Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

E aí pessoal, blz?

Primeiramente quero informar que sou iniciante (mesmo!) tanto na musculação quanto em foruns..hehe

"Googlei" atrás de informações referente a dietas, nutrição e treinamentos para ectomorfos e acabei optando por registrar-me no forum do Hipertrofia por achá-lo sério e objetivo nos textos e esclarecimentos encontrados. Aliás, aproveito a oportunidade para parabenizar os idealizadores do site pela organização das informações. Espero a partir de agora poder, finalmente, tirar minhas dúvidas e desfazer "mitos" por aqui..

Bom, deixando as "firulas" de lado, vamos ao que interessa..

Tenho 40 anos, 1.76m, atualmente com aproximadamente 63kg, bancário (trabalho basicamente sentado) e sedentário (não pratico esportes, a não ser uns 20 apoios eventuais pela manhã e outras eventuais atividades sexuais com a namorada..hehe). Gostaria, já de cara, perguntar se é fato ou boato o seguinte:

Tentar hipertrofia nessa faixa etária seria algo penoso (e bem mais difícil de obter resultados rápidos) já que a musculatura durante todo esse tempo não foi devidamente trabalhada?

Essa dúvida foi plantada na minha cabeça por um colega da segurança do banco (frequentador de academia), quando comentei a ele que eu pensava em praticar musculação para ganho de massa e condicionamento físico, já que me encontro muito "parado" a algum tempo. Pretendo, muito em breve, entrar numa academia aqui do município onde moro com esse objetivo. Já naveguei pelo site e busquei informações quanto a dietas "ideais" e treinamentos específicos para ectomorfos. Acredito que uma base teórica eu já tenha..Agora só falta mesmo a prática..hehe

Cabe salientar que em fevereiro último fiz 10 sessões de fisioterapia por ter tido uma crise de lombociatalgia em janeiro, fruto de um levantamento mal-sucedido de uma lava-roupas, ocasionando aquele "crec" característico na lombar, sem um devido alongamento..hehe.. E lá eu ia me lembrar disso na hora?..hehe

Dito isso, já me reporta a outra dúvida:

Esse problema que tive na coluna (agora já solucionado com a devida fisioterapia) poderia voltar com a musculação? Eu teria que fazer uma série de exercícios mais restrito ou poderia praticar normalmente?

Galera, já tomei muito o tempo de vocês, por isso desde já agradeço a atenção dispensada, e espero ter a resposta para essas e outras dúvidas que forem surgindo.

Tão logo eu inicie na academia eu posto a minha dieta e treino para avaliação do pessoal.

Lembrando que como sou realmente novato em foruns, dêem dicas do que posso ou não devo fazer pra não errar por aqui!

Abraço e saúde a todos!!

Publicidade

Postado
E aí pessoal, blz?

Primeiramente quero informar que sou iniciante (mesmo!) tanto na musculação quanto em foruns..hehe

"Googlei" atrás de informações referente a dietas, nutrição e treinamentos para ectomorfos e acabei optando por registrar-me no forum do Hipertrofia por achá-lo sério e objetivo nos textos e esclarecimentos encontrados. Aliás, aproveito a oportunidade para parabenizar os idealizadores do site pela organização das informações. Espero a partir de agora poder, finalmente, tirar minhas dúvidas e desfazer "mitos" por aqui..

Bom, deixando as "firulas" de lado, vamos ao que interessa..

Tenho 40 anos, 1.76m, atualmente com aproximadamente 63kg, bancário (trabalho basicamente sentado) e sedentário (não pratico esportes, a não ser uns 20 apoios eventuais pela manhã e outras eventuais atividades sexuais com a namorada..hehe). Gostaria, já de cara, perguntar se é fato ou boato o seguinte:

Tentar hipertrofia nessa faixa etária seria algo penoso (e bem mais difícil de obter resultados rápidos) já que a musculatura durante todo esse tempo não foi devidamente trabalhada?

Essa dúvida foi plantada na minha cabeça por um colega da segurança do banco (frequentador de academia), quando comentei a ele que eu pensava em praticar musculação para ganho de massa e condicionamento físico, já que me encontro muito "parado" a algum tempo. Pretendo, muito em breve, entrar numa academia aqui do município onde moro com esse objetivo. Já naveguei pelo site e busquei informações quanto a dietas "ideais" e treinamentos específicos para ectomorfos. Acredito que uma base teórica eu já tenha..Agora só falta mesmo a prática..hehe

Cabe salientar que em fevereiro último fiz 10 sessões de fisioterapia por ter tido uma crise de lombociatalgia em janeiro, fruto de um levantamento mal-sucedido de uma lava-roupas, ocasionando aquele "crec" característico na lombar, sem um devido alongamento..hehe.. E lá eu ia me lembrar disso na hora?..hehe

Dito isso, já me reporta a outra dúvida:

Esse problema que tive na coluna (agora já solucionado com a devida fisioterapia) poderia voltar com a musculação? Eu teria que fazer uma série de exercícios mais restrito ou poderia praticar normalmente?

Galera, já tomei muito o tempo de vocês, por isso desde já agradeço a atenção dispensada, e espero ter a resposta para essas e outras dúvidas que forem surgindo.

Tão logo eu inicie na academia eu posto a minha dieta e treino para avaliação do pessoal.

Lembrando que como sou realmente novato em foruns, dêem dicas do que posso ou não devo fazer pra não errar por aqui!

Abraço e saúde a todos!!

vc nao vai ter um ganho igual uma pessoa de 20 anos, isso ja da pra saber né.. mas acho q seria por causa da taxa hormonal e nao pelos musculos (achooo!).

e se vc dizer todos os exercicios DIREITOS (qd eu falo direito é fazer sem roubar e na posição certa) vc nao vai ter problemas de coluna não..

o ideal é começar bem suave e ir aumentando aos poucos..

Postado

BIT...

vamos lá.

primeiro, não é a questão de musculo trabalhado no decorrer da vida..é questão de hormonios, idade, genetica, e uma porrada de outras coisas a se considerar para ver quais serão os resultados. claro, facil igual a uma pessoa de 18 não vai ser, sorry!! :(

segundo, que uma coisa depende de outra, no caso da lombar. seu abdomen esta muito fraco, não conseguindo assim segurar os trancos das costas. por isso mais facilidade em pessoas de "idade" de ter problemas na coluna, etc. :excl:

mesmo assim, tendo que começar devagar, para PRIMEIRO uma adaptação e um FORTALECIMENTO, depois para pensar em ganhos maiores.

posta o que vc pensa em dieta, treino e supl. (para depois, pq é bom ir investindo, já que não é algo barato) para a galera ter uma noção da sua rotina. fica mais facil ajudar.

bons treinos.

Postado
Um bom abdomen (firme, enrigecido...não necessariamente "tanquinho") [2]

ajuda e muito na sustentação da coluna na posição correta ("reta").

Principalmente na hora de sentar, agachar...

que eu saiba, estes dois, lombar e abdomen são concentricos** (lombrar X abdomen X lombar)

ja que nunca ouviu falar,

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RFM?dd...64&dd99=pdf

tente este arquivo....

"...O MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃODE ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA LOMBAR

The transversus abdominis muscle and its functionon the lumbar spine stabilization

Klíssia Mirelli Cavalcanti Gouveia, Fisioterapeuta Pós-Graduada em Fisioterapia Manual, Faculdade Integrada de Recife - FIR. Jaboatão dos Guararapes, PE - Brasil,e-mail: [email protected]édico,

Ericson Cavalcante Mestre em Medicina Interna, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE - Brasil, e-mail: [email protected]..."

:)

Postado

Bom...

Desde ontem comecei a ler mais sobre o assunto. Realmente um abdómen forte ajuda a estrutura como um todo. Mas isso nao é segredo pra ninguém.

Só que assim...

Simples abdominais... nao adiantam. São necessários exercícios específicos!!!

Ou seja... esse "Transverso" que ajuda a fortalecer a lombar não é solicitado em abdominais.. abdominais em solo.. Obliquo e etc..

A melhor forma para fortalecer a coluna é através de exercícios que fixam as omoplatas a coluna e suas variantes.

Namastê!

Postado

Ok, pessoal..

Fiquei satisfeito com as respostas e agradeço a atenção..

erico, (ou qualquer outro membro do forum que se sinta capaz de responder)

reportando ao que foi dito sobre genética, gostaria de tirar essa pequena dúvida:

Apesar dos meus 40 anos, 1.76m, 63kg, aparento fisicamente de 10 a 15 anos mais jovem (segundo comentários..rs) e meus pais também aparentam ter menos idade do que realmente têm. Pergunto:

Esse, digamos, "benefício genético" também não poderia se refletir interiormente nos músculos (fibras geneticamente também beneficiadas por essa "jovialidade") ou estou "viajando" e não tem nada a ver uma coisa com a outra?

Fiquem à vontade para dizer se isso é bullshit ou não..hehe..e acrescentar algo.

Abraço e saúde a todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...