Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Over Training Ou Fear Training?

Jordan Knight

Posts Recomendados

Hoje em dia é muito comum, principalmente em fóruns e comunidades sobre musculação, ver pessoas que insistem em perguntar as mesmas coisas: “Quantas séries eu faço para crescer? Qual o número de repetições ideais? ABC-2x ou ABCD? Quantos exercícios eu posso fazer para os músculos grandes? Se eu fizer um exercício a mais pro bíceps entrarei em over training?” É interessante ver como uma simples informação pode causar tanta polêmica e, ao mesmo tempo, impedir de conquistarmos a nossa individualidade. A pergunta que quero deixar desde o início desse artigo é: “Será mesmo que sabemos o que é o over training? Ou apenas sentimos medo de arriscar para não perder um pouco da nossa preciosa massa magra?”

Inicialmente vamos entender o que é o over training, ou melhor, o excesso de treinamento.

O excesso de treinamento pode ser explicado como uma sobrecarga de exercícios ou atividades físicas para o corpo, ou seja, passar do limite que o corpo pode suportar. Obviamente todos nós temos um senso básico sobre isso, como por exemplo, podemos concluir sem dúvidas que um praticante de musculação iniciante não deve treinar da mesma maneira que um praticante experiente, por diversos motivos, só que na maioria das vezes acabamos levando isso a sério demais, esquecemos totalmente que temos individualidades.

Por isso utilizei o termo “fear training”, que traduzindo seria algo como “medo de treinar”. Lemos tantos artigos e aderimos a tantas teorias que excluímos a possibilidade de encontramos a nossa maneira de treinar. Na teoria, se treinarmos cada grupamento muscular uma vez por semana, o recomendado é montar uma série de treinamento com quatro exercícios para músculos grandes e três exercícios para músculos pequenos, mas por que não podemos colocar mais exercícios? Será que um exercício a mais fará tanta diferença? Talvez sim, como também não. Cada corpo é constituído individualmente, podemos até ter semelhanças com outras pessoas em alguns aspectos, mas somos únicos. O que pode ser muito para mim, pode ser pouco para você e vice-versa.

Também vejo muitas perguntas, como: “Conheço pessoas na academia que malham todos os dias, fazem várias séries, malham o mesmo grupo muscular mais de uma vez por semana, mas mesmo assim crescem! Será a genética?” Acredito que não, da mesma forma que muitas crianças só passam a ter medo do escuro quando alguém diz para elas que existem monstros por lá, muitas pessoas na academia conseguem encontrar a maneira certa de treinar o próprio corpo por simplesmente não saber o que é over training.

Concluindo, o meu intuito aqui não é derrubar as teorias e artigos relacionados às divisões e montagens de treinamento, meu interesse é despertar em cada um a vontade de procurar a individualidade, aproveitando sempre o conhecimento adquirido, mesmo que possam errar as vezes. É na prática e no erro que chegamos ao sucesso, em qualquer área da vida.

Autor: Jordan Knight

Cursando Educação Física pela UGF

----------------------//---------------------

Bom pessoal, na verdade é um mini-artigo, achei importante compartilhar o que eu pensava e o que venho estudado e testado. Obviamente existem alguns que vão concordar e outros que vão discordar, por isso, comentem e façam críticas construtivas. Vamos expor as nossas opiniões e a partir desse tópico criar um bom debate sobre o assunto.

Abraços e bons treinos a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

poxa mano muito legal esse topico, eu to com um problema relacionado a isso AGORA!! Só venho perdendo peso, desde que passei a seguir o que o pessoal mais experiente nos foruns fala, só me ferrei ...Eu creio que sou ectomorfo, mas meu bf nao é tao baixo, deve tar em uns 14% ... Eu SEMPRE treinei ABC1x, chegou uma hora (aos 78 ~79 kilos) que eu nao crescia mais nem a pau, nem com reza brava, nao sabia o que fazer... Se comia mais ganhava gordura, provavelmente o problema estava no treino. Comecei a fazer coisas diferentes, tanto como dieta ( jejum intermitente) e treinos mais frequentes,que as pessoas recomendavam e que funcionava ''para a maioria'' e a situaçao terminou mal para mim : atualmente estou com 73~74 kilos, ou seja, posso até ter perdido um pouco de gordura/ retençao, mas foi muita massa embora. Essa semana comecei a treinar AB ( seg, quarta, sexta) , sem chegar até a falha, adivinha o que aconteceu??? Mais perda de peso, ( meio quilo para mais em dois dias!), mesmo comendo na faixa de 3000 kcals por dia. O que eu quero dizer?? Que o autoconhecimento é fundamental, nao adianta querer fazer isso ou aquilo porque funciona para um ou outro, eu tava com essa coisa que vc chamou de ''fear training'', passei a treinar mais frequentemente o que aconteceu?? Catabolização. Porque eu tinha isso, por que lia que overtraining existe:?? Nao, porque meu corpo me avisava.

A individualidade biologica vai falar mais alto que qualquer coisa. Nao adianta fazer uma coisa a vida toda e de um dia pro outro querer mudar porque leu na net. Fato.

Abraços

Link para o comentário

cara, eu trenho 2x ao dia, 4 exercícios para pequenos (4x10), e 4 à 5 séries para musculos grandes (4X10 ou mais, pois decobri que é oque mais funciona em mim).

Eu comecei esse treino com apenas 4 meses de academia, e já estou perto do 4º mês com este treino. Não suplemento, não como tudo que vejo pela frente, e mesmo assim tenho ganhos, que talvez pudessem ser maior se treinasse menos.

Mas se isso serve para quebrar tabus, acredito já te feito a minha parte.

Link para o comentário

Concordo plenamente com o artigo. Acho que ele expõe o que todo artigo sobre musculação destaca: individualidade.

O que existe é a PREGUIÇA e o MEDO DE ERRAR das pessoas que começam a treinar. Elas não querem arriscar montar uma rotina de treino e ir testando, simplesmente porque não têm força de vontade ou são regados por conceitos do senso comum, o que acaba desvalorizando a individualidade de cada um.

Eu, por exemplo, na época de iniciante, fazia ABC2x com bastante volume e sem descanso pra alguns sinergistas, às vezes colocava uns drop-sets e de vez em quando tentava chegar à falha negativa em alguns exercícios. Nunca, mas NUNCA entrei em overtraining usando isso.

Mas também tem que levar em conta a experiência que uma pessoa tem no campo da musculação. Um cara avançado, por exemplo, sabe dosar o volume x intensidade de um treino. Sabe como treinar um ABC2x e sabe como treinar um ABCDE. Sabe a velocidade em que seu corpo se recupera. Temos que levar tudo isso em conta antes de avaliar o treino de um cara, por isso é tão difícil montar uma rotina precisa prum usuário do fórum.

Eu, por exemplo, estou testando o treino ABoffCD, e to tentando dar uma intensidade animal a cada treino, mas não sinto tanta evolução como na época do ABC2x. É assim que vou conhecendo como meu corpo reage a cada treino. ;)

Link para o comentário

@eduardostz

Concordo com a sua opinião, eu mesmo já mudei várias vezes o meu treino por artigos que lia na internet, nem dava tempo suficiente para testar cada treino que eu montava. Hoje faço diferente, tento mudar a cada dois meses, pra ver o quanto cada tipo de treino pode me ajudar a desenvolver.

@lourensini

Seu treino é um exemplo de um treino fora dos padrões, se realmente te dá resultados, significa que está no caminho certo.

@Seaman

Minha situação é parecida com a sua, também tive ótimos resultados com ABC-2x e com alta intesidade, nunca entrei em over training. Hoje treino em divisões diferentes, tento testar cada uma e ver qual combina comigo. ABCD é um exemplo de divisão que tenho dificuldades em desenvolver, fiz alguns meses e tentei de novo outras vezes, sempre sem bons resultados.

Link para o comentário

eu acho que poderiamos fazer um ''padrao'', nao que funcione a todos, sempre tem as exceçoes e tem gente que acha que é um biotipo e na vdd é outro, mas da pra se guiar mais ou menos por isso:

- ectomorfo - nao suporta alto volume de treinos semanais, precisa de dias livres para recuperaçao, nao se dá bem com frequencia alta de treinos e precisa caprichar na dieta.

- Meso> responde bem a maior parte dos treinos, e provavelmente se da bem com frequencia e volume maiores que a dos ectos por ter recuperaçao maior e genetica propicia.

- endo> Responde bem a treinos quase que diarios, frequencia e volume altos e tem recuperaçao excelente.

Eu treinava com um endo que conseguiu ficar grande e rasgado ( mesmo q nao natural), e o cara treinava na mesma intensidade que eu na epoca ( allllllta, nao aguentava mover uma palha depois de treinar, chegava a muitas falhas, etc..), só que eu abc1x e o cara abc2x :blink: :blink: Vc acha que um ecto (eu) aguentaria isso?? Nao, mas ele (endo) aguentava e ainda nem sentia muita dor muscular e se recuperava rapidao, alem da esteira 3x na semana e dieta com quase nada de carbos...

Link para o comentário

eu acho que poderiamos fazer um ''padrao'', nao que funcione a todos, sempre tem as exceçoes e tem gente que acha que é um biotipo e na vdd é outro, mas da pra se guiar mais ou menos por isso:

- ectomorfo - nao suporta alto volume de treinos semanais, precisa de dias livres para recuperaçao, nao se dá bem com frequencia alta de treinos e precisa caprichar na dieta.

- Meso> responde bem a maior parte dos treinos, e provavelmente se da bem com frequencia e volume maiores que a dos ectos por ter recuperaçao maior e genetica propicia.

- endo> Responde bem a treinos quase que diarios, frequencia e volume altos e tem recuperaçao excelente.

Eu treinava com um endo que conseguiu ficar grande e rasgado ( mesmo q nao natural), e o cara treinava na mesma intensidade que eu na epoca ( allllllta, nao aguentava mover uma palha depois de treinar, chegava a muitas falhas, etc..), só que eu abc1x e o cara abc2x :blink: :blink: Vc acha que um ecto (eu) aguentaria isso?? Nao, mas ele (endo) aguentava e ainda nem sentia muita dor muscular e se recuperava rapidao, alem da esteira 3x na semana e dieta com quase nada de carbos...

É aquela coisa, nem sempre sabemos o nosso biotipo. Alguns acham que por serem magros são ectomorfos e outros por serem obesos acham que são endomorfos. Eu mesmo achava que era ectomorfo, porém depois de começar a treinar, comecei a duvidar disso. Tem coisas que só descobriremos bem mais tarde, por isso é positivo sempre variar, só assim pra saber exatamente qual treino e que tipo de volume e intensidade se encaixa a cada um.

Link para o comentário

É aquela coisa, nem sempre sabemos o nosso biotipo. Alguns acham que por serem magros são ectomorfos e outros por serem obesos acham que são endomorfos. Eu mesmo achava que era ectomorfo, porém depois de começar a treinar, comecei a duvidar disso. Tem coisas que só descobriremos bem mais tarde, por isso é positivo sempre variar, só assim pra saber exatamente qual treino e que tipo de volume e intensidade se encaixa a cada um.

outra coisa, na net o pessoal passa que : ecto = rasgado que nao ganha massa. Mas sera que nao temos o cara que nao é rasgado mas que tbm nao ganha massa???E ganha um pouco de gordura???

Ou variaçoes de mesomorfo? do endomorfo?? Acho que a maioria das geneticas nao sao ta ''puras'' quanto é dito;

Link para o comentário

outra coisa, na net o pessoal passa que : ecto = rasgado que nao ganha massa. Mas sera que nao temos o cara que nao é rasgado mas que tbm nao ganha massa???E ganha um pouco de gordura???

Ou variaçoes de mesomorfo? do endomorfo?? Acho que a maioria das geneticas nao sao ta ''puras'' quanto é dito;

De fato, é difícil ver biotipos puros. Acho que o biotipo é muito mais do que uma avaliação externa, só dar para descobrir mesmo depois de muito tempo se conhecendo e testando vários tipos de treinamento, dieta e etc.

Editado por Jordan Knight
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...