Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iifym - Se Encaixa Nos Seus Macronutrientes [Com Vídeo Explicativo]

Posts Recomendados

Aiiii é outra conversa. Ao contrário das saturadas e insaturadas, gordura trans industrializada* não tem benefício algum para a saúde (pelo contrário) e não existem estudos práticos referentes a mesma no quesito estética, pelo o que eu saiba. Como ela é geralmente ingerida em baixa quantidade (não a toa, atualmente o máximo recomendado diariamente são 2g), acho que mesmo para um exemplo, o cenário hipotético foge muito da prática então não tem relevância imaginarmos uma dieta com gordura 100% trans. De qualquer maneira, via de regra, fuja da mesma pela saúde basicamente.

* = já tem estudos mostrando que algumas gorduras trans, tipo a naturalmente presente no leite integral, não interfere na saúde e/ou pode até trazer benefícios.

Sendo assim, acho que deveria haver um alerta quanto a isso no inicio do topico, ele afirma que gordura é gordura, n importa de onde, mas pelo jeito ñ é bem assim. se alguem levar no pé da letra e começar a consumir gorduras apenas dos sorvetes, bolachas, chocolates etc. vai haver uma alta ingestao de trans, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Craw, ñ sabia desta ultima afirmação referente a trans n prejudiciais, poderia postar a fonte para eu dar uma lida do estudo por favor?

abraços.

Infelizmente não tenho link salvo aqui brother. Logo entro de férias e ai - se eu não esquecer :P - eu pego os estudos com calma ;)

Sendo assim, acho que deveria haver um alerta quanto a isso no inicio do topico, ele afirma que gordura é gordura, n importa de onde, mas pelo jeito ñ é bem assim. se alguem levar no pé da letra e começar a consumir gorduras apenas dos sorvetes, bolachas, chocolates etc. vai haver uma alta ingestao de trans, correto?

É que gordura trans não é tão facilmente ingerida sem se entupir de junk food e também porque é bem senso comum que trans = deve ser evitada. Voce pega um pacote de bolacha Trakinas, por exemplo, e a cada 30g de bolacha são 6.5g de gorduras totais e apenas 0.3g de trans; sorvetes e bolachas seguem uma proporção muito semelhante. Então ou a pessoa ingere só besteira o dia inteiro (e mesmo assim lá na casa das 3500cals+) ou ela não tem porque se preocupar diretamente com gordura trans.

A recomendação comum é seguir a regra 80/20 ou 90/10 (80 ou 90% das calorias vindas de alimentos "limpos", 10 ou 20% vindas de lixo). Isso foi debatido melhor aqui e em outros tópicos. A IIFYM não é desculpa pra comer lixo o dia inteiro, é apenas uma forma de permitir que a pessoa tenha mais liberdade na escolha de alimentos para a dieta, podendo fugir daquela típica "batata, frango e whey" BodyBuilder. Hoje eu não estou afim de comer batata, então vou comer um arroz branco; amanhã troco minha banana por um sorvete; depois minha aveia por um pouco de Toddy; depois meu macarrão integral por um macarrão branco e por ai vai. Essa é a aplicação prática a longo prazo da IIFYM, justamente para evitar qualquer tipo de problema de saúde, você tem uma flexibilização na dieta, mas sem virar uma bagunça total.

Abraços

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Desculpa aí se estou desenterrando algum tópico que já foi embora, mas estou meio em estado de choque com o conteúdo desse post!

Já cheguei a abrir um tópico aqui falando do meu processo de emagrecimento, que já perdi pra cima de 30kg e etc, mas algumas coisas que sempre mantive em mente foram justamente a questão de comer de 3 em 3 horas, tentar não dar picos de insulina e encaixar as besteiras que quero comer em apenas 1 refeição na semana, que é conhecido como cheat day.

Esse post praticamente desmorona com tudo que eu imaginava ser o conhecimento de ouro para emagrecer! Confesso que é um pouco difícil pra digerir essa informação, até porque vou precisar quebrar conceitos já pré estabelecidos na minha cabeça, mas queria saber uma coisa. De onde veio tantos mitos assim? Eles realmente não fazem sentido nenhum ou tem algum sentido neles? Se eu comer tudo em 3 refeições seria o mesmo que fazer em 6 realmente? Agora fiquei totalmente confuso no que devo acreditar ou não.

Alguém me ajuda pois esse texto me deixou louco! hahha

Link para o comentário

Desculpa aí se estou desenterrando algum tópico que já foi embora, mas estou meio em estado de choque com o conteúdo desse post!

Já cheguei a abrir um tópico aqui falando do meu processo de emagrecimento, que já perdi pra cima de 30kg e etc, mas algumas coisas que sempre mantive em mente foram justamente a questão de comer de 3 em 3 horas, tentar não dar picos de insulina e encaixar as besteiras que quero comer em apenas 1 refeição na semana, que é conhecido como cheat day.

Esse post praticamente desmorona com tudo que eu imaginava ser o conhecimento de ouro para emagrecer! Confesso que é um pouco difícil pra digerir essa informação, até porque vou precisar quebrar conceitos já pré estabelecidos na minha cabeça, mas queria saber uma coisa.

De onde veio tantos mitos assim?

Vários mitos vem de lugares diferentes, a maioria de Broscience (um cara ouve algo, e sai falando disso sem entender do assunto).

Eles realmente não fazem sentido nenhum ou tem algum sentido neles?

Muitos mitos vieram justamente disso, de fazer algum sentido na teoria, mas que se provou errada em estudos. Isso de comer a cada 3 horas para acelerar o metabolismo, fazendo o trabalhar constantemente é um exemplo. A teoria até que faz sentido, mas o mito foi construído apenas nisso, sem estudos detalhados que comprovassem a eficácia, e o motivo de ter que se comer a cada 3 horas. Aí novos estudos vieram em cima do mito, resultado = mito derrubado.

Se eu comer tudo em 3 refeições seria o mesmo que fazer em 6 realmente?

Sim, desde que seus macros permaneçam iguais, não há impedimento em comer apenas 2 ou 3 vezes, ou até mesmo as 6 se preferir. O que importa é o que você come, e não há frequência alimentar.

Digamos assim, comer 3.000kcals te fará ganhar x kg por mês. Mas para fins de construção muscular, não fará diferença se essas 3.000kcals foram ingeridas em uma, duas, ou 10 refeições. O resultado será o mesmo. O que realmente importa é a dieta como um todo (nível total de macros e calorias).

Agora fiquei totalmente confuso no que devo acreditar ou não.

Sei que a teoria pode parecer meio estranha, mas isso é porque os mitos e a mídia nos acostumaram com essas teorias falhas desde que nos entendemos por gente. Sei que comer doces (apenas um exemplo) enquanto tenta perder peso pode parecer estranho (eu também achei no início), mas o método realmente funciona. Para nós, naturais, e não competidores não há motivo para viver uma vida tão regrada e isolada, nada impede que você coma doces ou salgados todos os dias e perca peso, desde que você encaixe tudo nos seus macros. O Alan Aragon até costuma falar no forum Bodybuilding: "Quer comer refeições limpas, então lave seus alimentos!". Seu corpo não enxerga se um determinado carboidrato que entrou nele veio de batata doce cozida, ou pizza. Ele não vai dizer: isso veio de pizza, vou transformar em gordura. Não é assim que funciona. Então por que não variar a dieta, e aproveitar para viver um pouco e comer coisas gostosas junto dos "alimentos limpos", e se divertir mais na dieta?!

Alguém me ajuda pois esse texto me deixou louco! hahha

Respondi em azul dentro do quote.

Nesse link abaixo o Martin Berkhan desmitificou vários mitos, e explicou a origens de vários deles. A leitura vale a pena, mas o site está em inglês.

http://www.leangains...s-debunked.html

PS: Eu estou em cutting, baixei meu BF de 21% para 12% (perdi 12kg até agora), e como doces todos os dias, pois eu os adoro! Então por que não encaixá-los sempre, para comê-los moderadamente todos os dias?! Não há motivo para não fazer isso ...

Editado por RTiago
Link para o comentário

Respondi em azul dentro do quote.

Nesse link abaixo o Martin Berkhan desmitificou vários mitos, e explicou a origens de vários deles. A leitura vale a pena, mas o site está em inglês.

http://www.leangains...s-debunked.html

PS: Eu estou em cutting, baixei meu BF de 21% para 12% (perdi 12kg até agora), e como doces todos os dias, pois eu os adoro! Então por que não encaixá-los sempre, para comê-los moderadamente todos os dias?! Não há motivo para não fazer isso ...

Cara, muito obrigado pela resposta! Eu estou até agora meio em choque por tudo isso, confesso que minha dieta tem dado resultado, mas é um tanto sacrificante ficar picando as refeições, me sinto mais confortável comendo 4 vezes por dia do que 6, fora que é mais prático, não preciso ficar andando com comida por aí como costumo fazer. Uma das coisas que mais dava foco é na questão de pico de insulina, que alimentos com rápida absorção acabam gerando picos e parando a queima de gordura, etc, isso me fez evitar muitas das coisas que gosto de comer justamente por ter índice glicêmico alto, só como eles nos cheat day mesmo.

Eu confesso que dá um pouco de medo de alterar minha dieta pra ver no que dá e acabar dando errado, mas a vida é pra ser vivida então vale mais à pena tentar do que ficar se perguntando depois se daria certo ou não. Amanhã já começo a mudar alguns hábitos!

Link para o comentário

E a maior vantagem disso tudo é que, apesar desse material ser desconhecido pela maioria, já foi testado por muitos. Dificil seria arriscar isso à 5 anos atrás, mas hoje já são tantos exemplos que podemos confiar de olhos fechados.

Por isso eu respeito bastante as pessoas que começaram com essa ideia (Lyle Mcdonald, Martin Beckman, Craw aqui no forum), esses sim devem ter sofrido muito pra provar tudo isso.

We salute you!

Link para o comentário

• 1 mês depois...

meses atrás eu dei uma lida quase em todo o tópico, não me recordo se alguem falou em SÓDIO(que se encaixaria nos micronutrientes certo?), creio que não.

então a dúvida é: posso ignora-lo tanto para ganhar peso(bulk) como para perder(cutting)?

Comi um dia desses um sanduiche "natural" que tinha 20g de proteína e 30 de carbo e 2g de gordura, achei muito bom pela tabela nutricional e tal mas o sódio era mais de 1000mg. devo me preocupar com isso? pq como muito peito de peru que é ótimo em proteínas 0carbo 0gordura.... mas com taxas altas de sódio.

Link para o comentário

meses atrás eu dei uma lida quase em todo o tópico, não me recordo se alguem falou em SÓDIO(que se encaixaria nos micronutrientes certo?), creio que não.

então a dúvida é: posso ignora-lo tanto para ganhar peso(bulk) como para perder(cutting)?

Comi um dia desses um sanduiche "natural" que tinha 20g de proteína e 30 de carbo e 2g de gordura, achei muito bom pela tabela nutricional e tal mas o sódio era mais de 1000mg. devo me preocupar com isso? pq como muito peito de peru que é ótimo em proteínas 0carbo 0gordura.... mas com taxas altas de sódio.

Importa para a saúde (não é o vilão que alguns afirmam ser, mas tem suas implicações dependendo do contexto da pessoa; para o atleta natural, o qual é praticante de atividades e tende a se hidratar muito bem, geralmente não é uma ameaça se consumido dentro da normalidade) e para retenção hídrica (muito sódio + pouca água tende a favorecer a retenção de água no shape, o que causa a impressão de ter aumentado a gordura da pessoa; esse é um dos motivos pelos quais muita gente, quando tentam seguir IIFYM da maneira errada, acha que está mais gorda por causa das "calorias sujas").

Resumidamente: não abusando horrores e mantendo uma boa hidratação (consumo adequado de água), não é problema para alguém saudável. Preocupe-se apenas se você tiver alguma disfunção hormonal/pré-disposição a doenças relacionadas, de resto... siga a mesma lógica de toda a IIFYM: moderação é a chave.

Abraços

Link para o comentário

Visitante deletado____

Importa para a saúde (não é o vilão que alguns afirmam ser, mas tem suas implicações dependendo do contexto da pessoa; para o atleta natural, o qual é praticante de atividades e tende a se hidratar muito bem, geralmente não é uma ameaça se consumido dentro da normalidade) e para retenção hídrica (muito sódio + pouca água tende a favorecer a retenção de água no shape, o que causa a impressão de ter aumentado a gordura da pessoa; esse é um dos motivos pelos quais muita gente, quando tentam seguir IIFYM da maneira errada, acha que está mais gorda por causa das "calorias sujas").

Resumidamente: não abusando horrores e mantendo uma boa hidratação (consumo adequado de água), não é problema para alguém saudável. Preocupe-se apenas se você tiver alguma disfunção hormonal/pré-disposição a doenças relacionadas, de resto... siga a mesma lógica de toda a IIFYM: moderação é a chave.

Abraços

Diga-me, Craw. Estando seu corpo com uma hidratação "desfavorável" e com excesso de sódio, por que diabos a água vai pra debaixo da pele? Um tecido com uma vascularização ridícula (se comparado aos outros sistemas), por que o aumento da volemia vai se mostrar ali?

É uma mágica que eu até hoje não entendi.

Link para o comentário

Diga-me, Craw. Estando seu corpo com uma hidratação "desfavorável" e com excesso de sódio, por que diabos a água vai pra debaixo da pele? Um tecido com uma vascularização ridícula (se comparado aos outros sistemas), por que o aumento da volemia vai se mostrar ali?

É uma mágica que eu até hoje não entendi.

Odeio quando você faz perguntas excessivamente técnicas para um mero coitado como eu. Não sei te responder. Talvez "volumização" extracelular? Não sei.

É tal como a relação causa-efeito low reps > maior densidade muscular. Talvez hipertrofia miofibrilar não seja a explicação, mas é algo que se vê com certa facilidade na prática. Igualmente, não sei te explicar o porque, mas não é difícil reparar que alto sódio + baixa água = shape zoado. É o que meu conhecimento permite explicar.

Abraços

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...