Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existem 3 Tipo De Treino

Portus

Posts Recomendados

Este é um Tópico para que possamos entender aquilo que fazemos no ginásio e uma sequencia às dúvidas ao tópico do Pengo - "Erros mais comuns".

Tipos de Trabalho

Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular

Treino Hipertrofia - Treino Morfológico

Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico

Caracteristicas de cada tipo de treino:

Neurológico - Recrutamento em número e/ou na velocidade de execução (Força/Explosão) de Unidade Motoras ( unidades que recebem estimulo neurológico e "comandam" as fibras musculares)

Morfológico - Aumento da secção do fuso transversal das fibras (essencialmente as brancas e as IIA)

Metabólico - Utilização da Gordura como fonte energética (ciclo de Krebs)

Utilização Energética:

Neurológico - ATP+Fc

Morfológico - esgotamento do ATP + utilização glicolitica (glicose como fonte energética)

Metabolica - Utilização de lipidos como substrato energético (fosforilização oxidativa, presença de O2)

Tempos de consumo destas "substancias energéticas" vs Tempo em Carga:

Neurológico - até +/- 20s

Morfológico - entre 40s a 70s

Metabólico - >70s

Cargas de 1RM:

Neurológico - 85% a 100% (cargas elevadas)

Morfológico - 75% a 85%

Metabólico - +/- 50%

Velocidade Execução de cada repetição (Concentrica/Excentrica):

Neurológico - 1/2 (este 1s para cima é rápido mas com cargas de 85%-100% não parece, mas o seu recrutamento de UM é, ou seja, deverá ser executado com a maior velocidade possivel, que na prática será lento).

Morfológico - 2/4 (promovemos bastante a fase excêntrica)

Metabólico - 2/2 ou 2/3

agora

Os musculos não sabem contar, eles reconhecem este tipo de estimulos e esses é que deveremos ter em conta.

Repetições

é subjectivo; vejamos,

Neurológico:

a 85%da minha Carga Máxima, com velocidade 1/2 (3segundos), conseguirei fazer 6rep. = 18s que será o meu Tempo em Carga.

a 90% e a respeitar esta velocidade conseguirei talvez fazer 4rep = 12segundos de TC

a 100% faço 1rep. = 3s de TC

podemos fazer a mesma relação para os outros tipo de trabalhos, o que não posso dizer é que para o tipo de trabalho (x,y ou z) tenho que fazer 10rep. ou 12rep. porque depende muito se fazemos com a velocidade pretendida.

No ginásio quando me dizem que estão a fazer 3 x 10, para mim, entra num ouvido e sai por outro, porque primeiro tenho que constatar o seguinte:

1º Técnica - será que o sócio está a conseguir isolar o musculo que quer trabalhar sem solicitar outros musculos para ajudar a executar o movimento?, ou seja, em Bicipe tenho que trabalhar apenas a flexão e extensão do antebraço e não com a ajuda da flexão/extensão do braço, porque aí também solicitamos o ombro.

2º Velocidade de Execução - Se estiver a fazer 10rep. em 2/1 está apenas em 30s com TCarga (nada de hipertrofia)

Se estes dois factores estiverem ok e o sócio em trabalho Morfológico (hipertrofia) já faz 15rep. em 2/4 = 90segundos, ele já está em a "fugir" do patamar superior do tempo para treino Morfológico, quer dizer, o musculo já se adaptou e a carga já não é suficiente para conseguir estar apenas TC até 70s, então, aplicamos o Principio da Sobrecarga (Milo de Creta) e será necessário ajustar as cargas.

Também temos que levar em conta a individualidade biológica, eu posso ter mais resultados para hipertrofia mantendo Tempo em carga de 70s e outro com TC de 40s, depende da genética de cada um. O melhor é ir por tentativa erro e pelo qual nos sentimos melhor (durante o treino e recuperação) e ao longo dos tempos ir vendo os resultados, mas, outros factores influenciam, como a alimentação, o descanso, o número de séries que fazemos no treino, a suplementação e motivação. Uma casa não basta ter o melhor tijolo do mundo, por isso, o conjunto de factores é que faz a diferença.

Nos ginásios temos que falar em repetições e ter treinos estereotipados (dentro dos principios), mas só com o tempo e o feed-back do cliente é que podemos observar a evolução, por isso, abri um tópico sobre a importancia de um Personal Trainer :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...