Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

  • Supermoderador

O mundo inteiro tentando convencer as pessoas a consumir os alimentos integrais e o Martin sugerindo pra consumir os refinados? hauhauuah E o IG? vai dizer que é só mito? Ok, não faz diferença nas calorias, mas na dieta faz sim diferença. E muita. Os integrais são sempre melhores por manter insulina baia e possuirem um efeito termogênico maior, saciando mais também.... Duvido alguém fazer dieta só com carbos simples e refinados e dizer que deu na mesma do que uma dieta com carbos 'saudáveis' como leguminosas, frutas, grãos etc.

Arroz integral prejudica absorção de proteína: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2822877

IG - Mito

Calorias importam - OK

Insulina fazendo diferença - Mito

Efeito termogênico - menor do que se pensa

Saciedade - controle psicológico, se comer refinado e ficar nas mesmas calorias, perfeito

Leguminosas, frutas e grãos - Fontes de vitaminas e minerais, único ponto realmente importante de consumir esse tipo de alimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Não foi isso que eu falei :P

Citei o caso específico do arroz integral... no caso dele é mais interessante consumir arroz branco e obter as fibras e micronutrientes a partir de outra fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, agora forçou Aless. IG - Mito: O que quer dizer com isso? Quer dizer então que se eu fizer dieta de açúcar refinado, whey protein isolado e azeite+fish oil então eu ficarei sarado? Eu duvido muito. Poderia passar alguma fonte da qual vc se embasa pra dizer que IG é mito, pra eu entender melhor do que vc tá falando? Pois IG existe sim. tem alimentos que são carboidratos que possuem resposta insulinêmica bem diferentes, apesar das mesmas calorias. E quando você diz que "insulina fazendo diferença - MITO", eu não sei como pode ser um mito isso. Afinal de contas insulina é um hormônio que possui ~funções críticas no corpo. Então a regulagem dela afetaria sim o resultado da dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

tem alimentos que são carboidratos que possuem resposta insulinêmica bem diferentes, apesar das mesmas calorias.

E daí? Qual vai ser a diferença na composição corporal se você consumir carboidrato de alto IG ou de baixo IG?

A não ser que você seja diabético ou tenha algum problema do tipo, não vai fazer diferença.

Sei que já houve estudos de longo prazo comparando isso, mais tarde eu posto aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E daí? Qual vai ser a diferença na composição corporal se você consumir carboidrato de alto IG ou de baixo IG?

A não ser que você seja diabético ou tenha algum problema do tipo, não vai fazer diferença.

Sei que já houve estudos de longo prazo comparando isso, mais tarde eu posto aqui.

Abraços

nesse próprio tópico tem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

nesse próprio tópico tem...

Minha memória está fraca... hehe

Provavelmente é o mesmo, mas eis o estudo:

Acompanhamento de dieta por um ano. Sem diferenças significativas entre uma dieta com carga glicêmica alta (carboidratos de mais alto IG) e baixa.

"Long-term effects of 2 energy-restricted diets differing in glycemic load on dietary adherence, body composition, and metabolism in CALERIE: a 1-y randomized controlled trial."

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17413101

Design: A randomized controlled trial (RCT) of diets with a high glycemic load (HG) or a low glycemic load (LG) at 30% CR was conducted in 34 healthy overweight adults

Results: All groups consumed significantly less energy during CR than at baseline (P < 0.01), but changes in energy intake, body weight, body fat, and resting metabolic rate did not differ significantly between groups.

Conclusions: These findings provide more detailed evidence to suggest that diets differing substantially in glycemic load induce comparable long-term weight loss.

Bônus: Dieta com carga glicêmica menor (carboidratos com mais alto IG) não tem benefícios comparada a uma com carga glicêmica maior em indíviduos com fatores de risco para síndrome metabólica após 11 semanas.

"Effects of glycemic load on metabolic risk markers in subjects at increased risk of developing metabolic syndrome."

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20504977

Design: Overweight men (n = 9) and women (n = 6) received in random order for 11 wk 4 test foods with an increased GI or a decreased GI (69 compared with 40, 86 compared with 48, 63 compared with 37, and 51 compared with 20, respectively). There was a GL difference of 32 units between the 2 interventions.

Results:At the end of the 11-wk intervention periods, the decreased GL test foods did not change fasting plasma glucose (mean +/- SD: 5.83 +/- 0.6 compared with 5.94 +/- 0.6 mmol/L) or insulin (8.3 +/- 2.8 compared with 9.8 +/- 5.1 mU/L) concentrations compared with increased GL test foods. Serum total cholesterol (5.56 +/- 0.90 compared with 5.76 +/- 1.04 mmol/L), LDL-cholesterol (3.57 +/- 0.72 compared with 3.68 +/- 0.80 mmol/L), HDL-cholesterol (1.21 +/- 0.38 compared with 1.24 +/- 0.37 mmol/L), and triacylglycerol (1.61 +/- 0.77 compared with 1.78 +/- 1.04 mmol/L) concentrations were also not significantly different for decreased and increased GL test foods, respectively. Finally, proinflammatory (high-sensitivity C-reactive protein, interleukin-6, tumor necrosis factor-alpha, monocyte chemoattractant protein 1) and prothrombotic (plasminogen activator inhibitor 1) markers were not affected. Glucose and lipids were also analyzed after 1 and 5 wk of intervention and were not affected by the intervention.

Conclusions:When incorporated into a habitual diet, consumption of test foods with a decreased GL does not ameliorate metabolic risk markers in overweight subjects.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martin, o estudo em questão, pelo que eu entendi, avaliou os cobaias durante uma dieta hipocalórica de 30% a menos de calorias (ou 30% do normal...). No caso, o que eu quero dizer que faz diferença não é exatamente na composição corporal, de uma maneira direta. Mas de maneira indireta, pois acredito que comendo alimentos com baixo IG, isso facilite ao cidadão comer de forma mais controlada, e isso sim é que faz diferença. Um sujeito que come apenas salgadinhos e comidas com alto IG, muito provavelmente irá comer compulsivamente, justamente devido ao fato desses alimentos não proporcionarem uma saciedade assim como os alimentos de baixo IG, os carbos complexos. Assim sendo, o cara acaba comendo bem mais do que deveria. No estudo, isso não aconteceu, obviamente por causa do controle feito na dieta dos cobaias, mas pergunta pra eles se a dieta foi tranquila? E veja a resposta dos que comeram mais carbos de alto IG e os de baixo. tenho certeza que, apesar da composição corporal ter sido a mesma, já que as calorias foram as mesmas, as dificuldades foram outras. Enfim, discutir isso vai acabar ficando como dar murro em ponta de faca, já que não tenho como provar isso que eu to falando. Mas eu jamais faria uma dieta apenas com carbos de alto IG em detrimento de uma com uma variação boa de carbos naturais e complexos, por 'n' motivos. Mas se o tal do MITO se refere ao fato de alguém não engordar por causa da carga glicêmica, isso eu concordo, afinal esse fator não altera a equação da termodinâmica. Talvez se tivessem feito uma dieta hipercalórica, uma rica em carbos de alto IG e outra rica em carbos de baixo IG, deixando os participantes livres pra comer o que quiserem, desde que respeitando o lançe do IG, os resultados provavelmente mostrariam que os que consumiram alimentos com maior IG ingeriram bem mais calorias na sua dieta, ainda que possivelmente alguns preferissem ingerir menos calorias totais.

Isso tudo sem contar que os alimentos industrializados, que contém alto IG em sua maioria, também vêm ricos em gorduras, sódio, colesterol, e muitas porcarias, que os alimentos naturais, de baixo IG, não contém. Então ese lançe de falar que é um mito pode ser contraproducente, já que pode incentivar pessoas a consumir os alimentos "lixo" em função de "dar na mesma", de acordo com a lógica proposta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordura e sódio não são porcarias, nosso corpo precisa deles tbm(basta pesquisar sobre estudos que verificam a importância do sódio e/ou da gordura na dieta), o importante é saber regular a ingestão dos mesmos. A aveia mesmo tem gorduras saturadas(chamada de ruim por alguns), mas o corpo precisa disso.

Não é o IG dos alimentos que vai dizer se você vai ganhar gordura ou perde-la, mas sim a ingestão calórica - consumo calórico, tem vários estudos que comprovam isso.

Acho que o IG possa interferir em casos de pessoas com problemas no sistema endócrino, no mais, acredito que não interfira, e para quem chora sobre micronutrientes, os suplementos vitamínicos estão ai para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Martin, o estudo em questão, pelo que eu entendi, avaliou os cobaias durante uma dieta hipocalórica de 30% a menos de calorias (ou 30% do normal...). No caso, o que eu quero dizer que faz diferença não é exatamente na composição corporal, de uma maneira direta. Mas de maneira indireta, pois acredito que comendo alimentos com baixo IG, isso facilite ao cidadão comer de forma mais controlada, e isso sim é que faz diferença. Um sujeito que come apenas salgadinhos e comidas com alto IG, muito provavelmente irá comer compulsivamente, justamente devido ao fato desses alimentos não proporcionarem uma saciedade assim como os alimentos de baixo IG, os carbos complexos. Assim sendo, o cara acaba comendo bem mais do que deveria. No estudo, isso não aconteceu, obviamente por causa do controle feito na dieta dos cobaias, mas pergunta pra eles se a dieta foi tranquila? E veja a resposta dos que comeram mais carbos de alto IG e os de baixo. tenho certeza que, apesar da composição corporal ter sido a mesma, já que as calorias foram as mesmas, as dificuldades foram outras. Enfim, discutir isso vai acabar ficando como dar murro em ponta de faca, já que não tenho como provar isso que eu to falando. Mas eu jamais faria uma dieta apenas com carbos de alto IG em detrimento de uma com uma variação boa de carbos naturais e complexos, por 'n' motivos. Mas se o tal do MITO se refere ao fato de alguém não engordar por causa da carga glicêmica, isso eu concordo, afinal esse fator não altera a equação da termodinâmica. Talvez se tivessem feito uma dieta hipercalórica, uma rica em carbos de alto IG e outra rica em carbos de baixo IG, deixando os participantes livres pra comer o que quiserem, desde que respeitando o lançe do IG, os resultados provavelmente mostrariam que os que consumiram alimentos com maior IG ingeriram bem mais calorias na sua dieta, ainda que possivelmente alguns preferissem ingerir menos calorias totais.

Isso tudo sem contar que os alimentos industrializados, que contém alto IG em sua maioria, também vêm ricos em gorduras, sódio, colesterol, e muitas porcarias, que os alimentos naturais, de baixo IG, não contém. Então ese lançe de falar que é um mito pode ser contraproducente, já que pode incentivar pessoas a consumir os alimentos "lixo" em função de "dar na mesma", de acordo com a lógica proposta".

Eu tenho em casa um livro que cita um estudo sobre isso (alto IG supostamente dando mais fome e fazendo as pessoas comerem mais) e assim que der eu acho e posto.

Mas eu faço uma pergunta pra ti: o que é mais fácil fazer tu se manter em uma dieta com uma quantidade de calorias controlada: tu comendo uma coisa que tu goste, por exemplo chocolate, massa, arroz branco e pão branco ou coisas que tu não goste, como arroz integral, pão integral (integral de verdade), aveia e outras coisas do tipo? Se tu está controlando as calorias e tem foco em um objetivo, eu diria que é muito mais fácil tu se manter em uma dieta mais flexível e que tu goste de seguir do que uma coisa travada e que assim que tu chutar o balde, as chances de tu comer demais (dia do lixo) são muito maiores.

Seria interessante comprar o dia do lixo de uma pessoa que segue uma dieta 'limpa' com alguém que segue um IIFYM... aliás, lá fora (EUA), eu acho que o conceito 'cheat day' está relacionado à 'dieta bodybuilder' e 'refeed' associado a IIFYM... apenas suposição minha mesmo aqui, nunca parei para pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu tenho em casa um livro que cita um estudo sobre isso (alto IG supostamente dando mais fome e fazendo as pessoas comerem mais) e assim que der eu acho e posto.

Mas eu faço uma pergunta pra ti: o que é mais fácil fazer tu se manter em uma dieta com uma quantidade de calorias controlada: tu comendo uma coisa que tu goste, por exemplo chocolate, massa, arroz branco e pão branco ou coisas que tu não goste, como arroz integral, pão integral (integral de verdade), aveia e outras coisas do tipo? Se tu está controlando as calorias e tem foco em um objetivo, eu diria que é muito mais fácil tu se manter em uma dieta mais flexível e que tu goste de seguir do que uma coisa travada e que assim que tu chutar o balde, as chances de tu comer demais (dia do lixo) são muito maiores.

Seria interessante comprar o dia do lixo de uma pessoa que segue uma dieta 'limpa' com alguém que segue um IIFYM... aliás, lá fora (EUA), eu acho que o conceito 'cheat day' está relacionado à 'dieta bodybuilder' e 'refeed' associado a IIFYM... apenas suposição minha mesmo aqui, nunca parei para pesquisar.

Concordo totalmente com você.

Umas das vantagens do baixo IG são que a maioria dos alimentos são ricos em vitaminas e outros micros essenciais e a saciedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...