Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Já vi muitas pesquisas nesses sites de emagrecimento como boa forma, womens health... mas chego a desconfiar de muitas coisas que leio nesses lugares por achar meio absurdas...

Confesso que essa matéria, que vi no site da globo, me chamou muita atenção, devido o fato de eu AMAR maçã e poder comer muitas durante o dia sem maiores efeitos 'colaterais' :D

Sei que fruta, com moderação, é muito importante, por isso como umas 3, diferentes, por dia. Mas 5 maçãs a mais? *-*

Quatro maçãs ao dia podem reduzir em 1/4 o colesterol ruim e ajudar a emagrecer

Comer 75g de maçãs desidratadas por dia, durante seis meses, pode diminuir em um quarto os níveis de colesterol ruim (LDL), segundo uma pesquisa feita com mulheres nos EUA. Durante o estudo, os níveis de outros compostos relacionados a doenças cardíacas e derrames também caíram e quantidades de colesterol bom (HDL) aumentaram em 4%.

As mulheres também perderam em média 1,3 Kg de peso, embora tenham passado a comer 240 calorias a mais por dia por causa da fruta.

Os benefícios para o colesterol estão relacionados aos antioxidantes das frutas, já o efeito emagrecedor foi atribuído à pectina. Para conseguir o mesmo resultado com maçãs frescas, o ideal seria consumir quatro ou cinco maçãs por dia.

Os cientistas já estão usando a informação para criar maçãs supersaudáveis que devem chegar aos mercados em quatro ou cinco anos. Desde a decodificação do DNA da fruta, em agosto de 2010, por uma equipe de quase cem cientistas de cinco diferentes países, as equipes estão produzindo maçãs vermelhas com nutrientes para tudo, desde proteger e articulações até prevenir doenças cardíacas, câncer, mal de Alzheimer e diabetes

Editado por Naanda

Publicidade

Postado (editado)

frutas são ótimos alimentos: possuem fibras (que são saciantes), antioxidantes, micronutrientes e etc.

O lance da frutose é muito mais paranóia que qualquer outra coisa. É muito mais fácil alguém consumir frutose dos refrigerantes e doces açucarados que qualquer dieta vinda de frutas. O limite máximo recomendado por dia de frutose é 60g, sendo assim eu duvido que 75g de maçãs desidratadas te tragam algum prejuízo (deve ter menos ou +/- que 60g frutose). Vale lembrar que os prejuízos são muito mais metabólicos (aumentar a fome através da leptina, por exemplo) que por engordar em si, como são tão ditos.

quanto a afirmação:

As mulheres também perderam em média 1,3 Kg de peso, embora tenham passado a comer 240 calorias a mais por dia por causa da fruta.

Eu duvido. Se fosse verdade a pectina seria mais eficiente que até todos termogênico já constatados. Se você comparar com o ECA (talvez o mais eficiente), que gera 5% de aumento no MÀXIMO na sua TMB, o que eu acredito dar menos 240 calorias/dia para mulheres. Então se pectina possui algum efeito na perda do peso temos ainda que esperar outros estudos; e quanto a efetividade não tenho dúvidas que será muito menor do que essa demonstrada.

De qualquer jeito, vou dar uma buscada nessa pesquisa e se você pudesse me passar a fonte aqui eu agradeceria também.

Editado por quenca333
Postado (editado)
Vale lembrar que os prejuízos são muito mais metabólicos (aumentar a fome através da leptina, por exemplo) que por engordar em si, como são tão ditos.

Eu duvido. Se fosse verdade a pectina seria mais eficiente que até todos termogênico já constatados

:(

Não sabia desse dado de quantidade máxima de 60g de frutose/dia

De qualquer jeito, vou dar uma buscada nessa pesquisa e se você pudesse me passar a fonte aqui eu agradeceria também.

opa, tá aqui a fonte :D

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/04/13/quatro-macas-ao-dia-podem-reduzir-em-1-4-colesterol-ruim-ajudar-emagrecer-924228573.asp

Editado por Naanda
Postado

Não tem o estudo detalhado na notícia, e não achei ele também..

Mas eu dei uma fuçada rápida no pubmed e lá tinha vários estudos que fizeram para ver se pectina diminuiria a absorção de carboidratos ou gorduras, como algumas "fibras especiais". O que eu posso te dizer é que nenhuma das pesquisas deu resultados que provem alguma coisa, se pectina tem esse poder pode ter certeza que é um efeito sutil e superestimado nessa pesquisa.

Postado

frutas são ótimos alimentos: possuem fibras (que são saciantes), antioxidantes, micronutrientes e etc.

O lance da frutose é muito mais paranóia que qualquer outra coisa. É muito mais fácil alguém consumir frutose dos refrigerantes e doces açucarados que qualquer dieta vinda de frutas. O limite máximo recomendado por dia de frutose é 60g, sendo assim eu duvido que 75g de maçãs desidratadas te tragam algum prejuízo (deve ter menos ou +/- que 60g frutose). Vale lembrar que os prejuízos são muito mais metabólicos (aumentar a fome através da leptina, por exemplo) que por engordar em si, como são tão ditos.

quanto a afirmação:

Eu duvido. Se fosse verdade a pectina seria mais eficiente que até todos termogênico já constatados. Se você comparar com o ECA (talvez o mais eficiente), que gera 5% de aumento no MÀXIMO na sua TMB, o que eu acredito dar menos 240 calorias/dia para mulheres. Então se pectina possui algum efeito na perda do peso temos ainda que esperar outros estudos; e quanto a efetividade não tenho dúvidas que será muito menor do que essa demonstrada.

A frutose, sacarose, mamose, etc, qd passa pelo instestino eh transformado TUDO em GLICOSE, então eh indiferente.

Abraços

Postado
A frutose, sacarose, mamose, etc, qd passa pelo instestino eh transformado TUDO em GLICOSE, então eh indiferente.

não é bem assim. frutose é um monossacarídio e o metabolismo dela é diferente, já foi demonstrada várias vezes capaz de ser competente para formar o glicogênio hepático, mas não o muscular. Mas de qualquer jeito calorias continuam sendo calorias.

Postado

1 a 7% deve ser do peso total delas (não desidratado), geralmente é menos que 50% dos açúcares dela, mas mesmo assim continua sendo uma quantia baixa por unidade.

reabri o pdf que a profe mostrou na aula e me deparei com isso:

Frutose:

• Presente em mel e frutas.

• Açúcar mais doce.

• Frutas: 1 a 7% de frutose

• Mel: 40% do açúcar do mel é frutose livre

Não e lembro de toda a explicação que ela deu. Mas lembro-me doque eu entendi.

...

Okay, agora fiquei na dúvida.

Postado

reabri o pdf que a profe mostrou na aula e me deparei com isso:

Frutose:

• Presente em mel e frutas.

• Açúcar mais doce.

• Frutas: 1 a 7% de frutose

• Mel: 40% do açúcar do mel é frutose livre

Não e lembro de toda a explicação que ela deu. Mas lembro-me doque eu entendi.

...

Okay, agora fiquei na dúvida.

O que ele seria 1~7% é do peso total da fruta, lembrando que tem água, fibras e afins junto desse peso. 50% seria dos açucares. Ao menos entendi assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...