Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

eiii, não esqueeça das fotos amigão!

abraço

Cara, eu nunca tinha pensado em fazer um diário aqui. Na verdade comecei a acompanhar o fórum tem pouquíssimo tempo. Quando surgiu essa idéia do diário eu já estava na metade do caminho, então não tenho fotos do início pra fazer um antes x depois. Infelizmente, vou ficar devendo as fotos.

Quanto ao treino de hoje tenho várias considerações.

Primeiro, a pesagem hoje deu 74,2kg e ainda nem comecei a aloprar na comida. Não sei porque, mas minhas pesagens vem seguindo um padrão de estagnar durante uma semana e depois dar um up legal. Isso aconteceu com o Tim Ferris também na última semana, pelo que ele relata. Não tenho nenhuma explicação plausível pra isso, talvez sejam efeitos do cheat-day, sei lá.

A puxada supinada foi uma beleza, completei sem maiores problemas (mantive o peso do último treino e fiz sem strap mesmo). Já minha série de desenvolvimento foi um lixo, primeiro eu errei o peso e coloquei uma anilha a mais sem querer. Só fui perceber que tinha alguma coisa errada na segunda repetição. Interrompi, coloquei o peso correto, fiz um descanso de 3 minutos e tentei de novo, falhando já na quinta repetição. Fiz o que o livro recomenda, saí do aparelho, fiz os abdominais e fui pra casa, sem insistir nem tentar fazer com menos peso.

Aqui entram dois fatores que eu considero importantes pra quem quiser tentar seguir esse protocolo. Primeiro, não subestime o descanso. São dois dias entre os treinos, não faça a burrada que eu fiz de antecipar um treino. Siga à risca a programação. Eu espero compensar isso de alguma forma já que farei um treino a mais que o planejado no final, mas sinto que foi totalmente desnecessário.

Segundo, eu achei estranho esse negócio fazer desemvolvimento no treino A e supino no B desde que li o livro. São dois exercícios que usam bastante o tríceps e no meu caso que optei pelo supino levemente inclinado a coisa piora pois pega um pouco de ombro também. Não vejo sentido em fazer 5 dias de descanso para biceps e apenas dois para triceps. Eu sugiro trocar o desenvolvimento pela elevação lateral ou outro exercício similar. Ou então, dê preferência para o supino levemente declinado (até 20°, que infelizmente não tem na minha academia).

Enfim, eu estou satisfeito com os resultados parciais, embora tenha dado umas escapadas do planejamento. Farei uma pesagem na sexta-feira para comparar e espero atingir pelo menos os 3kg a mais do planejamento inicial (74,5kg). Aí na última semana é só se entupir de comida.

Publicidade

Postado

Última semana de treinos.

Sábado foi o treino B, e tudo correu dentro da normalidade. Pesagem estagnada em 74,2kg. Esse fim de semana eu dormi muito mal e no domingo ainda tomei umas (várias) cervejinhas, o que eu acho que prejudicou muito a recuperação muscular. Mas consegui me alimentar bem, pelo menos.

Ontem a pesagem se manteve em 74,2kg. O treino de ontem (A) foi um pouco diferente do planejado, resolvi fazer os dois últimos treinos com uma ajudinha e aumentar um pouco mais os pesos. Amanhã tem o último treino que será feito da mesma forma e depois eu viajo. Continuo perdendo gordura e já dá pra ver os oblíquos saltando bem de leve. Não dá pra ver o 4-pack ainda, então chuto que o bf esteja em torno de 9% ou 10%.

Na terça feira vou postar os resultados finais, com o pso inicial e final e a evolução das cargas, bem como as considerações finais. Por ora posso dizer que estou satisfeitíssimo com os resultados. E vamos lá tentar ganhar mais 1kg nessa semana pós treino.

Postado

Após acompanhar o tópico principal e seu diário me veio a indagação: dessa hipertrofia toda, seria possível cogitar a proporção de hipertrofia miofibrilar? Pq se o cara ganhar 4 quilos por exemplo em 1 mês, mas destes 4 quilos 3,5 for hipertrofia sarcoplasmática no meu ver não vale a pena. Quero obter o máximo de hipertrofia miofibrilar para justamente no dia que eu precisar largar a malhação por algum motivo não murchar muito.

• 4 semanas depois...
Postado

Ao pessoal que estava acompanhando peço desculpas pela demora na atualização. Não tive tempo de entrar no fórum antes de viajar e estive fora durante as últimas 3 semanas.

Vamos por partes. Viajei com 74,5kg e comi feito um cavalo naquele fim de semana. Infelizmente não me pesei na semana seguinte, mas creio que deu pra ficar bem próximo da meta inicial.

As últimas três semanas foram de muita farra, cachaça e alimentação regular (não foi ruim, mas não foi boa). E ZERO malhação e suplementação. Retornei aos treinos essa semana e a pesagem ontem marcou 74,2kg. Não tirei medidas, mas no visual acho que os prejuízos foram bem aceitáveis. Devo ter ganho 1% de gordura, talvez. Realmente não notei uma diferença muito considerável.

Bom, como não fiz uma avaliação física completa antes de começar e ao terminar fica difícil de ter dados concretos para demostrar os resultados. Mas mesmo assim, eu vou dar minhas considerações finais sobre o método.

Primeiro de tudo, os resultados teoricamente obtidos pelo Tim Ferriss são possíveis sim. Com uma dieta perfeita, os melhores suplementos do mercado, uma genética monstruosa e com um auxílio da memória muscular dá sim para ter resultados como os que ele demonstra no livro. Para nós, meros mortais, isso é impossível. Agora um resultado mais conservador, como o que eu me propus a tentar, é mais do que possível, com um pouco de disciplina e dedicação.

Para quem não tem tempo de ir à academia sempre e dispõe de pouco tempo para treinar, esse protocolo é uma alternativa totalmente válida. Não vou nem entrar no mérito da abordagem minimalista do HIT, porque já é mais que comprovado que a técnica funciona. Quem tiver dúvidas dê uma rápida pesquisada no google.

Para mim, particularmente, esse mês de treino foi uma bela prova de que talvez 70%, 80% dos resultados vêm com treinos básicos e boa alimentação. Não precisa ficar fazendo treinos mirabolantes, variáveis malucas como supersets, dropsets, 50 exercícios por dia, etc. Também cheguei à conclusão de que exercícios isoladores são preciosismo para quem é iniciante e intermediário.

Após acompanhar o tópico principal e seu diário me veio a indagação: dessa hipertrofia toda, seria possível cogitar a proporção de hipertrofia miofibrilar? Pq se o cara ganhar 4 quilos por exemplo em 1 mês, mas destes 4 quilos 3,5 for hipertrofia sarcoplasmática no meu ver não vale a pena. Quero obter o máximo de hipertrofia miofibrilar para justamente no dia que eu precisar largar a malhação por algum motivo não murchar muito.

Carrasco, esse assunto é meio controverso. Eu não acredito em tipos diferentes de hipertrofia a não ser quando se fala de curtíssimo prazo (uma ou duas semanas). Mas seguindo a lógica das teorias que pregam essa diferenciação, o HIT seria o tipo de treino que estimula a hipertrofia miofibrilar, pois possui altas cargas, poucas repetições e um grande tempo de descanso.

No meu caso, fiquei surpreso em ter perdido tão pouco depois de 3 semanas sem treinar e sem tomar nenhum suplemento. Ainda mais se levarmos em conta que o uso da creatina foi suspenso, o que teoricamente deveria resultar em uma diminuição na retenção de líquido. Dos treinos que já fiz até hoje, esse foi um dos que me deram os resultados mais estáveis.

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...