Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porq Comprar Suplementos De Vitaminas Isoladas Pode Ser Um Dinheiro Jogado Fora...


Posts Recomendados

Postado

Recentemente resolvi colocar Vitamina C isolada no meu protocolo de suplementação (1 g/dia) e para a minha surpresa começou a aparecer umas espinhas no meu torax. Reação alérgica? Colateral de uma superdosagem? As duas coisas ou nenhuma delas? Enfim, deixando a resposta de lado, esse fato me instigou a pesquisar mais sobre as vitaminas sintéticas, afinal, essa suplementação é realmente vantajosa?

Eis que encontrei o seguinte artigo:

Diferenças entre Vitaminas Sintéticas e Vitaminas Naturais

Aqui são apresentados alguns factos que talvez não encontre publicitados na maioria dos suplementos de vitaminas da sua loja habitual de suplementos:

A vasta maioria dos suplementos de vitaminas comercializados, são constituídos por vitaminas sintéticas.

As vitaminas sintéticas não realizam as mesmas funções no seu organismo, que realizam as vitaminas encontradas em alimentos completos.

Muitas vitaminas sintéticas esgotam o seu organismo de outros nutrientes e causam stress nos seus rins antes de serem excretados pela urina.

Se pretende compreender melhor o que são as vitaminas e o que fazem no seu organismo, seria melhor tirar um curso completo de bioquímica. Recorda-se de todas aquelas fórmulas moleculares e reacções químicas que estudou nas aulas de química do secundário? A bioquímica, na realidade, é apenas uma extensão da química, com ênfase nas centenas de reacções químicas que ocorrem no seu organismo a todo o momento no seu dia-a-dia.

Qualquer pessoa que estude bioquímica, aprende que as vitaminas não existem como componentes isolados que agem por si só. As vitaminas são feitas de muitos componentes diferentes - enzimas, co-enzimas e co-factores – que têm que trabalhar em conjunto para produzir os seus efeitos biológicos desejados.

As vitaminas que se encontram de forma natural nos alimentos completos, vêm com todos os seus componentes necessários.

A maioria das vitaminas que são vendidas em farmácias, supermercados e lojas de suplementos, são vitaminas sintéticas, que são apenas porções isoladas das vitaminas naturalmente presentes nos alimentos.

Um bom exemplo é a vitamina C.

Se olhar para uma variedade de suplementos de vitamina C, irá verificar que a maioria deles contém apenas ácido ascórbico ou um composto chamado ascorbato, que é uma forma menos acídica do ácido ascórbico. O ácido ascórbico não é vitamina C. Ele representa o anel exterior que serve como uma concha protectora para todo o complexo da vitamina C, de forma semelhante à casca de laranja que serve como concha protectora para a laranja.

A verdadeira vitamina C encontrada em alimentos completos como frutas e vegetais, contêm os seguintes componentes:

Rutin

Bioflavonóides (vitamin P)

Factor K

Factor J

Factor P

Tyrosinase

Ascorbinogen

Ácido Ascórbico

Quando toma apenas o ácido ascórbico sintético encontrado nos seus comprimidos ou pó de vitamina C, o seu organismo tem de reunir todos os outros componentes de todo o complexo da vitamina C completa, dos seus tecidos corporais, de forma a poder fazer uso dela. Caso o seu organismo não disponha de reservas adequadas dos restantes componentes, o ácido ascórbico por si só, não proporciona nenhum dos benefícios para a saúde, que o complexo completo de vitamina C oferece. Depois de circular através do seu sistema, o ácido ascórbico não usado, é eliminado através da urina.

Tal como a vitamina C, quase todas as outras vitaminas que conhecemos, oferecem os seus benefícios completos para a saúde, quando se encontram na presença de um número de enzimas, co-enzimas, co-factores e até minerais. Por exemplo, a vitamina D pode ter até vinte componentes activos diferentes, enquanto a vitamina P tem pelo menos cinco componentes diferentes. O mineral cobre é necessário para a actividade completa da vitamina C, enquanto a vitamina E funciona de forma muito próxima com o mineral selénio para proporcionar o seu efeito anti-oxidante, promotor de saúde.

De forma clara, é melhor obter as suas vitaminas a partir dos alimentos completos, porque os alimentos completos fornecem vitaminas completas em vez de fracções delas. Em muitos casos, os alimentos completos também providenciam os minerais que são necessários para a actividade óptima das vitaminas. Por exemplo, as sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E e do mineral selénio, e ambos necessitam um do outro de forma a poderem oferecer todos os seus benefícios para a saúde.

Como saber se as vitaminas do seu armário da cozinha são provenientes de alimentos completos ou se são sintéticas?

Se a lista de ingredientes inclui uma vitamina como “vitamina C”, em vez de um alimento que contém vitamina C natural como a “acerola cherry powder”, pode apostar que se trata de uma vitamina sintética.

Se escolher utilizar suplementos nutricionais, é do seu interesse utilizar apenas os produtos que listam somente alimentos reais como ingredientes, em vez de vitaminas sintéticas e isoladas. Embora algumas vitaminas sintéticas isoladas tenham mostrado que podem proporcionar benefícios mínimos para a saúde, no seu todo, a maioria delas acabam por causar mais malefícios do que benefícios, e será melhor para si que gaste o seu dinheiro em alimentos completos.

É importante notar que os princípios deste artigo, são igualmente relevantes e aplicáveis aos minerais e suplementos de minerais.

Fonte: Paradigma da Matrix (site)

Apesar da fonte duvidosa do artigo, acho q os argumentos são bem convincentes e até eu chegar a uma conclusão definitiva sobre o assunto, eu só irei suplementar vitamina D mesmo.

Publicidade

Postado

muito bom, obrigado por compartilhar.

Ontem mesmo eu postei no tópico das frutas que comprimidos parecem ter ações diferentes à nutrientes de alimentos no tópico das frutas.

Acho que o único problema do artigo é que ele desconsiderou a dosagem absurda de vitaminas que vem em alguns suplementos, que por isso acabam muitas vezes sendo desperdiçados.

Eu não acredito que quase tudo que consumimos vai pra urina, mas certamente bastante do excesso vai, e claro, acredito na superioridade dos alimentos também.

Postado

Vlw Quenca, mas acho q o problema mesmo do artigo é apenas a fonte mesmo e não o fato de "desconsiderar" a superdosagem. Até porq o ponto do artigo é - se o cidadão não ingere alimentos com Vitamina C (por exemplo) e suplementa essa vitamina em forma sintética, seja ela com a dosagem mínima ou em superdosagem, será jogado dinheiro fora. A diferença aí eh q o cara vai mijar mais ou menos e claro, pode vir a ter algum problema mais sério como stress no rins, etc. Aí talvez o artigo poderia ter ido mais longe nesses colaterais (talvez tenha sido isso q vc quis dizer).

Postado

Se sua alimentação é regada de vitaminas, como a minha com muitas frutas e tal, a vit C extra em ácido ascórbico só tem a acrescentar.

Eu penso exatamente igual a voce :D

Uma alimentaçao rica em vitaminas é bem necessaria, mas um multivitaminico, complexo B, vit C, so tem a acrescentar

Postado

Que os alimentos são superiores, não há dúvidas. Como disse o quenca. E penso como o hickmorais e o matheus, que postaram a cima. Se você já tem uma dieta rica em vitaminas e minerais, um muçtivitamínico bem equilibrado e suplemento de Complexo B são sempre bem vindos, só tem a adicionar.

Sobre a vitamina C, minha dica é: tome suco de acerola com laranja. Se você for no mercado e comprar aquelas polpas naturais de fruta (vem congelado), vai ver que 1 porção de suco de acerola (da uns 400ml), já tem 1,2g de Vitamina C. Bem melhor do que tomar um comprimido, não acham? Essa é minha opinião.

Postado

Eu estarei adicionando complexo B em minha dieta a partir da semana q vem, mais por causa da Vit.B6(piridoxina). Sabendo o q se faz, incrementar para se ter melhores ganhos é sempre uma boa. Concordo com a galera toda ai de cima.

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...