Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Destreino

Gutinha

Posts Recomendados

Visitante Rodrigo1985

Po Gosto demais dos post do Quisso!

A discução esta ficando muito boa!

Entendi um pouco sua opnião quisso , por isso me encontro nesta parte que você colocou do craw

Reconheço que a estrutura necessária pra pessoa conseguir planejar algo assim é bem difícil de conseguir, então um deload se faz necessário, como o Craw bem falou, pro average joe
Estou precisando dar um descanço geral, não só dos treinos , tirar um pouco da "obrigação " , ou do " comprometimento " com meu corpo e tirar esta semana para " relaxar ", só não vou tirar descanço da dieta rsrsrsrsr .

Editado por Rodrigo1985
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tanto EdChabal quanto o Quisso sao muito mais autoridades neste tema do que eu, isso eu nao tenho duvida. Por isso volto a afirmar: apesar de minha opiniao nao ser exatamente contraria a deles - até porque nossos objetivos sao diferentes, eu sou muito mais focado em estetica enquanto eles aparentam (me corrijam se eu estiver errado) estarem muito mais ligados a questao de performance -, mas sim diferente, é muito mais seguro seguir a opiniao deles do que a minha.

Sem sombra de duvidas, se a pessoa tem o conhecimento teorico que um dos dois tem, se a pessoa sabe aplicar isso na pratica, se a pessoa tem tempo disponivel pra seguir tal agenda (se bem que isso de tempo é complicado, mas enfim) e etc... nao tenho a menor duvida que ela pode se virar muito bem sem deloads. Mas ai entra a questao do que os gringos chamam de "economia de treino", que é o mesmo que eu citei anteriormente (e, ao menos o Quisso, parece que nao discorda de mim): pro average joe é mais facil encaixar 2-6 deloads ao longo do semestre do que ensina-lo toda a teoria e pratica de como "burlar" tal ferramenta.

No exemplo do Quisso que corre 15K e no dia seguinte faz Terra: provavelmente 90% do forum nao sabe fazer o trabalho de mobilidade que ele faz, provavelmente 90% do forum nao precisa correr 15K pra atingir seus respectivos objetivos e ainda aguentar um Terra no dia seguinte e por ai vai. Pro objetivo - e conhecimento - dele, é tudo perfeitamente razoavel; pro objetivo - e conhecimento - de muitos outros... está longe de ser necessario. O Chad Smith, que tem alguns materiais bem didaticos e aplicaveis quanto a periodizacao pra atletas, sempre falava isso: um atleta quer ser mais explosivo, e eu tenho duas opcoes: gastar meses ensinando perfeitamente os levantamentos olimpicos ou gastar 30 minutos ensinando como fazer box jumps, arremessos com med balls e sprints; qual eu escolho? O segundo. Por que? Porque o objetivo vai ser atingido da mesma forma e com menos tempo investido (e logo, obviamente, sobrando mais tempo pro atleta investir no que mais lhe interessar).

Acho que a minha idéia é essa. Se a pessoa gosta/precisa/quer/whatever aprender como aperfeicoar a periodizacao dela e excluir deload, e se isso vai ser mais vantajoso quanto a atingir o objetivo da mesma, entao sem sombra de duvidas ela deve correr atrás. Mas mesmo deload certamente nao sendo necessario CASO a pessoa tenha conhecimento pra evita-lo, eu ainda acho que ele tem um "CxB" melhor pra quem nao visa tanto performance/esporte/treinos funcionais/afins.

Abracos

Link para o comentário

Visitante Rodrigo1985

Estou adorando este tópico , cada vez que estes caras falam eu paro aqui para ficar lendo !

Muito bom mesmo , não tenho nem metade do conheçimento de vocês para entender tudo o que falam mais

concerteza com um pouco de interpretação de texto percebo que é importante mesmo a cada dia mais aprender

sobre musculação num geral .

Link para o comentário

Já eu fiquei sem treinar um mês pra descansar, e lendo o tópico vi que não precisava ter tirado essas "férias" todas.

Meu treino ja era ABC1x e, apesar de eu estar treinando direto havia um ano, não tinha necessidade desse descanso todo.

A partir de agora vou começar a periodizar.

Se foi apenas um descanso realmente não foi necessário, mas dependendo do caso se faz necessário :D

Link para o comentário

Tópico bom é outra coisa hahahaa, parabéns Craw, Quisso e Ed.

Agora uma pergunta, Quisso, esse trabalho de mobilidade seria ao estilo MobilityWOD, foam roaller nesse estilo? E se você puder passar para o fórum alguma coisa com leitura relacionada a treinamento que você goste ou acha inicial seria de ótimo proveito.

Abraços

Link para o comentário

Com certeza (e como tudo) existem a linhas que divergem. John Broz, por ex, que treina os oly lifters dele de altissimo nivel com 2 sessoes por dia, resultando em 4-6h totais diarias, acha que deload é viadisse e frescura; o Thibaudeau do T-Nation acha que tirar um dia OFF é pior pra recuperacao do que ir treinar e por ai vai.

O problema é que geralmente quem é "contra" deload, ou é porque pode viver pro esporte ou porque está usando algo. Nao é a toa que o time bulgaro de lev. olimpico (o qual segue a mesma linha de treinamento do Broz) inteiro já foi pego em exame anti-doping; geralmente (e estou ressaltando bem o "geralmente") quem foge de deload é porque tem alguma carta na manga (seja um conhecimento teorico e pratico absurdo pra saber dosar perfeitamente intensidade/volume/frequencia; seja porque o cara nao tem nada mais pra fazer além de treinar; seja porque ele injeta alguma coisa).

Mas voce, Ed, manja muito mais do que eu, sem duvidas :) se voce acha desnecessario deload, assumo que é mais recomendado te seguir. Só mantenho minha opiniao de que, pro "average joe" (aquele cara natural comum) como eu e boa parte do forum, é mais vantajoso aplicar um deload a cada X tempo do que tentar compreender toda fisiologia humana, estudar diversas periodizacoes e por ai vai.

Abracos

Porra Craw, não sei mais do que ninguém não.

Bem é indiscutivel que é sempre mais fácil seguir um programa de alto volume com dedicação integral e drogas.

Mas esse artigo do Bell me chamou atenção justamente ao contrario, ele fala que para ele deload é desnecessário, por que na supertraining eles trabalham com underload. Pare para pensar,por mais que ele agaca com 900lbs nas costas toda semana, coisa que ele não faz, ele esta trabalhando com 90% da sua Rm ao contrario do average joe que faz todas suas séries até a falha e ainda coloca uns drop sets no meio. Outro fator importante é que ele muda os movimentos do treino a cada duas no máximo três semanas, muito diferente das 6 semanas comuns num treino de hipertrofia, o que reduz consideravelmente o desgaste articular.

Em resumo, a lição do artigo é "treinar com qualidade não significa treinar pesado todos os dias" e isso evita um monte de problemas, inclusive o periodo de deloading

Mas a verdade é que tem pouquissima gente treinando assim, o que mais se ve em academias é gente com uma mobilidade horrivel, padrão de movimentos caóticos, tuchando peso na barra até não poder mais e dai dá no que dá.

Link para o comentário

Visitante deletado____

Olá,

Eu acho que li o mesmo artigo que o Ed. Se bem sei, o Mark Bell treina com template westside. E por mais que se diga "90% de RM", "80% de RM", whatever porcento de RM, na verdade o que se busca num ME é record. Sempre. O método conjugado deles é, pra mim, o mais próximo do que seria o método definitivo do treino atlético. E tá longe de ser um simples esquema de porcentagem fixa. É claro que pra "vender" o produto tem que ter uma didática de alguma forma, mas daí a focar o pensamento nas porcentagens do treino você acaba por perder grande parte dos conceitos por trás dos métodos.

Então de forma alguma significa que eles treinam "leve", ou "controlado" ou seja lá o que for. O conceito de underloading nesse caso é um pouco diferente do que simplesmente treinar abaixo da RM.

Com o meu comentário, meio que desvirtuando um pouco a discussão, eu critiquei justamente esse pensamento de achar que pra manter frequência alta precisa treinar leve, ou de que quem treina frequentemente faz isso assim. Só porque numa bulgarian wave você abaixa o peso depois de tirar a RM você tá treinando "de boa"? Quem dera fosse assim...

Em relação ao comentário do craw, concordo em parte. O uso de deloads vai tirar o estresse elevado do treino e tal, mas assim como o que eu citei da corrida, se eu correr hoje e esperar uma semana pra fazer o terra, e fazer isso a cada 15 dias, isso provavelmente vai me levar a lesão da mesma forma, mesmo com o descanso, porque o esforço é repetitivo e crônico. Senão lesão provavelmente vou estagnar em algum dos dois segmentos, senão em ambos. Então algum nível de trabalho recuperativo sempre vai ser necessário. É por falta disso que sempre se vê comentários do tipo "não consigo agachar porque não tenho equilíbrio", ou "não desço mais no supino porque dói o ombro". Coisas assim não vão mudar com uma semana de descanso. É claro que, novamente, pela lei do mínimo esforço, o deload vai cair bem, mas o cultivo de boas posições (coisa que o Coach Kelly do MWOD fala bastante :D) independe disso.

Eu critico muito o posicionamento dos treinadores/trainees, independente da rotina ser split, fullbody, ou o que, com dias de descanso associados, porque é sempre "precisa descansar pra poder se recuperar", quando na realidade ela deveria ser "precisa descansar porque eu só sei até aqui", então seria muito mais inteligente falar "precisa descansar porque a rotina pessoal não permite" ou como o Pengo fala (que é o que eu sintetizo nas entrelinhas, me corrijam se estiver errado) "porque o acúmulo calórico do descanso favorece o ganho de peso", isso associando já os tais três pilares do treino.

Respondendo ao R.Hellmann, é um ótimo ponto de partida o MWOD. O coach Kelly tem uma didática muito bacana que é fazer mobilização mediante a posição que se quer alcançar, então fica muito intuitivo. Fora o "self-service" envolvido. Por mais que não se siga os WODs do crossfit, ele explica alguns princípios com aplicabilidade geral.

Link para o comentário

"precisa descansar porque a rotina pessoal não permite"

- Excelente colocação Quisso. Uma periodização de treinamento deve levar em conta a rotina de tarefas diárias da pessoa, o que vai variar consideravelmente do indíviduo que vive para o esporte para o que não tem condições/desejo de viver para o esporte. E ai que a grande maioria, principalmente os iniciantes, caem no erro de copiar rotinas de atletas profissionais.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...