Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Antonio Pezão

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 18:27:51 Por Guilherme Cruz

Antônio Pezão já sofreu muito na vida. Depois de encarar problemas de visto na Europa, lutas canceladas, problemas com doping e falta de contratos, o atleta chegou ao topo do mundo no último sábado, nas quartas-de-final do GP do Strikeforce. Fedor Emelianenko não era mais o número um da categoria, mas o paraibano ainda o considera o melhor de todos os tempos. Em entrevista exclusiva à TATAME, Pezão comentou a luta, revelou o pedido que fez a Fedor após a luta e deu seus palpites para o torneio, deixando-se à disposição para ajudar nos treinos de Fabrício Werdum para Alistair Overeem. Confira:

Saiu tudo conforme o planejado em sua luta com o Fedor? A estratégia era trocar no primeiro round, depois quedar e trabalhar por cima?

A estratégia era basicamente essa, mas não era para ficar tanto em pé no primeiro round, apenas uns dois minutos e depois tentar colocar para baixo, mas eu estava bem confortável em pé. Tomei alguns socos deles e vi que eram muito fortes, mas consegui absorver bem. Quando entrou no segundo round, o (André) Benkei olhou para mim e me perguntou: “você quer ganhar? Não é o seu sonho estar aqui? Então vai lá e ganha desse bicho”. Aí eu já entrei condicionado a botar pra baixo, consegui e pude usar o ground and Pound, que foi o que eu mais treinei.

O que você acha que faltou para conseguir a queda no primeiro round, então?

Eu me senti bem em pé, estava com a cabeça boa e sabia que quando eu fosse tentar a queda iria conseguir. Fizemos também uma estratégia de colocar ele na grade para ele gastar alguma força, já que a diferença de peso era bem considerável. Só não o derrubei antes, mas a estratégia que eu tracei consegui colocar em prática e deu tudo certo.

Você acha que os médicos acertaram em parar a luta?

Muitos disseram que dava para ele voltar para o terceiro round, mas vou te dizer uma coisa... Pela raça do Fedor e pela atitude que ele tem como profissional, ele teria voltado com certeza, mas sem condições de lutar, pois se ele voltasse teria perdido o olho, pois com certeza eu iria mirar naquele olho o tempo todo. Os médicos estão ali para isso, para conservar o atleta e não deixar que ele se machuque. Eu estava no hotel e ele chegou às cinco horas da manhã acredito que com alguma fratura porque ele estava com a cara muito feia, com o olho muito roxo. Pelo atleta que ele é, acho que ele teria voltado, mas poderia se complicar muito mais e eu estava preparado para lutar o terceiro round. Quando eu recebi a notícia de que ele não iria voltar para o terceiro round, eu me emocionei e passou um filme na minha cabeça, de onde eu vim, da onde eu estou, e eu tive que segurar o choro. A respiração ficou ofegante, mas eu estava doido para lutar no terceiro round.

Você acredita que a diferença de peso foi determinante ou a parte técnica?

Depois da luta, vi muita gente falar sobre a questão do peso, mas nenhum profissional é obrigado a pegar uma luta sem querer. Se você aceitou você sabe quem é o atleta, o peso e o estilo de luta, e o empresário dele aceitou. O Fedor já lutou com o Zuluzinho, o Brett Rogers, Hong Man Choi e uns até mais pesados, mas procuro trabalhar diferente. Não acho que tem essa história de diferença de peso, não influencia em nada. As pessoas não podem esquecer o mérito que eu tive, até porque ele já lutou vários GPs sem limite de peso no Japão. Muita gente também gosta de falar que o cara acabou... Ele tem apenas 34 anos, é novo e tem um potencial, vem batendo em todo mundo há dez anos. Só porque ele perdeu duas querem dizer que acabou. E o mérito de quem ganhou dele? Não tem?

Você ainda considera o Fedor o maior peso pesado de todos os tempos do MMA?

Para mim, o Fedor é o Pelé do MMA, além de ser um cara muito humilde. Quando ele chegou do hospital às 5h da manhã, eu estava no hall e falei com ele e pedi para ele não deixar de lutar porque ele ainda tem muito a mostrar ao público e as pessoas queriam ver ele dentro do cage. E depois disso a atitude do cara foi dar um beijo na minha cabeça, entendeu? Ele é um cara maravilhoso, e todo mundo quer bem e é o melhor de todos. Ele é um poço de humildade.

Você passou por muitas coisas ao longo de sua carreira. Teve problemas com o visto na Inglaterra e o Minotauro te ajudou, teve o problema do doping no EliteXC, quando você conquistou o cinturão o evento faliu, teve que voltar para o Japão para continuar lutando... Como é poder voltar a lutar e brilhar?

Deus escreve certo por linhas tortas, tudo tem o seu momento. Há muito tempo atrás era para ter havido essa luta com o Fedor, mas a equipe dele não aceitou, pois disse que eu não tinha nome na época. Acredito que o meu momento foi esse e eu estou com a cabeça muito diferente, pois já passei por muita coisa e estou mais experiente. Acredito que se essa luta tivesse acontecido antes eu não teria tido esse resultado.

Você era o azarão dessa luta e o Fedor, o favorito para conquistar o GP. Como você vê a situação agora, se considera o favorito?

Eu falei antes que se ganhasse essa luta seria o campeão do GP, era como se fosse uma final, mas não posso me esquecer de todos os lutadores que estão nesse GP, e que são tops. Agora vai ter o Overeem e o Werdum, quem passar vai lutar comigo, e qualquer um dos dois que passe vai ser uma luta duríssima. Mas acho que agora sou um grande candidato. Essa vitória me deu mais motivação para vencer e vou treinar igual ou mais para minha próxima luta.

Você e o Werdum se tornaram grandes amigos. Como vai ser se tiver que enfrentá-lo nessa semifinal?

Eu e o Werdum rimos muito, a gente sacaneou todo mundo, não tenho nem palavras para dizer como ele é uma pessoa tão maravilhosa. Ele é muito gente boa, a gente se dá muito bem e toda vez que a gente se vê é uma festa. A gente almoçou, jantou, sai pra fazer compras, quando estava no quarto liguei pra ele para nós irmos dar uma corridinha na academia, mas nós somos profissionais. Eu tenho a minha família, minhas duas filhas, e ele tem a esposa dele, a filha, e se a gente se enfrentar vai ser só pelo business. Não podemos deixar de nos enfrentar porque somos amigos. Dois amigos se enfrentam no futebol, dois irmãos, até pai e filho e não vai ser diferente agora no MMA porque é um esporte como outro qualquer. Se a gente lutar, depois vamos sentar juntos e comer um bocado de pizzas, como foi agora, e garanto a você que quem passar para a final, o outro vai estar lá de dedos cruzados, rezando e torcendo para que o Brasil seja campeão. O negócio é o Brasil ser campeão, é isso o que importa.

Passa pela sua cabeça ajudar o Werdum nessa preparação para a luta com o Overeem?

Se o Werdum precisar, eu vou lá e o ajudo. Treino é treino, e hoje nós somos muito profissionais, e quem treina junto termina se encontrando, é assim a vida profissional. É claro que não posso ver a estratégia dele para a minha luta, mas para outro lutador ter ajuda é tranquilo. Se ele precisar eu ajudo e depois a gente luta, uma coisa é treino e outra é luta.

Qual recado gostaria de deixar para os fãs que torceram por você? O que eles podem esperar de você nesse GP?

Quero agradecer as orações que todos fizeram, a vocês da TATAME, a energia positiva que todos fizeram por mim. Os que não fizeram, faz parte da vida. Nós temos que fazer por onde conseguir a confiança das pessoas, e eu acho que estou conseguindo. Muita gente que não torcia por mim, tenho certeza que vai passar a torcer agora e podem esperar que eu vou treinar muito e dar o meu melhor. Se Deus quiser, vou estar nessa final e conquistar esse GP para o Brasil.

Postado

dois caras que eu admiro

mas fedor é fedor. pra mim sempre será o maior lutador da história, e o mais corajoso. sempre aceitando lutadores maiores e mais pesados, sem se esconder em categoria nenhuma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...