Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

o indice recomendado lá é ridiculo, assim como o recomendado de proteina, carbo, lipidios, etc, pois isso é individual e quem treina precisa de muito mais... Porem basta ter uma alimentaçao que contenha frutas, verduras, etc etc na mesma proporçao que os outros alimentos, ninguem vai deixar de ganhar saude ou massa muscular se nao atingir o nivel estratosferico da vitamina x. Minha opiniao, e que provavelmente é fato. As empresas lucram muito com essas preocupaçoes, eu prefiro nao dar meu dinheiro pra elas.

Bom, eu nao gosto desse tipo de discussao simplesmente porque é abrangente demais. Todo mundo que se diz contra um multivitaminico nao sabe explicar quais frutas/verduras eu devo incluir e em quais quantias pra atingir niveis ótimos de vitaminas (alias, a maioria sequer tem ideia de niveis otimos de vitaminas/minerais, criticam o VDR mas na hora de propor uma quantia melhor, ficam sem resposta); a maioria que se diz contra multivitaminico nao sabe me dizer quais os beneficios eu possivelmente estou deixando de ter ao exclui-los e por ai vai. Da mesma forma que um leigo chega e diz "ei, voce come 3g/kg de proteina por dia, seus rins provavelmente vao explodir" baseado em nada alem de achismo, muita gente nesse tema de vitaminas/minerais fica nessa de "ei, voce nao precisa ingerir nada, come umas frutas e umas verduras ai e boa". Esse é o grande motivo pelo qual eu ja desisti de debater esse tipo de coisa; por mais que existam diversas evidencias que alguns comentarios desse tipo estao errados (já citei no topico 1mg/dia de metilcobalamina, que está sendo comprovadamente uma forma extremamente eficaz de proteger contra doencas neurodegenerativas e ao mesmo tempo é uma dosagem que uma pessoa NUNCA vai atingir apenas com alimentos; idem pra K2; idem pra Benfotiamina em pré-diabeticos/diabeticos etc).

Nao estou dizendo que seja o caso de alguem do forum, mas da mesma forma que eu respeito quando alguem diz "voce está jogando dinheiro fora", espero que respeitem quando eu tambem digo "achismo seu." :)

E claro, tem muita questao de objetivo de vida. Tem gente que nao liga em garantir apenas um nivel mediano de saude; outros já sao mais paranoicos e gostam de manter tudo mais proximo do topo (eu, por ex, nao estou muito longe de ser hipocondriaco AHUAUUHAHUA :D)... é mais um dos subjetivismos que atrapalham a discussao desse tema: alguns se satisfazem com o razoavel, outros nao. E só pra ressaltar: de novo, nao estou dizendo que multi é necessario, essencial ou nada semelhante. Estou apenas pseudo-criticando a ideia de que ingerir vits/minerais isoladas sao apenas uma forma de dar dinheiro pra empresa. Nao é tao simples assim :)

Abracos

Publicidade

Postado

Bom, eu nao gosto desse tipo de discussao simplesmente porque é abrangente demais. Todo mundo que se diz contra um multivitaminico nao sabe explicar quais frutas/verduras eu devo incluir e em quais quantias pra atingir niveis ótimos de vitaminas (alias, a maioria sequer tem ideia de niveis otimos de vitaminas/minerais, criticam o VDR mas na hora de propor uma quantia melhor, ficam sem resposta); a maioria que se diz contra multivitaminico nao sabe me dizer quais os beneficios eu possivelmente estou deixando de ter ao exclui-los e por ai vaivc tem razao, eu nao sei mesmo hahahaha .. Seguinte, nao é que sou contra multi, se algum me der um multi eu tomo na boa, ou se eu tivesse renda (e sobrando :P ) eu ate tomava, mas como o meu objetivo é hipertrofia (e por ele, e nao só por ele, me preocupo muito com a saude) convenhamos que um multi nao vai me ajudar... . Da mesma forma que um leigo chega e diz "ei, voce come 3g/kg de proteina por dia, seus rins provavelmente vao explodir" baseado em nada alem de achismo, muita gente nesse tema de vitaminas/minerais fica nessa de "ei, voce nao precisa ingerir nada, come umas frutas e umas verduras ai e boa". Esse é o grande motivo pelo qual eu ja desisti de debater esse tipo de coisa; por mais que existam diversas evidencias que alguns comentarios desse tipo estao errados (já citei no topico 1mg/dia de metilcobalamina, que está sendo comprovadamente uma forma extremamente eficaz de proteger contra doencas neurodegenerativas e ao mesmo tempo é uma dosagem que uma pessoa NUNCA vai atingir apenas com alimentos; idem pra K2; idem pra Benfotiamina em pré-diabeticos/diabeticos etc).

Nao estou dizendo que seja o caso de alguem do forum nem precisa dizer neh <_< , mas da mesma forma que eu respeito quando alguem diz "voce está jogando dinheiro fora", espero que respeitem quando eu tambem digo "achismo seu." :)nao é jogar dinheiro fora, é obvio que tem beneficios, mas eu nao pesquisei vitamina por vitamina e se compensa mesmo, porem nutricionistas em geral nao acham essencial multi, nao vejo porque eu acharia, eu continuo com a minha opiniao que se alguem me desse eu tomava (desde que eu tivesse certeza que nao iria ficar urinando o excesso, até porque isso sim deve ser algo prejudicial, se fosse bom nao tava excretando), mas nao vejo necessidade em adquirir um, mas respeito a sua opiniao, e admito que quem toma isso ingere vitaminas em quantidades em que os outros nao ingerem só com alimentos, e existem alguns beneficios como vc citou, mas é uma opiniao pessoal, nao é que nao tomo pois sou cetico, é que nao vejo como algo tao importante entende..

E claro, tem muita questao de objetivo de vida. Tem gente que nao liga em garantir apenas um nivel mediano de saude; outros já sao mais paranoicos e gostam de manter tudo mais proximo do topo (eu, por ex, nao estou muito longe de ser hipocondriaco AHUAUUHAHUA :D)... é mais um dos subjetivismos que atrapalham a discussao desse tema: alguns se satisfazem com o razoavel, outros nao. E só pra ressaltar: de novo, nao estou dizendo que multi é necessario, essencial ou nada semelhante. Estou apenas pseudo-criticando a ideia de que ingerir vits/minerais isoladas sao apenas uma forma de dar dinheiro pra empresa. Nao é tao simples assim :)nao acho que a saude vai ser mediana por causa disso, saude engloba muito mais que alimentaçao apenas (e convenhamos que comer sorvete todos os dias nao é lá muito saudavel neh :P --- brincadeirinha haha), mas vc tem razao que o subjetivismo atrapalha e muito, e que tambem nao é tao simples assim, eu compreendo perfeitamente sua posiçao.

abraços

Abracos

Postado

Amigo, acontece que os mesmos nutricionistas que falam que se agente comer mais de 2g de proteína por kilo corporal causa pedras nos rins, são os que falam que multivitamínicos não compensam. São os mesmos que falam que creatina causa pedras nos rins, são os mesmos que passam algumas dietas ridículas de fracas e falam que agente não precisa "comer tudo isso", são os mesmos que falam que WD não faz bem comer "tudo de uma vez". Quer opinião de um nutricionista? Fale com um especializado em nutrição esportiva.

Se você pegar a população brasileira, por exemplo, e fizer exames em todo mundo, vai ver que a maioria tem deficiência em Vitamina D e em Vitaminas do complexo B. Principalmente essas duas. Você falou como se agente usasse multivitamínico para a hipertrofia sem nos preocuparmos com saúde. Na verdade, é ao contrário. Multivitamínico ajuda na hipertrofia (não tanto quanto uma creatina, por exemplo), mas o principal uso dele é para promover saúde e quantidades de vitaminas e minerais em "quantidades ótimas" (como o craw disse).

Você só vai saber a quantidade exata que precisa fazendo exames, e olha lá. Enquanto isso, eu não posso dizer "ah, hoje de acordo com a minha dieta, vou precisar de X gramas da Vitamina tal". Por isso tomamos a mais, mas mesmo assim, a quantidade que agente toma (em Orange Triad, Opti-Men e outros) é muito menor do que a quantidade considerada "tóxica". E qual o problema de urinar o excesso? Você consome as vitaminas, consome água e se seu organismo não usar aquela quantidade, ele elimina. Na boa.

Quanto você fala que saúde engloba muito mais do que alimentação, você tem razão em partes. Acredito que o mais importante de tudo é a alimentação. Você é o que você come. Lógico que vários outros fatores são importantes, mas alimentação vem em primeiro lugar.

Entendi sua opinião, eduardo, e respeito-a.

Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...