Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hipertrofia Miofibrilar X Sarcoplasmatica


eduardostz

Posts Recomendados

Estava lendo esse tópico e acho que haveria uma maneira científica, mas bem bizarra, de averiguar se existe ou não diferenças entre os treinos high rep e low rep.

Bastaria pegar uns caras e fazê-los treinar de 6 meses a 1 ano o braço esquerdo com high reps e o direito com low reps. No final, ficaria visível se há ou não diferenças!

Alguém se habilita a fazer essa doideira, hehehe? To de sacanagem...

Editado por AVPR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

E isso é científico por acaso?!?!

Isso é pragmático, ainda mais considerando UM caso isolado.

Para ser científico, deveriam ser usados no mínimo uns 1000 caras fazendo isso e todas as demais variáveis colocadas estritamente sob vigilância para não alterar o resultado final.

Pelamor né?

Um tópico enterrado desse e tu dar ress p falar besteira...

Como você mesmo disse, uma das diferenças entre 'científico' e 'pragmático' é justamente o número de casos na amostragem. Ou seja, quanto mais gente melhor. Concordo plenamente.

Mas também deve-se considerar que, na hipótese que eu apresentei, as principais comparações, necessárias em todos os testes científicos que se prestem, serão feitas entre 2 parâmetros de um mesmo indivíduo. Assim, elimina-se milhares de variáveis, que ocorrem quando os critérios de comparação são feitos principalmente entre indivíduos diferentes (idade, metabolismo, alimentação, descanso, genética, etc). Quer teste mais preciso do que um que elimine várias variáveis??!!

Por fim, não acho legal esculhambar o post de alguém, dizendo que é "falar besteira" apresentar uma idéia que poderia por fim de vez a essa discussão que, aliás, não foi encerrada neste tópico, como se pode ver.

Por isso, não vejo nada de errado em resgatar esse "tópico enterrado" para tentar justamente propor alguma forma de esclarecer essa questão, hipertrofia miofibrilar X sarcoplasmática.

Além disso, concorda que é muito mais correto 'desenterrar' um tópico para continuar o debate do que abrir um novo tópico com assunto já debatido, né?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que nao elimina muitas variaveis decisivas. Na pratica já é bem irrealizavel, simplesmente porque voce está partindo do principio que a pessoa vá treinar os bracos unilateralmente, mas nao citou os movimentos compostos. Quando o individuo for treinar supino, por ex, ele vai fazer 5x5 ou 4x10? Porque se ele fizer 5x5, um braco vai receber 2 estimulos low rep e o outro 1 low e 1 high. Pronto, já quebrou o padrao.

E mesmo que alguem conseguisse resolver esse problema e optasse por levar pra frente, queira ou nao ainda é um estudo n=1. Pode ser que a pessoa seja dominante em fibra IIa e por isso tenha uma resposta excelente ao treino low rep; ou entao pode ser uma pessoa com predominancia de fibra I e o braco high rep responda melhor. Pode ser que a pessoa nao saiba treinar low. Pode ser um monte de coisa.

No final das contas, supondo que a pessoa superasse todos obstaculos... novamente: n=1. Voce se submete a esse teste e ai conclue que sim, existe diferenca entre as duas hipertrofias. OK, na pratica isso significa o que? Que agora vamos sair recomendando low rep pra todo mundo porque UM usuario percebeu diferenca? Do meu ponto de vista, nao só é passivel de diversos problemas ao longo do teste como o resultado final teria uma validade minima. Me colocando como espectador, eu sinceramente nao acreditaria que existe (ou que nao existe) diferenca entre hipertrofias só porque um usuario qualquer de um forum supostamente fez um teste com seu proprio corpo. Minha humilde opiniao.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que nao elimina muitas variaveis decisivas. Na pratica já é bem irrealizavel, simplesmente porque voce está partindo do principio que a pessoa vá treinar os bracos unilateralmente, mas nao citou os movimentos compostos. Quando o individuo for treinar supino, por ex, ele vai fazer 5x5 ou 4x10? Porque se ele fizer 5x5, um braco vai receber 2 estimulos low rep e o outro 1 low e 1 high. Pronto, já quebrou o padrao.

E mesmo que alguem conseguisse resolver esse problema e optasse por levar pra frente, queira ou nao ainda é um estudo n=1. Pode ser que a pessoa seja dominante em fibra IIa e por isso tenha uma resposta excelente ao treino low rep; ou entao pode ser uma pessoa com predominancia de fibra I e o braco high rep responda melhor. Pode ser que a pessoa nao saiba treinar low. Pode ser um monte de coisa.

No final das contas, supondo que a pessoa superasse todos obstaculos... novamente: n=1. Voce se submete a esse teste e ai conclue que sim, existe diferenca entre as duas hipertrofias. OK, na pratica isso significa o que? Que agora vamos sair recomendando low rep pra todo mundo porque UM usuario percebeu diferenca? Do meu ponto de vista, nao só é passivel de diversos problemas ao longo do teste como o resultado final teria uma validade minima. Me colocando como espectador, eu sinceramente nao acreditaria que existe (ou que nao existe) diferenca entre hipertrofias só porque um usuario qualquer de um forum supostamente fez um teste com seu proprio corpo. Minha humilde opiniao.

Abracos

Fala craw69, blz? Cara, concordo plenamente contigo. Acho que não me fiz entender direito nos posts anteriores. Acho sim que a amostra tem que ser com o maior número de indivíduos possíveis. E não, eu não estava falando para a gente fazer este "estudo" aqui entre nós, usuários deste fórum. Eu só estava brincando. Acho que foi isso que não deixei muito claro e que gerou as respostas ao meu post. É que sou meio irônico, mas é dificil expressar ironia através de texto escrito. Vou editar a mensagem original e colocar alguma sinalização na frase, para deixar bem claro que seria absurdo propor para alguém aqui que tentasse essa doideira.

Só estava opinando sobre um teste científico que poderia ser feito para tentar esclarecer se há realmente diferenças entre esses 2 tipos de treino. E claro, se algum estudioso fosse realizar um teste nesse sentido, teria que estabelecer os parâmetros e controles pertinentes a qualquer estudo científico controlado, como, por exemplo, o tipo de exercícios no treino (só isolados e unilaterais), forma de execução, etc.

E também concordo contigo: eu nunca acreditaria em algo só porque alguém escreveu, num fórum da internet, que testou e deu certo. Acho que ninguém é tão ingênuo a esse ponto.

(...)Pelamor né?

Um tópico enterrado desse e tu dar ress p falar besteira...

Não precisava Craw, não precisava...

Já frequentava a bastante tempo esse fórum, mas só criei perfil a pouco tempo.

Não sei se é impressão minha, mas sinto um leve 'preconceito' com usuários novos por parte dos antigos. Parece até que o 'novato' não pode opinar, senão é "besteira", ou perda de tempo, porque "não precisava".

Parece que há uma casta de 'iluminados' aqui, que só aceitam novas idéias de pessoas do mesmo 'nível'. Se alguém ousa se meter nos seus assuntos, é logo tratado a tapas e pontapés. Péssima atitude para quem está num fórum onde o foco, acredito eu, seja justamente o debate e o aprendizado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já frequentava a bastante tempo esse fórum, mas só criei perfil a pouco tempo.

Não sei se é impressão minha, mas sinto um leve 'preconceito' com usuários novos por parte dos antigos. Parece até que o 'novato' não pode opinar, senão é "besteira", ou perda de tempo, porque "não precisava".

Parece que há uma casta de 'iluminados' aqui, que só aceitam novas idéias de pessoas do mesmo 'nível'. Se alguém ousa se meter nos seus assuntos, é logo tratado a tapas e pontapés. Péssima atitude para quem está num fórum onde o foco, acredito eu, seja justamente o debate e o aprendizado.

Abraço

O craw foi bom em enterrar o assunto, com pontos que não dão sobras pra novas tentativas de argumentar sobre treinar low rep com um braço e high rep com o outro.

Minha comunicação foi com ele, mesmo que retórica.

Minha postura aqui no forum é sim questionavel, mas é algo relacionado à personalidade e não preconceito.

Espero que não se ofenda, pois não quis te fazer sentir "rejeitado".

edit: a quanto tempo vc frequenta o forum, pouco é importante. Eu teria dito o mesmo até se o user mais antigo tivesse sugerido aquilo, afinal nem foi uma resposta direta.

Editado por Vasthor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LOL, perdi meu tempo respondendo.

Eu vi o seu post antes do Iceman postar, e nao respondi porque já tinha achado no minimo estranho. Nao cheguei a pensar que fosse ironia, mas me pareceu muita ingenuidade de sua parte, o que me levou a optar por sair do topico do que te responder.

Depois que o Iceman te respondeu e voce postou...

Mas também deve-se considerar que, na hipótese que eu apresentei, as principais comparações, necessárias em todos os testes científicos que se prestem, serão feitas entre 2 parâmetros de um mesmo indivíduo. Assim, elimina-se milhares de variáveis, que ocorrem quando os critérios de comparação são feitos principalmente entre indivíduos diferentes (idade, metabolismo, alimentação, descanso, genética, etc). Quer teste mais preciso do que um que elimine várias variáveis??!!

Por fim, não acho legal esculhambar o post de alguém, dizendo que é "falar besteira" apresentar uma idéia que poderia por fim de vez a essa discussão que, aliás, não foi encerrada neste tópico, como se pode ver.

Por isso, não vejo nada de errado em resgatar esse "tópico enterrado" para tentar justamente propor alguma forma de esclarecer essa questão, hipertrofia miofibrilar X sarcoplasmática.

Além disso, concorda que é muito mais correto 'desenterrar' um tópico para continuar o debate do que abrir um novo tópico com assunto já debatido, né?

... absolutamente nada deu a entender que fosse ironia; pelo contrario, suas frases deram a entender que voce realmente estava levando a ideia a serio.

Acho que nao foi "culpa" do seu tempo de forum, mas sim sua falta de habilidade em expressar a ironia e continuar debatendo como se essa nao existisse em seus posts. Anyway, agora que voce ja confirmou a situacao, acabaram-se os problemas.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)Minha postura aqui no forum é sim questionavel, mas é algo relacionado à personalidade e não preconceito.

Beleza, pensei que era uma coisa voltada só para os 'novatos', mas se é de sua personalidade, então tá beleza, pois, assim, aplica-se a todos indistintamente.

Como eu não te conheço pessoalmente, foi por isso que eu disse no post anterior que "Parece", e não afirmei que é.

(...)

Depois que o Iceman te respondeu e voce postou...

"Mas também deve-se considerar que, na hipótese que eu apresentei, as principais comparações, necessárias em todos os testes científicos que se prestem, serão feitas entre 2 parâmetros de um mesmo indivíduo."

... absolutamente nada deu a entender que fosse ironia; pelo contrario, suas frases deram a entender que voce realmente estava levando a ideia a serio.

Acho que nao foi "culpa" do seu tempo de forum, mas sim sua falta de habilidade em expressar a ironia e continuar debatendo como se essa nao existisse em seus posts. Anyway, agora que voce ja confirmou a situacao, acabaram-se os problemas.

Abracos

Como eu disse, acho que não tinha me expressado bem e peço desculpas se não me fiz entender.

Porém, o trecho que você citou do meu post acima ainda continua plenamente pertinente. Nesse tipo de abordagem que eu sugeri, não haveria somente um parâmetro de comparação de resultados entre indivíduos. Haveria também como fazer comparação em relação a um mesmo indivíduo, o que, acredito, tornaria o teste muito mais eficaz. Ou seja, eu não disse que este último parâmetro de comparação seria o único no teste.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém, o trecho que você citou do meu post acima ainda continua plenamente pertinente. Nesse tipo de abordagem que eu sugeri, não haveria somente um parâmetro de comparação de resultados entre indivíduos. Haveria também como fazer comparação em relação a um mesmo indivíduo, o que, acredito, tornaria o teste muito mais eficaz. Ou seja, eu não disse que este último parâmetro de comparação seria o único no teste.

Realmente. Erro meu em ter dado um destaque desnecessario pro caso de ser n=1, já que voce nao citou que esse seria o caso. De qualquer forma, ainda acho que nao eliminaria algumas variaveis importantes, como eu já afirmei. Repetindo a forma que vejo o problema... se um dos cobaias for mais propenso a ser explosivo, provavelmente o braco low rep responderia melhor; se o outro cobaia for mais propenso a resistencia, ai seria o high... ou seja, mesmo nao tendo a comparacao entre grupos, ainda sim o metabolismo/genetica acabaria por ser uma variavel. Acho que deu pra entender o que eu quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to tendo quasse certeza que meu corpo responde melhor a low rep's , só nao posso dizer isso ainda com tanta certeza mais agora com sl 5x5 meu corpo vai dizer. 80% de certeza da minhas coxas os resultados foram melhor com low-reps mais vamos lá.. vamos ver qual vai ser desse novo treino daqui uns meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...