Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade De Fish Oil

GoPuPi

Posts Recomendados

Atualizando...

1) Fish Oil oxidado/gosto de peixe após ingestao

Dentre os vários artigos que encontrei, aparentemente existe um consenso que realmente o Fish Oil é facilmente oxidado, o que resulta na formacao de radicais livres. O debate é: isso significa algo? Segundo uma linha extremista de médicos, sim: isso é um problema gravissimo e estes inclusive acreditam que as pessoas nao deveriam buscar EPA/DHA através do Fish Oil. Segundo a outra linha extremista: isso nao significa absolutamente nada para as pessoas saudaveis, já que os antioxidantes da dieta/organismo sao mais do que o suficiente para anularem qualquer tipo de problema. A terceira, como sempre, é a intermediaria: sim, é um problema, porém nao grave e por isso nao precisamos entrar em panico, apenas evitar se possivel.

O unico estudo controlado que achei [1] nao encontrou diferencas, a médio prazo (7 semanas) no consumo de doses iguais (8g) de FO oxidado ou nao. Outros estudos [2] [3] [4], apesar de nao serem 100% relacionados, apontam tambem para o sentido de nao ser um problema. Como dificilmente as teorias extremistas estao certas, e existem indicios de nao ser um problema (nao grave, pelo menos), vou me satisfazer com a pequena pesquisa que fiz e largar de lado esse ponto. Quem ficar interessado e quiser se aprofundar, fique a vontade :P

2) Biodisponibilidade do Fish Oil Ethil Ester vs FO Triglicerideo

Apesar de a galera estar sempre atenta a quantidade de EPA e DHA por capsula, pouco se comenta sobre as formas do omega-3 presentes na formula. Ao ser extraido, o omega-3 pode estar na capsula de tres diferentes formas (pelo menos estas sao as mais citadas): 1) ethyl ester; 2) triglicerideo; 3) triglicerideo reconstituido. Tambem é unanime que a biodisponibilidade do Ethyl Ester é significantemente inferior as outras duas [5], o que leva alguns a justificarem a melhor biodisponibilidade dos triglicerideos pelo fato de estes serem "semelhantes" ao que é encontrado no organismo. Estudos os quais comparam a absorcao de Omega-3 naturalmente presente em peixes e doses semelhantes de N-3 vindas da suplementacao com Ethyl Esters concluem a mesma coisa [6]: ingerir Fish Oil natural (triglicerideo) é muito mais bem aproveitado do que a suplementacao com Fish Oil EE. Porém, outros estudos [7] [8] nao encontram diferencas caso o Fish Oil Ethyl Ester seja administrado junto de uma refeicao rica em gordura.

Como poucas marcas citam qual tipo de Fish Oil está sendo vendido, na pratica o que pode ser feito é: tomar Fish Oil sempre com refeicoes ricas em gorduras para garantir a boa absorcao/aproveitamento.

3) Krill Oil vs Fish Oil

Krill Oil, para os que nao conhecem, é um outro tipo de óleo rico em EPA e DHA retirado dos Krills (sei lá o nome disso em portugues). Apesar de eu sugerir uma leitura mais aprofundada, as diferencas entre Krill e Fish Oil sao especialmente duas: 1) o Krill Oil, ao contrario do Fish Oil, é rico em fosfolipideos que, além dos diversos beneficios para o organismo, elevam a biodisponibilidade do Omega-3; 2) a presenca de Astaxanthin, um anti-oxidante que vem recebendo bastante atencao recentemente, tanto na area de saude quanto performance. Apesar de eu conhecer o KO há bastante tempo, apenas agora parei para estudar o mesmo e alguns estudos me chamaram a atencao:

Um deles, que cita outros estudos [9], aponta trials controlados nos quais a ingestao de KO elevava mais os niveis de EPA/DHA sanguineos e melhorava saude no geral, mesmo ingerindo doses semelhantes ou inferiores de FO. Outro estudo [10], no mesmo cenario (KO em dosagens semelhantes ou inferiores ao FO), trouxe os mesmos resultados: 2g de Krill Oil reduziu significantemente mais LDL/triglicerideos do que 3g padroes (180mg/120mg EPA:DHA por capsula) de Fish Oil. Um terceiro estudo [11] conclui a mesma coisa (Krill Oil > Fish Oil), apesar de nao citar especificamente a dosagem de Fish Oil e EPA/DHA.

O interessante é que, para aqueles que forem verificar, o Krill Oil tem uma quantidade consideravelmente menor de EPA/DHA se comparado com Fish Oil, e mesmo assim vem conseguindo, no minimo, se igualar a este. Parece que a presenca dos fosfolipideos realmente melhora a absorcao do Omega-3.

OBS: Nao estou recomendando Krill Oil e muito menos querendo concluir, vou citar novamente para evitar confusao: é tudo estudo em andamento, estou apenas postando conforme vou encontrando coisas interessantes. Caso alguem encontre alguma falha nos estudos que seja o suficiente para invalidar algum deles, tambem faca o favor de citar :D

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

Muito interessante Craw. Me apeguei bastante na recomendação de ingerir o oil fish com refeições que tenham bastante gordura, isso já é uma diretriz para conseguirmos ter um aproveitamento melhor do mesmo. E isso justifica porque algumas pesquisas dizem que a mesma quantidade de ômega-3 vindo do peixe (grelhado, por exemplo) será melhor: o peixe possui bastante gordura.

Também em relação a essa parte de gordura e quantidade de ômega-3, eu vi que algumas entidades de médicos recomendam uma grande quantidade de ômega-3 por semana, e essa quantidade podendo ser dividida em 2 dias ou em todos os dias. Ou seja, você poderia muito bem comer boas quantidades de peixe 2x por semana e não se preocupar com não ter ingerido nada nos outros dias.

Link para o comentário

Putz...to achando que vô no hospital. Até meio molhado até agora : /

Tem alguma coisa que eu possa usar para ajudar a cicatrizar? Sem querer poluir o tópico...mas não tem como te mandar MP.

Tenta Fitoscar da Apsen....dizem ser um ótimo cicatrizante fitoterápico.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Vamos lá, como eu havia falado nao tinha nada demais nos "meus arquivos", nada que fuja do que jah foi discutido aqui, mas como prometido, um resumo em tópicos:

- Quanto maior a cadeia de ácidos graxos e mais ligações duplas de carbono, melhor para a saude (caso do omega 3)

- Foca é uma boa fonte de omega 3

- Melhora as dores nas juntas de pacientes com reumatismo

- Diminui o risco de ataque cardíaco

- Diminui os triglicerídeos

- Diminui a arritmia cardíaca

- Diminui a formação de placas nas artérias

- Bom contra acne, asma, resistência a insulina, diabetes, diversos tipos de cancer

- Pode ajudar na depressão e outros disturbios psicológicos

- Diminui o progresso da nefropatia por IgA (doença comum nos rins)

- Diminui a pressão arterial

- Possui ação anti-inflamatório (eficiente contra tendinites)

- Melhora a mobilidade das articulações

- Aumenta o tonus muscular

- Diminui a ocorrencia de doenças cardiovasculares

- DHA > EPA (Como o craw postou, alguns estudos dizem o contrário)

- O DHA é responsável pelo desenvolvimento do cérebro, além de ser importante para a memória e visão

- O EPA é o maior responsável pelo diminuição da inflamação

- Diminui o LDL e aumenta o HDL

- A conversão de ALA em EPA/DHA é muito pouco eficiente

- Krill parece ser uma fonte superior ao óleo de peixe

- Tomar cuidado com os metais pesados, especialmente o mercúrio

- O grande problema está no desequilíbrio na ingestão de omega 3 e 6

- O ratio de 2:1 DHA para EPA parece ser o ideal

- A maioria dos suplementos possuem mais EPA (por ser mais barato)

- Alguns produtos contem Vit E para prevenir a oxidação do óleo na capsula e para mante-lo mais freco

- O consumo de Fish Oil requer maior ingestão de antioxidantes, por possuir alto poder de oxidação

- Os arrotos são causado por peixes rançosos, ou seja, quanto melhor a qualidade do suple menos arrotos

- Melhora a pele

Dosagem

- 2 a 3g/dia

- 2 a 4g/dia

- Mínimo de 1,8g

- 1 a 3g/dia

- 1,8 a 2,5g/dia

Efeitos colaterais

- Problemas estomacais

- Diminuição da coagulação sanguinea

Nada demais

Abraço

Editado por marc01
Link para o comentário

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que DHA é superior a EPA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Link para o comentário

Muito bom, marc. Só vi agora. Realmente foi um bom resumão.

Não sei se vocês já viram esse site, mas tem bastante informação interessante, e várias pesquisas: http://lpi.oregonstate.edu/infocenter/othernuts/omega3fa/

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que EPA é superior a DHA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Não seria "afirmar que DHA é superior a EPA" ?

Abraço!

Link para o comentário

Opa, valeu pela contribuicao marc01 :D eu só nao concordo em afirmar que DHA é superior a EPA porque isso depende do contexto; tem bastante estudo na area neuro (para quem tem depressao e afins) que DHA é praticamente inutil, enquanto EPA mostra resultados excelentes, por exemplo. De resto, só enriqueceu o tópico ;)

Apenas coloquei exatamente como estava no artigo.... posso até procurar em qual estava para ver se tinha um "parece ser superior" ou "tende a ser superior"

Rafael,

Artigo bem completo mesmo, quando tiver atoa do uma lida. Vlw

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...