Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

• Supermoderador
Postado

"resultados"? Sei lá hehe depende de um monte de outros fatores.

Se você nunca fez Terra/LO, comece com cargas pequenas, para ir se acostumando com os exercícios.

Você pode também considerar métodos como Starting Strength ou Stronglifts, que usam normalmente apenas exercícios compostos, com barra, incluindo agachamento, terra, power clean, entre outros. Assim você aprende os exercícios e de quebra consegue uma boa quantidade de força (e hipertrofia junto).

Só não esqueça de ver os vídeos para saber direitinho como executar cada exercício, e se possível ter alguém para te ajudar também para analisar sua execução.

Postado

enquanto você não for mestre em levantamento e desenvolvimento em pé, não está pronto pra fazer levantamentos olímpicos como power clean sem alguém que tenha experiência em executar esse movimento.

Postado (editado)

enquanto você não for mestre em levantamento e desenvolvimento em pé, não está pronto pra fazer levantamentos olímpicos como power clean sem alguém que tenha experiência em executar esse movimento.

Pois é,eu até me interessei pelo LOP mas não tem como fazer,não só por esses motivos mas por um conjunto :x

Então,vou ficar no Agachamento Livre + Levantamento Terra.Meu treino tá ABC,2x.Aí eu fico na dúvida de colocar os dois juntos,mas acho que pelo menos no início eu vou fazer isso.

Aliás,eu assisti videos sobre o Terra e deu pra entender quase tudo,exceto na parte que eu ergo a barra.Eu devo puxar a barra até a coluna ficar "trancada" ?

Assisti o do Mark Rippetoe :

Abraços

[EDIT]Dá pra tirar uma ideia por esse vídeo também ?

Editado por Johnn
Postado (editado)

John, coincidentemente ou não, esse vídeo legendado do mark é meu :laughingsmiley: quer dizer, eu que traduzi e legendei.

Inclusive, eu legendei uma parte (uma das quatro) de um DVD dele onde ele ensina o Power Clean. É só procurar lá no meu canal.

A posição final do levantamento é com as costas totalmente retas. "Retas" é modo de dizer, sempre vai ter a curvatura natural das costas. Mas você deve ficar como ficaria se estivesse em pé, totalmente ereto. A coluna fica "travada" sim no final da subida, e os ombros pra trás. Não precisa forçar uma curvatura exagerada da parte superior das costas, é só estufar o peito e colocar os ombros pra trás.

Na verdade oq ue "trava" não é nem a lombar, que deve ficar travada o tempo todo, é a parte superior.

Antes me diziam pra eu fazer isso, mas eu reclamava que sentia um desconforto, uma dor na coluna ao fazer isso, mas ninguém entendia o porque, ou achavam que era lombar fraca, que era só continuar fazendo. Meses depois eu fui descobrir que isso acontecia porque eu não contraía o abdomen, causando uma hiperlordose e a dor devido à grande carga que recaía diretamente sobre a coluna.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

John, coincidentemente ou não, esse vídeo legendado do mark é meu :laughingsmiley: quer dizer, eu que traduzi e legendei.

Inclusive, eu legendei uma parte (uma das quatro) de um DVD dele on ele ensina o Power Clean. É só procurar lá no meu canal.

A posição final do levantamento é com as costas totalmente retas. "Retas" é modo de dizer, sempre vai ter a curvatura natural das costas. Mas você deve ficar como ficaria se estivesse em pé, totalmente ereto. A coluna fica "travada" sim no final da subida, e os ombros pra trás. Não precisa forçar uma curvatura exagerada da parte superior das costas, é só estufar o peito e colocar os ombros pra trás.

Na verdade oq ue "trava" não é nem a lombar, que deve ficar travada o tempo todo, é a parte superior.

Antes me diziam pra eu fazer isso, mas eu reclamava que sentia um desconforto, uma dor na coluna ao fazer isso, mas ninguém entendia o porque, ou achava que era lombar fraca, que era só continuar fazendo. Meses depois eu fui descobrir que isso acontecia porque eu não contraía o abdomen, causando uma hiperlordose e a dor devido à grande carga que recaía diretamente sobre a coluna.

Foi coincidência mesmo :P

Aliás,parabéns pela tradução !

Pois é,sempre achei estranho essa aparente curvatura que o pessoal faz na hora de erguer a barra.

Você viu o segundo vídeo ?Lá o cara fica com a coluna reta...parece ser um bom tutorial.Depois se der,dá uma olhadinha pra você ver se é bom ou não :D

Abraços

Postado (editado)

Sim, eu vi o segundo, não parece ter nada de errado com ele.

A curvatura que você diz é no final da subida ou antes de subir?

O que importa no final da subida é ficar com a base da coluna perpendicular ao solo e colocar ombros pra trás e estufar o peito. Eu gosto de acentuar bem a parte dos ombros pra trás pra aproveitar esse trabalho.

A questão do formato da coluna na posição inicial é complicada. ela depende de muitas coisas, como tamanho do fêmur, tíbia, tronco e braços (quase nada, né?), e ainda da flexibilidade que a pessoa tem na coluna. Geralmente as mulheres tem mais flexibilidade

O pior caso possível pra levantamento seria uma pessoa com tíbia e tronco longos, e fêmur e braços curtos.

A curvatura da parte superior das costas é até normal pra maioria das pessoas "altas", mas a curvatura da lombar, não. Algumas pessoas apresentam um formato arqueado da lombar, enquanto a de outras fica "reta", e de algumas pode até parecer levemente arqueada, mas o que importa é que a lombar esteja em contração total o tempo todo.

E mesmo a parte superior arrendondada sendo admissível, ela só o é quando o peito está tão alto/estufado quanto possível.

Como diz o rippetoe num dos vídeos sobre levantar o peito pra posição inicial do levantamento: "se voce nao sente dificuldade com essa parte, algo está errado. essa parte deve ser difícil."

Por isso agachamento e levantamento são tão difíceis de ensinar e avaliar, porque dependendo das medidas de cada pessoa, a posição que

seria errada pra uma, é certa pra outra.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

Essa parte dificil que você diz é a hora de levantar né?(Mover o peito)

Eu só não entendi a parte do Joelho ultrapassar a ponta do pé.E a posição inicial é com a canela afastada da barra,certo ?

Abraços

Postado

Essa parte dificil que você diz é a hora de levantar né?(Mover o peito)

sim, é o movimento de erguer o peito logo antes do peso sair do chão.

Eu só não entendi a parte do Joelho ultrapassar a ponta do pé.

no levantamento? onde você viu isso?

E a posição inicial é com a canela afastada da barra,certo ?

no meu vídeo que você mesmo postou, o rippetoe explica milimetricamente como deve ser: o seu pé deve ficar exatamente dividido em dois, pra quem olha de cima ou do lado. "não é a metade do seu pé que você consegue ver; é a metade do seu pé". então, sim, a canela vai ficar bem próxima da barra quando estiver em pé, e vai tocar quando for segurar a barra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...