Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

Quais seriam os impactos práticos sobre o corpo?

Sugiro que leia esse tópico desde o início, a discussão foi boa... você vai ver que o IG importa muito, MUITO menos do que você imagina :D

Agradeço a sugestão, apesar de eu já ter lido duas vezes o tópico inteiro, uma para aprender, outra para resumir.

Eu não imagino que o IG importe tanto assim ao ponto de ser impossível perder gordura consumindo esse tipo de alimento. Também não desmereço os impactos que ele pode ter numa dieta.

Já foram falados incessantemente alguns pontos nos quais o IG seria uma ferramenta útil para controle de fome em algumas pessoas, em especial quem não tem muito controle sobre a fome e a sua dieta.

alimentos com alto IG são bons pra quem tem controle sobre fome, pode tornar qualquer dieta mais fácil de seguir. Pra quem não tem esse controle, são outros quinhentos... Mas pra todas as pessoas, alimentos com IG baixo terão mais efeitos positivos no corpo como um todo do que os de alto IG, por isso acho meio temeroso postar "colocar um prego no caixão do IG", isso na cabeça errada pode ter outro contexto.

Essa é apenas a minha opinião, o assunto é MUITO controverso, amanhã ou depois podem ter estudos provando que tudo isso ta errado... Esse é um dos problemas dessa área de nutrição.

Aliás, quero te parabenizar, tu contribuiu bastante pro tópico!

Abraço

Editado por agcm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É óbvio que IG importa... gente do céu... a não ser que você esteja ON FIRE, com drogas boas, o IG e CG sempre vão importar MUITO. Um simples fato torna o IG importante: coma uma colher de açucar, serão 15g de açucar, glicose pronta para ser transformada em energia (60 kcal). Coma 50g de batata doce, serão 15g de carbos, fornecidos de forma gradual (40 kcal). Se pra vocês isso é a mesma coisa, então o louco aqui sou eu... mito seria dizer que não é possível fazer uma dieta de "corte" utilizando-se de "alguns" alimentos com IG alto. Mito é alguém dizer que pouco importa o índice glicêmico. Agora, se você prefere estuprar seu pâncreas em cada refeição, come açucar na colher pra te dar energia... affff. Quer um pouco de conhecimento empírico, pra ficar igual eu fiquei na foto, foi uma dieta low carb (80g/ dia), alta proteína (400g/ dia), média gordura (80g/ dia), alimentando-se apenas de batata doce como fonte de carbo. Se acha que eu iria gastar meus 80g diários com uma merda de açucar?? Vai sobrar o que pra eu comer carbo de verdade? Nessa hora, o IG importa MUITO... quando vc precisa de um alimento que te forneça energia de forma mais lenta, sacie sua fome. Faça isso e você verá a importância do IG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

É óbvio que IG importa... gente do céu... a não ser que você esteja ON FIRE, com drogas boas, o IG e CG sempre vão importar MUITO. Um simples fato torna o IG importante: coma uma colher de açucar, serão 15g de açucar, glicose pronta para ser transformada em energia (60 kcal). Coma 50g de batata doce, serão 15g de carbos, fornecidos de forma gradual (40 kcal). Se pra vocês isso é a mesma coisa, então o louco aqui sou eu... mito seria dizer que não é possível fazer uma dieta de "corte" utilizando-se de "alguns" alimentos com IG alto. Mito é alguém dizer que pouco importa o índice glicêmico. Agora, se você prefere estuprar seu pâncreas em cada refeição, come açucar na colher pra te dar energia... affff. Quer um pouco de conhecimento empírico, pra ficar igual eu fiquei na foto, foi uma dieta low carb (80g/ dia), alta proteína (400g/ dia), média gordura (80g/ dia), alimentando-se apenas de batata doce como fonte de carbo. Se acha que eu iria gastar meus 80g diários com uma merda de açucar?? Vai sobrar o que pra eu comer carbo de verdade? Nessa hora, o IG importa MUITO... quando vc precisa de um alimento que te forneça energia de forma mais lenta, sacie sua fome. Faça isso e você verá a importância do IG.

blablablabla

fonte?

Ninguém está dizendo que você não vai 'cortar' comendo 80g de batata doce, apenas que o universo não se resume a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja não tem tanta diferença comer um alimento com alto IG e um de baixo ?

não tem diferença cara

alguns estudos CIENTIFICOS

http://www.ncbi.nlm....Pubmed_RVDocSum

http://weightology.n...ly/?page_id=319

http://www.ncbi.nlm....Pubmed_RVDocSum

http://fitnfly.com/l...trition-facts-2

OUTRO AQUI

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/96430-insulina-picos-igs-leite-leucina-e-muitas-questoes-pertinentes/

É óbvio que IG importa... gente do céu... a não ser que você esteja ON FIRE, com drogas boas, o IG e CG sempre vão importar MUITO. Um simples fato torna o IG importante: coma uma colher de açucar, serão 15g de açucar, glicose pronta para ser transformada em energia (60 kcal). Coma 50g de batata doce, serão 15g de carbos, fornecidos de forma gradual (40 kcal). Se pra vocês isso é a mesma coisa, então o louco aqui sou eu... mito seria dizer que não é possível fazer uma dieta de "corte" utilizando-se de "alguns" alimentos com IG alto. Mito é alguém dizer que pouco importa o índice glicêmico. Agora, se você prefere estuprar seu pâncreas em cada refeição, come açucar na colher pra te dar energia... affff. Quer um pouco de conhecimento empírico, pra ficar igual eu fiquei na foto, foi uma dieta low carb (80g/ dia), alta proteína (400g/ dia), média gordura (80g/ dia), alimentando-se apenas de batata doce como fonte de carbo. Se acha que eu iria gastar meus 80g diários com uma merda de açucar?? Vai sobrar o que pra eu comer carbo de verdade? Nessa hora, o IG importa MUITO... quando vc precisa de um alimento que te forneça energia de forma mais lenta, sacie sua fome. Faça isso e você verá a importância do IG.

fonte: Arial Black

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blablablabla

fonte?

Ninguém está dizendo que você não vai 'cortar' comendo 80g de batata doce, apenas que o universo não se resume a isso.

Não, o universo não se resume a isso. Mas o IG é importante. Só tentei demonstrar isso. Fonte? Tá de brincadeira né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o universo não se resume a isso. Mas o IG é importante. Só tentei demonstrar isso. Fonte? Tá de brincadeira né...

amigo

falar por falar, o joãozinho da esquina também fala.

não estou dizendo que você está errado, e nem que nós estamos certos

mas estou dizendo que isso é relevante.

existem estudos provando, existem relatos PRATICOS

desmistificando tudo isso

ai você citou sobre o pancreas.

qualquer coisa detona o pancreas, você vai comer limpo e alimentos de baixo IG sua vida toda, pensando nisso?

abraço!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo

falar por falar, o joãozinho da esquina também fala.

não estou dizendo que você está errado, e nem que nós estamos certos

mas estou dizendo que isso é relevante.

existem estudos provando, existem relatos PRATICOS

desmistificando tudo isso

ai você citou sobre o pancreas.

qualquer coisa detona o pancreas, você vai comer limpo e alimentos de baixo IG sua vida toda, pensando nisso?

abraço!

:)

Em primeiro lugar eu não falei por falar, olha pra mim cara, não sou um menino, kkkk (q dó viu). Eu só quero que fique claro que... o IG tem grande importância. Comer limpo é outra história, é relativo, o que é limpo pra ti pode não ser pra mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como esse é o principal tópico sobre IG, vou postar aqui mesmo:

Se o IG não importa, então qual a diferença entre consumir maltose depois do treino e não sacarose?

Em primeiro lugar eu não falei por falar, olha pra mim cara, não sou um menino, kkkk (q dó viu). Eu só quero que fique claro que... o IG tem grande importância. Comer limpo é outra história, é relativo, o que é limpo pra ti pode não ser pra mim...

Acho que realmente não existe ainda o certo ou o errado. Mas veja bem, é tudo uma questão de compensação no organismo. Equilíbrio entre lipogênese e lipólise.

Se você fizer um almoço bem feito, não importa muito o que você comeu, isso já influencia a lipogênese. Por outro lado, o que mais importa é o tempo de ação de lipólise para se sobressair em relação à lipogênese.

Pensa bem, se eu consumir 1000 kcal de sacarose, e manter déficit calórico, quer dizer que minha lipólise será maior que a lipogênese.

Abraço =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Como esse é o principal tópico sobre IG, vou postar aqui mesmo:

Se o IG não importa, então qual a diferença entre consumir maltose depois do treino e não sacarose?

E quem disse que tem diferença? hehe

o metabolismo dos dois é diferente, a sacarose possui frutose. Não é bom exagerar na frutose, se você mantiver abaixo de uns 60-100g por dia dificilmente terá problemas (sendo que esse valor é proveniente de estudos feitos com pessoas sedentárias; para pessoas ativas o limite deve ser maior). Ah, e isso considerando bulking ou manutenção. No caso de cutting...

Pensa bem, se eu consumir 1000 kcal de sacarose, e manter déficit calórico, quer dizer que minha lipólise será maior que a lipogênese.

Exato :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o mpcosta falou , acho que as unicas vantagens se é que posso dizer assim de alimentos de baixo IG , é que te deixam saciado por mais tempo e muitos deles tem as proporções de macro e micro bem distribuídas.

E não te causam diabetes no futuro. Ou seja só ha vantagens em consumir alimentos de baixo ig, melhor coisa é substituir os de alto ig pelos de baixo ig.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...