Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

A discussão sobre os ovos já tá bem definida nos principais aspectos, sempre vi informações sobre os principais temas aqui no fórum. Todo mundo parece saber que os ovos não geram aumento de colesterol, o Pedrovsky (desculpe qualquer erro otográfico) já relatou a dieta dele com grandes quantidades de ovos, acompanhada por exames que mostraram a constância no nível de colesterol.

Tô voltando sério aos treinos e não entendo muito bem porque - e de que forma - o modo de preparo dos alimentos pode alterar a composição de macronutrientes. Vou pesquisar futuramente, quando tiver um tempo sobrando. Até entendo que um ovo frito vai ter mais gordura pela adição de óleo ou azeite. Agora, não sei porque existiria diferença de proteínas de um ovo cozido para um ovo cru. Se pudessem explicar, preferencialmente com algum artigo ou fonte confiável, para enriquecer uma possível discussão que possa desenrolar ao decorrer do tópico seria bacana.

Abri o tópico porque estou voltando aos treinos, e com desejo de voltar com a dieta com tudo, estou numa fase sem apetite e estou morrendo de vontade de mandar seis ovos crus pra dentro. Existe o problema da salmonela, mas desde que o mundo é mundo que uma galera, principalmente das antigas, toma gemada numa boa. Então isso é o de menos, creio que seja só saber se o ovo é de procedência. De qualquer modo, é algo que vai por conta e risco de cada um, aliado a convicções próprias sobre o uso de ovos crus ou não. Sem me alongar muito sobre este tema agora, queria saber das vantagens proporcionadas pelos ovos cozidos perante os ovos crus. Eu, por exemplo, não aguento comer ovos crus com frequência, o gosto não é tão bom mas o pior é o efeito colateral que a quantidade alta de proteína por si só já produz, se alguém não entendeu, estou falando da flatulência.

Gostaria de saber sobre relatos pessoais de quem já fez uso dos ovos das duas formas. Vou lá tomar meus ovos crus e ir treinar. Depois leio as respostas.

Publicidade

Postado (editado)

Acho que não que vá alterar valores de proteína (somente se o ovo torrar, aí sim poderá perder alguns nutrientes), mas é sempre aquela hitória que lemos em artigos, ovos crus não tem 100% de absorção de proteínas (creio que seja isso) e ovos fritos a maioria não come por estar usando gordura mesmo, uma coisa dispensável pra nós (pelomenos as ruins).

Edit: Na verdade eu acho que a galera coloca na cabeça que vai crescer mais, que vai ficar que nem o Rocky Balboa, que está se sacrificando comendo de um modo "ogro" aqueles ovos crús e zaz...mas na verdade nem se compara a um ovo cozido, né? :D

Editado por Pedrinho Solts
Postado

MatheusMux, primeiramente te recomendo a NÃO comer os ovos crus. Podem conter uma bactéria, a salmonela , que pode te levar ao quadro de intoxicação. Segundo, a forma de preparo iria alterar a digestão, sendo que ficaria mais rápida ou lenta, dependendo da forma de preparo. Mas a quantidade de proteínas seria a mesma. Acredito que cozidos sejam a melhor forma para manter lenta a digestão dos ovos.

Postado

eu nunca comi um ovo cru

além de não ter estômago para isso, existe a salmonella

eu sei que é bem difícil comprar um ovo contaminado, mas as possibilidades existem.

e outra, se altera valor biológico da proteína, não deve ser tanta coisa assim

não seja tão bitolado com isso não, coma o ovo do jeito que vc achar mais saboroso e pronto!

Postado (editado)

Não como cru pelo papo de digestibilidade da proteína, nunca vi nd sobre mas prefiro não arriscar.

Qlq coisa era só quebrar e já jogar direto no fundo da garganta, qnd tivesse com pressa seria muito mais prático do que esperar 20 minutos cozinhando e depois botar no gelo (tbm não guento o gosto dele quente, mas frio nem tenho problema) e ainda ter que beber uma água junto com os ultimos pq acabou a saliva.

Editado por valtin
Postado

Bom

eu como entorno de uma dúzia por dia, geralmente divido entre mexido, cozido e cru mesmo.

Todos sabem que não é bom comer cru, principalmente por causa do risco de salmonela, como ja falaram, mas a probabilidade é bem pequena, não é assim também vc come e pega.

Quanto ao mexido na frigideira, o fator gordura depende muito, geralmente eu faço com margarina light, deixo ela derreter depois tiro o excesso e jogo no lixo, isso pq a minha frigideira nao é aquela 100% anti aderente, se for, com agua ja da pra fazer.

Sempre como com uma proporção 12>2 clara e gema, ou seja, para cada 6 claras eu coloco uma gema, em média.

Cru mesmo como quando eu to com pressa, bato no liquidificador junto com whey, hipercalorico, banana e aveia. Nem da pra sentir o gosto, uma boa alternativa é colocar no microondas (tampe o pote se nao suja tudo.) que ele cozinha rapido, ai depois bate no liquidificador do mesmo jeito.

Cozido eu comia mto, mto mesmo, so que enche o saco, agora so desce quando coloco junto com sardinha ou atum, puro eu ja comi tanto q da ansia de vomito hoje em dia... :P

Postado

Antes de mais nada, obrigado pelas respostas. Quanto a salmonella, não é um fator que vejo como preocupante. No máximo vai gerar uma diarréia de 7 dias, é ruim pro treino, pros músculos, mas o risco não é tão alto assim. Pelo menos não na era dos produtos industrializados, creio.

Quanto ao gosto, é ruim mesmo, mas é prático pra caramba. O que nos momentos de falta de apetite, ou até mesmo de tempo, chega a ser um fator positivo entre outras opções de refeição. Não vejo como modo ogro de ser, que o pessoal costuma falar a rodo aqui no fórum. É apenas uma forma de obter praticidade com comida de verdade evitando tomar suplementos exageradamente. Por outro lado, jogar o ovo no microondas já deixa o ovo tão saboroso quanto um chinelo velho, bater no liquidificador é insano, aí sim é querer ser ogro, literalmente.

Porque o organismo não consegue absorver toda a proteína com ele cru? A velocidade da disgestão, pros casos em que visualizo os ovos crus na minha dieta não é primordial. Aliás, acho que eu só penso na absorção rápida no pós treino e no café, de resto nunca me preocupei muito. De todo modo, gostaria de saber o que o estado cru dos ovos poderia causar uma não-absorção de nutrientes por completo. Sendo que o estado líquido me parece ser muito mais fácil ser absorvido...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...