Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Mais um pag de forum com uma coletanea de varios artigos sobre o assunto mostrando que não é obrigado sentir dor no dia seguinte para crescer.

http://www.mundoanabolico.com/vb4/treino-arquivo/7018-treinamento-fisico-x-dor-muscular.html

eu nao disse isso, que é obrigatorio, mas PRA MIM, o que funciona é treino intenso, e se faço um treino intenso obrigatoriamente eu vou sentir dor, se nao senti, eu sinto que rapidamente eu poderia treinar o musculo de novo e cairia na teoria do craw de que nao se consegue manter o musculo 7 dias em anabolismo. Por isso eu acho, no meu treino, necessario algo do tipo, é uma resposta do corpo à intensidade, se foi grande tera dores, se nao foi tera poucas, e poderia aumentar frequencia ou intensidade. aumentar a primeira eu ja tentei e nao me dei bem, mas pode ser que outra pessoa se dê... O que vai falar mais alto é a individualidade biologica, em todas as situaçoes.

• Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Pode ser o caso de melhorar a dieta ou tirar folga dos treinos.

Se você não sente nenhuma dor depois do treino ... seu treino não valeu de nada e pronto.

Tem muito o que ler ainda.

Comece agora.

Visitante deletado____
Postado

Olá,

@eduardostz

Cara, com relação a treino eu não gosto de dar opinião. A gente tende a extrapolar a nossa realidade pro próximo, então, como você falou, é melhor afirmar que certas coisas funcionam mais pra gente do que pode funcionar pros outros. Não tem receita de bolo; não sei onde eu vi, mas era uma crítica tácita aqui no fórum mesmo, dizendo que tem muita gente que mal tem um ano de treino e já sai por aí achando que sabe estruturar um. Não digo que não tenha gente que não saiba fazer, mas fazer o seu próprio é diferente de fazer o de outra pessoa sem fazer uma anamnese completa dela.

Você diz que afirma que certas coisas funcionam pra você, mas também afirma que NPNG é o treino bem feito e que um treino de força, ou sem falha, é meia-boca, e isso é errado. Tenho certeza de que você não chegou a alcançar a intensidade (carga) que o 5x5 pede, ou começou um stronglift e não chegou aos tais 150% de peso corporal pra um agachamento. Se você acompanhar (assistir) um treino de força de verdade (não 5x5), vai ver gente com os mesmos "sintomas" que os seus, coração saindo pela boca, nêgo gritando, bufando, ficando vermelho, só que em maior escala. Pergunte pro Igor aqui do fórum, (ex) powerlifter. Você pode até não ficar inchado depois do treino ou não sentir dor, mas a falha nesse número baixo de repetições é muito mais séria, e por isso se evita ela. O stress ao sistema nervoso é claro, você chega em casa depois do treino e não quer fazer nada, só deitar e dormir, não dá vontade nem de comer.

Acho que seu conceito de intensidade tá um pouco distorcido, muito associado ao tal NPNG - que é altamente discutível. Poderia discorrer brevemente sobre isso?

Postado

(NAO, NAO ESTOU VOLTANDO! Apenas vou responder porque recebi mais de um email avisando que haviam diversas citacoes sobre minha pessoa e "minha" teoria).

Meu nome está sendo mais citado do que deveria, entao vou me "defender" rapidamente. Ao contrario do que está sendo dito ("a teoria do craw" e afins), nao sou eu quem inventei isso, essas teorias nao sao minhas ou qualquer outra coisa do tipo; eu apenas compilei as informacoes de diversos foruns e profissionais da area. Qualquer um que ja entrou em um site gringo de bodybuilding (bodybuilding.com e t-nation.com nao contam, fracos demais) sabe que a recomendacao basica pros naturais é: treine menos intenso e com mais frequencia.

A maioria dos profissionais recomendam isso, a maioria dos naturais famosos seguem algo nesse sentido (pra citar um, o Layne Norton segue rotinas que usam de 2-3 estimulos semanais pro musculo) e por ai vai. CANSEI de citar que, com certeza, nao é algo que vá funcionar para qualquer um; pelo contrario, garantidamente tem pessoas por ai que nao vao ter resultados. Alias, me mostrem UM topico onde eu disse que esse estilo de treino era, de fato, superior a qualquer outro. Apenas tentei repassar informacoes que sao divulgadas lá fora com muito mais frequencia do que aqui; uma pena que um ou outro nao se deram bem, mas felizmente a maioria que testou, aprovou.

Só estou respondendo aqui porque incomoda ver a "responsabilidade" ser jogada pra cima de mim, como se eu fosse o criador desse tipo de coisa e tivesse obrigado todos a seguirem. As pesquisas mais atuais tambem sao a favor de mais frequencia e menos intensidade: uma fonte de facil acesso com uma compilacao de informacoes cientificas é o site do HST, onde tem diversos e diversos estudos provando que a partir de 36h, o musculo treinado comeca a ter um declinio absurdo de diversas substancias e respostas fisiologicas/bioquimicas responsaveis pelo crescimento, tais como (mas nao limitadas a) MGF, atividade de ribossomos, atividade de mRNA, celulas satelites, niveis de IGF-1 etc. Nao foi o Craw que inventou isso, o Craw apenas repassou a informacao. Se alguem aqui seguiu treinos com maior frequencia e nao teve resultados, existe a possibilidade do organismo nao ter se adaptado ao método aplicado; existe a possibilidade de a pessoa nao ter compreendido o esquema de treino... e por ai vai; assim como existe a possibilidade de simplesmente aquela pessoa ter um organismo que funciona melhor com outro tipo de estimulo.

Fisiologicamente dizendo, é praticamente impossivel alguem treinar 3-4x/semana com 80%+ de sua 1RM (logo, o treino é limitado a 3-6 reps por exercicio) e utilizando uma dieta que provem mais nutrientes do que o corpo "precisa" no dia-a-dia e nao ver resultados. Eu poderia repassar a culpa pra diversos fatores: quem nao teve resultado provavelmente nao respeitou a regra da progressao e limite minimo de carga, nao utilizou a quantidade e qualidade de alimentos que deveria, nao estudou os métodos a fundo (ler livros e ver videos) etc; mas nao vou perder meu tempo com isso, porque, de novo: sei que nao é algo que funciona pra todos, apenas é o que a maioria dos tops fazem (ou fizeram) e recomendam. Dante Trudel, Charles Poliquin, Charles Glass, Eric Broser, Jason Ferrugia, Louie Simmons, Joe DeFranco, Christian Thibaudeau, Lyle McDonald e mais uma lista gigantesca de treinadores citam a importancia da carga alta e repeticoes baixas no treinamento; e todos esses que citei (exceto pelo Broser e Ferrugia, que nao posso garantir) ja treinaram algum atleta que no minimo campeao nacional foi. Portanto... nao, nao é "a teoria do craw", é a teoria que os tops recomendam para naturais e quem está criando base. Eu apliquei e funcionou mais do que perfeitamente bem, varios do forum aplicaram e tambem aderiram (nem que seja parcialmente) ao método. Sei que está total OFF-Topic em relacao ao que o criador queria, mas me senti no direito de apenas tentar remover essa carga que está sendo jogada em cima do meu nome.

Quanto a dor tardia... realmente falta bastante leitura. Pra nao alongar ainda mais meu post, vou jogar aqui um exemplo: realize dois treinos IDENTICOS, porem em um faca uso de diversas substancias, coma 2000 cals a mais do que está acostumado e durma 10h seguidas; no outro, durma no maximo 5h na noite do treino, coma extremamente mal e etc. Em qual dos dois a dor tardia vai ser maior? No segundo. Significa que o segundo gerou mais dano muscular e portanto voce cresceu mais? Acredito eu que a resposta obvia é "nao". Exemplo meio extremista, eu sei; mas passa a ideia do que quero dizer: muita coisa pode influenciar a dor tardia, entao nao da pra dizer que ela seja parametro pra treino intenso ou nao. O proprio fato de dizer que treinar com dor tardia é prejudicial é complicado; qualquer um que acompanha relatos de PowerLifter sabe que eles quebram recordes pessoais de peso treinando com um musculo "dolorido". Como seria possivel pegar mais carga do que no treino anterior se o musculo ainda está em recuperacao?

E já que tem tanta dando opiniao sobre NPNG/intensidade/falhas, vou dar a minha: conceito banalizado, tipo, ao EXTREMO. A maioria que defende o NPNG, que diz que tem que se matar nos treinos e afins... nao tem 30 anos pra cima, nao sao pais de familia trabalhando no minimo 12h diarias pra manter o pao na mesa e etc. Sem ofensas, mas em geral quem defende essas coisas de "treine até a morte, acorde quebrado, de seu sangue" sao os adolescentes que nao tem nada pra fazer da vida (de novo, sem ofensas. Esse é o meu caso e nao estou desmerecendo ninguem, apenas expondo minha opiniao como está sendo feito por varios) ou quem vive pro mundo do fisiculturismo. Quero ver alguem acordar 5h da manha, trabalhar até as 19h, ter familia esperando em casa e vir falar "agora vou sair do trabalho e ir pro meu treino NPNG"; quem o fizer, ai sim tem o meu respeito. Acho que duas frases do Jim Wendler e Dave Tate, em uma entrevista pro T-Nation onde perguntaram o que era um "atleta hardcore", resumem o que penso: "To me, hardcore is a single mom with two jobs supporting her family." e "No fucking lifter is hardcore. Hardcore is taking shrapnel in the ass fighting for your country. We're lifting weights. You know what I'm saying? Everyone that walks around the gym trying to look badass, they're just fucking wannabes."

Enfim, estou quebrando minha palavra ao dizer que nao ia alongar minha resposta, apenas achei que seria legal falar uma ou outra coisa. Peco perdao por ser mais um pseudo-desabafo do que uma resposta ao tópico em si, mas como já citado, diversos posts foram "o Craw" e nao uma simples exposicao de opiniao ou conceito.

Abracos

Postado

Tem muito o que ler ainda.

Comece agora.

na verdade eu até me precipitei em concordar, pois tem o caso de quem faz treino de força, jejum e essas coisas, dai se o cara treina 3x semana o mesmo musculo ele nao pode ficar se destruindo, tem de manter a intensidade baixa e consequentemente nao vai sentir dor, o que nao quer dizer que o treino nao funcione, mas pra mim nao funcionou, tem gente que se da bem, é a questao da individualidade.

Postado

Olá,

@eduardostz

...já sai por aí achando que sabe estruturar um pengo disse isso, eu tenho um pouco mais de um ano e agora que estou ''engatinhando'' em aprender a montar um treino pro meu objetivo, enfim, quem pensa que sabe tudo, é porque na realidade nao sabe é nada.. Não digo que não tenha gente que não saiba fazer, mas fazer o seu próprio é diferente de fazer o de outra pessoa sem fazer uma anamnese completa dela.

Você diz que afirma que certas coisas funcionam pra você, mas também afirma que NPNG é o treino bem feito e que um treino de força, ou sem falha, é meia-boca, e isso é errado.é verdade, me precipitei em falar isso, mas é normal do ser humano, ''puxar as coisas'' pro seu lado ... fui bem imparcial nessa questao, tem gente que se da melhor com outras coisas, quem sou eu pra discordar? Tenho certeza de que você não chegou a alcançar a intensidade (carga) que o 5x5 pede, ou começou um stronglift e não chegou aos tais 150% de peso corporal pra um agachamento. Se você acompanhar (assistir) um treino de força de verdade (não 5x5), vai ver gente com os mesmos "sintomas" que os seus, coração saindo pela boca, nêgo gritando, bufando, ficando vermelho, só que em maior escala. Pergunte pro Igor aqui do fórum, (ex) powerlifter. Você pode até não ficar inchado depois do treino ou não sentir dor, mas a falha nesse número baixo de repetições é muito mais séria, e por isso se evita ela. O stress ao sistema nervoso é claro, você chega em casa depois do treino e não quer fazer nada, só deitar e dormir, não dá vontade nem de comer.

Acho que seu conceito de intensidade tá um pouco distorcido, muito associado ao tal NPNG - que é altamente discutível. Poderia discorrer brevemente sobre isso?

entao cara, eu nao sei praticamente nada de teoria, o que eu sei é o que eu sempre li nos foruns, essa é minha unica fonte de informaçoes ... o que eu disse foi tentativa e erro baseado em meu corpo e as repostas/resultados (ou nao) que vi e vejo, mesmo tendo dito PRA MIM em caps lock umas mil vezes acabou parecendo que seria melhor para os outros [ nao, nao to falando isso porque o craw veio e posto um texto aqui, alias ainda nao li uma linha, vo ler agora ]... Eu sou um cara que adora pratica, as teorias servem pra base, mas a pratica nos ensina . Eu por exemplo descubro quando (só um exemplo) descubro se to ingerindo muita proteina pelo que o meu corpo ta dizendo (urina, nao preciso entrar em detalhes), nao fico preso a uma formula 2/3grs de proteina por quilo, apesar de o numero provavelmente estar entre isso, na pratica vc vai saber mais exatamente, é questao de autoconhecimento. Eu considero que de agora em diante na musculaçao terei os resultados que sempre quis, esse ano ou mais de treino que tive serviu apenas para isso, autoconhecimento.

abraço

Postado (editado)

minha pessoa espero que nao tenha se ofendido Craw, acabei citando seu nome, inevitavelmente mas so como exemplo, pq vc que ''popularizou'' essas coisas no forum, LONGE de ser ofensa / falar mal etc, pelo contrario, só tenho a agradecer a vc por ter me ajudado e perdido muito do seu tempo tirando minha duvidas , tinha falado isso la atras, nao sei se viu e "minha" teoriaacabei falando errado, poderia ter escrito : a teoria que o craw defende. Nao é da minha pessoa ficar explicando tudo em miudos, acho que dava pra entender).

Meu nome está sendo mais citado do que deveria, entao vou me "defender" rapidamente. Ao contrario do que está sendo dito ("a teoria do craw" e afins), nao sou eu quem inventei isso, essas teorias nao sao minhas ou qualquer outra coisa do tipo; eu apenas compilei as informacoes de diversos foruns e profissionais da area. Qualquer um que ja entrou em um site gringo de bodybuilding (bodybuilding.com e t-nation.com nao contam, fracos demais) sabe que a recomendacao basica pros naturais é: treine menos intenso e com mais frequencia.

Só estou respondendo aqui porque incomoda ver a "responsabilidade" ser jogada pra cima de mim,nao quis fazer isso cara, so como disse so te citei pq vc que divulgou essas coisas, nao citei seu nome com mas intençoes, se fosse o coleman eu citaria o coleman como se eu fosse o criador desse tipo de coisa e tivesse obrigado todos a seguirem. As pesquisas mais atuais tambem sao a favor de mais frequencia e menos intensidade: uma fonte de facil acesso com uma compilacao de informacoes cientificas é o site do HST, onde tem diversos e diversos estudos provando que a partir de 36h qual foi o tipo de treino usado nessa pesquisa?? Aposto que nao foi algo parecido com o ''arcaico'' treino que eu faço... Como eu disse em um post, quando faço baixa intensidade rapidamente posso treinar o musculo denovo, pq pelo ''feeling'' sinto que ele ta recuperado, nem pela dor muscular, mais pelo ''feeling'' mesmo., o musculo treinado comeca a ter um declinio absurdo de diversas substancias e respostas fisiologicas/bioquimicas responsaveis pelo crescimento, tais como (mas nao limitadas a) MGF, atividade de ribossomos, atividade de mRNA, celulas satelites, niveis de IGF-1 etc. Nao foi o Craw que inventou isso, o Craw apenas repassou a informacao.como eu disse Se alguem aqui seguiu treinos com maior frequencia e nao teve resultados, existe a possibilidade do organismo nao ter se adaptado ao método aplicado;pode ser existe a possibilidade de a pessoa nao ter compreendido o esquema de treino...pode ser e por ai vai; assim como existe a possibilidade de simplesmente aquela pessoa ter um organismo que funciona melhor com outro tipo de estimulo. pode ser tbm, nao sei qual foi o problema, nem pretendo ficar procurando, pq prblema eu ja tenho muito hahah :lol: O que importa é o resultado final.

Fisiologicamente dizendo, é praticamente impossivel alguem treinar 3-4x/semana com 80%+ de sua 1RM (logo, o treino é limitado a 3-6 reps por exercicio) e utilizando uma dieta que provem mais nutrientes do que o corpo "precisa" no dia-a-dia e nao ver resultados. Eu poderia repassar a culpa pra diversos fatores: quem nao teve resultado provavelmente nao respeitou a regra da progressao e limite minimo de carga, nao utilizou a quantidade e qualidade de alimentos que deveriamano minha alimentaçao é melhor que a de grande parte do forum cara, eu lembro que quando fazia LG mandava TUDO nos conformes, frutas, legumes, verdura, gordura, proteinas , carbos, inclusive até postei aki no forum pra analise. Lembro até que te falei que tava com libido baixa fazendo ela ( e eu sou novo, como seria possivel?). Quando voltei ao treino intenso e comendo praticamente nada de gordura, tipo culturista, mano, hoje por exemplo minha libido ta nas alturas, pqp, é até constrangedor. O corpo avisa o que ta fazendo bem e o que nao ta ;) , nao estudou os métodos a fundo (ler livros e ver videos) etc; mas nao vou perder meu tempo com isso, porque, de novo: sei que nao é algo que funciona pra todos, apenas é o que a maioria dos tops fazem (ou fizeram) e recomendam. Dante Trudel, Charles Poliquin, Charles Glass, Eric Broser, Jason Ferrugia, Louie Simmons, Joe DeFranco, Christian Thibaudeau, Lyle McDonald e mais uma lista gigantesca de treinadores citam a importancia da carga alta e repeticoes baixas no treinamento; e todos esses que citei (exceto pelo Broser e Ferrugia, que nao posso garantir) ja treinaram algum atleta que no minimo campeao nacional foi. Portanto... nao, nao é "a teoria do craw", é a teoria que os tops recomendam para naturais e quem está criando base. Eu apliquei e funcionou mais do que perfeitamente bem, varios do forum aplicaram e tambem aderiram (nem que seja parcialmente) ao método. Sei que está total OFF-Topic em relacao ao que o criador queria, mas me senti no direito de apenas tentar remover essa carga que está sendo jogada em cima do meu nome.

Quanto a dor tardia... realmente falta bastante leitura. Pra nao alongar ainda mais meu post, vou jogar aqui um exemplo: realize dois treinos IDENTICOS, porem em um faca uso de diversas substancias, coma 2000 cals a mais do que está acostumado e durma 10h seguidas; no outro, durma no maximo 5h na noite do treino, coma extremamente mal e etc. Em qual dos dois a dor tardia vai ser maior? No segundo. Significa que o segundo gerou mais dano muscular e portanto voce cresceu mais? Acredito eu que a resposta obvia é "nao". Exemplo meio extremista, eu sei; mas passa a ideia do que quero dizer: muita coisa pode influenciar a dor tardia, entao nao da pra dizer que ela seja parametro pra treino intenso ou nao. O proprio fato de dizer que treinar com dor tardia é prejudicial é complicado; qualquer um que acompanha relatos de PowerLifter sabe que eles quebram recordes pessoais de peso treinando com um musculo "dolorido". Como seria possivel pegar mais carga do que no treino anterior se o musculo ainda está em recuperacao?

mesmo com a alimentaçao boa ( se quiser até posto aki) sinto longas dores, ao contrario que de treinos menos intensos, que rapidamente me recupero

E já que tem tanta dando opiniao sobre NPNG/intensidade/falhas, vou dar a minha: conceito banalizado, tipo, ao EXTREMO. A maioria que defende o NPNG, que diz que tem que se matar nos treinos e afins... nao tem 30 anos pra cima, nao sao pais de familia trabalhando no minimo 12h diarias pra manter o pao na mesa e etc. Sem ofensas, mas em geral quem defende essas coisas de "treine até a morte, acorde quebrado, de seu sangue" sao os adolescentes que nao tem nada pra fazer da vida (de novo, sem ofensaseu sou adolescente, me encaixo no q vc falou, mas ao contrario do que disse o meu ''trabalho'' é acordar as 5 e meia e chegar as duas pra almoçar e estudar a tarde inteira pra entrar na faculdade (provavelmente USP, so nao sei o curso) e ir domir as 9 e meia.De sexta acordo 5 e meia tenho aula ate 1:15 e depois prova depois do almoço até as 5. Depois chego, descanso e vo pro treino de costas (depois durmo e saio anoite) Nao vo falar que é sofrido,nao é, mas é minha realidade. NAo tem como descrever a sensaçao que um treino intenso te proporciona, nao tem como explicar, so quem faz sabe, é inexplicavel , e eu nao to fazendo mal a ninguem , gosto disso , entao faço :P . Esse é o meu caso e nao estou desmerecendo ninguem, apenas expondo minha opiniao como está sendo feito por varios) ou quem vive pro mundo do fisiculturismo. Quero ver alguem acordar 5h da manha, trabalhar até as 19h, ter familia esperando em casa e vir falar "agora vou sair do trabalho e ir pro meu treino NPNG"; quem o fizer, ai sim tem o meu respeito. até la ja vou tar grandao hahahah da pra fazer algo mais light. mudando o assunto eu lembro que tu pedia pra mostrar um natural do forum que tinha um shape bom fazendo o esquema culturista. eu achei. é o ze galinha (brincadera, sem ofensas) JUCA, que quer ser culturista ( tambem) aqui do forum, o shape dele tava foda quando eu vi as fotos, e lembro dele ser natural ma epoca das fotos ( nao sei se ainda é)

Abracos

abraços espero que nao tenha entendido mal

Editado por eduardostz

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...