinsulinemia. O tratamento com CLORIDRATO DE METFORMINA diminui ou estabiliza o peso corporal, devido ao seu efeito anorexígeno e parece ser favorável à redução das taxas de triglicerídeos em diabéticos com dislipidemia do tipo IIb, III ou IV, acompanhada de redução da colesterolemia, quando esta se encontra elevada no início do tratamento.

O CLORIDRATO DE METFORMINA reduz significativamente as complicações cardiovasculares e a mortalidade por doenças cardiovasculares em pacientes diabéticos tipo 2 com sobrepeso e obesos, independente de seu efeito antidiabético. Nos pacientes em que não se obtém um controle adequado do nível de glicose apenas com a monoterapia de cloridrato de metformina, a associação com uma sulfoniluréia ou com insulina pode resultar em efeito sinérgico, dado que os mecanismos de ação de tais medicamentos são diferentes e complementares. Estudos recentes têm mostrado a utilidade do cloridrato de metformina em

síndromes que apresentam resistência à insulina, como a síndrome do ovário policístico, ddada a sua

evidente ação de aumento da sensibilidade à insulina e consequente redução da hiperinsulinemia.

Na revista VEJA també foi falado sobre ela: http://veja.abril.co...0606/p_103.html

Dois videos de um "medico" não sei o que ele é indicando o produto:

http://www.youtube.com/watch?v=4vShA8JLrDg

http://www.youtube.com/watch?v=mc052KEoSSU

O que vocês acham? Pelo o que o cara postou na comunidade ele fala que perdeu apenas gordura do Abdominal e so sente dor no uma leve dor no Abdomen.

As dose que ele toma é 500mg por dia na hora do almoço.

So para situar quem postou sobre isso foi o Leo _-FAM-_ da comunidade FAM, não tenho creditos sobre isso, grato

Editado por lucasmottac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Amigo, acidose lática tá associada a metformina.

Ela reduz significativamente a absorção de carboidratos, mecanismo ainda não elucidado.O fato de perder gordura com certeza é devido a má absorção dos carbos

Agora se ficar com uma dieta baixa em carbos pode rolar acidose metabolica sim, que é um quadro serio.

Isso está escrito em " Goodman & Gilman: as Bases Farmacológicas da Terapêutica "

Acho melhor vc deixar a metformina pro controle de diabetes mesmo.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Amigo, acidose lática tá associada a metformina.

Ela reduz significativamente a absorção de carboidratos, mecanismo ainda não elucidado.O fato de perder gordura com certeza é devido a má absorção dos carbos

Agora se ficar com uma dieta baixa em carbos pode rolar acidose metabolica sim, que é um quadro serio.

Isso está escrito em " Goodman & Gilman: as Bases Farmacológicas da Terapêutica "

Acho melhor vc deixar a metformina pro controle de diabetes mesmo.

O mecanismo de ação dela principal nao é por inibição de absorçao de carboidrato, de fato, isso ocorre, mas de uma forma tao irrisória que se quer é classificada como uma droga inibidora de absorçao de carboidrato. Na realidade, existem drogas especificas para esse efeito, usa-se para tratamento de DM-2( diabetes mellitus tipo 2), mas seu efeito é tao insignificante que sequer sao prescritas. Quanto a acidose, jamais a metformina causaria um quadro como esse, é totalmente fora de lógica, vc deveria estar em um quadro de inanição absurdo para entrar em acidose metabolica por falta de carbo, pq alem do carbohidrato, vc deveria estar em restriçao de proteina ( tanto alimentar, quanto muscular) pq o seu corpo faz neoglicogênese e supre a falta de glicose. Pessoas que entram em acidose metabolica por causa de carbo na vdd entram em cetoacidose metabolica, fenomeno causado por excesso de glicemia e falta de de insulina circulante para as celulaas captarem glicose e poderem fazer respiração aerobica, como é incapaz, faz anaerobica e produz acido latico e tbm corpo cetonico ( se a pessoa permanecer nesse estado e for incapaz de produção de corpo cetonico, fenomeno praticamente exclusivo de quem tem DM-1, ela pode entrar em estado hiperosmolar). Isso é um fenomeno comum em pessoas que tem diabetes, sobretudo tipo 1.... Metformina tem efeito de perda de peso SIM, agora, se isso eh salutar durante o exercicio fisico, desconheco trabalhos de impacto na literatura que provem isso, faça o teste em si mesmo rsrsrs ( o maximo que pode acontecer, eh dar umas diarreias)

Editado por Cachorro
Link para o comentário

• 3 anos depois...
15 minutos atrás, DOUGLASLLIFE disse:

Seria esse um bom medicamento que auxilia a perda de gordura ??

Existe alguma contraindicação para ganho de massa muscular?

Obrigado!

o cara acabou de explicar em cima...

leia!

Link para o comentário

• 7 anos depois...

Boas.

Vi que o topico é bem antigo mas minha duvida é se a metformina atrapalha no ganho de massa magra ou no rendimento do treino por reduzir a glicose ?

Minha glicemia gira em torno de 120 a 130 sem medicação e tomo 500 mg de metformina a noite para baixar para uma faixa de 90 a 100, iniciei a musculação a pouco mais de 1 mes e ainda sinto muita fraqueza e falta de energia para treinar, logo vou repetir o exame e ver se a atividade fisica baixou a glicemia ao ponto de poder tirar a medicação mas enquanto não tiro a medicação fico na duvida se ela pode atrapalhar meu tão sofrido treino.

T+  

Link para o comentário

Em 29/08/2023 em 17:22, ricardo_77 disse:

Boas.

Vi que o topico é bem antigo mas minha duvida é se a metformina atrapalha no ganho de massa magra ou no rendimento do treino por reduzir a glicose ?

Minha glicemia gira em torno de 120 a 130 sem medicação e tomo 500 mg de metformina a noite para baixar para uma faixa de 90 a 100, iniciei a musculação a pouco mais de 1 mes e ainda sinto muita fraqueza e falta de energia para treinar, logo vou repetir o exame e ver se a atividade fisica baixou a glicemia ao ponto de poder tirar a medicação mas enquanto não tiro a medicação fico na duvida se ela pode atrapalhar meu tão sofrido treino.

T+  

Não atrapalha, muitos fisiculturistas tomam metformina, e meio tabu, lá fora o uso é bem mais comum

Link para o comentário

Em 29/08/2023 em 17:22, ricardo_77 disse:

Boas.

T+  

Esses valores são pós-prandiais? se sim está dentro de um limite aceitável, não enxergo necessidade da medicação.

Embora diminua a absorção de CHs, reduzindo a produção de glicose e os estoques (considere "energia"), ele melhora a captação da mesma e sensibilidade, sendo assim, no quesito energia durante o treino, um mecanismo anularia/reduziria os efeitos do outro.

Porém, você poder estar usando sem necessidade (caso esses valores sejam pós-prandiais) poderia ter relação, no caso estaria diminuindo sua glicose disponível, sem um aumento considerável da sensibilidade, pela ausência de uma falta de sensibilidade inicial.

Não encontrei nenhuma evidência científica que sustente isso que escrevi acima, estou apenas estipulando me baseando nos mecanismos conhecidos. Não adote como verdade, não suspenda a medicação sem confirmar com o médico.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...