Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera estou com uma duvida aqui, se alguém puder sana-la com prontidão ficarei muito grato.

Pois bem, uma pessoa que esteja respondendo a um processo em liberdade pode sair do país? aqui no mercosul mesmo?

A duvida é bem essa mesmo, estou com certa urgência em saber disso.

PS não sou eu antes que pensem algo B)

Postado

PS não sou eu antes que pensem algo B)

uauiehuiehuea kkkk seeei

é o famoso amigo da tia do primo da irmã do meu amigo

UAhuHUAHUhu

• Supermoderador
Postado

Não há regra definitiva sobre. Depende do processo(civel, criminal, trabalhista) e, em ultimo caso, do juizo.

Em tese, é melhor informar o juizo sobre o que pretende fazer.

Agora, por outro lado, não há uma "lista", por assim dizer, de todas as pessoas respondendo a processo em todos os pontos de fronteira do pais. Assim, é claro que a pessoa consegue sair e entrar do pais tranquilamente. O que pode ocorrer é alguma complicação no restante do curso do processo por conta deste, digamos, "turismo".

Postado

Não sei se ajuda, mas aí vai mano:

"Exceto que haja uma determinação judicial para que o réu não deixe a comarca onde está sendo processado sem autorização, não há óbice de que o mesmo deixe o país.

Porém é uma situação que requer prudência, já que o réu que deixa o país enquanto responde a processo criminal pode ter esta atitude entendida como uma tentativa de fugir da aplicação da lei penal, o que pode acarretar um pedido de prisão preventiva contra o mesmo por parte do MP. Portanto, o melhor caminho é informar ao juizo (e provar) que está de viagem ao exterior por motivo de trabalho.

Não havendo restrição judicial, a PF não poderá reter a pessoa no aeroporto.

De toda forma, se o acusado não está viajando com o intuito de se furtar das responsabilidade, pq não comunicaria ao juizo?"

Fonte: Um carinha que disse que é advogado no yahoo respostas :)

abraSOUL.

Postado

Como vc falou "respondendo a um processo em liberdade", pressuponho que seja na esfera penal, então seria bom informar o juiz competente, pois se for um caso de crime doloso, havendo indícios de autoria + prova da materialidade, o magistrado pode de ofício ou a requerimento do Ministério Público, decretar a prisão preventiva, caso entenda que o réu amaeça fugir.

Como vc não deu detalhes, eu tentei mostrar o que poderia acontecer sendo bem pessimista!

Obs.: ultimamente não tenho estudado muito processo penal então posso ter me equivocado ou esquecido de algo, pois estou me dedicando a direito e processo do trabalho pq vou fazer a prova da segunda fase da OAB, ainda esse mês.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...