Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Galera pesquisei aqui no fórum e não encontrei esse artigo do anabolismo total, muito bom mesmo nem sabia que essa rivalidade era tão grande rs

Texto é grandinho mas vale a pena ler mais um do Arnold.

Chamberlain-Russell. Ali-Frazier. McEnroe-Connors. Yankees-Red Sox. Ao longo da história do esporte profissional, grandes rivalidades tem capturado a imaginação dos fãs com a promessa de um nível alto de competição e aura quase mágica. Mesmo podendo parecer clichê, há claramente “eletricidade” no ar antes de uma competição com grandes rivais de longa data.

No fisiculturismo também há duelos como estes: Grimek-Reeves, Reeves-Park, Scott-Poole, Arnold-Franco, Haney-Gaspari. Mas uma rivalidade foi tão aquecida que é discutido até quem teira sido o melhor homem: Arnold Schwarzenegger Vs Sergio Oliva.

O Mito

Sergio apareceu no cenário do fisiculturismo primeiro. Com experiência em estilo de levantamento de peso olímpico (ele era um membro destacado da equipa olímpica de Cuba, 1960), Sérgio trouxe um nível de massa ao fisiculturismo nunca antes visto. Destacou-se rapidamente. Depois de vencer o Junior Mr. América em 1965, passou a ganhar o América, Mr. Mundo, Mr. Universo e em rápida sucessão.

Em 1967 ele subiu ao trono de Mr. Olympia, com apenas uma fração do físico que caracteriza este homem-montanha nos anos vindouros.

Em 1968, ele ganhou denovo com um ar de uma posição dominante de que ele entrou para o Olímpia por unanimidade. Por essa altura, ninguém sequer imaginou que podia competir com o homem apelidado de “O Mito”.

Bem, talvez um homem …

O Carvalho Austríaco

Enquanto Sérgio estava rasgando a cena do fisiculturismo nos Estados Unidos houve um gigante jovens da Áustria, que estava a fazer sucesso na Europa. Arnold Schwarzenegger era uma mero jovem de 19 anos de idade quando ganhou o concurso Mr. Europa em 1966. Seis anos mais novo que Sérgio, também era quatro centímetros mais alto e pesava 250 libras. Ele era apresentado como sendo o maior culturista com braços com mais de 21 polegadas e peitoral com 57 polegadas.

No ano seguinte, Arnold teve o primeiro de seus cinco títulos de Mr. Universo e, após vencer o bem menor Frank Zane no Mr. Universo 68, ele tornou-se candidato para Oliva em seu lugar no alto do poderoso monte Olympia.

Os potenciais rivais

Em 1969 Arnold Schwarzenegger foi para os Estados Unidos pelo impresário Joe Weider. Weider tinha um talento especial para identificar potenciais estrelas do bodybuilding que poderiam ajudar promover seu império da aptidão.

Viu em Arnold viu uma ferramenta como em nenhum outro.

Arnold, apesar de sua falta de fluência em Inglês, exalava um carisma que superou qualquer dos outros “alunos” de Joe Weider.

Apesar do que o dominio de inglês de Sérgio não era melhor ou pior do que o de Arnold, Joe não conseguia encontrar uma maneira de promover o campeão. Atletas negros não têm o mesmo mercado como atletas brancos, e o fato de que Sérgio era de um país comunista (apesar de que ele havia desertado de Cuba e estava morando em Chicago), não ajudava.

Assim Joe trouxe Arnold e pagou-lhe um quarto em Venice, CA, para que ele pudesse treinar na Gold’s Gym com o atual campeão americano e sua pele Europeia poderia aproveitar o sol da Califórnia.

Round 1

Os eventos da IFBB Mr. Universo e Mr. Olympia foram realizadas na mesma noite, na mesma cidade, em Nova York em 1969. Sergio foi favorecido a ter um Olympia pela terceira vez consecutiva, enquanto Arnold estava para vencer o Mr. Universo, mais uma vez.

Parecia que Sergio seria escolhido por unanimidade, pelo segundo ano seguido. A manhã do dia mostra que ele foi registrado como o único concorrente no Olympia.

Mas naquela tarde, ao saber que ele não estaria competindo contra o tão apregoado Oliva no Universo, Arnold esforçou-se, e conseguiu permissão de última hora para entrar no Olympia, e finalmente tentar realizar seu sonho de tornar-se o maior do mundo no Bodybuilding.

Depois de tomar facilmente o título Universo, Arnold pegou os seus pertences e correu para o Brooklyn Academy of Music tentar tirar de “O Mito” a maior honra do fisiculturismo. Confiante em sua vitória no início do dia, Arnold entrou no camarim pronto para reivindicar os despojos da vitória novamente. Mas sua confiança logo seria abalada. De uma forma muito grande.

Como o próprio Arnold colocou em sua autobiografia de 1977, “Arnold: A Educação de um Bodybuilder”:

“Então, pela primeira vez, vi Sergio Oliva, em pessoa. Eu entendi por que eles o chamavam de mito. Era como dissonante, como se tivesse caminhado em um muro. Ele me destruiu. Ele era tão grande, foi tão fantástico, não havia nenhuma maneira que eu podia sequer pensar em ganhar dele. Admiti minha derrota e senti meu pump ir embora. Eu tentei. Mas eu estava tão abalado de volta a minha primeira visão de Sergio Oliva, que eu só conseguia pensar ser possível o segundo lugar “.

Sérgio derrotou Arnold em seu primeiro encontro, mas com uma margem de 4 para 3.

Round 2

Em 1970 a elite do fisiculturismo estava ficando lotada. Frank Zane, Dave Draper, Franco Columbu, Dennis Tinnerino, Boyer Coe, e a volta de Reg Park, ídolo de Arnold na infância. Todos em grande forma e fazendo o circuito de competições.

Mas havia realmente apenas duas na parte superior Arnold e Sergio. Arnold estava mais preparado neste ano para enfrentar seu rival. Um ano de formação pertinaz e foco intenso.

Seu primeiro show deste ano foi o NABBA Mr. Universo, em Londres. Ele venceu, batendo Park e Draper na divisão peso pesado. Naquela noite, ele e os outros concorrentes entraram no avião para os E.U.A. para competir no concurso Mr. Mundo, que era para ser o “aquecimento” final de Arnold antes do Mr. Olympia 1970, duas semanas depois.

Mas, para grande surpresa de Arnold, e ao desânimo dos outros concorrentes, esperando lá para eles, em Columbus, Ohio estava ninguém menos que o próprio mito. Uma vez que um atleta venceu o Mr. Olympia ele normalmente não entra em outras competções. Afinal, o que viria a ser ganho? Mr. Olympia já era considerado o melhor fisiculturista do planeta.

Mas Sergio entrou no Mr. Mundo. E todo mundo praticamente jogou a toalha.

Exceto Arnold.

Dessa vez, na sala de “pumping”, Arnold não ficou aflito como da ultima vez. Impressionado, sim. Havia muito para se ficar impressionado com Sergio.

Mas após um ano de sólido treino selvagem com Franco e no estilo da costa oeste, Arnold percebeu que ele era um fisiculturista muito mais completo do que ele tinha sido um ano antes, enquanto Sergio era praticamente o mesmo, ainda que surpreendente.

E isso fezi a diferença no final, com Arnold tendo seu primeiro triunfo sobre Sergio. Enquanto Sergio finalmente aceitou a perda, o seu mito estava quebrado.

Round 3

O Olympia foi realizado apenas duas semanas mais tarde em Nova York. Até agora a confiança de Arnold tinha crescido aos trancos e barrancos, e ele estava pronto para Sergio.

Sérgio e Reg Lewis (houve três concorrentes esse ano) começaram a bombear quando Arnold entrou na sala. Com um pouco da confiança de volta o velho Arnold decidiu empregar os jogos da mente que ele descreveria mais tarde no “Pumping Iron”.

Arnold disse:

“No camarim Sergio já estava bombeando para cima. Eu não tirava os olhos dele. Mas eu nem sequer fazer um movimento de mudança. Eu só o assistia. Acompanhei cada movimento que ele fez com meu olhos. Ele pausa e olha ao redor de mim, para ver se eu tinha começado tirando a roupa. Eu sabia que estava pegando ele. Finalmente, com dois minutos para ir, deslizei minha sunga e passei. “

Quando Reg Lewis subiu ao palco, recebeu uma ronda de aplausos educados. Quando Arnold, e em seguida, Sergio, subiram, o Brooklyn Opera House bombou em seus fundamentos.

Gritos de “Sergio!” resoaam por toda a câmara. Mas gritos de “Arnold!” logo recaíram sobre eles.

A essa altura, Arnold foi mostrando as linhas vencedoras e definição que um fisiculturista da década de 1970 teria para ser dominante. Claro, Sérgio ainda era enorme, com cintura fina e costas largas, mas os pormenores estavam desaparecidas. Enquantoas pernas de Arnold pareciam cobras empurrando para cima através da pele cheio de nervuras, as pernas de Sérgio pareciam troncos de árvores; enormes e grossas, mas suaves.

Assim, dentro de um período de duas semanas Arnold venceu Sergio duas vezes. Ele era agora o Mr. Olympia 1970 e o melhor fisiculturista do planeta.

Round 4

Assim como Sérgio fez em 1968, Arnold competiu em 1971 Mr. Olympia. Agora foi ele que era tão dominante que ninguém ousou contestá-lo pelo seu título.

Mas 1972 viria a ser a maior ameaça à supremacia de Arnold fisiculturismo do mundo até agora. Porque volta das sombras iria surgir um novo mito, maior e mais definido do que nunca.

Nos dois anos desde que tiveram último encontro, Sergio fez enormes melhorias, enquanto trabalhava com Arthur Jones em Deland, Flórida. Arthur era um inventor e inovador em todo o mundo do fisiculturismo e teve algumas idéias revolucionárias relativas ao treinamento que Sérgio estava disposto a tentar, na sua busca de reconquistar o título de Mr. Olympia.

A natureza exata desses exercícios pode estar eternamente em conflito, mas o resultado final foi um ganho para 240 libras num trabalho de arte. Sergio saiu de Deland maior e muito mais definido do que nunca e estava pronto a roubar o reinado de Arnold.

Quando Arnold avistou Sergio nos bastidores no Olympia, realizado naquele ano em Essen, Alemanha, sentiu arrepios semelhantes aos que ele experimentou pela primeira vez que ele encontrou Oliva. Agora, Sergio não só era tão grande, se não maior do que Arnold, mas ele era quase tão definaido quanto. Seus ombros eram mais amplos do que Arnold, no entanto, sua cintura era cerca de seis polegadas menores.

A história diz que Arnold poderia ter sido o segundo melhor naquele ano com em 1969. No entanto, Arnold foi coroada de Mr. Olympia novamente.

The Aftermath

O escritor Irving Muchnick, em seu artigo de 1991 na revista espião “Pimping Iron” cita Joe Weider como admissão de sócios em 1970: “Eu coloquei Sergio na capa, eu vendo * x * revistas. Eu coloco Arnold na capa, eu vendo * 3x * revistas. “

A partir de 2002 Joe tem vendido muito mais do que *3x* revistas, graças a seu pupilo mais famoso. Na verdade, a dupla dinâmica de Weider & Schwarzenegger pode legitimamente reivindicar a grande parte da divulgação do fisiculturismo nos E.U. e, por fim, a popularidade do Arnold como um ícone internacional.

Portanto, todos nós sabemos o que se tornou de Arnold. Mas e Sérgio?

Sérgio, convencido depois de 1972 que ele nunca poderia ter um tratamento justo por parte da IFBB, competiu apenas no IFBB Mr. International de 1973 e depois virou as costas a Weider & Co para os próximos 10 anos, competiu na sua maioria na parte inferior Perfil WBBG organizações e WABBA, rotineiramente derrotando vários concorrentes.

Em 1984 ele anunciou seu retorno ao IFBB para os braços de Joe Weider. Assim como George Foreman, virou-se de vilão do boxe a herói, por isso Sergio tinha sido resgatado aos olhos da IFBB. Agora, aos 43, Oliva foi o rei velho guerreiro, voltando a reclamar seu trono novamente.

Depois de terminar em 8º lugar no Olympia 1984 iria voltar no ano seguinte para tomar o mesmo local. Ainda impressionante, depois de quase trinta anos no ramo, não tinha, no entanto, a dimensão do seu passado e a definição que agora era necessária para os concorrentes profissionais. Depois de 1985 “O Mito” iria tornar-se “A Lenda”, aposentando-se do fisiculturismo competitivo, com uma herança sem mácula.

Hoje em dia o debate ainda assola a respeito de quem era o bodybuilder dominante, Arnold ou Sergio. Para o leigo, Arnold ainda é rei. Mas a maioria dos bodybuilders são da opinião que o Sérgio, em virtude de sua estrutura natural superior, foi o vencedor merecedor da maioria, se não todas, das suas batalhas.

Enquanto as fotos do Olympia 1972 em Essen, parecem indicar que Sergio foi negado do seu título naquela noite, é importante notar que essa reunião não apresentam os dois campeões em seus picos.

Sérgio, por via de contas, não atingiu seu auge físico em 1972. Estava muito perto em 1978 no Olimpo WBBG. Mas 1972 ainda é vista como seu ano de destaque.

Arnold, por outro lado, não pico até dois anos depois. Na verdade, foi ligeiramente melhor do que em ’73 e ’72 nitidamente melhor em 1974. Com 235 libras. Ele era muito mais definido do que Sérgio e sua rotina de poses era suave e dramática, enquanto a rotina de Sergio era dura e robusta.

Assim, enquanto Sergio pode de fato ter sido o melhor fisiculturista, em 1972, a verdadeira questão que fica é: Quem foi o melhor no seu melhor, Arnold ou Sergio? Pode ser muito acirrada, mas vamos tentar…

_____________________________________________

Medidas

Arnold Schwarzenegger - Altura: 6’2″ Peso: 235 lbs

Sergio Oliva - Altura: 5’10″ Peso: 240 lbs

_____________________________________________

Trapézios

Ambos tiveram ótimos trapézios. Os de Arnold eram um pouco mais separados, e os de Sergio foram ligeiramente maiores.

WINNER: Empate

Ombros

Deltóides nunca foram uma das partes fortes do corpo de Arnold, enquanto os de Sergio foram alguns melhores.

VENCEDOR: SERGIO

Costas

Sergio teve uma tremenda espessura dos dorsais mas quase nenhum detalhe. As costas de Arnold, embora não tão grandes como Sérgio, parecia, como Ken Waller disse: “Um mapa de estradas”.

VENCEDOR: Arnold

Braços

Arnold tinha braços incríveis seu bíceps era apiculado como o de ninguém. Bíceps de Sergio era menor em comparação mas o seu tríceps compensou a diferença, e seus braços eram muito mais maciços do que os de Arnold.

VENCEDOR: Sergio

Peito

Esses caras tinham dois dos melhores conjuntos de

peitorais nunca vistos. Arnold, tinha serrátil melhor.

VENCEDOR: Arnold

Cintura

Esta é a área onde os dois homens foram os mais díspares. Abençoado com uma cintura geneticamente minúscula, Sergio tinha quase um 6 ” devantagem. Mas Arnold afiou sua cintura em um conjunto quase perfeito de ABS com serratil profundamente gravados.

VENCEDOR: Empate

Coxas

Como foi o caso de muitas das suas partes do corpo, Sergio era maior, Arnold mais definido. As pernas de Arnold tinham mais separação do muitos dos rapazes de hoje.

VENCEDOR: Arnold

Panturrilhas

Novamente, as panturrilhas de Sergio eram enormes, mas não muito bem definidas. As de Arnold, quando flexionados, eram em alto relevo como pythons sob sua pele.

VENCEDOR: Arnold

Forma geral

Com a sua incrível forma em “V” ninguém podia tocar Sergio neste departamento.

VENCEDOR: Sergio

Posando / Apresentação

Se o Sérgio tinha uma fraqueza era a sua pose. Apesar da sua impressionante “Pose da Vitória” e algumas outras atitudes que eram sua assinatura, sua apresentação global foi inábil e sua rotina instável. Arnold brilhou no palco e chamou todos os olhos para ele.

VENCEDOR: Arnold

VENCEDOR

É uma decisão difícil e que eu tenho vacilado em muitas vezes ao longo dos anos. O julgamento aqui, entretanto, é com base no melhor físico realizado por cada homem, como seria julgado de acordo com as normas de um concurso de fisiculturismo hoje. Assim, de acordo com o muito científico e arbitrária processo de julgamento instituído pela Iron Age, o vencedor do

IRON AGE Arnold/SERGIO Showdown é:

Arnold Schwarzenegger!

_____________________________________________

Eu posso ouvir os assobios agora. Ambos os homens têm legiões de fãs leais e os de Sergio são provavelmente estupefatos. Mas lembre-se que este concurso baseia-se na condição de pico atingido por cada homem. Se Sergio tivesse chegado ao nível da definição de Arnold ele teria sido o vencedor. Se ele tivesse chegado em algum lugar em torno do nível de definição dos atletas de hoje, ele ainda estaria a ganhar o Olympia. Mas a combinação de tamanho e condicionamento que Arnold possuía em 1974, e quase em 1973, elevou-se a um muito completo, e imbatível, pacote.

Você pode julgar!

m10.jpg?w=109&h=150m112.jpg?w=150&h=143

m428.jpg?w=108&h=150

oliva01.jpg?w=63&h=150

oliva15.jpg?w=102&h=150

oliva14.jpg?w=94&h=150

Editado por JulioC

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...