Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bem, criando um tópico sobre o pq desse papo que escuto desde que frequento aqui, resolvi dar uma pesquisada antes e só deixar aqui o que achei (no blog + wikipédia + fontes) pois vejo que todo tópico de ovo surge essa dúvida, o pessoal não responde e o tópico morre nessa pergunta.

2 – Péssima absorção da proteína da clara do ovo. Cerca de 51% da proteína encontrada na clara é absorvida pelo nosso corpo, contra 91% da clara do mesmo ovo, só que cozido.

3 – Absorção de biotina prejudicada. Ovos crus tem uma glicoproteína chamada avidina que se liga ao nutriente biotina na gema e previne que seja absorvida pelo nosso corpo. Este efeito pode ser anulado pelo ato de cozimento do ovo.

Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/2008/02/23/ovo-cru-comer-ovo-cru/#ixzz1QuLVHdCn

Pesquisando na wikipédia mesmo sobre biotina

A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofactor enzimático. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

A proteína avidina, presente numa forma activa em ovos crus, inibe a acção da biotina ao ligar-se a esta, evitando a sua absorção normal no intestino. Uma dieta rica em ovos crus pode levar, por isso, a uma deficiência em biotina.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotina

Manifestações de carência [da biotina]: muito raras e praticamente só aparecem se houver destruição das bactérias intestinais, administração de antimetabólicos da biotina e alimentação com clara de ovo crua para que aconteça a carência de biotina. Nestes casos surgem glossite atrófica, dores musculares, falta de apetite, flacidez, dermatite e alterações do eletrocardiograma. Pessoas que se alimentam por longo tempo somente de ovos crus têm apresentado estas manifestações. Pessoas alimentadas por via parenteral também podem apresentar sinais e sintomas de carência de biotina. As lesões da pele caraterizam-se por dermatite esfoliativa severa e queda de cabelos que são reversíveis com a administração de biotina.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508

Vitamina H (BIOTINA):

Auxilia no metabolismo e produção de energia a partir de gordura. Necessária para a formação de ácidos graxos.

http://www.dna.ind.br/?url=pg_extras

Lipogênese

Processo que ocorre preferencialmente no tecido adiposo, ocorrendo também no tecido hepático, e que consiste na síntese de ácidos graxos e triglicerídeos, que serão utilizados como reserva energética. Em uma hiperglicemia a insulina ativa as vias hipoglicemiantes que são a glicólise, glicogênese e via das pentoses. No caso do excesso de ATP, tanto o ciclo de Krebs quanto a cadeia respiratória são bloqueados causando o acúmulo de acetil-coA dentro da

mitocôndria, então o mesmo sai para o citoplasma na forma de citrato e através da enzima citrato liase no citoplasma celular volta a ser acetil-coA. É agora que começa a síntese de ácido graxo, uma via hipoglicemiante, citoplasmática e anaeróbica, tendo como molécula precursora o acetil-coA, proveniente, por exemplo, do metabolismo dos carboidratos. Esta via tem como hormônio ativador a insulina e como inibitório o glucagón. A principal enzima do processo é a acetil-coA carboxilase, a qual atua com o auxílio da biotina (vitamina que carrega o CO2 agindo em conjunto com a acetil-coA carboxilase na transformação do acetil-coA em melanil-coA). Os ácidos graxos sintetizados se combinam por esterificação com o glicerol, na finalidade de se produzirem triglicerídeos armazenáveis.

http://pt.scribd.com/doc/43652977/Bioquimica

Publicidade

• 1 mês depois...
Postado

Interessante esse lance da absorção da proteína do ovo , cozido 91% contra 51% dele cru. Entretanto essa biotina, a única fonte da dieta seria o ovo? Salmonela acho como o manolo de cima falou, loteria, meu irmão usa ovo cru há seculos assim como muitos por ae e nunca teve nada. Outro manolo pode começar a usar e ganhar uma de brinde, vai saber.

Mas tbm como outro manolo disse, muito mais facil ingerir cru do que cozido, estou fazendo a cetogênica e tava usando ovos cozidos, meu, a sensação era de estar comendo toda hora mesmo com um intervalo de 4h ou mais entre as refeições. O pré treino tava na garganta ainda e ja era hora do pós, tenso demais. Já com os ovos crus fica muito mais suave.

Se, em resumo, a questão mora no fator absorção, da nada não, ovo é barato mesmo, conta de 2:1 e ta de boa, manda cru mesmo kkkkkkkkk (opinião própria).

Postado

Salmonela ????

Acho mais fácil ganhar na Sena Acumulada do q ganhar uma salmonela consumindo ovos crus !

Salmonela acho como o manolo de cima falou, loteria, meu irmão usa ovo cru há seculos assim como muitos por ae e nunca teve nada.

uma chance em um bilhão, ainda é uma chance.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...