Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Quero lançar um assunto:

Com relação a utilização de HCG no ciclo de EA, tenho encontrado muita controvérsia e quero saber o q vcs acham.

Muita gente recomenda o uso de HCG no ciclo de EA, geralmente quando se utiliza esteres mais longos e também ciclos acima de 8 semanas q provocam a supressão testicular.

Tenho lido muito sobre o assunto, principalmente em sites estrangeiros e alguns users tem dito q o uso do HCG por mais de 4 semanas causou a repressão das gonadas e q não conseguem mais voltar a produzir testosterona de forma natural, mesmo utilizando baixas dosagens por semana. Doses semanais acima de 500UI por semana também tiveram relatos de inicio de ginecomastia, pelo medicamento elevar muito o nivel de estrogênio.

Tenho visto q a utilização do HCG por 1 semana e 3 semanas off, além de ajudar na diminuição da atrofia testicular tão eficazmente quanto se utilizasse por 8 ou 10 semanas seguidas é comprovadamente através de estudos também muito útil na diminuição da hiperplasia prostática.

Dessa forma, a recomendação é q se utilize o HCG apenas em ciclos longos (a partir de 12 semanas) a cada 4 semanas em doses de no máximo 500UI semanais, interrompendo a utilização do mesmo entre 3-4 semanas antes do inicio da TPC.

Alguém tem acompanhado essas novas recomendações ? Sabem de relatos da utilização do HCG por longos períodos e sua ligação com a repressão das gonadas ?

E essa efetividade de doses intervaladas de 4 a 4 semans realmente procede ? Os relatos q vi são de q os users tiveram uma recuperação muito rápida no TPC usando essa posologia.

Abrax !

Publicidade

Postado

O certo é manter o sinal, estética é estética. 500ui/semana é o suficiente.

Eu só uso HCG em ciclos longos (10 semanas pra cima), antes usava apenas 250ui/semana, agora estou mantendo em 500ui/semana, aplicação constante, sem intervalos.

Não acho necessário em ciclos curtos e simples, aqui no fórum tem gente que recomenda HCG até em ciclos de Propionato.. Pra mim é besteira.

Abraços

Postado

O certo é manter o sinal, estética é estética. 500ui/semana é o suficiente.

Eu só uso HCG em ciclos longos (10 semanas pra cima), antes usava apenas 250ui/semana, agora estou mantendo em 500ui/semana, aplicação constante, sem intervalos.

Não acho necessário em ciclos curtos e simples, aqui no fórum tem gente que recomenda HCG até em ciclos de Propionato.. Pra mim é besteira.

Abraços

Drowing,

Vc usa por várias semanas e nunca deu nada com relação às gonadas ? Pois o q o pessoal tem relatado é q não é interessante aplicações por mais de 4 semanas consecutivas.

Se eu utilizar a cada 4 semanas será q terá efetividade, assim como relatam nos sites lá fora ? Ou terei q ser cobaia ?....kkkkkkkk

Abrax

Postado (editado)

Genshi, parabéns pelo tópico. Estava querendo abrir um levantando o msm assunto.

Tenho buscado bastante informação acerca do assunto tbm, justamente pelo fato de existir essas duas linhas de pensamento sobre o uso do HCG.

Esse protocolo de aplicações a cada 4 semanas parece interessante, mas realmente seria aceitável para um ciclo com mais de 12 semanas, certo?

Editado por felipe_pereira
Postado

Quero lançar um assunto:

Com relação a utilização de HCG no ciclo de EA, tenho encontrado muita controvérsia e quero saber o q vcs acham.

Muita gente recomenda o uso de HCG no ciclo de EA, geralmente quando se utiliza esteres mais longos e também ciclos acima de 8 semanas q provocam a supressão testicular.

Sim, correto. E é muito simples entender o porquê. Quando você administra esteróides anabolizantes, via feedback negativo, o seu hipotálamo deixa de produzir o GnHR (gonadotropin-releasing hormone), que é o hormônio que vai lá pra sua hipófise e diz pra ela produzir LH/FSH, que por sua vez vai atés os testículos nas células de leydig dizer pra elas produzirem testosterona.

Compreendendo isso fica muito facil entender tudo. Você tá causando a inibição do eixo HPT, ou seja, vc nao tá mais produzindo o hormônio LH, consequentemente você não produz mais testosterona endógena (por causa da grande quantidade de andrógenos que vc ta administrando). Logo, o que acontece com aquilo que não usamos? Atrofia, perde função.

Tenho lido muito sobre o assunto, principalmente em sites estrangeiros e alguns users tem dito q o uso do HCG por mais de 4 semanas causou a repressão das gonadas e q não conseguem mais voltar a produzir testosterona de forma natural, mesmo utilizando baixas dosagens por semana. Doses semanais acima de 500UI por semana também tiveram relatos de inicio de ginecomastia, pelo medicamento elevar muito o nivel de estrogênio.

Isso não existe. O mito da desensitização dos testículos por causa de hCG não é comprovado clinicamente, mesmo com dosagens altas que costumam ser utilizadas em estudos científicos (5000iu). Os estudos que citam desensitização foram feitos em ratos, utilizando doses "doses de elefante" nos ratinhos, algo que foge da utilização normal. Apresente um estudo científico comprovando desensitização, e voltamos a discutir esse tópico.

E de qualquer forma, doses massivas de hCG não são necessárias, veja a conclusão desse estudo: Dose-dependent increase in intratesticular testosterone by very low-dose human chorionic gonadotropin in normal men with experimental gonadotropin deficiency.:

"Doses of hCG far lower than those used clinically increase IT-T concentrations in a dose-dependent manner in normal men with experimental gonadotropin deficiency. Assessment of IT-T provides a valuable tool to investigate the hormonal regulation of spermatogenesis in man."

Você também pode ver esse estudo aqui: A Double-Blind, Placebo-Controlled, Randomized Clinical Trial of Recombinant Human Chorionic Gonadotropin on Muscle Strength and Physical Function and Activity in Older Men with Partial Age-Related Androgen Deficiency

neste estudo eles administram 5000iu 2x por semana durante 3 meses e não há nenhuma descrição de desensitização. A conclusão do estudo:

"We conclude that 3 months of treatment with twice weekly r-hCG demonstrates sustained androgenic effects on hormones and muscle mass but has no effect on muscle strength or physical functioning."

hCG aumenta a aromatização, isso é fato, mas também não é um absurdo como fazem parecer. O aumento de testo via hCG se dá de maneira linear, enquanto que o aumento do estrógeno é não linear. Não é vantajoso injetar quantidades muito grandes de hCG de uma única vez justamente por isso, mas mantendo até 500iu por injeção, é o melhor custo x benefício. Senão já entra a necessidade de você manter o seu estrógeno controlado com um IA.

171fig2.gif

fonte: Evaluation of endocrine testing of Leydig cell function using extractive and recombinant human chorionic gonadotropin and different doses of recombinant human LH in normal men

Tenho visto q a utilização do HCG por 1 semana e 3 semanas off, além de ajudar na diminuição da atrofia testicular tão eficazmente quanto se utilizasse por 8 ou 10 semanas seguidas é comprovadamente através de estudos também muito útil na diminuição da hiperplasia prostática.

Dessa forma, a recomendação é q se utilize o HCG apenas em ciclos longos (a partir de 12 semanas) a cada 4 semanas em doses de no máximo 500UI semanais, interrompendo a utilização do mesmo entre 3-4 semanas antes do inicio da TPC.

Você poderia me indicar algum estudo que comprove isso que você afirmou? Você tem que tomar muito cuidado, porque na internet tá cheio de "broscience". Não faz sentido usar hCG 1 semana e parar por 3. Durante um ciclo, na ausência de LH, o hCG é util justamente porque ele mimetiza o hormônio LH, devido a ambos terem uma estrutura bastante semelhante. Logo o hCG fornece o "sinal" aos testículos que o LH deveria fornecer, mas não pode devido a supressão do eixo HPT. A partir do momento que você deixa de aplicar o hCG com o eixo ainda suprimido, por falta de sinal, os seus testículos vão atrofiar novamente, pela falta de sinal, e consequente falta de atividade. É meio óbvio isso, não?

De todos os estudos que eu já li sobre hCG, em nenhum eu vi descrito um período ativo superior a 3~4 dias. Citando:

"Following intramuscular injection, an increase in serum HCG concentrations may be observed within 2 hours; peak HCG concentrations occur within about 6 hours and persist for about 36 hours. Serum HCG concentrations begin to decline at 48 hours and approach baseline (undetectable) levels after about 72 hours."

fonte: How HCG Therapy Increases Natural Testosterone Production in Men

Logo, também não faz sentido parar com o hCG 3~4 semanas antes da TPC, pois como eu disse vc novamente iria cair no problema de falta de sinal e consequente atrofia.

Quando você inicia um ciclo, dentro de 7 dias, seus níveis de LH/FSH já vão estar praticamente indetectáveis, e portando você já vai estar atrofiando, quer você queira acreditar nisso ou não. Não interessa se seu ciclo é de drogas orais, se a meia-vida da droga é curta ou longa (propionato/cipionato), a partir do momento que você induzir a supressão do eixo HPT, e o "sinal" parar de chegar, vai começar a atrofiar, porque não tem nada a ver com o tempo de meia-vida da droga. Indiretamente tem sim, porque quanto maior o tempo de meia-vida da droga por mais tempo os metabólitos ativos dela estão presentes no corpo exercendo alguma função e mantendo a supressão do eixo HPT, e mais tempo leva pra voltar ao normal.

zeg0050533710003.gif

Fonte: Low-Dose Human Chorionic Gonadotropin Maintains Intratesticular Testosterone in Normal Men with Testosterone-Induced Gonadotropin Suppression

Esse estudo é muito legal, porque mostra a utilização de diversas dosagens de hCG e como isso reflete nos níveis de testosterona. Conclusões básicas que podemos tirar desse estudo são que 500iu/semana é o mínimo pra manter o sinal, e alguma produção de testosterona, e o melhor custo benefício é 1000iu/semana. Doses a cima disso aumentam a testosterona além dos limites fisiológicos, o que já é desnecessário se vc ta ciclando com testosterona, e ainda aumenta mais ainda a aromatização.

Alguém tem acompanhado essas novas recomendações ? Sabem de relatos da utilização do HCG por longos períodos e sua ligação com a repressão das gonadas ?

E essa efetividade de doses intervaladas de 4 a 4 semans realmente procede ? Os relatos q vi são de q os users tiveram uma recuperação muito rápida no TPC usando essa posologia.

Eu acho que consegui responder todas as suas dúvidas. :)

Abrax !

Postado

Tycoon,

Simplesmente fantástico, irretocável ! Não tenho palavras para descrever a sua resposta. Creio q se existia alguma dúvida com relação ao HCG ela encerra aqui.

VOCÊ É O CARA !

Abrax !

Postado

Tycoon, dessa forma vc recomenda o uso do HCG até a semana imediatamente anterior ao início da TPC?

Em termos gerais sim, mas tudo depende de quais drogas você tá utilizando.

Num ciclo por exemplo de enantato, 500~600mg/semana, estatisticamente falando isso vai te colocar em níveis de 5000~6000ng/dl no ponto mais alto do ciclo. Dos estudos científicos que eu li a meia-vida do enantato tá entre 5~6 dias. Cipionato 7~8. Sabendo é claro que esse tempo de meia-vida pode variar ligeiramente dependendo de características individuais.

fonte: The Effects of Supraphysiologic Doses of Testosterone on Muscle Size and Strength in Normal Men

mas enfim, vamos considerar aqui que no dia da sua última injeção de enantato seus níveis tavam batendo em 5000ng/dl. Quanto tempo você deveria esperar até a TPC?

Nota: aqui estou considerando que as suas drogas sao de boa procedência e não são adulteradas e/ou subdosadas :lol:

se a gente for otimista, e considerar a MV do enan em 5 dias, dá pra estimar que seus níveis estariam em torno de 600ng/dl ao final da 3a senama. Se você esperar até o final da 4a semana provavelmente seus níveis vão estar abaixo de 300ng/dl, o que é bem baixo. Considere que normalmente os limites fisiológicos de testosterona tão entre 200~800ng/dl.

Ou seja, na 4a semana após a última aplicação você deveria iniciar os SERMS (tamox, clomid), antes disso o efeito vai ser nulo, pois os níveis ainda estarão altos demais. É meio óbvio, como o eixo poderia se recuperar de alguma coisa se os níveis estao supra fisiologicos? Só isso já enterra a velha teoria do "inicie a TPC de enantato/cipionato 15 dias após a última injeção", pois levando a meia-vida da droga e os níveis atingidos no final do ciclo isso não faz o menor sentido.

Resumo dessa tagarelice toda: Continue levando o hCG até a última semana antes de começar com os serms. :lol:

Postado

Vou começar a tomar 40mg/Dia Oxandrolona por 10 semanas, pensando em mandar junto HCG 2x por semana 500ui total 1000ui, E 2,5mg letrozol por dia para os efeitos do HCG e PRINCIPALMENTE para ver se consigo diminuir minha ginecomastia.

Sei q o Letrozol vai zerar meu estrogenio, qual é o efeito negativo em si desta zeração, sei q ela importante para ganho de massa muscular tbm, mas tirando isso quais outros fatores?

lembrando q qro diminuir minha gineco sem cirurgia.

Q q o pessoal acha ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...