Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Essa é pros chatos que ligam de algum cara gritar, "uhar", gemer no treino...

Melhor seria se cada um cuidasse só do seu e pronto, e, na boa, se tá escutando grito do cara do outro lado da academia, é pq não tá concentrado no próprio treino.

Ahhhh antes que venham falar: "é pra atleta de Judô" durrrrrrrrrrrr vá chupar parafuso pra ver se vira prego... trabalhar no limite é igual em qualquer esporte...

vamos ao que interessa:

A Influência do Grito do Kiai na Produção de Força Muscular e no Sinal Eletromiográfico em Um Atleta de Judô

Por: Aurélio Alfieri Neto

INTRODUÇÃO:

Atletas de várias modalidades desportivas que utilizam da potência muscular gritam durante a execução do movimento, geralmente no momento de maior força. Este grito é muito utilizado em artes marciais como karate, Shaolin kung-fu e judô. Os atletas de arte marcial usam o grito para promover suas performances aumentando a força e a técnica. Atletas de judô, geralmente no ato de realização das técnicas gritam, este grito é conhecido no esporte como kiai, que literalmente significa "convergência de espírito" que expressa a harmonia entre o corpo e a mente. Alguns autores sugerem de forma empírica a existência do aumento de força na execução de movimentos de explosão muscular combinados com o grito do kiai, completando que este grito torna os músculos abdominais tensos pelo esforço extra e concentra a força para o instante específico da ação de derrubar o adversário. Ainda não foram verificados na literatura estudos sistematizados que comprovem o aumento de força ou do sinal eletromiográfico durante o grito do kiai.

METODOLOGIA:

Os objetivos deste estudo de caso foram de verificar a produção de força isométrica com e sem o grito do kiai e verificar a ativação elétrica muscular, por meio da eletromiografia (EMG) de superfície em exercícios isométricos com e sem o grito do kiai, em um atleta de judô, com 6 anos de prática da modalidade, escolhido de forma voluntária. Um dinamômetro isométrico crown dorsal e um eletromiógrafo de superfície bipolar, posicionado na musculatura extensora lombar (íleo costal lombar) direito e esquerda, foram utilizados para coletar três movimentos com e três movimentos sem o grito do kiai, sendo coletados simultaneamente a força muscular isométrica e o sinal eletromiográfico gerado pelos extensores da coluna.

RESULTADOS:

Analisando as respostas de força para todas as contrações isométricas com e sem o grito do kiai pode-se verificar que o menor valor obtido com o grito do kiai foi apenas 2,4% menor que o maior valor obtido pelas contrações com o grito do kiai.

De acordo com os resultados de força obtidos através de contrações isométricas com e sem o grito do kiai é possível observar que as contrações isométricas que foram realizadas com o grito, tiveram maiores respostas de força do que as contrações isométricas sem o grito do kiai.

Os valores RMS obtidos pela EMG, da musculatura extensora lombar esquerda com a utilização do grito do kiai apresentaram a média de 0,83±0,26, enquanto a respostas sem o grito foram de 0,57±0,22. Portanto o sinal EMG obtido com o grito do kiai foi maior. Os valores RMS, da musculatura extensora lombar direita, foram: 1,00±0,39 com o grito e 0,99±0,53 sem o grito, demonstrando uma pequena variação entre os valores RMS para o segmento direito.

Já que o aumento do valor RMS está associado com o recrutamento de novas unidades motoras, sugere-se que o aumento da força verificado durante a execução do gesto com o grito do kiai está relacionado com o recrutamento de novas unidades motoras no grupo muscular extensor lombar esquerdo.

CONCLUSÕES:

Diante dos dados e levando-se em consideração as limitações da pesquisa pode-se concluir que:

Na dinamometria isométrica encontraram-se diferenças entre as contrações voluntárias isométricas máximas com e sem o grito do kiai, sendo que com o grito as respostas foram maiores.

No sinal RMS a única diferença encontrada foram na musculatura extensora lombar esquerda, mostrando que com o grito do kiai o sinal apresentou-se mais forte.

Sugere-se que se realizem estudos com amostras maiores, escolhidas de forma aleatória, e a inclusão de mais grupamentos musculares.

fonte: http://cev.org.br/biblioteca/a-influencia-grito-kiai-producao-forca-muscular-no-sinal-eletromiografico-um-atleta-judo

Publicidade

Postado

Bom, eu como mulher, tenho bastante vergonha em gritar. Uma vez o grito saiu sem querer todo mundo olhou, fiquei muito envorganhada, eu gostaria muito de gritar nos treinos hsuahsuahsuahsuh acho que me daria mais força na hora dos exercícios principalmente o agachamento. :lol:

Postado

o wood, grita sem medo, na minha academia, mulher que treina sério geme e até da uns gritos qndu necessario q o pessoal que eh do pump entende e admira, só quem vai ironizar são a frangalhada q dura 3 meses e os tiu

• 1 mês depois...
Postado

o wood, grita sem medo, na minha academia, mulher que treina sério geme e até da uns gritos qndu necessario q o pessoal que eh do pump entende e admira, só quem vai ironizar são a frangalhada q dura 3 meses e os tiu

alem de gritar tu tbm tem o estimulo das garotas gemendo :lol:

brinks

Postado

Ultimamente eu estava tendo uns problemas na academia, pelo fato do meu treino ter mudado, esta mais tenso, estou pegando mais peso, comecei a saltar uns grunindos, e tem uma galera que fica tirando a maior onda da minha cara, chegou uma hora que eu mandei todo mundo para a ponte que partiu, mas ai depois eu vi que era besteira eu esquentar a cabeça, e continuo treinando com seriedade, grunindo igual a um ogro, e deixando os comentarios da galera de fora, vou para academia como se não estivesse ninguem lá.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...