Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Alguém sabe dizer se faz diferença de efeito tomar sol 1x por 20 minutos no dia ou 5x por 4 minutos?

E esse lance de não poder esfriar logo a pele após o sol, procede?

Publicidade

Postado

Alguém sabe dizer se faz diferença de efeito tomar sol 1x por 20 minutos no dia ou 5x por 4 minutos?

E esse lance de não poder esfriar logo a pele após o sol, procede?

acho que é mais certeza com 1x 20 minutos... mas posso estar falando besteira

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

Bacana o tópico, estou pra começar a utilização...

Vi uma matéria há uns dois/tres meses na revista Veja com este assunto e colocaram muito esta questão com relação ao cancer de pele, já que para determinados tipos de pele a quantidade necessária de exposição ao sol para "produção" da vitamina D é de 20 mntos entre 11hs e 13hs do dia

Inclusive foi colocado a vitD como hormônio, não como vitamina... quem tiver interesse é uma boa leitura..

• 1 mês depois...
Postado

Pessoal, iria começar a usar, mas meio que desanimei quando li essa matéria. Acho muito arriscado, e prefiro aguardar por mais estudos.

Excesso de vitamina D faz efeito contrário, diz estudo

Nova York – A Vitamina D, conhecida por auxiliar no desenvolvimento dos ossos e dentes e evitar doenças cardiovasculares, faz mal em excesso. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore. O estudo foi publicado online no periódico The American Journal of Cardiology.

Os pesquisadores descobriram que vitamina D em excesso pode fazer o efeito contrário ao desejado. Suplementos de vitamina D são conhecidos por reduzir os níveis de proteína C-reativa, ou PCR, um indicador de inflamação associado a doenças cardiovasculares. Porém, os suplementos ajudam só até certo ponto.

Em um estudo envolvendo mais de 15 mil pessoas com idades entre 18 e 85 anos, os pesquisadores descobriram que, após os níveis sanguíneos de vitamina D terem ultrapassado 21 nanogramas por mililitro (o mínimo considerado normal), qualquer acréscimo gerava um aumento da PCR.

A associação se manteve após os pesquisadores considerarem os efeitos de fatores como obesidade, fumo, colesterol e pressão arterial alta. O aumento de 10 unidades de vitamina D, ultrapassadas as 21, vinha acompanhado de um aumento de 0,06 miligramas por decilitro de PCR.

"A vitamina D é benéfica em certo nível", afirmou o Dr. Muhammad Amer, principal autor do estudo e professor adjunto de medicina da universidade. "Mas não continue simplesmente tomando. Faça exames de sangue e verifique os níveis."

Estudos anteriores sobre suplementos de vitamina D geraram resultados divergentes: alguns testes revelaram uma diminuição dos marcadores inflamatórios, enquanto que outros não apresentaram resultados. A descoberta de que o benefício fica evidente apenas quando os níveis de vitamina D são baixos pode ajudar a explicar essas descobertas contraditórias, escreveram os autores.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/excesso-de-vitamina-d-exerce-efeito-contrario-diz-estudo-20012012-22.shl

Postado

Aqui tem algumas informações a respeito deste estudo: http://blog.vitamindcouncil.org/2012/02/01/serum-d-and-c-reactive-protein-crp/

mpcosta82, obrigado pela indicação.

Realmente, o Jim Larsen levantou várias limitações à pesquisa que aqui postei. Em apertada sintese, poderia haver outras fatores não considerados na pesquisa que contribuiram para a conclusão, errônea ou não, mas que ainda carece de mais estudos, de que excesso de vitamina D seja prejudicial.

Estou começando agora no "mundo academia" e tenho muito o que aprender. Esse forum realmente é de enorme ajuda!

Abraços.

• Supermoderador
Postado

mpcosta82, obrigado pela indicação.

Realmente, o Jim Larsen levantou várias limitações à pesquisa que aqui postei. Em apertada sintese, poderia haver outras fatores não considerados na pesquisa que contribuiram para a conclusão, errônea ou não, mas que ainda carece de mais estudos, de que excesso de vitamina D seja prejudicial.

Estou começando agora no "mundo academia" e tenho muito o que aprender. Esse forum realmente é de enorme ajuda!

Abraços.

Opa, de nada.

Eu fico com o pé meio atrás porque esse site é totalmente pró-vitamina D, então as opiniões poderiam ser um pouco distorcidas. Por isso é importante ler o artigo e tentar ver se o que ele fala realmente tem sentido ou apenas é uma defesa apaixonada da vitamina D :D

abraços

Postado

Consideração:

Suplementar qualquer nutriente sem saber como está a concentração deste no sangue?

Vamos supor que meu nível esteja em 100pg/ml, já está muito alto, e essa vitamina lipossolúvel é a MAIS TÓXICA de todas...

Dosar antes de suplementar!!!

Sem falar que a suplementação isolada pode não aumentar o nível sérico (no sangue), pois a ativação (hidroxilação) depende de Ácido Ascórbico (vitamina C) + Boro + Magnésio.

Sem esses 3, a coisa fica feia e a concentração da D não sobe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...