Kafalil 1 Postado Março 17, 2011 às 21:43 Postado Março 17, 2011 às 21:43 ORTOREXIA O termo “ortorexia” é de origem grega – “orthós” significa correto e “orexsis”, fome – e foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (algo como Viciados em Comida Saudável)[1] Segundo ele, quem apresenta o problema possui uma fixação por alimentação saudável e chega a gastar horas pensando no assunto. Apesar de a ortorexia ser reconhecida pelos profissionais de saúde como um distúrbio de comportamento alimentar, o termo ainda não é usado como diagnóstico no DSM-IV.[2] Obsessão por normas Para conseguir manter uma dieta que considera correta, o ortoréxico inicia uma busca obsessiva por regras alimentares. Qualquer item considerado “impuro” (como aqueles que contêm corantes, conservantes, pesticidas, gorduras trans, excesso de sal ou açúcar e outros componentes) é excluído da alimentação. Na maioria das vezes até a forma de preparo e os utensílios usados fazem parte das preocupações de quem tem ortorexia. Informações distorcidas Os conceitos usados pelos ortoréxicos são, na maioria das vezes, baseados em informações verdadeiras (por exemplo: não é errado pensar que o uso exagerado de sal faz mal à saúde). O problema é que aplicam esses conhecimentos de forma exagerada, fazendo com que a dieta tome conta de sua vida. Quando estão fora de casa, por exemplo, muitos indivíduos preferem ficar em jejum a ingerir algum alimento considerado impuro. Prejuízos para o portador Por se submeter a diversas restrições, chegando até a excluir determinados grupos alimentares da dieta, o portador de ortorexia corre sérios riscos de apresentar deficiência de algum nutriente essencial ao bom funcionamento do organismo. Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social. Como é muito difícil encontrar quem compartilhe dos mesmos hábitos, o portador do distúrbio prefere faltar a compromissos que envolvam comida – como um almoço em família – a ter que justificar suas escolhas ou ser tachado de neurótico. Muitas vezes, também deixa de realizar algumas atividades para que possa se dedicar com mais afinco à descoberta de novas preparações e combinações alimentares. Tratamento Como a ortorexia não é um transtorno alimentar reconhecido, não há um tratamento específico para o quadro. Geralmente, indica-se a combinação de terapia nutricional e psicoterapia para ajudar o paciente a desmistificar os conceitos estabelecidos sobre dieta saudável. Assim, espera-se alterar os padrões alimentares sem prejudicar a autoestima do paciente. Fonte: Wikipédia Notas e referências 1 - Bratman, Steven & Knight, David. Health Food Junkies. Nova York: Broadway Books, 2004. ISBN: 978-0-7679-0585-5 (0-7679-0585-7). 2 - http://www.bulimiaguide.org/summary/detail.aspx?doc_id=9380
Capel 2 Postado Março 17, 2011 às 22:13 Postado Março 17, 2011 às 22:13 hoje estão inventando muito problema qual o problema a ter a noia por comida? ninguem é obrigado a querer almoçar com familia ou comer o que nao quer
Lucas LsH 1 Postado Março 17, 2011 às 23:50 Postado Março 17, 2011 às 23:50 ninguem esta falando em obrigar alguem, é apenas um informativo sobre o tal "problema" sinceramente não vejo problema nisso, mas há quem não se sinta feliz assim e precisa de ajuda
jaff 0 Postado Março 18, 2011 às 00:31 Postado Março 18, 2011 às 00:31 Prejuízos para o portador Por se submeter a diversas restrições, chegando até a excluir determinados grupos alimentares da dieta, o portador de ortorexia corre sérios riscos de apresentar deficiência de algum nutriente essencial ao bom funcionamento do organismo. Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social. Como é muito difícil encontrar quem compartilhe dos mesmos hábitos, o portador do distúrbio prefere faltar a compromissos que envolvam comida – como um almoço em família – a ter que justificar suas escolhas ou ser tachado de neurótico. Muitas vezes, também deixa de realizar algumas atividades para que possa se dedicar com mais afinco à descoberta de novas preparações e combinações alimentares. Hahahaha, isso até chega a ser uma contradição. Aqueles que se preocupam com a alimentação correm risco de anemia e avitaminose (hipovitaminose)?! Nao devem ser pessoas que se preocupam com o balanço de nutrientes no corpo, essas pessoas devem ser aquelas mulheres que fazem dietas idiotas, se livrando de tudo o que a mídia diz ser ruim. Eu sigo warrior diet, e mesmo estando em cutting nao me preocupo de sair da dieta vez ou outra, se for no overeating melhor ainda, daí só controlo pra nao comer demais. Pra mim essa doença está presente em muitas pessoas no fórum, que deixam de se socializar para se trancar em casa e comer seus ovos com frango. Na minha opnião, não é necessário agir como um ogro para ser um.
Lucas LsH 1 Postado Março 18, 2011 às 11:24 Postado Março 18, 2011 às 11:24 concordo plenamente, isso é certo da pra ver pela arrogancia de muitos... que se privam da realidade do mundo para comer seus ovos com frango como voce disse, mas né cada um com seus cada um acho que a vida é muito curta pra passar ela toda fazendo sempre a mesma coisa ha tempo para tudo basta ser disciplinado. acho que ser disciplinado não tem relação alguma com ser doente a esse ponto
Pindalgo 3 Postado Março 18, 2011 às 17:33 Postado Março 18, 2011 às 17:33 Percebi que tenho essa parada irmão, a descrição bate certinho em vários pontos, ja fiz muita coisa por causa de dieta como me esconder em banheiros pra comer ou recusar convites pra sair e isso foi se tornando um hábito e cada vez eu me excluia mais da sociedade, felizmente agora caiu a ficha e to me curando dessa doença.
Mone 13 Postado Março 21, 2011 às 21:10 Postado Março 21, 2011 às 21:10 Ia postar essa materia q acabei de ler no msn.com. Noi com comida eh fogo mesmo. Eu prefiro encarar um hamburguer a uma lata de atum o troco nao desce no seco nao! hahaha Ta ai pra quem quiser ler: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=28073410
Sarlo 5 Postado Março 22, 2011 às 14:52 Postado Março 22, 2011 às 14:52 eu, definitivamente, não tenho esse problema com comida... Como o que der vontade e qdo eu tenho vontade.... rsrsrs... Hamburgão desce fácil! claro que não todos os dias, mas qdo como, não tenho dó e culpa nenhuma!
quenca333 140 Postado Março 22, 2011 às 16:15 Postado Março 22, 2011 às 16:15 pra todos que quiserem se libertar desse problema e continuar comendo conscientemente, recomendo este tópico:
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora