Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Faculdade Ou Trabalho?

ImFool

Posts Recomendados

Publicidade

• Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

A menos que tenha dinheiro alto pra investir e entrar direto no mercado como um empresário, dificilmente vai conseguir crescer em alguma empresa sem estudo.

Imagine você, dono de uma empresa, entrevistando dois candidatos à uma vaga sua.

Um deles não tem curso superior na área que a empresa atua, o outro tem. Qual você escolheria?

Obviamente alguns candidatos vão ter o curso superior mas vão ser mongóis, retardados, psicopatas que nunca serão escolhidos, mas também haverão pessoas normais, ambiciosas e com tanta sede de crescimento quanto você, só que estes vão ter o curso, se você não tiver, você dança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nesse caso do faxineiro, é mais fácil elee subir dentro da empresa, aparecer novas oportunidades para ele, se ele fizer algum tipo de curso, seja um curso livre, técnico ou superior. Dessa forma, é sempre mais fácil.

Claro, há situações onde o cara pega um "bondoso" pela frente, que vai ser seu anjo da guarda, e pode querer "apostar" na competência da pessoa e, assim, oferecer novas oportunidades, mas é sempre mais dificil.

O estudo em qq tipo de curso é o que poderá ser o diferencial para a pessoal.

Hoje em dia, vou ser sincero, curso superior é muito importante? sim, é! O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e, um curso superior hj em dia, ainda mais depois do "boom" das faculdades particulares, que facilitaram o acesso ao ensino superior à quem antes não tinha condições, já não está valendo muito.

Hj é mto comum exigerem uma ou mais pós-graduação e outras línguas, dependendo da sua área de atuação.

Mas, isso tb é muuuito importante: a área de atuação que vc tem interesse. Cada área tem um mercado e exige-se um profissional com perfil diferente.

Por exemplo, vc pode ser um cara fudido na área de informática, sem nunca ter feito sequer um curso básico pra aprender à mexer no PC.

Enquanto em outra, vc necessariamente precisará de um curso, como os profissionais da área de saúde, medicina, etc, por exemplo.

Além disso, vc pode se dar bem no mercado, apenas com uma curso técnico! Que tem uma duração bem mais curta em relação à uma faculdade (entre 18 e 24 meses, média).

Vou citar o meu próprio caso: Eu fiz o ensino médio-técnico, na ETE. Fiz curso de técnico em mecânica. Não gostava do curso já no meio da duração (3 anos) e sabia q não queria trabalhar com aquilo, mas como era o ensino médio junto, em período integral, eu acabei concluindo. Tentei uns estágios na área, mas não consegui nada, ainda mais pq eu estava na epoca de alistamento militar e algumas empresas evitavam cotratar, com medo de ter que me manter estável na empresa, caso eu fosse convocado para servir (o que não aconteceu, ainda bem...)

Enfim, eu gostava mto da área de biologia, e queria fazer esse curso (tinha a ilusão de trabalhar com animais marinhos, morar na praia e ser feliz...rs..), pois era o que me atraia. As outras áreas não me atraiam. Terminei o ensino médio (em 1998) e como não consegui estágio, eu decidi parar durante um ano, antes de decidir fazer uma faculdade. Nesse 1 ano (1999) trabalhei como balconista em uma casa de frios e laticinios, só pra me manter. Claro que eu não gostava, mas foi o que apareceu.

Passado um ano, em 2000, resolvi entrar na faculdade, pra fazer biologia. Meus pais foram meio contra, mas blz... fui... Fiz numa particular mesmo, a única que me inscrevi..rsrs.. Blz!

Logo no primeiro ano, fiquei desempregado e meu pai decidiu bancar a faculdade pra mim. Foram 4 anos de perrengue, sem trampo fixo. Só fazendo estágios de graça (sim, praticamente pagando pra trabalhar) ou ganhando bolsa de estudo miserável!

Bom, eu consegui trabalhar no Zoológico de São Paulo, onde ja fazia estágio (de graça), depois de fazer um tipo de concurso pra recém-formado, e consegui um catrato de até 2 anos, ganhando uma graninha (que não dava nem perto de mil reais). Mas, estava na área que escolhi.... Bom, antes de acabar o prazo final do contrato, levei um pé na bunda. (inicio de 2005)

Fiquei desempregado por mais de 1 ano. Decidi então mudar de área, mas não tinha grana pra fazer outro curso. Nesse meio tempo, passei um puta perrengue, pois já não tinha pai e mãe com condições de me sustentar (meu pai, ainda durante a faculdade foi mandado embora e ficou um bom tempo desempregado).

Fui então tentar emprego no comércio, onde consegui como auxiliar de crédito, numa grande loja de roupas (meio de 2006). Foi o que me deu condições de bancar um curso técnico em Segurança do Trabalho, que decidi fazer, depois de pesquisar muito. Estudava de manhã, e trampava de tarde até a noite.

E assim foi por mais de 1 ano. Quando no meio de 2007, consegui um estágio na área do curso, depois de mandar quase uns 200 curriculos (sem trocadilhos... literalmente..) e uma única empresa me chamar! Graças a Deus, consegui a vaga.

Fiquei até o começo de 2008. Saí do estágio, pq acabou o curso, e meu ex-chefe me indicou pra um outro colega, que estava precisando de um auxiliar na área. Do começo de 2008 até o fim de 2008, fiquei nessa empresa, até ser mandado embora por causa da crise financeira.

Mas, nesse meio tempo de 2008, eu prestei uns concursos para a área de segurança do trabalho, e já tinha sido aprovado na maior empresa do país.... Então, 2 semanas depois que fui mandado embora, eu comecei a trabalhar no fim de 2008 na empresa, onde estou até hj, o que me deu condições de me manter e melhorar um pouco de vida.

Resumindo, se vc leu até aqui: UM curso superior é importante? sim! Porém, é fundamental, necessariamente? Não!

Há outra opções! É dificil? sim, muito! Ninguém falou que a vida seria fácil!

Mas, hj em dia, até para essa minha área técnica, várias empresas, solicitam que o técnico tenha ou esteja cursando um curso de nível superior!

A disputa e exigência está cada vez maior! E a tendencia é piorar.

Então, meu caro, conselho que dou hj em dia para várias pessoas: procure um trabalho que vc não odeie (não precisa necessariamente gostar, embora isso seja mto bom qdo acontece);

Se tiver condições, como vc parece ter, de fazer um curso superior, apenas, sem necessidade de trabalhar, aproveite! Mas, procure uma área que vai te trazer boas oportunidades;

Evite fazer um curso só "pq vc gosta", sem pesquisar sobre o mercado. Hj eu faria um curso superior diferente, que tivesse me dado mais oportunidades de emprego, para, quem sabe, depois, mais sossegado financeiramente, fazer o curso que eu gostava, por hobby. Sem compromisso.

Se puder ficar um periodo sem estudar, pra trabalhar.... viajar, etc... até descobrir o que vc REALMENTE quer da vida, faça isso!

Há outras chances sim, sem o curso superior. Ele não é tudo. Mas, diria ser importante, dependendo do rumo que vc quer para sua vida.

mas o leque é grande! E a vida muda, velho.... como muda.... e nossa cabeça tb muda MUITOOO!!... Eu gostaria de ter a cabeça que tenho hj, há 10 anos atrás... rsrsrs...

Bom, é isso, desculpem pelo "livro" que escrevi aqui!

abraço!

Link para o comentário

porra sarlo, muito elucidativa a tua historia de vida..me ajudou muito e abrange os dois lados da moeda, realmente a vida é dificil..

mas vc nao axa que fazendo algo que vc goste (no seu caso, imagino q seja biologia) teria mais chances de se dar bem? mesmo que o mercado de trabalho nao esteja tão receptivo para esses profissionais?

Link para o comentário

Tu que só crescer?

não sabe nem que area quer trabalhar?

pelo jeito tu quer ser é rico de qualquer maneira xD

tu tem um dilema parecido com o do meu primo,ele não gosta de nada..já tentou Arquitetura,Odontologia,Administração..até que parou no direito.

Direito tem tanto ramo que algum tu vai te interressar..ele se interressou por Analise processual e hoje ele é Oficial de Justiça.

ganha muito bem,tem um carrão e vaii estudar pra o concurso de Promotor.

ele quer ser Juiz,mas ele pensa nisso pro futuro,ele tem só 29 anos.

Ainda bem que já encontrei o que eu quero fazer pro resto da vida :D

quero me formar na minha faculdade de Engenharia de Produção,trabalhar em alguma empresas aqui e,se tudo der certo, ir pra Petrobrás e me tornar Gestor ;D

abraço e boa sorte,cara!

Link para o comentário

porra guil, sorte tua que sabe o que qer da vida, pq meu objetivo é ter dinheiro pra poder viver sem passar necessidade saca?

não importa a faculdade, o curso, o emprego..eu só quero poder comprar minhas coisas, ter um carro, uma casa sem passar privações

Link para o comentário

o problema que na vida não existe vaga para todos para fazer 'o que gostam'

Conheço muitas pessoas que fazem história pra virarem historiadores,biologia pra virarem biologos e tal e a realidade é que 95% vai acabar trabalhando como professor,o que não eh um emprego invejavel..

felizmente eu gosto de economia que é algo que para muitos é muito chato :P assim fica mais facil entrar em uma empresa e ainda gosto do curso;

minha ideia a principio é fazer estagio em umas 3 empresas grandes e depois trabalhar em uma multinacional e aí quando eu tiver uns 25anos começar meu negócio proprio ou tocar o négocio da familia..

e com 30anos estar com 50milhoes no banco :lol:

Editado por Eduardoo
Link para o comentário

porra guil, sorte tua que sabe o que qer da vida, pq meu objetivo é ter dinheiro pra poder viver sem passar necessidade saca?

não importa a faculdade, o curso, o emprego..eu só quero poder comprar minhas coisas, ter um carro, uma casa sem passar privações

se for isso mesmo que tu quer eu tenho uma resposta pra ti.

Faz concurso público agora!

tem concurso pra nivel médio ae de 1000-2000-3000-4000 e até 5000 reais ou mais.

sério,pode procurar.

meu vizinho passou pra o TRT-MA e tá ganhando 4500 e poucos reais,comprou um Focus e tá curtindo adoidado ae.

faz um concurso bom(concurso é estudo e paciência pra passar porque pode demorar)

passa em uma bacana,depois começa a fazer faculdade de boa e aproveita a vida siow.

se morar com teus pais,melhor ainda :D

esse meu vizinho mora com os pais,ajuda nas contas de casa e ainda sobra muita grana.

ontem mesmo a gente foi assistir o jogo da estreia do Ronaldinho e ele pagou tudo desde a breja até o lanche pós bebedeiraa xD

esse é o conselho que te dou >D

abraço

Link para o comentário

eu acredito o seguinte, pessoas podem encontrar e trabalhar na área que desejam mas isso precisa de planejamento, dedicação e infelizmente ajuda financeira.

Oq eu quero dizer com ajuda financeira, procurar um boa faculdade, trabalho ou uma área de interesse sem a necessidade de se preocupar em arranjar um trabalho rápido pq os seus pais não conseguem te sustentar. infelizmente isso no brasil ocorre e muito, muitos jovens são obrigados a trabalhar mais cedo principalmente qunaod terminam o ensino médio pq os pais não são capazes de sustentar todo mundo da família.

em relação a isso eu sou muito sortudo pq não passei e não passo em uma situação dessas. vou contar o meu caso.

atualmente estou no 2 ano de faculdade (particular), e faço engenharia da computação, escolhi essa áera pq apesar de eu gostar de mexer bastante em PC, não sou nenhum pouco nerdão em relação a isso, entao nao gostaria de entrar em uma area muito tecnica, e o obm da engenharia vc pode mesclar muito bem a area de negocios com a parte tecnica. e tenho uma cabeça muito boa para negocios.

meu pai banca a minha faculdade sem nenhum problema, a nossa familia nao tem aperto financeiro, temos uma vida bem comoda (graças aos esforços dos meus pais), e devido a isso eu nao tenho pressao nenhuma de trabalho. com isso tenho a oportunidade de escolher com calma qual o emprego certo para mim.

no ano passado arranejei o meu 1 emprego, bem perto de casa e como estagiario. trabalhava na area de suporte, entrei no emprego por curiosidade para ver como era um ambiente de trabalho, como era uma empresa de pequeno porte e vi que nao tinha projecoes de ir para a frente larguei apos 8 meses e percebi que eu detestava a area de suporte. para 1 emprego ateh q o salario era bom 830 apenas 6h. mas foi ruim mesmo. larguei essa empresa em outubro.

e de lá pra cá recebi varias propostas de varias empresa e muitas multinacionais, mas todas na area de suporte, apesar de ser multinacionais e oferer bom salario, era uma area em que eu nao via futuro e que eu realmente detestava, como nao tinha pressao financeira nao tinha problema de recusar as propstas.

mas ai no final de janeiro recebi uma proposta muito boa de uma empresa multinacional de TI para trablahr como estagiario na gestao de projetos, uma area em que eu sempre sonhei pq eh uma area administrativa, uma area que se encaixa perfeitamente com engenharia da computação e nao aquela por.. da area de suporte.

fiquei feliz da vida, contudo os caras nao me deram a vaga de mao beijada. tive que passar em um teste rigoroso de ingles, entrevistas em varias fases e obviamente fazer um curso superior. felizmente consegui passar, estou fazendo uma coisa que eu realmente gosto em uma empresa muito conceituada e que tme um otimo ambiente de trabalho. atualmente ganho 1200 para trabalhar 6h. acredito q para ser apenas o meu 2 trabalho e ser estagio, estou acima da media e estou muito feliz, pq esse dinheiro eh todo meu, ou seja, exclusivamente a lazer pq alimentação, contas e estudo sao os meus pais que pagam.

entao eu acredito que encontrei um emprego que eu realmente goste mas nao conseguiria sme a ajuda financeira dos meus pais que me ajudaram e muito para que estudasse sempre nas melhores escolas e agora providenciando um otimo curso superior. e jah esta planejado a pos graduação.

eu gosto dee fazer planejamentos pq sem planejamentos acredito que uma pessoa nao pode ser bem sucedida.

boa sorte ai na sua escolha e pense cuidadosamente.

Editado por Bernos
Link para o comentário

porra sarlo, muito elucidativa a tua historia de vida..me ajudou muito e abrange os dois lados da moeda, realmente a vida é dificil..

mas vc nao axa que fazendo algo que vc goste (no seu caso, imagino q seja biologia) teria mais chances de se dar bem? mesmo que o mercado de trabalho nao esteja tão receptivo para esses profissionais?

nem sempre, meu caro.. nem sempre.... vou te falar que, de todos que estudaram ou trabalharam comigo (biologia), conheço acho que nem 6 pessoas que conseguem viver disso. Entre elas, 2 ou 3, como professoras, sem necessariamente fazer o que gosta. Entende?

Vc precisa de MUITA sorte... muito preparo... muito estudo... muito boa base da área e mto mais! E mesmo assim, não te garante nada! Eu conheço excelentes biólogos, que não conseguiram se manter no mercado, enquanto outro bem pior, conseguiu. Mas mesmo assim, eu chutaria que todos os formados, uns 3% devem conseguir viver dessa formação....

E isso acontece com inúmeros outros cursos aqui no Brasil, onde são completamente desvalorizados em relação à outros países!

É muito complicado...

Por isso que continuo afirmando, é mais fácil vc conseguir se manter fazendo algo que vc goste pelo menos um pouco, mas não seja a sua paixão, e que dê condições financeiras para viver como vc diz abaixo... digamos, tranquilo... sem passar perrengue, e, desta forma, com vc tranquilo, vc poder, paralelamente, fazer o que vc realmente gosta! Entende?

Tipo, vou dar um exemplo: vc adoraria ser fotógrafo! Mas, até vc fazer um curso, comprar os equipamentos, arrumar uma linha de trabalho legal que te dê retorno, vai demorar mto... ou vc percebe que o mercado de trabalho não tem condições de absorver a sua mão-de-obra, ou vc ganharia uma miséria trabalhando só com isso.

Então, vc arruma um emprego, pra trabalhar com, sei lá, Processamento de Software (nem sei se isso existe, mas blz...). Embora não seja sua paixão, é algo que vc até curte fazer... tem um bom conhecimento na área, e pode receber um bom salário com esse tipo de trabalho.

Então, vc se mantém trabalhando com Software.... ganhando a sua grana, ficando tranquilo no quesito financeiro... Desse jeito, vc tem grana pra bancar um curso legal de fotografia... tem grana pra ir comprando os melhores equipamentos... e aos poucos, vai pegando experiência e fazendo uns trabalhos no tempo livre, como a noite, ou fim de semana.... Entendeu?

vai tipo levando como um lazer... um hobby... com isso, já que vc tá mais tranquilo, não dependendo só das fotos pra viver, vc pode ir com mais calma... se desenvolvendo... aprendendo.. até de repente começar a trabalhar realmente com isso, de forma paralela. Até, caso consiga, atingir um nível onde vc possa substituir um pelo outro. Ou vc percebe que é mais legal manter aquilo como um hobby apenas... um momento de prazer seu!

é o que todo mundo quer, cara... rsrsrs.... ou vc conhece alguém que fale: "pô... eu quero é passar um perrengue a vida toda, com um salário que falta no fim do mês..".... ?? :P

mas, é isso, faça uma boa pesquisa sobre todos os cursos... sem necessariamente ser superior...

faz um teste vocacional. Embora não seja uma coisa totalmente fiel à vc e sua personalidade, pode te mostrar caminhos que vc ainda não tinha vislumbrado... com uma área nova... um curso diferente.... enfim...

Como dizia meu ex-gerente: "Existe o mundo real e o mundo ideal. Nós estamos no mundo real!" ;)

Editado por Sarlo
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...