Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Como assim Aless?

Negativa é a que mais contribui para a hipertrofia, não menos...quanto à dor tardia já não sei.

Oi Bruno,

Onde tu viu que a negativa contribui mais? Eu já vi estudo onde se usa 50% a mais de carga sendo levantada mecânicamente para que a pessoa possa controlar a negativa e isso produziu menos hipertrofia do que uma positiva explosiva. Todos os estudos falham em apontar a negativa como superior. Ela é importante e adiciona no movimento, logo a recomendação de 'controlar' o peso e não deixar a gravidade trabalha sozinha. Mas no caso do levantamento terra, o benefício pode não valer a pena.

2

tem como explicar isso melhor.?

pois vai na contramão de praticamente tudo que já aprendi.

aless, você teria feito uma pequena confusão entre hipertrofia muscular e treino para ganho de força.?

é o que parece.

abraço

Oi Jonas,

Qual parte tu acha que está errado e porque?

Publicidade

• Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

na maioria das palestras que já assisti ( 99% pra não dizer 100% )

a indicação é sempre a de controlar a decida do peso em todos os exercícios.

todos explicam que isto gera um maior estímulo quando o assunto é hipertrofia.

eu particularmente sigo o 2/4

exemplo do supino:

2 segundos para levantar a barra

4 para descer.

bom deixa eu dizer o que penso sobre o levantamento terra então.

no meu ponto de vista é um exercício aonde se treina mais força.

ele está presente SEMPRE em meus treinos.

e se a indicação para todo o resto do corpo seria o 2/4 não intendo porque com ele seria diferente, a menos que objetivo fosse um teste de força pura.

sei que abdômen seria uma exceção, assim como alguns tratam as panturrilhas como uma exceção também.

vc teria algum texto ou matéria para lermos sobre o assunto, ou seu ponto de vista.??

grande abraço.

bons treinos.

• Supermoderador
Postado

na maioria das palestras que já assisti ( 99% pra não dizer 100% )

a indicação é sempre a de controlar a decida do peso em todos os exercícios.

todos explicam que isto gera um maior estímulo quando o assunto é hipertrofia.

eu particularmente sigo o 2/4

exemplo do supino:

2 segundos para levantar a barra

4 para descer.

bom deixa eu dizer o que penso sobre o levantamento terra então.

no meu ponto de vista é um exercício aonde se treina mais força.

ele está presente SEMPRE em meus treinos.

e se a indicação para todo o resto do corpo seria o 2/4 não intendo porque com ele seria diferente, a menos que objetivo fosse um teste de força pura.

sei que abdômen seria uma exceção, assim como alguns tratam as panturrilhas como uma exceção também.

vc teria algum texto ou matéria para lermos sobre o assunto, ou seu ponto de vista.??

grande abraço.

bons treinos.

Oi,

Cara, em nenhum momento eu disse que a negativa não contribui para a hipetrofia. Eu disse o contrário, ele contribui, mas o principal é a positiva.

Levando isso para o nosso cenário, alguém que faça o levantamento terra para hipertrofia, pode continuar com a negativa lenta. Quando eu seguia o 5x5 eu controlava bem a descida, fazia uma espécie de stiff até. Isso ajuda, e com 5 repetições tu vai estar na melhor da hipóteses com 85-87% de 1RM.

No entanto, a negativa é a parte que mais desgasta - tentei controlar ela por 1-2s e então por 4s. Tu simplismente vai ter que reduzir a carga para manter as repetições. Tente também um programa onde ela é mais demorada - a dor tardia será muito maior, e provavelmente os ganhos serão menores, já que a positiva ficou prejudicada.

Agora, transportando isso para o levantamento terra, ele é um exercício muito mais taxativo ao sistema nervoso e a negativa nele tem muito mais impacto em todo o corpo. Quando tu começa a usar cargas +90%, tu está trabalhando com o objetivo de força (e hipertrofia obviamente) mas controlar demais a negativa pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Edit: fui procurar sobre isso, não achei nenhuma matéria, mas tanto o Mark Rippetoe e o Lyle pensam da mesma forma:

http://startingstrength.com/resources/forum/showthread.php?t=30696&page=1

http://forums.lylemcdonald.com/archive/index.php?t-11413.html

• Supermoderador
Postado

Olá Jonas,

controlar a descida realmente gera um maior estímulo de hipertrofia. Foi o que o Aless falou.

Se você estiver com um treino para hipertrofia, controle o peso na descida, mas não demais.

Agora o quanto controlar depende do exercício (a cadência que você comentou, 2/4, não é uma regra universal; a fase negativa de uma rosca vai ser diferente da do supino e da do agachamento, por exemplo). Controlar demais tem o prejuízo de não trazer tantos ganhos porque vai aumentar a fadiga, com isso você fará menos repetições com a mesma carga, ou terá de usar uma carga menor. É a falácia do treino superslow.

Mesmo que a fase negativa traga benefícios para hipertrofia, eu entendo que eles são menores do que o prejuízo causado pela redução da intensidade (carga x número de repetições).

O terra é um exemplo extremo disso. Com cargas altas a fase negativa vai se tornando cada vez mais desgastante. Não vejo sentido em um treino de força de um exercício que não tem fase negativa (em competições) treinar essa parte do exercício.

abraços

Postado

Oi,

Cara, em nenhum momento eu disse que a negativa não contribui para a hipetrofia. Eu disse o contrário, ele contribui, mas o principal é a positiva.

Levando isso para o nosso cenário, alguém que faça o levantamento terra para hipertrofia, pode continuar com a negativa lenta. Quando eu seguia o 5x5 eu controlava bem a descida, fazia uma espécie de stiff até. Isso ajuda, e com 5 repetições tu vai estar na melhor da hipóteses com 85-87% de 1RM.

No entanto, a negativa é a parte que mais desgasta - tentei controlar ela por 1-2s e então por 4s. Tu simplismente vai ter que reduzir a carga para manter as repetições. Tente também um programa onde ela é mais demorada - a dor tardia será muito maior, e provavelmente os ganhos serão menores, já que a positiva ficou prejudicada.

Agora, transportando isso para o levantamento terra, ele é um exercício muito mais taxativo ao sistema nervoso e a negativa nele tem muito mais impacto em todo o corpo. Quando tu começa a usar cargas +90%, tu está trabalhando com o objetivo de força (e hipertrofia obviamente) mas controlar demais a negativa pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Edit: fui procurar sobre isso, não achei nenhuma matéria, mas tanto o Mark Rippetoe e o Lyle pensam da mesma forma:

http://startingstrength.com/resources/forum/showthread.php?t=30696&page=1

http://forums.lylemcdonald.com/archive/index.php?t-11413.html

"Eu disse o contrário, ele contribui, mas o principal é a positiva."

aí é que está o ponto em que eu discordei.

em tudo que eu sempre pesquisei, as informações são sempre de que a principal seria a negativa em um treino voltado para hipertrofia.

por isso o meu questionamento.

"Quando eu seguia o 5x5 eu controlava bem a descida, fazia uma espécie de

stiff até. Isso ajuda, e com 5 repetições tu vai estar na melhor da

hipóteses com 85-87% de 1RM."

é basicamente o que eu faço, mais uso "piramidal crescente" então começo com algo em torno de 8 a 10 reps na primeira e vou aumentando a carga até ficar na casa das 4 a 5 reps

"é um exercício muito mais taxativo ao sistema nervoso"

"Quando tu começa a usar cargas +90%, tu está trabalhando com o objetivo

de força (e hipertrofia obviamente) mas controlar demais a negativa pode ser mais prejudicial do que benéfico."

entendi o porque disso aqui, realmente é o que acontece...

não á nessecidade de comprovação cientifica, só queria saber mesmo o porque daquilo que avia dito, e acho que entendí..

grande abraço e bons treinos.

Olá Jonas,

Agora o quanto controlar depende do exercício (a cadência que você comentou, 2/4, não é uma regra universal; a fase negativa de uma rosca vai ser diferente da do supino e da do agachamento, por exemplo). Controlar demais tem o prejuízo de não trazer tantos ganhos porque vai aumentar a fadiga, com isso você fará menos repetições com a mesma carga, ou terá de usar uma carga menor. É a falácia do treino superslow.

Mesmo que a fase negativa traga benefícios para hipertrofia, eu entendo que eles são menores do que o prejuízo causado pela redução da intensidade (carga x número de repetições).

O terra é um exemplo extremo disso. Com cargas altas a fase negativa vai se tornando cada vez mais desgastante. Não vejo sentido em um treino de força de um exercício que não tem fase negativa (em competições) treinar essa parte do exercício.

abraços

"cadência que você comentou, 2/4, não é uma regra universal"

com toda certeza não, afinal seria bobagem eu dizer que consigo fazer supino e rosca alternada com a mesma cadencia.

eu gosto de treinos de alta intencidade, e uso low reps como um "tempero" a mais no treino.

uso o terra no treino de femoral, então a decida é quase um stiff, depois faço o arranque convencional.

é como sinto pegar bem a região que quero que trabalhe.

faço o terra com 100 a 150 Kg, sei que não é muito, mais pra quem criou vergonha na cara a pouco tempo, e decidiu treinar pernas de verdade, é um bom começo.

agradeço pela atenção e comentarios, que deixaram o topico do meu ponto de vista muito construtivo.

grande abraço.

bons treinos.

• Supermoderador
Postado

Jonas, a fase negativa contribui, mas a positiva é a mais importante para hipertrofia.

Até onde eu sei o que há de pesquisa sobre a fase negativa é considerando cargas excessivamente altas - cargas que você não consegue fazer a fase positiva. Com cargas altas assim a fase negativa contribui bastante, mas aí não dá pra comparar.

pirâmide crescente é algo que eu sou contra também, não vejo sentido em você fazer a série com maior carga no momento em que seus músculos estão mais fadigados (última série). Vejo muito mais sentido em fazer uma pirâmide reversa: fazer primeiro a série com maior carga e menor número de repetições (com um aquecimento antes), e depois diminuir a carga e aumentar o número de repetições.

Ah, o que eu falei de intensidade, não é o conceito "padrão" que se utiliza aqui no Brasil (treino intenso = aquele que você termina suando, exausto, etc). Intensidade a que me refiro é carga x número de repetições em relação ao seu máximo. Se a carga máxima que você consegue utilizar para 8 repetições no agachamento é 100 kg, fazer 100kg x 8 será muito intenso. Fazer 100 kg x 6 será menos intenso. Fazer 90 kg x 8 repetições também. Controlar demais a fase negativa pode diminuir a intensidade do treino, ou seja, fazer você diminuir repetições (ou a carga).

O que você faz no Terra, do ponto de vista de hipertrofia, eu entendo que esteja de bom tamanho, desde que não atrapalhe a sua progressão de cargas.

Abraços

• Supermoderador
Postado

@mpcosta82

"Intensidade a que me refiro é carga x número de repetições"

eu tambem.

Pelo texto que tu colocou lá em cima, teu treino não usa 'intensidade' com a definição que o Martin disse.

é basicamente o que eu faço, mais uso "piramidal crescente" então começo com algo em torno de 8 a 10 reps na primeira e vou aumentando a carga até ficar na casa das 4 a 5 reps

eu gosto de treinos de alta intencidade, e uso low reps como um "tempero" a mais no treino.

8-10 repetições tu tem 70% de 1RM. 4-5 repetições tu tem 85% de 1RM na melhor das hipóteses (provavelmente menos, já que vai estar fadigado devido à pirâmide).

Treino com intensidade alta é 5RM (85-87% de 1RM) para 1RM (~100% de 1RM).

Postado

Essa discussao toda me fez lembrar a formula que o Waldemar Guimaraes uma vez apresentou em um dos seus livros

Intensidade = m(peso) x Velocidade / Tempo

@topic - Concordo com o Aless quanto maior a carga, maior a intensidade do treino, na minha opinião o Terra é um dos melhores exercicios para adquirir potencia muscular(Potência muscular é a capacidade muscular para produzir força de forma rápida e explosiva), e quando se está entre 85% para 100% de 1 RM controlar a fase negativa é a ultima coisa que se pensa, justamente por ser mto desgastante...e diminuir o aproveitamento do treino!!!

Postado

Pelo texto que tu colocou lá em cima, teu treino não usa 'intensidade' com a definição que o Martin disse.

8-10 repetições tu tem 70% de 1RM. 4-5 repetições tu tem 85% de 1RM na melhor das hipóteses (provavelmente menos, já que vai estar fadigado devido à pirâmide).

Treino com intensidade alta é 5RM (85-87% de 1RM) para 1RM (~100% de 1RM).

no caso as 8 a 10 reps na primeira série são para aquecimento.

depois é peso para 4 a 5 reps, e como o cara quase nunca rende 100% igual todos os dias, uso o piramidal para testar as cargas diariamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...