Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Exercícios no frio

O frio chegou. E, junto com ele, chega também uma série de “ais”

Atividade física no inverno é imprescindível para evitar ou, pelo menos, amenizar dores, lesões e contrações.

Mesmo nos dias em que as temperaturas estão baixas é bom deixar a preguiça de lado e fazer exercícios físicos. “Mexer o corpo” afasta moléstias comuns desta época do ano, como dores nos ossos e nas articulações, além de problemas respiratórios. “Com o frio, as pessoas costumam permanecer encolhidas para se proteger. Ainda há a diminuição natural da circulação sanguínea devido à redução do calibre dos vasos sanguíneos, propiciando lesões que podem acentuar desvios posturais, bem como causar atritos articulares por encurtamento no comprimento das fibras musculares”, explica Marcel Silva, coordenador da ginástica da Triathon Academia.

Especialmente quem é acometido por males na coluna ou doenças reumáticas deve alternar exercícios aeróbicos – para melhorar a circulação sanguínea – com exercícios de fortalecimento da musculatura – como musculação ou Pilates. O ideal é praticar atividades cerca de três vezes por semana.

No inverno, distúrbios respiratórios também são corriqueiros. Respirar errado gera tensões, problemas posturais, cãibras ou lesões musculares. “O segredo é movimentar-se, pois previne a rigidez e o encurtamento das fibras musculares, além de melhorar o sistema respiratório. O organismo fortalecido pela atividade física é sempre mais resistente a doenças”, lembra Silva.

Quem não tem tempo de freqüentar academia ou resiste à idéia de praticar atividade física três vezes por semana, uma ótima alternativa é espreguiçar-se. “É uma bela maneira de realizar um pequeno alongamento. Fazer pausas durante o dia para alongar pescoço, costas, mãos, peitoral e outras musculaturas tensas devido a posturas mantidas por muito tempo”, recomenda o coordenador de ginástica. Alguns procedimentos saudáveis também podem entrar na rotina, como substituir o elevador pela escada, realizar pequenas caminhadas (visitando lojas durante o almoço ou parando o carro mais distante), jogar futebol com os amigos ou passear no parque com as crianças.

Alimentação e hidratação no inverno

Cuidar da alimentação e hidratação é fundamental nesta estação. A teoria de que no frio pode comer alimentos mais gordurosos porque o corpo queima mais calorias para manter a temperatura não é verdade; tanto que ao término desse período é normal as pessoas ganharem alguns quilinhos. Quando a temperatura estiver baixa, é importante dar preferência a pratos quentes, que oferecem maior sensação de saciedade.

Assim como no verão, não se pode descuidar da ingestão de água, já que no inverno urinamos com maior freqüência e o organismo leva mais tempo para acusar a falta de água.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda

FONTE:Clique aqui

o bom é que não tem que ficar revezando equipamento :P

mas eu sofro mto pra aquecer as mãos e os dedos,acho q vou começar a treinar com luva....

Publicidade

• Respostas 47
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado (editado)

Confesso que ta sendo dificil treina no inverno aqui, no RS temperatura na hora que treino é de no maximo 5 graus.. to demorando pra aquecer, e ultimamente to sem forças pra treinar huauhauha.. é so eu que ta assim?

fora que a vascularizacao diminui por motivos obvios, to bem sem definicao.. to bem frango hahaha

É.. to demorando pra aquecer as maos tambem uhauhauha.. ta foda, congeladas.. isso atrapalha um pouco

Editado por marcelobra
Postado

academia vazia ??????

hj mesmo q fez um frio da porra e choveu, tinha muuuuuuuito mais gente do que semana passada que estava uns 25C + :huh: :huh:

eu devo morar eu um lugar totalmente diferente ... aqui as academias LOTAM segunda e sexta sao completamentes vazias

fora q treinar no frio nao da pra ir de regata :(

Postado (editado)

percebi que hoje treinando no frio soltava o ar no meio do exercicio saia aquela fumaça branca agora nao sei se isso é ruim :blink:

Editado por soares02
Postado

academia vazia ??????

hj mesmo q fez um frio da porra e choveu, tinha muuuuuuuito mais gente do que semana passada que estava uns 25C + :huh: :huh:

eu devo morar eu um lugar totalmente diferente ... aqui as academias LOTAM segunda e sexta sao completamentes vazias

fora q treinar no frio nao da pra ir de regata :(

onde eu moro eh a mesma coisa,começou diminuir a temperatura,a academia ja começo a LOTAR,ontem as 8h da noite tava 2° e tinha muitaaaaaaaaa gente na academia :/

Postado

Confesso que ta sendo dificil treina no inverno aqui, no RS temperatura na hora que treino é de no maximo 5 graus.. to demorando pra aquecer, e ultimamente to sem forças pra treinar huauhauha.. é so eu que ta assim?

fora que a vascularizacao diminui por motivos obvios, to bem sem definicao.. to bem frango hahaha

É.. to demorando pra aquecer as maos tambem uhauhauha.. ta foda, congeladas.. isso atrapalha um pouco

Mesma coisa aqui.

A princípio eu culpei a WD, mas o problema é a temperatura mesmo.

o Rendimento simplesmente não é o mesmo.

Eu fzia Testa com barra livre e 12kg cada lado.

agora com 10 já precisa de ajuda.

mas mesmo assim estou sentindo mais dores doque sentia antes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...