Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Martin

mpcosta82

Posts Recomendados

E aí Bruno,

Hmm, não sei te dizer... com séries de 3 você faz menos reps, mas a carga é maior; então a fase excêntrica vai ser mais pesada também.

Normalmente o terra é assim mesmo, o que importa é a fase concêntrica, tirar do chão a maior quantidade possível de peso. Para hipertrofia seria bom manter uma excêntrica bem controlada, o dano muscular causado a parte negativa é importante para hipertrofia.

E também seria importante, para quem ainda não é bem experiente no exercício, fazer uma repetição, repousar a barra no chão, ficar de pé novamente, fazer todo o setup e fazer uma nova repetição, e assim por diante. É bem comum o cara chegar na barra, se arrumar direitinho, a primeira repetição sair boa... e as demais uma merda, porque o cara perdeu o "setup" entre a primeira e a segunda repetições.

Cuida a tua lombar quando usar cargas altas, fazer a excêntrica no "estilo RDL" eu imagino que seja mais taxativo para a lombar do que no "estilo terra" (sem contar que eu imagino que as cargas que você usa no Terra são maiores do que no RDL).

Abraços!

Muito boa essa dica do Terra Martín, as vezes eu sinto que perco o "movimento" vou fazer esse "setup" ai ;)

Uma pergunta que pode ser bem idiota, mas eu gostaria de saber, qual a real diferença da execução do terra para o RDL? são totalmente diferentes? ou a única diferença é que o terra sai do chão, enquanto o RDL sai "de cima" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

E aí césar,

terra e terra romeno são diferentes, sim, mas não tãão diferentes assim.

Fora o fato de que o RDL começa de cima, aproveitando o reflexo elástico, e o terra começa com a barra no chão, eu entendo que a principal diferença é a maior contribuição do quadríceps (e menor dos posteriores) no terra.

No RDL você só usa a cadeia posterior; canelas ficam na vertical. No Terra você também usa a cadeia anterior, começa com os tornozelos flexionados. Com isso a flexão de tronco é menor no Terra.

Posição inicial do Terra x posição final do RDL:

picture1-deadlift-skeleton-view.pngrdl.jpg

Abraços

Link para o comentário

Bom, acho que essa eu consigo responder :laughingsmiley: #Bicão modo [ON]

No terra, vc vai usar tanto a flexão dos joelhos quanto do quadril pra executar o movimento, trabalhando tanto as pernas como as costas. Já o RDL o trabalho dos joelhos é mínimo, geralmente vc flexiona eles mais pelo fato da mobilidade não te permitir fazer um stiff (com as pernas totalmente esticadas). Assim o trabalho dos posteriores da coxa vão ser MUITO maiores já que vão ter que puxar seu tronco para a posição vertical novamente!

Posição final/inicial do deadlift

Deadlift.jpg

Posição final / inicial RDL:

rdl.jpg

Da pra ver a diferença na inclinação do tronco (não sei se as imagens foram as melhores, mas acho que serve neah? :laughingsmiley: )

Outra coisa, agora dúvida minha! Martin, essa posição que o cara mantem na primeira imagem seria a posição neutra que vc falou? Tipo, sem olhar nem pra cima, nem pra baixo, mantendo a cabeça alinhada com o tronco ?

Link para o comentário

Hmmm interessante.

Vai ver dá na mesma...mas acho que vou testar fazer tipo 9x3 por exemplo pra ver se me saio melhor.

Com relação ao Setup, eu faço questão de acompanhar o que estou fazendo de lado pro espelho, assim posso avaliar cada parte do exercício.

As vezes vejo nego fazendo RDL por exemplo de frente pro espelho...Mas de frente você não consegue ver quase nada da execução, só o afastamento das pernas heuheuheuh

Eu refaço o setup e fico treinando e imaginando como vou executar em cada rep. tentando contrair o abdome também pra ajudar, e manter as posições.

E sim, o vídeo que lembrei foi o da Trust mesmo! hauhuahau o cara magrlão lá executando o terra com 5kg muito comédia, o peso ia pra frente e pratrás...logo pensei: cara, se ele fizer isso com uns 80kg ele desmonta todo Esse esquema do Aless aí e~u não faço porquê, como você falou, as cargas do terra são maiores, e descer controladamente a carga do terra, imitando o movimento do RDL, pode acabar ferrando a lombar ou as juntas. Eu tento apenas fazer o movimento do terra ao contrário.

Link para o comentário

• Supermoderador

Isso aí, Luiz.

E sim, a posição da cabeça dele me parece neutra. Experimente fazer assim. Só cuide sempre para não perder a rigidez das costas, é normal quando a gente abaixa a cabeça "soltar" um pouco as costas (embora isso seja mais perigoso, imagino eu, em um agachamento).

Abraços!

Link para o comentário

@LuizBueno: Cara, esse lançe da cabeça aí é polêmico, tem gente que fala pra erguer, outros pra alinhar...Eu particularmente não vejo motivo pra erguer...manter a cabeça alinhada com o troco me parece ser o "natural", que irá deixar o trapézio mais alongado durante o exercício, trabalhando ele mais também, a favor do exercício.

Link para o comentário

Entendi e realmente já vi algumas coisas sobre esse assunto! Coisas do tipo "O corpo segue a cabeça, logo, se ela estiver pra cima, o corpo tende a ir também!" Sei lá, algumas coisas dão mais credibilidade e outras parece só "ditado popular". Alguém foda fala e sai trocentos repetindo....

Vou tentar deixar a cabeça mais "neutra" e gravar pra ver como está e o que eu sinto durante o movimento!

Valeu pessoas :D

Link para o comentário

• Supermoderador

E sim, o vídeo que lembrei foi o da Trust mesmo! hauhuahau o cara magrlão lá executando o terra com 5kg muito comédia, o peso ia pra frente e pratrás...logo pensei: cara, se ele fizer isso com uns 80kg ele desmonta todo Esse esquema do Aless aí e~u não faço porquê, como você falou, as cargas do terra são maiores, e descer controladamente a carga do terra, imitando o movimento do RDL, pode acabar ferrando a lombar ou as juntas. Eu tento apenas fazer o movimento do terra ao contrário.

Meu melhor levantamento foi 150Kg e eu ainda desci no estilo Stiff :)

Se tu leva a carga até lá em cima, tu é capaz de pelo menos segurar ela e descer de vagar. Nas últimas repetições (ou na very last) eu gosto de segurar uns 10s no lockout também para garantir a pegada - depois que eu comecei a fazer isso eu nunca mais falhei por causa da pegada.

Link para o comentário

• Supermoderador

Muito bom, Aless.

E com certeza faz diferença ser na excêntrica, o nosso limite na excêntrica é maior do que na concêntrica (em qualquer exercício, creio eu).

Hmmm interessante.

Vai ver dá na mesma...mas acho que vou testar fazer tipo 9x3 por exemplo pra ver se me saio melhor.

Com relação ao Setup, eu faço questão de acompanhar o que estou fazendo de lado pro espelho, assim posso avaliar cada parte do exercício.

As vezes vejo nego fazendo RDL por exemplo de frente pro espelho...Mas de frente você não consegue ver quase nada da execução, só o afastamento das pernas heuheuheuh

Eu refaço o setup e fico treinando e imaginando como vou executar em cada rep. tentando contrair o abdome também pra ajudar, e manter as posições.

Bruno, eu acho que 9x3 é superior a 5x5, simplesmente pelo fato de que dá para pegar mais carga.

Quanto a se olhar no espelho...... eu te aconselho a não fazer isso mais, se você já está conseguindo executar corretamente o exercício. Se ficar olhando para cima é ruim, imagina com o pescoço torcido para o lado? Com cargas altas a chance de lesão vai aumentar consideravelmente.

Na verdade o ideal seria não ter espelho nenhum na academia, assim a gente focaria mais na propriocepção... mas eu nunca vi academia sem espelho.

Abraços!

Link para o comentário

Obrigado pessoal, agora entendi o certo :D, eu tava fazendo praticamente um terra no lugar do stiff, estava flexionando "bem" os joelhos e passando um pouco o joelho pra frente, agora entendi, no caso o stiff a coluna fica "mais" paraçeça que no terra, certo? é quase uma remada ali '-' iAUHsUIAHSIHAISHASU não sei se falei besteira né, mas ;x

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...