Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pelo que entendi do texto, o que comprovadamente provoca catabolismo pelo cortisol é a condição de inatividade física somada à uma alimentação deficiente. Claro que nestas condições, uma patologia como a síndrome do pânico, por ex. só piora a situação. Inclusive o mal da "vida moderna" é justamente o estado de estresse constante, gerado pela adrenalina e pelo cortisol. Só que se a pessoa começa a praticar musculação e a se alimentar corretamente, o quadro aparentemente se reverte.

Então, talvez o cortisol não seja esse "bicho papão" de massa muscular que imaginamos.

Quanto ao tempo de treino e intervalo entre séries, tudo depende do conjunto com as outras variáveis (carga e volume). Então, alguém que termine seu treino em 50 minutos, pode ter realizado um treino bem mais volumoso, se o intervalo for curto, gerando mais desgaste do que alguém que leve 70 minutos pra treinar, mas que tenha realizado menos séries e exercícios, com mais carga e intervalo mais longo. Pra variar, vai depender da resposta individual, como sempre acontece, né Quenca? :lol:.

Editado por LocoDiablo

Publicidade

Postado (editado)

Putz, sempre adoro seus posts pq acabo revendo alguns conceitos as vezes, rs :rolleyes:

Mas aí me surgem algumas dúvidas:

1) No caso do treino com no máximo X minutos eu sempre acreditei que fosse uma generalização válida (para quem não está ciclando, claro, já li e conversei com bbs a respeito e eles me disseram que durante o ciclo o treino é beeem mais longo, priorizando atingir a falha várias vezes e com um descanso bem maior) para aproveitar o pico do GH e tudo mais. Isso procede na tua opinião?

2) No caso do intervalo entre as séries, vou me colocar como exemplo: não estou usando aes e venho mantendo meu intervalo numa média de 30~50 segundos pois, além de sentir que nesse intervalo eu me recupero (no meu treino atual pelo menos) eu acredito que seja proveitoso manter minha FC elevada (o que é possível com esses intervalos curtos entre as séries) pq assim o músculo trabalhado tem um maior aporte de oxigenio, aminoácidos e etc...huuumm, acho q isso procede tb? é válido pra qm está em cutting?

:*

Adorei o artigo, li inteiro ontem e achei bem interessante. Vlw a contribuição. :)

Opa, essa vai ter que ser uma resposta grande, mas vamos por partes. :)

1) Para quem não entende muito de treino acaba sendo uma generalização rápida, pois tem muita gente que tem a mentalidade de que mais é sempre melhor, o que nós sabemos que não é verdade.

Quanto aos tempos de intervalo, minha opinião é que eles devem ser tão longos a ponto que você se recupere totalmente para a próxima série sem perda de força. Já vi várias referências que mostraram que intervalos mais longos (de 3 minutos) propiciavam resultados iguais ou até melhores que com intervalos mais curtos (1 minuto) para hipertrofia (se alguém quiser depois eu procuro alguma referência para postar aqui, agora estou com preguiça).

Com o tempo criou-se também uma falsa noção de que intervalos de 30seg-1min seriam para hipertrofia de 3-5 minutos para força, o que não tem muita verdade nisso. O fato é que quando você acaba limitado pela fadiga acaba rendendo menos, o que pode ser negativo para força, sendo que baixas repetições exigem intervalos ainda maiores para a recuperação total, mas ambos tempos de intervalo são capazes de gerar hipertrofia.

Sobre a resposta hormonal em favor do treino e dos intervalos - besteira. Eu sou da opinião que o treinamento por si só não causa tanto estímulo via hormônios assim que refletem em ganhos em massa muscular, são só alguns picos, os mecanismos de ganho muscular são outros.

Isso ainda considerando testosterona, porque um pico de GH endógeno (o artigo ainda fala do exógeno, sem esteroides junto) é basicamente inútil no meu ponto de vista. E outra, se alguém que está usando já esteroides pensa ainda em se beneficiar de um mísero pico de GH proporcionado pelo treino fuja das opiniões dele, esse pico é ridiculamente irrelevante comparado com os níveis de hormônios que ele já tem no corpo, o cara nem precisa ficar inventando nada.

2) Eu não acho que seja o melhor jeito de se perder gordura assim no cutting, sendo que é muito importante manter a intensidade nesse período (altas cargas, que não deveriam ser limitadas pela fadiga). Além disso, geralmente quem prega esses métodos falam para diminuir os tempos de intervalo e aumentar o volume para aumentar o gasto calórico, o que também não é interessante em cutting, de fato é melhor até diminuir o volume do que aumentar - já que é um período que seu corpo "pede arrego" na falta das calorias.

Na minha opinião o treino deveria ser projetado para tirar o máximo proveito do estímulo muscular em qualquer período, por tanto eu não acho um método tentar criar algo para otimizar a queima de gordura. Além disso, sabemos também que exercícios anaeróbicos não são tão eficientes assim para queimar gordura no momento exato (como combustível), então na minha opinião é melhor utilizar-se de aeróbicos mais dieta do que tentar fazer um treino deste.

mais no caso de uma pessoa "stressada" anciosa ou com sindrome do panico e afins, a questão é que liberaria mais cortisol

e isso atrapalharia diretamente no desenvolvimento muscular, correto?

(minha resposta vai ser um pouco OFF topic, mas acho que vai valer a pena)

Se a pessoa tem algum problema que acaba atrapalhando a vida (de ansiedade, stress excessivo e etc) dela eu acredito os ganhos podem ser afetados sim, não só por cortisol em sí, mas pela ativação excessiva do sistema nervoso simpático, que pode também atrapalhar a recuperação entre outras coisas..

O problema é que todo mundo hoje em dia pensa que é estressado e cansado a nível patológico (o que não é verdade na maioria das vezes), e que ainda vai resolver isso só tomando uma pílula, quando as ações que tem que ser tomadas são em relação ao estilo de vida e algum apoio psiquiátrico (se realmente necessário).

Mas resumindo, se alguém tem problemas desse tipo, é melhor realmente procurar um médico não só por essa questão, mas pois a vida inteira da pessoa vai acabar sendo afetada e isso é um problema mínimo no qual ela deveria se importar. Ou seja, o cortisol não é A CAUSA, e sim efeito dos outros problemas pessoais que precisam ser resolvidos.

Editado por quenca333
Postado

Com o tempo criou-se também uma falsa noção de que intervalos de 30seg-1min seriam para hipertrofia de 3-5 minutos para força, o que não tem muita verdade nisso. O fato é que quando você acaba limitado pela fadiga acaba rendendo menos, o que pode ser negativo para força, sendo que baixas repetições exigem intervalos ainda maiores para a recuperação total, mas ambos tempos de intervalo são capazes de gerar hipertrofia.

Eu deveria mostrar isso para o dono da academia onde eu treinava. Ele vivia me pentelhando dizendo "tá treinando força ainda?!" por causa dos intervalos de 2 ou mais minutos, e séries entre 5 e 8 reps. Foi justamente nessa época que tive ótimos ganhos depois de um tempo estabilizado, treinando com mais volume e menos descanso.

Postado

quenca so mais uma pergunta(eu acho :lol: ) quando a pessoa é muito anciosa e estressada como foi dito uma boa seria usar Glutamina também né? porque se a glutamina esta na corrente sanguínea, o cortisol não precisa “quebrar” o tecido muscular para obtê-la, correto?

Postado (editado)

Então isso sinifica que aquele dogma do "treino com no máximo 50 minutos" (alguns falam em 40) sob pena de catabolismo pelo cortisol é mais uma lenda?

Eu, particularmente, me dei muito bem com treino pesado, menos volumoso, repetições mais baixas e intervalos mais longos entre séries (em torno de 2 minutos). Nesse esquema geralmente passava um pouco de uma hora. Tive bons ganhos assim.

eu acho besteira. Sempre fiquei nessa noia, coma mais e treine menos; bobagem! Estou tendo os melhores ganhos que ja tive no meu periodo de treinamento e estou ficando uma hora e meia 4x semana na academia. Pra alguns, se passar de uma hora ja ta catabolisando e vai sumir e blablabla, mas tem que ver o tanto que como, que me fornece substrato para passar tal tempo treinando, nao vejo muito problema nisso nao..

É pior treinar menos se empanturrando de comida do que ficar com medo de treinar mais :P

Editado por eduardostz
Postado

Excelente esse artigo, tem nego que vive noiado querendo evitar o cortisol e com medo de entrar em estado catabólico sendo que é bem mais simples do que parece, pq, falando de forma simples, o corpo tá sempre naquela de estado anabólico/catabólico e se o estado anabólico é superior vc ganha, do contrário vc perde, mas no final das contas o que vai definir isso são as calorias! hehehe

Se a dieta tá hipercalórica e hiperproteica vc vai ganhar massa muscular. O Ney até já tinha postado algo do tipo em outro tópico.

A respeito de intervalos maiores para hipertrofia eu até já tinha postado um artigo legal aqui no fórum:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...